Casa Própria

A casa própria é o bem imóvel, escolhido e adquirido pela conscin, homem ou mulher, com o propósito de autorganização efetiva da vida consciencial e melhor aproveitamento e qualificação do tempo evolutivo.

Você, leitor ou leitora, já possui casa própria? Quais têm sido os efeitos dessa aquisição?

      CASA PRÓPRIA
                                  (ORGANIZACIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A casa própria é o bem imóvel, escolhido e adquirido pela conscin, homem ou mulher, com o propósito de autorganização efetiva da vida consciencial e melhor aproveitamento e qualificação do tempo evolutivo.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo casa vem do idioma Latim, casa, “choupana; casebre; cabana; arribana”. Surgiu no Século XIII. O termo próprio deriva também do idioma Latim, propius, “que permanece; permanente; durável; estável; firme; que é propriedade de; que pertence como próprio; particular; próprio; especial; tudo que nos pertence como próprio; salutar; bom; eficaz”. Apareceu no Século X.
          Sinonimologia: 1. Vivenda própria. 2. Imóvel próprio. 3. Base intrafísica própria. 4. Domicílio próprio.
          Neologia. As duas expressões compostas casa própria comum e casa própria proexogênica são neologismos técnicos da Organizaciologia.
          Antonimologia: 1. Casa alugada. 2. Vivenda ocasional. 3. Moradia eventual.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à organização consciencial intrafísica.
          Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – As casas falam. Casa: posse intrafísica. Casa ausculta holopensenes. Casa: base intrafísica. Casa proporciona autossegurança.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da intrafisicalidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade.
          Fatologia: a casa própria; a conquista do domicílio fixo; a escolha da moradia; a busca pela casa própria; o aproveitamento na produção de neoemprendimentos pró-evolutivos; a decisão da venda da casa própria herdada no país natal; a possibilidade de alugar com opção de compra; a radicação em neopaís; a decisão pela casa própria escolhida no país estrangeiro; a eleição da neocidade; a predileção pelo neobairro; a nova rua; a casa nova; a conquista da base intrafísica; o bem-estar íntimo de estrear nova moradia; a nova vizinhança; a readaptação ao novo lugar; a espera útil; as amizades evolutivas favorecendo melhorias na qualidade de vida; a motivação na arrumação pessoal do lar; a escolha de móveis; o cuidado da economia pessoal evitando autassédios; a liberação de espaço mental para melhor qualificação dos trabalhos mentaissomáticos; a amplitude e aplicação da inteligência evolutiva (IE) no aproveitamento do tempo; a vontade de autossuperação; a reciclagem existencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a paraprofilaxia da energia imanente; a riqueza natural das fitoenergias do mato, da floresta, do viveiro, das chácaras; a hipótese de vida pretérita no Brasil; a Para-História pessoal relativa à casa própria; a assistência extrafísica contumaz manifesta na intrafisicalidade; a base intrafísica da tenepes; a união das conscins e consciexes nos trabalhos assistenciais.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intenção-objetivo; o sinergismo autesforços-resultados; o sinergismo organização-poupança.
          Principiologia: o princípio da convivialidade embasando a evolução; o princípio da desassedialidade consciencial; o princípio dinâmico da evolução consciencial; o princípio da salubridade somática; o princípio da decidibilidade oportuna; o princípio da economia de bens.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) priorizando a autodisciplina pessoal.
          Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica da opção inteligente; a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin); a técnica das rotinas úteis e hábitos sadios; as técnicas de Autoconscienciometrologia; as técnicas consciencioterápicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível dos Conscienciólogos; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Reurbanólogos.
          Ciclologia: o ciclo aprender-renovar; o ciclo projeto-obra; o ciclo assédio-desassédio.
          Binomiologia: o binômio bem-estar–reciclagem; o binômio ousadia-mudança; o binômio autodisciplina-autempenho; o binômio opção-escolha; o binômio vida crítica–oportunidade.
          Interaciologia: a interação autodiscernimento-autodecisão; a interação base intrafísica–base extrafísica; a interação autempenho-autodisciplina; a interação História–Para-História; a interação momento de esperar–momento de atuar.
          Crescendologia: o crescendo da autoconfiança na capacidade de autorrealização.
          Trinomiologia: o trinômio busca-abertismo-oportunidade; o trinômio empatia-sincronia-sinergia; o trinômio automotivação-autossegurança-autodecisão; o trinômio vontade-firmeza-autoposicionamento.
          Polinomiologia: o polinômio infância-adolescência-adultidade-velhice; o polinômio autoapreço-autevolução-autorreciclagem-autossuperação; o polinômio tempo de refletir–tempo de fazer–tempo de aprender–tempo de reciclar; o polinômio interesse-oportunidade-autodesafio-concretização.
          Antagonismologia: o antagonismo casa alugada / casa própria; o antagonismo conservantismo / renovação; o antagonismo aluguel / compra; o antagonismo quitinete / casa; o antagonismo bens materiais / bens conscienciais.
          Politicologia: a evoluciocracia; a mentalsomatocracia; a reciclocracia; a lucidocracia; a intrafisicocracia; a autodiscernimentocracia; a profilaxiocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço no melhoramento da qualidade de vida consciencial.
          Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia; a definofilia; a energofilia; a assistenciofilia; a determinofilia; a experimentofilia.
          Fobiologia: a superação da fobia de tentar.
          Holotecologia: a convivioteca; a amparoteca; a autocriticoteca; a coerencioteca; a economoteca; a teaticoteca; a pedagogoteca.
          Interdisciplinologia: a Organizaciologia; a Intrafisicologia; a Conviviologia; a Ergonomia; a Economia; a Energossomatologia; a Priorologia; a Proexologia; a Recexologia; a Recinologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin pré-serenona; a conscin desperta; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o comprador; o dono; o proprietário; o coproprietário; o residente; o morador; o arquiteto; o construtor; o vendedor; o inquilino; o vizinho; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conviviólogo; o agente de imóveis; o homem de ação.
          Femininologia: a compradora; a dona; a proprietária; a coproprietária; a residente; a moradora; a arquiteta; a construtora; a vendedora; a inquilina; a vizinha; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a convivióloga; a agente de imóveis; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens urbanus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens organisatus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens prioritarius.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: casa própria comum = aquela voltada para a habitação familiar sem vínculo com a proéxis; casa própria proexogênica = aquela adaptada para a produção grafopensênica e a assistência tarísticas.
          Culturologia: a cultura das prioridades evolutivas.
          Autovivência. À vista da Efetivologia, eis, por exemplo, listadas em ordem alfabética, 21 autovivências traforistas, relacionadas à aquisição da casa própria:
          01. Autadaptabilidade.
          02. Autassertividade.
          03. Autempoderamento.
          04. Autesforço.
          05. Autestima.
          06. Autoconfiança.
          07. Autocoragem.
          08. Autocriticidade.
          09. Autodecisão.
          10. Autodesassédio.
          11. Autodeterminação.
          12. Autodiscernimento.
          13. Autodisciplina.
          14. Autodisponibilidade.
          15. Autolucidez.
          16. Autoposicionamento.
          17. Autorreciclagem.
          18. Autorreconciliação.
          19. Autorrenovação.
          20. Autossegurança.
          21. Autossuperação.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a casa própria, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro.
            03.   Base intrafísica: Projeciologia; Neutro.
            04.   Casa arrumada: Organizaciologia; Homeostático.
            05.   Casa do intelecto: Mentalsomatologia; Neutro.
            06.   Casa segura: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            07.   Fixação no rentável: Autevoluciologia; Homeostático.
            08.   Ganho evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
            09.   Intencionologia: Holomaturologia; Neutro.
            10.   Moradia em Foz do Iguaçu: Evoluciologia; Neutro.
            11.   Prioridade pessoal: Megapriorologia; Homeostático.
            12.   Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
            13.   Repercutibilidade assistencial tarística: Assistenciologia; Homeostático.
            14.   Residência proexogênica: Intrafisicologia; Homeostático.
            15.   Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
    A CONQUISTA DA CASA PRÓPRIA PODE PATROCINAR
   A TRANQUILIDADE NECESSÁRIA PARA A CONSCIN DESENVOLVER E REALIZAR OS PROJETOS PROEXOLÓGICOS ESSENCIAIS NA ATUAL VIDA CRÍTICA INTRAFÍSICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já possui casa própria? Quais têm sido os efeitos dessa aquisição?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 130.
                                                                                                               M. C. N.