Buscador de Emoções

O buscador de emoções é a conscin, homem ou mulher, vivendo de maneira hedonista, desfocada quanto à proéxis pessoal, imersa na procura de agitação social, paixões, prazeres momentâneos e sensações oferecidos pelas diversas possibilidades de entretenimento da vida intrafísica, desperdiçando energias conscienciais e oportunidades evolutivas.

Você, leitor ou leitora, ainda mantém ou alimenta resquícios do buscador de emoções? Quais técnicas vem empregando para autossuperá-los?

      BUSCADOR DE EMOÇÕES
                                       (PERFILOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O buscador de emoções é a conscin, homem ou mulher, vivendo de maneira hedonista, desfocada quanto à proéxis pessoal, imersa na procura de agitação social, paixões, prazeres momentâneos e sensações oferecidos pelas diversas possibilidades de entretenimento da vida intrafísica, desperdiçando energias conscienciais e oportunidades evolutivas.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo buscar é de origem controversa, provavelmente do idioma Latim Vulgar, scrutiniare, “ação de sondar”. Apareceu no Século XI. A palavra emoção procede do idioma Francês, émotion, “perturbação moral”, derivado de emouvoir, e este do idioma Francês Antigo, motion, com origem no idioma Latim, motio, “movimento; perturbação (febre)”. Surgiu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Buscador de paixões. 2. Caçador de adrenalina. 3. Perseguidor de sensações.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 20 cognatos derivados do vocábulo busca: buscada; buscado; buscador; buscadora; buscadora-borboleta; buscador-borboleta; buscante; buscar; buscável; busco; rebusca; rebuscada; rebuscado; rebuscador; rebuscadora; rebuscamento; rebuscante; rebuscar; rebuscável; rebusco.
          Antonimologia: 1. Buscador da ortopensenidade. 2. Buscador de sentimentos evolutivos. 3. Conscin lógica; conscin mentalsomática; conscin racional. 4. Conscin proexológica. 5. Conscin lúcida.
          Estrangeirismologia: a busca pelo frisson emocional; a emoção ab imo pectore; o low profile evolutivo; o modismo do you only live once (YOLO); o lazer improdutivo do bon vivant; o night club; o pub; o existentiale vacum.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da inteligência evolutiva (IE).
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Evitemos emoções assediadoras. Adrenalina: inibidor mentalsomático. Busquemos sentimentos elevados. Priorizemos o mentalsoma.
          Citaciologia: – Não há mal algum em sentir prazer, muito pelo contrário, devemos desfrutar dos prazeres e alegrias da vida, com moderação, dentro dos limites cosmoéticos, estabelecidos pelo autodiscernimento, respeitando os direitos e paradireitos das demais consciências, pois viemos a esta existência para sermos felizes (Maximiliano Haymann,1973–).
          Ortopensatologia. “Buscas. As pessoas saem em busca da agulha no palheiro, da pedra filosofal, da arca da aliança e do eldorado, ou paraíso perdido, inutilmente. O que procuramos está dentro de nós em qualquer dimensão existencial”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal dominado pelas emoções; o holopensene pessoal parapatológico de esquiva do autenfrentamento; o holopensene da autodesorganização; o holopensene pessoal da dispersividade; os hedonopensenes; a hedonopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os toxicopensenes; a toxicopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; a falta de retilinearidade pensênica; o mimetismo pensênico; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da racionalidade.
          Fatologia: a busca constante pelas emoções; as amizades ociosas; a carência afetiva; o foco no loc externo; os distúrbios emocionais; a predominância do subcérebro abdominal; o vício do perigo; a negligência da autoproéxis e da interassistência; a autofuga dos conflitos internos pela busca contínua de diversão; a perda de tempo com o entretenimento excessivo frente à proéxis com implicações multidimensionais e multiexistenciais; o nível de fartura nunca antes havido no Planeta, trazendo fácil acesso às múltiplas fontes de divertimento, lazer e prazer; a fartura de sexo sem compromisso na Socin; os relacionamentos amorosos sem compromisso e a condição de “ficação”; o ato de querer enquadrar-se no grupo social; o candidato à invéxis subjulgado ao porão consciencial; a falta de manutenção da invéxis; o restringimento intrafísico e a pressão mesológica reforçando a imaturidade consciencial; a vontade débil para as recins; o egocentrismo afastando possibilidades de trocas interassistenciais; a acomodação contribuindo para manter posturas inadequadas à evolutividade consciencial; o culto ao corpo físico desviando a atenção do essencial; as paixões; as automimeses dispensáveis; a robéxis; a sugestionabilidade; a superação das imaturidades juvenis; a falta de prioridade evolutiva; a riscopatia; a ansiedade e o vício em adrenalina; os esportes radicais; as corridas de carros; as bebedeiras alcólicas; o consumo de drogas; as festas, boates, baladas, shows e raves; o vício em jogos de azar; a melin; o medo de assumir responsabilidades, mantendo a conscin em subnível evolutivo; a imaturidade dos 20 e poucos anos; a autassunção do papel de intermissivista lúcido; o autodomínio dos próprios desejos ectópicos; a autopção pelas recins frente às pressões nosográficas da Socin; a opção pelo autodesassédio.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ausência da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a Baratrosfera; a ignorância quanto à multidimensionalidade e a serialidade multiexistencial; o assédio interconsciencial e interdimensional; o autassédio emocional; a predominância do psicossoma; as consciexes assediadoras estimulando o comportamento hedonista; o descuido e a ignorância quanto às energias conscienciais; a promiscuidade energética obnubilando a manifestação consciencial genuína; o bloqueio dos chacras decorrente do acúmulo de assimilações energéticas negativas; as seduções holochacrais anticosmoéticas; as ressacas energéticas; o vampirismo energético; a melex; as cláusulas intermissivas da proéxis pessoal; a persistência no trabalho energético terapêutico e profilático; a condição evolutiva de desassediado permanente total.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo conscin patológica–Socin patológica; o sinergismo patológico hedonismo–estilo de vida fútil; o sinergismo rotinas úteis–hábitos saudáveis.
          Principiologia: o princípio evolutivo “se não presta, não adianta fazer maquilagem”; o princípio popular “as aparências enganam”; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do autocontrole emocional; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio da maturidade consciencial.
          Codigologia: a ausência do código pessoal de priorização evolutiva; a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC) profilático às tolices egoicas; o código de valores da Socin Patológica; a necessidade de reciclar o código de valores pessoais.
          Teoriologia: a teoria da zona de conforto patológica; a teoria dos gargalos evolutivos; a teoria do porão consciencial; a teoria do restringimento ressomático; a teoria da psicossomaticidade; a teoria da necessidade de convívio social; a teoria conscienciológica da parapsicose pós-dessomática; a ignorância quanto à teoria da inteligência evolutiva; a teoria da reurbex; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: a aplicação da tecnicidade interassistencial promovendo o realinhamento da autoproéxis; as técnicas bioenergéticas repercutindo nos desbloqueios do energossoma; a aplicabilidade da técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da escrita na madrugada na condição de hábito profilático substituto do tempo dispendido nas noitadas de final de semana; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a aplicação da técnica das evitações inteligentes promovendo a reciclagem de comportamentos e traços dispensáveis; a técnica do EV; as técnicas para a projeção consciente (PC) promovendo a autoconscientização multidimensional; a aplicação da técnica do Conscienciograma; a técnica da dupla evolutiva sendo profilaxia da promiscuidade; a técnica da inversão existencial alicerçando o megafoco mentalsomático da conscin jovem; a técnica da reciclagem existencial; a técnica da tenepes consolidando novos hábitos interassistenciais; a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica de viver evolutivamente.
          Voluntariologia: a despriorização do tempo proexológico, necessário ao voluntariado interassistencial sobrepujado pela ânsia de sensações intrafísicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
          Efeitologia: os efeitos nocivos de emoções exacerbadas e excesso de adrenalina no soma; o efeito negativo e acumulativo das perdas de oportunidades evolutivas.
          Neossinapsologia: as automimeses impossibilitando a aquisição de neossinapses; as retrossinapses patológicas predominando sobre as neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo vicioso; o ciclo autocorrupção-autofuga; a passagem do ciclo psicossomático para o ciclo mentalsomático; o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Enumerologia: a falta de lucidez; o desperdício da vida humana; o vazio existencial; a bússola consciencial descalibrada; a falta de priorização do mentalsoma; o autengano quanto ao emprego do tempo; a falta de inteligência evolutiva.
          Binomiologia: o binômio hedonismo-incompletismo; o binômio submissão à zona de conforto–interprisão egocármica; o binômio autassédio-heterassédio; o binômio EV–higidez pensênica; o binômio autesforço-autossuperação.
          Interaciologia: a interação patológica riscomania-autocídio; a interação subcerebralidade-emocionalidade; a interação autolucidez–reciclagem intraconsciencial.
          Crescendologia: o crescendo dos excessos no incompléxis; o crescendo bebida no happy hour–alcoolismo; o crescendo amizades patológicas–amizades intermissivas.
          Trinomiologia: o trinômio autassédio-autocorrupção-acriticismo; o trinômio EV-autodesassédio-heterodesassédio; o trinômio motivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio emoções miméticas–posicionamento ultrapassado–comportamento contraproducente–autexpressão estagnada; a autochecagem relativa ao polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio vontade-intencionalidade-discernimento-autorganização-superação; o polinômio autopesquisa-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Antagonismologia: o antagonismo racionalidade / emocionalidade.
          Paradoxologia: o paradoxo da solidão em meio às festas e baladas; o paradoxo de a consciex intermissivista lúcida poder tornar-se conscin obnubilada.
          Politicologia: as políticas de saúde pública de distribuição de preservativos; as políticas de prevenção contra a embriaguez no trânsito; as políticas de proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade; a assediocracia; a lucidocracia; a proexocracia; a assistenciocracia; a autodiscernimentocracia; a autopesquisocracia; a voliciocracia; a energocracia.
          Legislogia: a lei do menor esforço evolutivo promovendo a autodispersão consciencial; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à manutenção da autolucidez consciencial; a lei da atração dos afins atuando sobre os sedentos de emoções; a lei seca; as leis de trânsito coibindo a prática das competições de rua.
          Filiologia: a hedonismofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a neofobia; a recinofobia; a recexofobia; a autocriticofobia; a autorreflexofobia; a tanatofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial resultando em desviacionismo da proéxis pessoal e grupal; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a riscomania e a toxicomania na condição de autocídio; a mania pelo vício da adrenalina; a mania da “ficação”; a ludomania; a mania de curtir a vida loucamente; a mania da vida de aventuras.
          Mitologia: o mito do deus Baco; o mito do prazer imediato a qualquer preço; o mito de a vida ser feita de emoção; o mito de viver bem a vida ser sinônimo de ficar na boa vida; o mito de aproveitar a juventude de maneira hedonista eliminado pela técnica da inversão existencial.
          Holotecologia: a antissomatoteca; a pesquisoteca; a prioroteca; a proexoteca; a consciencioterapeuticoteca; a egoteca; a mentalsomatoteca; a psicossomatoteca; a recexoteca; a sexoteca; a toxicoteca; a trafaroteca.
          Interdisciplinologia: a Perfilologia; a Caracterologia; a Autodesassediologia; a Autenganologia; a Autopesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Desviologia; a Parapatologia; a Psicossomatologia; a Riscologia; a Somatologia; a Toxicologia; a Mesologia; a Consciencioterapeuticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin emocionalista; a consciênçula; a conscin hedonista; a conscin trancada; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin autocida; a conscin eletronótica; a vítima do porão consciencial; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o buscador de emoções; o pré-serenão vulgar hedonista; o robô existencial; o roqueiro estadunidense Jim Morrison (James Douglas, 1943–1971); o torcedor fanático de futebol; o escravo do androssoma; o jovem viciado em videogames; o piloto acrobata; o piloto de fórmula 1; o alpinista; o paraquedista; o praticante de esportes radicais; o riscomaníaco; o motociclista estadunidense Evel Knievel (1938–2007); o ludopata; o inveterado jogador de pôquer Maverick, personagem de filme homônimo; o autassediado; o pré-suicida; o baladeiro de plantão; o leitor assíduo de romances; o escritor boêmio; o artista boêmio; o musicista boêmio; o alcoolista; o drogadito; o promíscuo; o dependente de amor e sexo; o romanticão; o personagem Romeu, criado pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564–1616); o sedutor sexochacral anticosmoético; o personagem Don Juan, criado pelo dramaturgo espanhol Tirso de Molina (15791648); o intermissivista obnubilado; o retomador de tarefa; o conscienciólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor de gescons; o consciencioterapeuta; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o projetor consciente; o enciclopedista.
          Femininologia: a buscadora de emoções; a pré-serenona vulgar hedonista; a robô existencial; a cantora e compositora estadunidense Janis Joplin (1943–1970); a escrava do ginossoma; a jovem viciada em videogames; a alpinista; a paraquedista; a praticante de esportes radicais; a riscomaníaca; a ludopata; a autassediada; a pré-suicida; a baladeira de plantão; a leitora assídua de romances; a escritora boêmia; a artista boêmia; a musicista boêmia; a alcoolista; a drogadita; a promíscua; a dependente de amor e sexo; a romanticona; a personagem Julieta, criada pelo dramaturgo inglês William Shakespeare; a sedutora sexochacral anticosmoética; a atriz estadunidense, mito sexual, Clara Bow (1905–1965); a intermissivista obnubilada; a retomadora de tarefa; a consciencióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora de gescons; a consciencioterapeuta; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a projetora consciente; a enciclopedista.
         Hominologia: o Homo sapiens emotionalis; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens acriticus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: buscador de emoções leve = o sentimentalista adicto a romances e fantasias; buscador de emoções moderado = o boêmio adicto a noitadas, baladas e relacionamentos efêmeros; buscador de emoções grave = o riscomaníaco adicto em adrenalina, esportes radicais e praticante do autocídio lento.
         Culturologia: a cultura do hedonismo; a cultura da promiscuidade afetivo-sexual; a cultura dos excessos; a cultura das boates; a cultura do happy hour; a cultura anticerebral das drogas; a cultura da fuga da realidade; a cultura da folia; a cultura do materialismo; o rolo compressor dos idiotismos culturais; a cultura conscienciológica da Proexologia.
         Cidades. Atinente à Geopoliticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 cidades promotoras de atividades de entretenimento hedonista, aglutinadoras de diferentes perfis de buscadores de emoções:
         1. Belo Horizonte. Localizada no estado de Minas Gerais, Brasil, conhecida pela condição de capital mundial dos botecos.
         2. Blumenau. Localizada no estado de Santa Catarina, Brasil, famosa por sediar o festival da cerveja Oktoberfest, no mês de outubro.
         3. Las Vegas. Localizada no estado de Nevada, Estados Unidos da América, renomada mundialmente pelo status de capital dos cassinos.
         4. Queenstown. Situada na Ilha do Sul, Nova Zelândia, conhecida pela condição de capital mundial dos esportes radicais.
         5. Rio de Janeiro. Localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil, célebre por realizar no mês de fevereiro ou março, a exemplo de outras cidades no país, o famoso Carnaval carioca.
         Caracterologia. Sob a ótica da Perfilologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 13 categorias de buscadores de emoções em áreas diferentes de atividades humanas:
         01. Artista. O ator, a atriz, a dançarina, o cantor, o músico, adictos aos aplausos e energias do público.
         02. Baladeiro. O frequentador assíduo de baladas e raves.
         03. Bélico. O soldado ansioso pelo início da guerra.
         04. Boêmio. O cliente de carteirinha de bares aos finais de semana.
         05. Cinéfilo. A condição psicossomática do cinéfilo inveterado, homem ou mulher, por vários gêneros de filmes.
         06. Esportista. O esportista radical, viciado em adrenalina, colocando em risco a própria vida intrafísica.
         07. Guloso. A conscin, homem ou mulher, comendo de forma exagerada, muitas vezes sem sentir fome, apenas pelo prazer de degustar certos alimentos, a exemplo do chocólatra.
         08. Jogador. A conscin viciada em algum jogo de azar.
         09. Noveleiro. O telespectador, a telespectadora, de novelas mexicanas.
         10. Promíscuo. A conscin, homem ou mulher, adicta às aventuras sexuais e aos jogos de sedução.
         11. Religioso. A conscin, homem ou mulher, ainda submissa aos emocionalismos presentes na religião.
         12. Torcedor. O torcedor fanático de algum time de futebol ou outra modalidade esportiva.
         13. Toxicomaníaco. O dependente químico de alguma droga para fugir da realidade.
          Terapeuticologia. Concernente à Proexoterapia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 8 variáveis visando à reciclagem e profilaxia dos traços da conscin com perfil de buscador de emoções:
          1. Acerto. Repensar a vida intrafísica com o foco na recuperação de cons magnos, a fim de acertar o passo no atual momento evolutivo.
          2. Autevolução. Vivenciar o trinômio motivação-trabalho-lazer, com foco na autevolução.
          3. Autopesquisa. Primar pela autopesquisa, ao modo de meta prioritária.
          4. Companhias. Substituir as amizades ociosas pelas evolutivas.
          5. Duplismo. Investir no domínio da vida afetiva e a constituição do duplismo evolutivo, visando a potencialização das performances evolutivas de ambos.
          6. Gescons. Focar na mentalsomaticidade através do hábito da escrita interassistencial e leitura lúcida.
          7. Retribuição. Buscar retribuir os aportes concedidos na vida intrafísica, através da assistência a outras consciências.
          8. Utilidade. Trocar a busca por satisfação pessoal nas emoções momentâneas pela sensação de utilidade, por meio da interassistência e da produtividade evolutiva.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o buscador de emoções, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Alcoolismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Assédio bioquímico: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Boemia: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Conscin sem megafoco: Caracterologia; Nosográfico.
          06. Felicidade patológica: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Intermissivista inadaptado: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Ludopatia: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Pecadilho da juventude: Patopensenologia; Nosográfico.
          10. Personalidade emocionalmente instável: Nosologia; Nosográfico.
          11. Pressão mesológica nociva: Intrafisicologia; Nosográfico.
          12. Riscomania: Parapatologia; Nosográfico.
          13. Síndrome da exaltação da juventude: Parapatologia; Nosográfico.
          14. Temperamento autodestrutivo: Temperamentologia; Nosográfico.
          15. Vício: Etologia; Nosográfico.
  O PERFIL DE BUSCADOR DE EMOÇÕES EXPLICITA IMATURIDADE CONSCIENCIAL, ANSEIO POR SENSAÇÕES INTRAFÍSICAS EM DETRIMENTO À INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA, GERANDO DESVIACIONISMO NA PROÉXIS PESSOAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda mantém ou alimenta resquícios do buscador de emoções? Quais técnicas vem empregando para autossuperá-los?
           Bibliografia Específica:
           1. Haymann, Maximiliano; Prescrições para o Autodesassédio; 216 p.; seções; 36 caps.;esquemas; 4 tabs.; glos. 168 termos; 63 refs.; 78 verbetes da Conscienciologia; 28 webgrafias. Alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 82 e 83.
           2. Rossa, Dayane; Oportunidade de Viver: Estudo sobre a Existência Humana e o Sentido da Vida; pref. Amin Lascani; 328 p.; 8 seções; 47 caps.; 187 enus.; 2 tabs.; glos. 179 termos; 10 filmes; 199 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 85 e 101.
           3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 299.
           4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 174.
           Webgrafia Específica:
           1. GloboMinas.Com; Belo Horizonte vira Oficialmente Capital Mundial dos Botecos; Notícias; MGTV 1ª Edição; 26.06.09; 1 vídeo; disponível em:<http://globominas.globo.com/GloboMinas/MGTV/0,,MUL12090159033,00. html>; acesso em: 16.10.15.
                                                                                                                   J. L. B.