O bom humor na quarta idade é a condição da conscin, homem ou mulher, longeva, decorrente do cultivo da expansão da alegria e do vigor holossomático, favorecedores das interrelações saudáveis, a fim de aproveitar ininterruptamente a vida intrafísica em prol do completismo existencial.
Você, leitor ou leitora, já pratica o bom humor sadio enquanto ferramenta evolutiva visando conquistar de maneira prazerosa o compléxis na quarta idade? Qual o nível de investimento pessoal para a manutenção da homeostase na velhice?
BOM HUMOR NA QUARTA IDADE (LONGEVOLOGIA) I. Conformática Definologia. O bom humor na quarta idade é a condição da conscin, homem ou mulher, longeva, decorrente do cultivo da expansão da alegria e do vigor holossomático, favorecedores das interrelações saudáveis, a fim de aproveitar ininterruptamente a vida intrafísica em prol do completismo existencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo bom vem do idioma Latim, bonus, “bom; com as necessárias qualidades; conveniente; apto; útil; rico; opulento; excelente; delicado; hábil; virtuoso; corajoso; valoroso; denodado; formoso”. Surgiu no Século XIII. O termo humor deriva igualmente do idioma Latim, humor, “líquido; fluido; serosidade do corpo; linfa”. Apareceu no Século XIII. A palavra quarto procede do mesmo Idioma Latim, quartus, “quarto; quarta parte”. Surgiu no Século XII. O vocábulo idade tem origem controversa. Sinonimologia: 1. Bom humor na velhice. 2. Humor benfazejo na longevidade. 3. Bom humor maduro na longevidade. 4. Equilíbrio de humor na quarta idade. 5. Humor homeostático na quarta idade. Antonimologia: 1. Mau humor na longevidade. 2. Rabugice; birra na quarta idade. 3. Tristeza na quarta idade. 4. Apatia na velhice. 5. Depressão na longevidade. Estrangeirismologia: o fato de sem bom humor la vecchiaia è brutta; o emprego do bom humor no timing interassistencial; o modus operandi pessoal; o checklist diário promovendo acabativas. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à resiliência frente às condições próprias da idade. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Bom humor cura. Bom humor: riqueza. Mantenhamos bom humor. Longevidade: trabalho, descanso. Coloquiologia: o ato de fazer do limão a limonada. Citaciologia. Eis 6 citações relativas ao tema: – A cultura é o melhor conforto para a velhice (Aristóteles, 384–322 a.e.c.). É preciso muito tempo para se tornar jovem (Pablo Picasso, 1881–1973). Bom humor, ginástica da inteligência (Victor Mirshawka, 1941–). O bom humor tem algo de generoso, dá mais que recebe (Émilie Auguste Chartier, 1868–1951). O mau humor é uma fuga da realidade, o bom humor é uma aceitação da mesma (Malcolm Muggeridge, 1903–1990). O cômico é riso; o humor, sorriso (Carlo Dossi, 1849–1910). Proverbiologia. Eis provérbio relativo ao tema: – O segredo da longevidade é: comer a metade, andar o dobro e rir o triplo (provérbio chinês). Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. “Longevidade. A longevidade humana é o ato de saber enraizar-se inteligentemente nesta dimensão. A árvore, quanto mais milenar, mais resiste às tempestades”. “Junto à Somatologia e à Geneticologia, a longevidade humana exige específica inteligência pessoal quanto ao tempo”. 2. “Sobriedade. A sobriedade das reações é a garantia da longevidade da vida pessoal”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da alegria de viver; o bom humor ortopensenogênico; o holopensene pessoal da autestima sadia; o holopensene da reflexão; o holopensene do continuísmo existencial; o holopensene pessoal otimista; o holopensene pessoal agregador; o holopensene pessoal acolhedor; os pensenes altruístas; a pensenidade pessoal empática; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os pensenes neofílicos; a pensenidade neofílica; a pensenidade valorativa das autoconquistas; a autopreparação pensênica para a dessoma tranquila, pacífica; o holopensene do autorrevezamento. Fatologia: o bom humor na quarta idade; o humor homeostático exemplarista; o bom humor expansivo promotor de reconciliações grupocármicas; o bom humor terapêutico; o bom humor receptivo; o bom humor profilático na evitação da preguiça e na supressão da inatividade; o bom humor na realização do trabalho construtivo da paciência; o bom humor constante na abnegação silenciosa; o bom humor assistencial no apoio às amizades evolutivas em momentos críticos; o momento oportuno e a dosagem certa na utilização do bom humor social; o ato de aceitar com bom humor as dificuldades físicas na longevidade; o prazer da autossuperação alavancando novas recins na quarta idade; o abertismo consciencial na longevidade; a manutenção preventiva do holossoma; a superação das adversidades vivenciadas na quarta idade; a têmpera equilibrada colaborando com as reciclagens do grupocarma; o autempoderamento cosmoético; as autossuperações encaradas com desassombro; a intencionalidade sadia assistencial; o autajuste do “relógio” do bom humor diário; os ganchos didáticos descontraídos; a hipótese de a pessoa bem humorada fazer mais conexões cerebrais; o bom humor em setores específicos na vida humana; o cultivo e a manifestação do temperamento entusiasta; a habilidade em desenvolver emoções positivas; a elaboração do bom humor inteligente; o bom humor como investimento compensatório na manutenção do mentalsoma; o bom humor sadio e cosmoético favorecendo o completismo existencial; a inteligência evolutiva (IE) na idade avançada. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parceria com a equipex; a megaeuforização; o aumento da sensibilidade quanto à sinalética energética e parapsíquica assistencial; a serenidade nos processos de assim e desassim; a parapsicosfera pacificadora e alegre; as parapercepções bem humoradas úteis na identificação assistencial; as consciências extrafísicas atraídas pelo temperamento descontraído do mesmo padrão; a força presencial reconciliadora da conscin bem-humorada na quarta idade; a blindagem natural às intrusões extrafísicas negativas promovidas pelo bom humor; a conexão com o amparo extrafisico de função facilitada pela leveza energética. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autodesassédio-heterodesassédio; o sinergismo bom humor–perseverança; o sinergismo extroversão fraterna–alavancagem evolutiva; o sinergismo autevolução–responsabilidade consciencial. Principiologia: o princípio da quarta idade sadia enquanto meta pessoal; o princípio do melhor para todos aplicado independentemente da idade física; o princípio da resolutividade cosmoética mantido na longevidade; o princípio autorreflexivo de a vida não se resumir a única pessoa. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), contendo as cláusulas para a conquista do autequilíbrio, o esforço para as práticas exemplaristas, a autorganização para a preservação do bem estar e a manutenção das energias agregadoras de consciências. Teoriologia: a teática do bem pensar; a teoria da tares exemplarista; a teática da automotivação. Tecnologia: a técnica do binômio admiração-discordância; a técnica da diferenciação pensênica; a técnica de vivenciar a heterodessoma com tranquilidade; a técnica do sorriso desassediador; as técnicas profiláticas e terapêuticas pró-longevidade produtiva; a técnica do heterotraforismo; a técnica de extrair o aprendizado perante as dificuldades. Voluntariologia: o voluntário conscienciológico bem humorado; o voluntariado traforista; o olhar acolhedor no voluntariado; o voluntário disponível para a tarefa do momento; o bom humor enquanto conduta desassediadora no voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Grafopensenologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI); o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Longevologia; o Colégio Invisível da Desperticidade; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Voluntariologia. Efeitologia: o efeito do autodesassédio potencializando a interassistência na quarta idade; o efeito do bom humor na recuperação de cons magnos; o efeito do bom humor nos cuidados indispensáveis à manutenção do soma; o efeito saudável do otimismo longevo; o efeito das escolhas e decisões tomadas ao longo da vida sobre a saúde holossomática, a longevidade e o envelhecimento. Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas na vivência longeva; as neossinapses recicladoras hauridas na construção de neoideias na quarta idade; as neossinapses por meio da produtividade ininterrupta. Ciclologia: o ciclo maior compreensão–maior retribuição; o ciclo aceitação das injunções intrafísicas–autopacificação íntima; o ciclo expansão do bom humor–aproximação sadia no grupocarma. Enumerologia: a acessibilidade emotiva bem-humorada; a disposição somática bem-humorada; a argumentação autorreeducativa bem humorada; a acalmia íntima bem humorada; a motivação autassistencial bem humorada; a semperaprendência bem-humorada; a autocrítica bem humorada. Interaciologia: a interação conscin na quarta idade–família nuclear; a interação autolucidez–bom humor. Crescendologia: o crescendo autodesconforto–estudo–autopesquisa–superação mental na quarta idade. Trinomiologia: o trinômio quarta idade–experiência–exemplarismo; o trinômio renovação–produtividade–convivência sadia. Polinomiologia: a condição longeva desejável no polinômio alegria-acolhimento-entusiasmo-dinamismo; o polinômio bom humor–equilíbrio–bem-estar–euforin; o polinômio bom humor–bom ânimo–bom tom–juízo cosmoético. Antagonismologia: o antagonismo enfadonho / aprazível; o antagonismo triste / bem-humorado; o antagonismo consciência imatura / consciência madura na quarta idade; o antagonismo bom humor saudável / humorismo ácido; o antagonismo indisposição constante / indisposição passageira; o antagonismo alegria ativa / passividade “morna”; o antagonismo alegria infantilizada / bom humor maduro. Paradoxologia: o paradoxo de a chegada à quarta idade poder suprimir a alegria de viver; o paradoxo de o bem-humorado poder ser pessimista; o paradoxo de o mal-humorado poder ser otimista. Legislogia: a Lei Federal N. 10.741, de 10.10.2003; a Lei dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas; a lei de causa e efeito; a lei da autossustentablidade evolutiva. Filiologia: a conviviofilia; a autocogniciofilia; a autorreciclofilia; a grupocarmofilia. Fobiologia: a ausência da gerascofobia; a eliminação da isolofobia; o descarte da nosofobia; a superação da amnesiofobia. Sindromologia: a síndrome de Gabriela proporcionando a ausência de reciclagens; a síndrome de Poliana na visão edulcorada da vida; a síndrome de burnout. Maniologia: a evitação da mania de reclamar; a superação da mania da vitimização; a supressão da mania de doença. Mitologia: o mito da juventude eterna; o mito do Peter Pan. Holotecologia: a convivioteca; a recexoteca; a cognoteca; a reurbanoteca; a somatoteca; a parapsicoteca; a psicoteca; a energoteca; a mentalsomatoteca. Interdisciplinologia: a Longevologia; a Gerontologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Assistenciologia; a Interassistenciologia; a Terapeuticologia; a Gesconologia; a Autorganizaciologia; a Disciplinologia; a Verbetografologia; a Exaustivologia; a Analiticologia; a Serenologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin geronte; a conscin pré-intermissivista. Masculinologia: o geronte bem-humorado; o pré-serenão vulgar; o ranzinza; o emburrado; o mal-humorado; o rabugento; o fechado; o pessimista; o inseguro; o otimista; o exemplarista; o autodidata; o cuidador; o proexista; o experiente; o autoconfiante; o participativo; o agente retrocognitor; o longevo; o autempoderado; o resiliente; o acolhedor; o pacificador; o compreensivo; o agregador; o observador; o organizado; o inovador; o responsável; o comprometido; o positivo; o destemido; o realizador; o proativo; o indulgente; o conciliador; o automotivado; o neofílico; o alegre; o semperaprendente. Femininologia: a geronte bem-humorada; a pré-serenona vulgar; a ranzinza; a emburrada; a mal-humorada; a rabugenta; a fechada; a pessimista; a insegura; a otimista; a exemplarista; a autodidata; a cuidadora; a proexista; a experiente; a autoconfiante; a participativa; a agente retrocognitora; a longeva; a autempoderada; a resiliente; a acolhedora; a pacificadora; a compreensiva; a agregadora; a observadora; a organizada; a inovadora; a responsável; a comprometida; a positiva; a destemida; a realizadora; a proativa; a indulgente; a conciliadora; a automotivada; a neofílica; a alegre; a semperaprendente. Hominologia: o Homo sapiens longevitalis; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens madurus; o Homo sapiens jovialis; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens sensatus; o Homo sapiens felicitator; o Homo sapiens fraternalis; o Homo sapiens convictus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens intermediator; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens attractor. V. Argumentologia Exemplologia: bom humor incipiente na quarta idade = a escolha de viver com leveza, com foco no bem-estar intrafísico; bom humor amadurecido na quarta idade = a escolha de viver assistencialmente, com foco otimista multidimensional. Culturologia: a cultura do bom humor sadio; a cultura do otimismo lúcido; a cultura da felicidade diária; a cultura do convívio grupocármico com leveza; a cultura do bom humor no equilíbrio da vida. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o bom humor na quarta idade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Afetividade na terceira idade: Evoluciologia; Homeostático. 02. Ânimo extra: Autorrecexologia; Homeostático. 03. Antienvelhecimento cerebral: Gerontocerebrologia; Homeostático. 04. Aprendizado dessomatológico: Dessomatologia; Homeostático. 05. Bom humor interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 06. Conscin benévola: Conscienciometrologia; Homeostático. 07. Convívio interassistencial geronte-jovem: Interassistenciologia; Homeostático. 08. Exuberância na terceira idade: Temperamentologia; Neutro. 09. Geronte pré-intermissivista: Recexologia; Homeostático. 10. Geronte proexista: Proexologia; Homeostático. 11. Idoso pré-dessomático: Dessomatologia; Neutro. 12. Jovialidade sem idade: Temperamentologia; Homeostático. 13. Técnica do sorriso desassediador: Desassediologia; Homeostático. 14. Vitalidade somática: Homeostaticologia; Homeostático. 15. Vontade de acertar: Voliciologia; Homeostático. A PRÁTICA INTENCIONAL DO BOM HUMOR PELA CONSCIN LÚCIDA NA QUARTA IDADE, ALIADA À CONDIÇÃO DA MATURIDADE, POTENCIALIZA A INTERASSISTÊNCIA, OPORTUNIZANDO O COMPLETISMO EXISTENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pratica o bom humor sadio enquanto ferramenta evolutiva visando conquistar de maneira prazerosa o compléxis na quarta idade? Qual o nível de investimento pessoal para a manutenção da homeostase na velhice? Filmografia Específica: 1. Patch Adams: O Amor é Contagioso. Título original: Patch Adams. País: EUA. Data: 1998. Duração: 114 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Tom Shadyac. Elenco: Robin Williams; Daniel London; Monica Potter; Philip Seymour Hoffman; Bob Gunton; Josef Sommer; Irma P. Hall; Lee MacCain; Harve Presnell; Daniela Kuhn; Peter Coyote; James Greene; Michael Jeter; & Harold Gould. Produção: Mike Farrel; Barry Kemp; Marvin Minoff; & Charles Newirth. Desenho de Produção: Linda DeScenna. Direção de Arte: James Nedza. Roteiro: Steve Oedekerk, com base na obra “Patch Adams” de Patch Adams e Maureen Mylander. Fotografia: Phedon Papamichael. Música: Marc Shaiman. Montagem: Don Zimmmerman. Figurino: Judy L. Ruskin. Cenografia: Ric McElvin. Efeitos Especiais: Sony Pictures Imageworks. Companhia: Universal Pictures / UIP. Sinopse: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em sanatório. Ao ajudar outros internos, percebe a vocação médica para poder ajudar as pessoas. Sai da instituição para entrar na Faculdade de Medicina. Fica famoso por métodos poucos convencionais no tratamento de enfermos. Bibliografia Específica: 1. Bonassi, Luiz; Paradoxos: Você tem Certeza sobre Tudo o que pensa?; pref. de Márcio Alves; revisores: Erotides Araújo; et al.; 74 colaboradores; 648 p.; 5 partes; 156 caps.; 81 enus.; 1.000 refs.; 1.000 exemplos de paradoxos; 150 megaparadoxos; 150 conclusões; 23 x 16 x 5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 102, 150 e 160. 2. Cordioli, César; Calepino Conscienciológico: Coletânea de Apontamentos Pró-Evolutivos; Revisores: Equipe de revisores da Editares; 1.222 p.; 1 E-mail; 8 enus.; 1 foto; 1 minibiografia; 56 siglas; glos. 6.727 termos; 2.698 verbetes do autor; (2026 registros de fontes escritas; 2003 registros de fontes orais); 345 refs; 1.933 refs de cursos e eventos; 28,5 x 21 x 7 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 244, 245, 520 e 521. 3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 885 a 887 e 1.363 a 1.366. 4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 402 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7,5 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 639 a 646. 5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 5 índices; 3 infografias; 24 seções; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 382. 6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 1.188 e 1.847. 7. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 210 e 233. I. I. M.