Casta

A casta é a camada social encerrada no âmbito do sistema de estratificação social, rígido, tradicional e hierarquizado, de caráter hereditário, cujos membros pertencem à mesma etnia, profissão e / ou religião.

Você, leitor ou leitora, mantém comportamento a favor da separação social similar às castas? Considera as pessoas em geral independentemente da própria ocupação?

      CASTA
                                          (SOCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A casta é a camada social encerrada no âmbito do sistema de estratificação social, rígido, tradicional e hierarquizado, de caráter hereditário, cujos membros pertencem à mesma etnia, profissão e / ou religião.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo casta é de origem controversa. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Grupo hereditariamente especializado. 2. Estrato social inflexível. 3. Classe social por sucessão. 4. Linhagem ocupacional. 5. Categoria social estratificada.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 16 cognatos derivados do vocábulo casta: casteada; casteado; castear; castiça; castiçada; castiçado; castiçar; casticidade; casticismo; casticista; castiço; castismo; castista; castístico; subcasta; intercasta.
          Neologia. As duas expressões compostas casta assumida e casta velada são neologismos técnicos da Sociologia.
          Antonimologia: 1. Grupo não-especializado. 2. Estrato social flexível. 3. Classe social inexistente.
          Estrangeirismologia: o movimento cast out caste; o ostracismo forçado dos dalits; os dalit crorepatis; o termo paternalista harijan; a força do status quo; os panchayats; o ranking na pirâmide casteísta; a social affiliation; as Other Backward Classes (OBC).
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à Conviviologia.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular exemplificando o tema: – Estamento: casta diluída.
          Coloquiologia. Eis duas expressões coloquiais relativas ao tema: – Filho de peixe, peixinho é. De pai para filho.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do antiuniversalismo; o holopensene grupal da segregação; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os fobopensenes; a fobopensenidade; os monopensenes; a monopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; a assimetria entre os holopensenes pessoais; a carência dos recinopensenes; a carência da recinopensenidade; a demanda pelos evoluciopensenes; a demanda pela evoluciopensenidade.
          Fatologia: a casta; as subcastas; a camada gregária; a série de gerações; a linha de parentescos; a desigualdade herdada; a posição grupal na comunidade; a transmissão da própria condição social aos descendentes; a conscin pertencendo ao mesmo nível social dos pais; a identificação da casta pelo nome; o casamento endogâmico; a manutenção da coação pelas famílias; as diferenciações definidas pela população nos grotões rurais; a obediência às “regras fora da lei”; o fenômeno da estratificação social; o tipo ideal de desigualdade; a psique coletiva enfatizando a lealdade dentro dos subgrupos e a opressão por hierarquia; o carma enquanto desculpa para maltratar e humilhar outrem; a sujeição aos costumes; a resistência à inserção de elementos externos; a desuniformidade de autoridade; a influência reduzida do Estado; o levantamento censitário; a impossibilidade da ordenação hierárquica das castas em geral; a dificuldade em estabelecer a posição de cada casta em relação às demais; o antagonismo velado entre castas na área urbana indiana; o antagonismo franco entre castas na área rural indiana; as regiões linguísticas representando cerca de 200 grupos-castas; os tribunais próprios de cada casta; as punições diferentes para as diferentes castas; o boicote dos dalits ao trabalho nos projetos sociais do governo indiano contra a miséria; os alvos da ira daqueles acostumados a serem servidos; a organização das “castas baixas” e a pressão política positiva das ONGs; a prestação de serviços e fabricação de produtos específicas de cada casta; a cooperação das mulheres nos empreendimentos econômicos, geralmente considerada exclusiva das castas inferiores; a omissão do sobrenome pelos empresários bem-sucedidos para não perder a clientela; o fortalecimento econômico rompendo as amarras do sistema de castas; a coexistência entre castas e outros tipos de extratificação social; a atualização dos costumes; a atitude social de mudança; a comunidade reciclante se recusando a praticar atividade degradante; o fato positivo de não querer esperar até a próxima vida para abolir o sistema de castas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as consciexes antagônicas à miscigenação; a hipótese de haver reivindicação de grupos extrafísicos pela ressoma do algoz em casta inferior; a hipótese da existência do paraprotesto diante da permissão da livre escolha pela ocupação financeira intrafísica; o apaziguamento dos ânimos pelos amparadores extrafísicos; a equipe extrafísica reurbanizadora dos bolsões casteístas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Hinduísmo-Casteísmo.
          Principiologia: o princípio da hereditariedade; o princípio do determinismo ideológico; a assunção do princípio do posicionamento pessoal (PPP) superando a lavagem cerebral coletiva; o princípio da inseparabilidade grupocármica; a desconsideração do princípio diretor da consciência; a ausência do princípio da descrença (PD); a falta do respeito ao princípio da alteridade; a urgência pelo princípio da liberdade de escolha.
          Codigologia: o código de conduta comunitário; a transgressão benéfica dos códigos de comportamentos tradicionalistas.
          Teoriologia: a teoria indiana das castas; a teoria dos grupos sociais.
          Tecnologia: a Tecnologia criando novas castas e fazendo desaparecer as antigas; a técnica da evitação da apriorismose; a técnica do omniquestionamento; a técnica de viver evolutivamente na Socin Patológica.
          Voluntariologia: o voluntariado indo de encontro à imposição externa da ocupação pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Paragenética; o laboratório conscienciológico de Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Grupocarmologia.
          Efeitologia: o agravamento do preconceito intercastas enquanto efeito da presença do antigo Império Britânico na Índia (1858–1947); o efeito da casta no comportamento individual; o efeito da parca mobilidade grupal na raríssima mobilidade individual; o infanticídio feminino enquanto efeito deletério da desvalorização das mulheres pela dificuldade de casarem com homens de castas mais altas; as parcelas desiguais de direitos e deveres enquanto efeito da afirmação da dominação; o efeito do pensamento religioso nas posições e privilégios; o efeito positivo da necessidade de novos serviços na elevação do grupo na hierarquia social; os efeitos da industrialização na inovação de empregos, consequente mudança de casta e novas opções para todos.
          Neossinapsologia: a ausência de neossinapses pró-renovação; a influência dos direitos humanos na criação de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo de vida automático samsara; a manutenção do ciclo patológico algoz-vítima; o ciclo ressoma-dessoma na mesma casta; o ciclo vicioso de estagnação evolutiva grupal; o ciclo evolutivo interprisão-vitimização-recomposição-libertação.
          Enumerologia: a ilegitimidade; a impermeabilidade; a inacessibilidade; a inquestionabilidade; a intocabilidade; a invisibilidade; a irracionalidade. A categoria; a classe; a divisão; a estirpe; a posição; a situação; o estado. A desconsideração; o desconhecimento; a desvantagem; o desprestígio; o desprezo; o abuso; a desonra.
          Binomiologia: o binômio casta-genética; o binômio casta-cor; o binômio separação-impureza; o binômio status-vegetarianismo; o binômio profissão dita inferior–casta inferior; o binômio participação hereditária–participação atribuída; o binômio sanção social–distribuição desigual; a semelhança entre o binômio clero católico–monarquia e o binômio brâmanes-xátrias; a precisão do binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação indivíduo-grupo; a diferenciação da interação das pessoas intercastas; a interação patológica tabu-dogma.
          Crescendologia: o crescendo sistema de castas–sistema de estamentos–sistema de classes abertas; o crescendo do pronome de tratamento mestre-irmão.
          Trinomiologia: o trinômio poder-propriedade-valorização; o trinômio casta–subcasta–sem casta; o trinômio alimentar cozido-frito-água; o trinômio mistura de sangue–mudança de ofício–conquista de posições; o trinômio estereótipo-atração-repulsão; o trinômio apriorismose-preconceito-engessamento; o trinômio lavagem subcerebral–lavagem cerebral–lavagem paracerebral; o trinômio segregação-integração-inclusão.
          Polinomiologia: o polinômio sacerdote-guerreiro-político-latifundiário; a restrição do polinômio interrelação-associação-convívio-banquete; o polinômio desrepressão-respeito-dignidade-civilidade.
          Antagonismologia: o antagonismo sistema de castas / kibutz; o antagonismo pureza / poluição; o antagonismo inferioridade / superioridade; o antagonismo camada dominante / base da pirâmide; o antagonismo extratificação interprofissional / extratificação intraprofissional; o antagonismo papel atribuído / papel assumido; o antagonismo mobilidade social / imobilidade social; o antagonismo herança ocupacional / oportunidade igualitária; o antagonismo resignação / insubmissão; o antagonismo opressão social / atividade política; o antagonismo heterodeterminismo / bússola consciencial.
          Politicologia: o sistema político de castas; a vulgocracia.
          Legislogia: as leis contidas na Constituição da República da Índia, promulgada a 26 de novembro de 1949, proibindo a discriminação por fatores inerentes ao sistema de castas, esboçada pelo jurista, filósofo, antropólogo, historiador e economista Bhimrao Ramji Ambedkar (1891–1956).
          Filiologia: a familiofilia; a gregariofilia; a mitofilia; a teofilia.
          Fobiologia: a androfobia; a antropofobia; a cenotofobia; a esciofobia; a ginofobia; a hafefobia; a misofobia; a neofobia; a recexofobia; a recinofobia; a xenofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da mediocrização.
          Maniologia: a mania de atravessar a rua diante do lixeiro; a mania de virar o olhar diante do faxineiro; a apriorismomania.
          Mitologia: o mito do carma-castigo; o mito do retorno à forma animal; o mito das sociedades puramente igualitárias; o mito da pseudopureza das ocupações interassistenciais.
          Holotecologia: a antropoteca; a assistencioteca; a convivioteca; a culturoteca; a evolucioteca; a idiotismoteca; a politicoteca; a socioteca.
          Interdisciplinologia: a Sociologia; a Antropologia; a Genealogia; a Grupocarmologia; a Intrafisicologia; a Mesologia; a Parassociologia; a Subcerebrologia; a Paradireitologia; a Descrenciologia; a Geopoliticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin endogâmica.
          Masculinologia: o apriorista; o encoleirado; o contraditório; o excluído; o fanático religioso; o herdeiro genético; o preconceituoso; o subordinado.
          Femininologia: a apriorista; a encoleirada; a contraditória; a excluída; a fanática religiosa; a herdeira genética; a preconceituosa; a subordinada.
          Hominologia: o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens barrius; o Homo sapiens coercitor; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens parapoliticus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens sociologicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: casta assumida = a condição grupal admitida pelo indivíduo por ser aceito dentro da hierarquia social; casta velada = a condição grupal ocultada pelo indivíduo por ser depreciado e excluído da hierarquia social.
          Culturologia: a cultura da discriminação; a cultura da segregação; os idiotismos culturais; o carecimento da cultura universalista.
          Canga. O sistema de castas é a espinha dorsal da religião Hindu, sendo conveniente e visto como não discriminatório pelas camadas superiores. É incentivador do senso de separação entre as castas inferiores incapazes de unirem-se devido às superstições arraigadas.
          Aleatoriedade. A atribuição de tarefas conforme o grupo é vista como injusta pelas castas baixas devido à coação sofrida por elas. Em decorrência da própria revolta diante desse fato e pela necessidade de afirmarem superioridade, esses extratos inferiores inventam regras ainda mais ilógicas para os párias, ou seja, os excluídos.
          Classificação. Eis, na ordem alfabética, 7 Sociedades Humanas e respectivas divisões sociais calcadas, ou não, na ocupação profissional:
          1. África do Sul: negros; “de cor”; indianos; brancos.
          2. América Hispânica: negros; índios; mulatos; mestiços; coloniais; peninsulares.
          3. Antigo Egito: escravos; camponeses; artesãos; comerciantes; escribas; altos funcionários do Estado; sacerdotes; faraó.
          4. Atenas: escravos; metecos; cidadãos.
          5. Esparta: hilotas; periecos; esparciatas.
          6. Europa Medieval: escravos; camponeses; soldados; cavaleiros; nobreza; clero; rei.
          7. Índia: dalits; shudras; vaixás; xátrias; brâmanes.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a casta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Apriorismose grupal: Apriorismologia; Nosográfico.
          02. Bairrismo: Intrafisicologia; Neutro.
          03. Coerção social: Sociologia; Nosográfico.
          04. Condicionamento cultural: Sociologia; Neutro.
          05. Direito minoritário: Sociologia; Neutro.
          06. Elitismo cultural: Cosmoeticologia; Neutro.
          07. Força do atraso: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Idiotismo cultural: Parassociologia; Nosográfico.
          09. Imiscigenação: Parassociologia; Nosográfico.
          10. Inclusão parassocial: Parassociologia; Neutro.
          11. Inconvivialidade: Autoconviviologia; Nosográfico.
          12. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
            13. Libertação do clã: Grupocarmologia; Neutro.
            14. Preconceito: Parapatologia; Nosográfico.
            15. Status: Conviviologia; Neutro. NO PLANETA TERRA, EM PLENO SÉCULO XXI, EXISTEM
 SOCIEDADES MANTENEDORAS DO ULTRAJANTE SISTEMA DE CASTAS. EIS IDEOLOGIA DISCRIMINATIVA, INTOCADA,
 CARECENTE DE DETERMINANTE EXTINÇÃO COSMOÉTICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém comportamento a favor da separação social similar às castas? Considera as pessoas em geral independentemente da própria ocupação?
Como tem feito para melhorar o senso universalista pessoal?
            Videografia Específica:
            1. Untouchability and Casteism. País: Índia. Data: 2013. Duração: 114 min. Gênero: Documentário. Idade (censura): Livre. Cor: Colorido. Legendado: Inglês. Direção: Stalin K; & Nirmala Nair. Produção: Sooraj Nambiar; & Anuradha Srinivasan. Roteiro: Stalin K. Companhia: Drishti; & Navsarjan. Sinopse: Documentário sobre a intocabilidade e o casteísmo ainda existentes na Índia, apesar da negação de muitos; disponível em: <https://www.youtube.com-
/watch?v=FKZxAAAiJdg>; <https://www.youtube.com/watch?v=dKXB5YClUt8>; <https://www.youtube.com/watch?v=IQl-5OQSN_E>; <https://www.youtube.com/watch?v=It7sVWNXx1E>; acesso em: 15.02.14.
            Filmografia Específica:
            1. Caminhos Diferentes. Título Original: Deewaar. País: Índia. Data: 1975. Duração: 176 min. Gênero: Ação; & Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Indi. Cor: Colorido. Direção: Yash Chopra. Elenco: Amitabh Bachchan; Iftekhar; Madan Puri; Neetu Singh; Nirupa Roy; Parveen Babi; Satyendra Kapoor; Shashi Kapoor; & Yunus Parvez. Produção: Gulshan Rai. Roteiro: Javed Akhtar; & Salim Khan. Companhia: Trimurti Films. Sinopse: Vijay (Amitabh Bachchan) e Ravi Verma (Shashi Kapoor) são dois irmãos de infância difícil, órfãos de pai e muito pobres, criados só pela mãe. Os irmãos seguem caminhos diferentes, Ravi Verma torna-se policial e Vijay Verma torna-se grande gangster, revoltado por ter assistido às injustiças e infâmias sofridas pelo pai.
            2. Um Casamento à Indiana. Título Original: Monsoon Wedding. País: EUA. Data: 2001. Duração: 114 min. Gênero: Comédia; Drama; & Romance. Idade (censura): Livre. Idioma: Hindu; Inglês; & Punjab. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Mira Nair. Elenco: Jas Arora; Kamini Khanna; Kulbhushan Kharbanda; Lilete Dubey; Naseeruddin Shah; Natasha Rastogi; Parvin Dabas; Rajat Kapoor; & Randeep Hooda. Produção: Caroline Baron; & Mira Nair. Roteiro: Sabrina Dhawan. Fotografia: Declan Quinn. Música: Mychael Danna. Companhia: IFC Productions. Sinopse: A família Verma se reúne em Nova Delhi para casamento arranjado às pressas. Várias histórias se entrelaçam, retratando diferentes aspectos do amor e atravessando fronteiras geográficas, sociais e morais. Após relacionamento fracassado, Aditi (Vasundhara Das), a noiva, aceitou casar com Herman, engenheiro texano, e encontra-se apreensiva com a mudança para os Estados Unidos. Lalit (Naseeruddin Shah) e Pimmi (Lillete Dubey), os pais, enfrentam o desafio de manter as tradições familiares enquanto Dubby (Vijay Raaz), o responsável pelo cerimonial, apaixona-se pela empregada da família.
            Bibliografia Específica:
            1. Costa, Florência; Os Indianos; 366 p.; 12 caps.; 95 cronologias; 104 fotos; 6 mapas; 1 microbiografia; 242 refs.; 22 x 17 cm; enc.; Contexto; São Paulo, SP; 2012; páginas 19 a 46.
            2. Lakatos, Eva Maria; & Marconi, Marina de Andrade; Sociologia Geral; 374 p.; 15 caps.; 197 enus.; 3 siglas; 8 tabs.; glos. 172 termos; 291 refs.; 24 x 17 cm; br.; Atlas; São Paulo, SP; 1999; páginas 242 a 273.
                                                                                                                     A. C.