Saída da Casa dos Pais

A saída da casa dos pais é o ato ou efeito de a conscin jovem, moça ou rapaz, mudar-se da residência dos genitores ou lar familiar original, para novo ambiente, assumindo a responsabilidade de organizar e gerenciar a própria vida intrafísica com maior autonomia evolutiva e dedicar-se ao desenvolvimento da maturidade consciencial.

Você, jovem leitor ou leitora, prioriza a saída da casa dos pais? É capaz de listar dificuldades e facilidades para a realização dessa meta? Avalia os impactos desse movimento de mudança na Ficha Evolutiva Pessoal?

      SAÍDA       DA     CASA DOS             PAIS
                                       (INVEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A saída da casa dos pais é o ato ou efeito de a conscin jovem, moça ou rapaz, mudar-se da residência dos genitores ou lar familiar original, para novo ambiente, assumindo a responsabilidade de organizar e gerenciar a própria vida intrafísica com maior autonomia evolutiva e dedicar-se ao desenvolvimento da maturidade consciencial.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo saída vem do idioma Latim salire, “saltar; pular; ir para cima; passar para o lado de fora; deixar algum lugar”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo casa deriva do idioma Latim, casa, “choupana; casebre; cabana; arribana.” Surgiu também no Século XIII. A palavra pai é provavelmente evolução do idioma Latim Vulgar, patre, “pai”. Apareceu no mesmo Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Partida da casa dos pais. 2. Afastamento do domicílio familiar. 3. Distanciamento da moradia dos genitores. 4. Saída da habitação da família nuclear. 5. Mudança da residência dos tutores.
          Neologia. As duas expressões compostas saída básica da casa dos pais e saída avançada da casa dos pais são neologismos técnicos da Invexologia.
          Antonimologia: 1. Permanência na casa dos pais. 2. Regresso à casa dos tutores. 3. Retorno à habitação da família nuclear. 4. Remigração ao domicílio dos pais.
          Estrangeirismologia: a selfperformance antecipada; o front da proéxis; a intelligentsia precoce; o modus operandi antecipatório; o timing; o know-how evolutivo; o Invexarium; o Campus de Invexologia; o modus operandi inversivo; os insights sobre a autodiretriz proéxica; o modus vivendi exemplarista; o background intermissivo manifesto precocemente; o upgrade evolutivo; o just do it.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturidade consciencial.
          Coloquiologia: o ato de pagar para ver ao autodeterminar o rumo proéxico ainda na juventude; o ato de abrir mão da zona de conforto patológica em prol da interassistencialidade.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Invexologia; o holopensene pessoal da antecipação da maturidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o autodesvencilhamento das pressões holopensênicas mesológicas; o megafoco pensênico invexológico; o holopensene da autorresponsabilidade evolutiva.
          Fatologia: a saída da casa dos pais; a antecipação das crises existenciais; o contato antecipado com diferentes realidades sociais; a noção precoce das autorresponsabilidades; a diminuição da hierarquia entre pais e filhos em prol da interassistência equitativa; o desenvolvimento da autonomia iniciada na fase preparatória da proéxis; o autodidatismo libertário; o amadurecimento afetivo; o abertismo consciencial; a maturidade pessoal antecipada; os reencontros entre intermissivistas; as reconciliações grupocármicas; a visão de conjunto; a autocompreensão do processo evolutivo das conscins componentes do grupocarma; a valorização do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a ousadia racional do posicionamento invexológico precoce; o exemplarismo atrator; o autovanguardismo invexológico; o potencial aproveitado desde a juventude; a teática evolutiva; o desafio de levar tudo de eito; a qualificação do convívio familiar; a escolha do curso superior; a agilidade na resolução dos trâmites burocráticos; a simplificação das resoluções a partir da contribuição dos compassageiros evolutivos; a superação da insegurança a partir da teática; o primeiro trabalho formal com carteira assinada; o investimento e suporte da família; a interassistencialidade no intercâmbio grinvexológico; a assunção da inversão existencial na adolescência; a adultez emergente; a organização financeira; o invexograma; o maxiplanejamento invexológico; a vontade como principal mola propulsora; a busca de autonomia evolutiva na juventude; a liberdade interassistencial; o desbravamento pessoal; a compreensão grupocármica; a interdependência sadia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autodefesa bioenergética evitando intrusões assediadoras na holosfera pessoal; o investimento e atuação dos amparadores extrafísicos aos moldes de preceptoria; o contato singular com os amparadores extrafísicos no período inicial após a saída da casa dos pais; a autossustentabilidade energética; a blindagem energética promovida por amparadores extrafísicos; o desenvolvimento parapsíquico contínuo; a identificação de sincronicidades grupocármicas; as experiências parapsíquicas e projetivas dos pais enquanto fonte de confiança.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vontade-realização; o sinergismo holomaturidade precoce–prioridade evolutiva; o sinergismo invéxis–maxiproéxis grupal; o sinergismo autoridade moral–força presencial; o sinergismo intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o sinergismo autoposicionamento-verbação-teática; o sinergismo autoconfiança-amparo.
          Principiologia: a teática do princípio da descrença (PD); o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; os princípios científicos fundamentais da Invexologia; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de quanto maior o foco na proéxis, maior aproveitamento das oportunidades evolutivas; o princípio de os fatos e parafatos orientarem as pesquisas; o princípio “se algo não serve, não adianta fazer maquilagem”; o princípio de o possível realizado ser preferível ao ideal tão só imaginado; o princípio evolutivo antidesviológico “isso não é para mim”; o princípio da autocrítica; o princípio dos pés na rocha e o mentalsoma no Cosmos; o princípio da convivialidade sadia; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio coexistencial da admiração-discordância; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio cosmoético do não acumpliciamento com o erro identificado.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) do inversor convergindo com os autesforços em prol da autonomia evolutiva; o código das prioridades pessoais (CPP); o código de valores pessoais; o código social de boa convivência.
          Teoriologia: a teoria de o mais lúcido ajudar o menos lúcido; a teoria da aceleração da autevolução; a teoria da megafocalização precoce; o 1% de teoria e os 99% de autexperiência; a teoria da autossustentabilidade; a teoria pedagógica espontânea do autexemplo; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria das ideias inatas; a teoria do porão consciencial; a teoria da recuperação de cons; a teoria da interassistencialidade.
          Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica da dupla evolutiva (DE); as técnicas de autodesassédio; a técnica do autoinvexograma; a técnica do maxiplanejamento invexológico.
          Voluntariologia: a autopriorização do voluntariado tarístico precoce.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico de Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o labcon pessoal.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Invexologia.
          Efeitologia: os efeitos da aceleração evolutiva na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os efeitos motivadores das antecipações tarísticas; os efeitos do aproveitamento do autopotencial pelas antecipações; os efeitos negativos das ações precipitadas para a autoproéxis.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da recuperação dos cons magnos sustentando a maturidade consciencial maior do inversor; as neossinapses derivadas do trabalho interassistencial megafocal permitindo formular verpons para gestações invexológicas; as neossinapses adquiridas em debates do Grinvex; as neossinapses geradas na participação de eventos invexológicos.
          Ciclologia: o ciclo assim-desassim; o ciclo riscos calculados–empreendimento bem sucedido–novos desafios; o ciclo período intermissivo–vida intrafísica; o ciclo fase preparatória da proéxis–fase executiva da proéxis–fase acabativa da proéxis; o ciclo grupocármico inevitável encontros-desencontros-reencontros; o ciclo recebimento-retribuição; o ciclo do processo decisório pesquisa-análise-avaliação-alternativas-decisão; o ciclo das mudanças pessoais; o ciclo sadio de implementação de melhores hábitos.
          Binomiologia: o binômio coragem-autocrítica; o binômio autocoerência–onda de amparo; o binômio família nuclear–família consciencial; o binômio teática-verbação; o binômio trafor imitável–trafar dispensável; o binômio juventude-exemplarismo; o binômio maturidade antecipada–compléxis; o binômio admiração-discordância; o binômio estudo-lazer; o binômio decisão-determinação.
          Interaciologia: a interação pais-filhos; a interação entre irmãos; a interação assistencial entre os integrantes do grupo evolutivo; a interação interconsciencial; a interação amparo-resultado.
          Crescendologia: o crescendo autassistência-heterassistência; o crescendo planejamento-preparação-consecução; o crescendo autenfrentamento–autoconquistas evolutivas; o crescendo tarefa grupocármica–tarefa policármica; o crescendo evolução pessoal–evolução grupal; o crescendo posicionamento pessoal–posicionamento grupal; o crescendo evolutivo das crises de crescimento a partir da invéxis.
          Trinomiologia: as realizações pessoais fundamentadas no trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio princípio da convivialidade sadia–princípio da admiração-discordância–princípio do heteroperdoamento-autoimperdoamento; o trinômio meta-esforço-realização; o trinômio dependência-independência-interdependência; a eliminação do trinômio fragilidades-carências-dependências; o trinômio trafores-trafares-trafais; o trinômio invéxis-compléxis-desperticidade.
          Polinomiologia: o polinômio autovivência invexológica–heteranálise invexológica–síntese invexológica–neoverpon invexológica; o polinômio vontade-intenção-autorganização-persistência; o polinômio autoconhecimento-autoconfiança-autodeterminação-autodecisão-ação; o polinômio inversão existencial–inversão assistencial–inversão da maturidade consciencial–inversão energética; o polinômio autorganização-planejamento-metas-consecução desde jovem.
          Antagonismologia: o antagonismo antecipação / precipitação; o antagonismo coragem / medo; o antagonismo proatividade / acomodação; o antagonismo assunção integral / assunção parcial; o antagonismo planejamento existencial / improviso pessoal; o antagonismo porão consciencial / inversão existencial; o antagonismo maturidade consciencial / idade cronológica; o antagonismo exemplo pelo trafor / exemplo pelo trafar; o antagonismo apego / desapego; o antagonismo maturidade / infantilismo.
          Paradoxologia: o paradoxo de esperar a hora certa para antecipar; o paradoxo de o excesso de informação poder ser capaz de desinformar; o paradoxo harmonia íntima–turbulência hormonal; o paradoxo autonomia intraconsciencial–interdependência consciencial.
          Politicologia: a invexocracia; a proexocracia; a discernimentocracia; a argumentocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a tecnocracia; a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à invéxis; a lei da retribuição.
          Filiologia: a invexofilia; a tecnofilia; a neofilia; a criticofilia; a autopesquisofilia; a decidofilia; a logicofilia; a ortofilia; a mentalsomatofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a invexofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Peter Pan; a síndrome do canguru.
          Maniologia: a toxicomania.
          Mitologia: o mito da evolução sem o contato com diferentes realidades sociais intrafísicas.
          Holotecologia: a invexoteca; a intermissioteca; a proexoteca; a ciencioteca; a cognoteca; a criticoteca; a recinoteca; a metodoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Invexologia; a Autoproexologia; a Intrafisicologia; a Assistenciologia; a Invexometrologia; a Invexopensenologia; a Sociologia; a Autodiscernimentologia; a Experimentologia; a Economia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Grinvexologia; a Holomaturologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin precoce; o ser interassistencial; as conscins participantes do Grinvex; a conscin inversora voluntária de IC.
          Masculinologia: o inversor existencial; o invexólogo; o agente retrocognitor inato; o intermissivista; o atacadista proexológico; o proexólogo; o exemplarista; o conscienciólogo; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o ofiexista; o parapercepciologista; o completista.
          Femininologia: a inversora existencial; a invexóloga; a agente retrocognitora inata; a intermissivista; a atacadista proexológica; a proexóloga; a exemplarista; a consciencióloga; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a ofiexista; a parapercepciologista; a completista.
          Hominologia: o Homo sapiens jovialis; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens proexologicus; o Homo sapiens invexologus; o Homo sapiens completista.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: saída básica da casa dos pais = aquela decorrente do movimento de mudança com interesses somente ligados a conquistas materiais; saída avançada da casa dos pais
= aquela decorrente do posicionamento de abrir mão das mordomias a fim de conquistar com autesforços a autonomia evolutiva.
          Culturologia: a cultura da interassistencialidade precoce; a cultura do autodidatismo ininterrupto; a cultura invexológica; a cultura invexométrica; a cultura do autovanguardismo evolutivo.
          Desafios. Sob a ótica da Autossuperaciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 aspectos capazes de gerar crises de crescimento a serem vivenciados na saída da casa dos pais:
          1. Afastamento: a solidão decorrente da falta do convívio diário com os familiares.
          2. Alimentação: a disciplina e o cuidado na manutenção da alimentação saudável.
          3. Desapego: o desligamento do ambiente e da presença física da família.
          4. Dinheiro: a administração dos recursos financeiros para garantir a autonomia.
          5. Imaturidades: a necessidade de lidar com a manifestação de trafares próprios do porão consciencial.
          6. Saudade: o sentimento de pesar pelo distanciamento dos amigos e familiares.
          7. Saúde: a iniciativa de procurar cuidados médicos no caso de adoecer.
          Benefícios. Conforme a Experimentologia, eis, na ordem alfabética 18 ganhos evolutivos passíveis de ocorrer a partir da saída da casa dos pais:
          01. Autenfrentamento: a imersão no autoconhecimento e na autossuperação dos trafares.
          02. Autoconfiança: a assunção de maiores responsabilidades gerando autoconfiança quanto às próprias capacidades.
          03. Autodidatismo: o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades resultantes da vivência da nova realidade.
          04. Autoliderança: o exemplarismo pessoal enquanto propulsor do desenvolvimento da liderança.
          05. Autonomia: a oportunidade de tomar decisões de acordo com as próprias considerações e vontades.
          06. Autopesquisa: a identificação dos traços fardos pessoais escancarados, sem a influência do grupocarma; a identificação dos traços força auxiliando na manutenção da aplicação da invéxis e em bancar a saída da casa dos pais.
          07. Autorresponsabilidade: a assunção de maior senso de dever quanto ao papel de minipeça do maximecanismo interassistencial.
          08. Autossuperação: a ultrapassagem da vitimização, respeitando os limites pessoais existentes, sem abstencionismo consciencial.
          09. Crescimento: a vivência das crises de crescimento gerando mudanças intraconscienciais.
          10. Desrepressão: a mudança de holopensene desenvolvendo a assunção da própria condição e facilitando a desrepressão emocional.
          11. Disciplina: a qualificação dos hábitos e rotinas saudáveis para realizar as atividades cotidianas.
          12. Estudo: a valorização do desenvolvimento intelectual, superando a insegurança ocasionada pela falta de experiência devido à idade.
          13. Felicidade: a satisfação benévola trazida pelas pequenas e grandes conquistas compartilhadas.
          14. Identidade: a superação de ranços mesológicos a partir da atuação com as próprias convicções trazidas pelas experiências pessoais, mais imparcial quanto aos padrões preestabelecidos.
          15. Interdependência: a colaboração e desenvolvimento da dependência recíproca sadia.
          16. Liberdade: a autorientação no modo de agir.
          17. Protagonismo: a iniciativa em dar o passo adiante, assumindo o protagonismo da nova realidade.
          18. Valorização: a gratidão aos aportes, oportunidades, vivências e conquistas adquiridas.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a saída da casa dos pais, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antagonismo antecipação / precipitação: Invexologia; Neutro.
          02. Autassunção da Invexologia: Autoproexologia; Homeostático.
          03. Autorganização nos estudos: Autorganizaciologia; Homeostático.
          04. Bilibertação inversora: Invexologia; Neutro.
          05. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro.
          06. Desapego familiar autodesassediador: Desassediologia; Homeostático.
          07. Educação financeira precoce: Reeducaciologia; Neutro.
          08. Escolha da carreira profissional: Proexologia; Neutro.
          09. Exemplarismo assistencial familiar: Interassistenciologia; Homeostático.
          10. Exemplarismo invexológico: Invexologia; Homeostático.
          11. Maxiplanejamento invexológico: Invexologia; Homeostático.
          12. Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
          13. Nulificação da infância: Autevoluciologia; Homeostático.
          14. Onda de amparo: Holopensenologia; Homeostático.
          15. Whole pack invexológico: Invexologia; Homeostático. A CONSCIN INVERSORA, AO OPTAR PELA SAÍDA DA CASA DOS PAIS NA JUVENTUDE, COM PROPÓSITOS INTERASSISTENCIAIS EVOLUTIVOS, PODERÁ VIVENCIAR EFEITOS POSITIVOS EM CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO.
           Questionologia. Você, jovem leitor ou leitora, prioriza a saída da casa dos pais? É capaz de listar dificuldades e facilidades para a realização dessa meta? Avalia os impactos desse movimento de mudança na Ficha Evolutiva Pessoal?
           Bibliografia Específica:
           1. Habigzang, L.; Diniz, E.; & Koller, S.; Orgs.; Trabalhando com Adolescentes: Teoria e Intervenção Psicológica; 4 partes; 332 p.; 19 caps.; 21 x 14cm; br.; Artmed; São Paulo, SP; 2014; páginas 85 a 94.
           2. Maccord, Ricardo; A Importância da Saída da Casa dos Pais e Autonomia Proexológica; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 3; 12 enus.; 3 notas; 8 refs.; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2011; páginas 456 a 478.
           3. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 138 a 140.
           Webgrafia Específica:
           1. Globo.com.; Colavitti, F.; Jeffrey Arnett: Elas são “Adultos Emergentes” Época; Revista; Semanário; Entrevista; disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI168894-15228,00-JEFFREY+ARNETT
+ELAS+SAO+ADULTOS+EMERGENTES.html>; acesso em 17.01.19; 10h21.
           2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE); Síntese de Indicadores Sociais; PDF; <disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000015471711102013171529343967>; acesso em: 17.01.19; 10h26.
           3. Nonato, Alexandre; Invexograma: Auto-Avaliação da Invéxis; Conscientia; Revista; Trimestrário; Vol. 11. N. 2; Centro Internacional de Altos Estudos da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas 77 a 81; disponível em:<http://www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/viewFile/178/182>; acesso em17.01.19; 10h31.
           4. Rocha, Leonardo; As 10 Melhores Dicas de como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso; Artigo; 10 ilus.; 1 formulário; 4 questões; 2 tabs; 1 vídeo; disponível em:<http://queroinvestiragora.com/planejamentofinanceiro-pessoal/>; acesso em17.01.19; 10h33.
                                                                                                                  G. C. P.