O bom-caráter é a pessoa, homem ou mulher, de temperamento afável, de boa índole, benigna, evolutivamente cosmoética, evidenciando convivialidade exemplar e com força presencial enriquecedora.
Como analisa você, leitor ou leitora, a condição do bom-caratismo? Tal assunto cai bem para você, de modo tranquilo no universo da autavaliação conscienciometrológica?
BOM-CARÁTER (TEMPERAMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O bom-caráter é a pessoa, homem ou mulher, de temperamento afável, de boa índole, benigna, evolutivamente cosmoética, evidenciando convivialidade exemplar e com força presencial enriquecedora. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo bom deriva do idioma Latim, bonus, “bom; com as necessárias qualidades; conveniente; apto; útil; rico; opulento; excelente; delicado; hábil; virtuoso; corajoso; valoroso; denodado; formoso”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo caráter procede também do idioma Latim, character, “caráter”, e este do idioma Grego, kharakter, “sinal gravado; sinal distintivo; marca; traço específico do rosto; natureza particular de alguém; marca de estilo; cunho”. Apareceu no Século XIV. Sinonimologia: 01. Personalidade cosmoética. 02. Personalidade integral. 03. Personalidade ortocentrada. 04. Personalidade autocoerente. 05. Conscin autêntica. 06. Conscin megatraforista. 07. Conscin criteriosa. 08. Pessoa digna. 09. Pessoa incorrupta. 10. Caráter formado; caráter magnânimo; caráter probo; caráter sadio. Neologia. As duas expressões bom-caráter feminino e bom-caráter masculino são neologismos técnicos da Temperamentologia. Antonimologia: 01. Mau-caráter. 02. Má índole; pessoa amoral. 03. Pessoa corruptora. 04. Personalidade indigna. 05. Personalidade antediluviana. 06. Personalidade difícil. 07. Personalidade fanática. 08. Personalidade psicopática (P. P.). 09. Personalidade cínica. 10. Caráter capcioso; caráter deformado; caráter maligno. Estrangeirismologia: a strength of mind; o strong profile; o Conviviarium; a good will sem pieguismos; a straightforwardness; a consciencial correctness em contraposição à political correctness. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da convivialidade cosmoética evolutiva. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade humana; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a autopensenização retilínea; o holopensene benévolo. Fatologia: o bom-caráter; o caráter da personalidade; o caráter íntegro; a formação do caráter pessoal; o caráter imarcescível; o caráter adamantino; a probidade do caráter; a grandeza de ânimo; as qualidades morais pessoais; a maturidade da personalidade; a autodefinição consciencial pelo bom-caratismo; as intenções boas e claras; as convicções corretas e sólidas; as atitudes firmes e coerentes; o brio cosmoético; o bom feitio moral; o exercício continuado de virtudes; a disposição habitual para o bem; a sensibilidade social depurada; o rigor no cumprimento dos deveres; o compromisso com a palavra dada; a propensão natural para compreender; a aptidão para o acerto; o bom domínio de si; o caráter irrepreensível mantido em qualquer situação. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a leitura parapsicosférica revelando o verdadeiro caráter da consciência sob análise. III. Detalhismo Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da autoconstrução intransferível do próprio bom-caráter; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP). Codigologia: a autoconsciência quanto ao dever interconsciencial do bom-caratismo implantando a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC) maduro. Teoriologia: a teoria da personalidade cosmoética autoconsciente; a teoria das interprisões grupocármicas alertando sobre as consequências da corrupção do próprio caráter. Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; as técnicas paradiplomáticas; as técnicas autoconscienciométricas. Voluntariologia: o voluntário interassistencial no trabalho certo, no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; o Colégio Invisível dos Pensenólogos; o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas. Efeitologia: os efeitos sadios da maturidade das experiências pessoais; os efeitos da boa educação no revigoramento do bom-caráter inato; os efeitos das boas companhias na consolidação do bom-caráter; os efeitos da base paragenética cosmoética na incorrupção do caráter perante a mesologia adversa. Ciclologia: o ciclo infância–adolescência–meia-idade–maturidade humana; o ciclo boa sementeira–boa colheita; o ciclo virtuoso. Binomiologia: o binômio maturidade biológica–sabedoria; o binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis. Interaciologia: a interação maturidade biológica–maturidade consciencial; a interação autexperimentação-autorreflexão-autocriticidade; a interação honradez-honestidade; a interação autoimperdoamento-heteroperdoamento. Crescendologia: o crescendo evolutivo década após década; o crescendo autonomia-megafraternidade; o crescendo tacon-tares; o crescendo Ética Humana–Cosmoética. Trinomiologia: o trinômio da holomaturidade; o trinômio boa personalidade–bom temperamento–bom-caráter. Polinomiologia: o polinômio integridade-generosidade-solidariedade-confiabilidade. Antagonismologia: o antagonismo personalidade madura / personalidade imatura; o antagonismo bom-caratismo / ingenuidade; o antagonismo essência / aparência; o antagonismo caráter / reputação; o antagonismo ação sábia / reação impulsiva; o antagonismo palavras edificadoras / palavras intoxicadoras; o antagonismo autorresponsabilização existencial / autovitimização. Paradoxologia: o paradoxo da maturidade imberbe. Politicologia: a democracia pura; a lucidocracia; a meritocracia. Legislogia: a lei da evolução consciencial por meio do esforço próprio; a lei do maior esforço aplicada à lapidação do próprio caráter. Filiologia: a evoluciofilia; a sociofilia; a conviviofilia. Holotecologia: a socioteca; a eticoteca; a evolucioteca; a maturoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Temperamentologia; a Perfilologia; a Elencologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Exemplologia; a Intrafisicologia; a Intencionologia; a Evoluciologia; a Automagnanimologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin benfazeja; a conscin digna de crédito; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens formator; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens sapientior; o Homo sapiens orthopensenisator; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens polymathicus; o Homo sapiens bonus. V. Argumentologia Exemplologia: bom-caráter feminino = o temperamento ou índole da mulher íntegra; bom-caráter masculino = o temperamento ou índole do homem íntegro. Culturologia: a cultura da probidade; a cultura da Evoluciologia Cosmoética. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o bom-caráter, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autenticismo: Intencionologia; Homeostático. 02. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 03. Benignidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 04. Elencologia: Grupocarmologia; Neutro. 05. Holomaturologia: Evoluciologia; Homeostático. 06. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático. 07. Know-how evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 08. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático. 09. Modelo contíguo: Autevoluciologia; Neutro. 10. Perfilologia: Conscienciometrologia; Neutro. 11. Personalidade bem formada: Autevoluciologia; Homeostático. 12. Personalidade humana: Sociologia; Neutro. 13. Personalidade singular: Evoluciologia; Homeostático. 14. Triatleta conscienciológico: Experimentologia; Homeostático. 15. Vida programada: Intrafisicologia; Homeostático. A CONDIÇÃO DO BOM-CARÁTER É O APANÁGIO DAS CONSCIÊNCIAS ABERTAS À EVOLUÇÃO, INTERMISSIVISTAS, MAXIPROEXISTAS, TENEPESSISTAS, OFIEXISTAS, SERES DESPERTOS E COMPLETISTAS EXISTENCIAIS. Questionologia. Como analisa você, leitor ou leitora, a condição do bom-caratismo? Tal assunto cai bem para você, de modo tranquilo no universo da autavaliação conscienciometrológica?