Binômio Empatia-Solidariedade

O binômio empatia-solidariedade é o permanente desafio de a conscin lúcida, homem ou mulher, conjugar a habilidade interativa de se colocar no lugar de outrem, aprendendo a sentir as alegrias e desconfortos alheios, e concomitantemente, desenvolver o primado da fraternidade teática e interassistencial, atributo basilar para a vivência da Megafraternologia universal.

Você, leitor ou leitora, imprime ações assentadas no binômio empatia-solidariedade para ajudar o outro? Em caso afirmativo, a intenção é fazer assistência indistintamente a quem necessita ou se embasa na cooperação acumpliciadora?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                           BINÔM IO EM PATIA-SOLIDARIEDADE
                                           (ASSISTENCIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O binômio empatia-solidariedade é o permanente desafio de a conscin lúcida, homem ou mulher, conjugar a habilidade interativa de se colocar no lugar de outrem, aprendendo a sentir as alegrias e desconfortos alheios, e concomitantemente, desenvolver o primado da fraternidade teática e interassistencial, atributo basilar para a vivência da Megafraternologia universal.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; apelação; palavra; termo; expressão; nome de família; nome próprio; prenome; sobrenome; apelido”. Surgiu no Século XIX. O termo empatia deriva do idioma Inglês, empathy, traduzido do idioma Alemão, Einfühlung, e este derivado do idioma Grego, empátheia, “paixão”. Apareceu no Século XX. A palavra sólido procede do idioma Latim, solidus, “denso; sólido; maciço; firme; duro; rijo; compacto; consistente”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo solidariedade apareceu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Binômio identificação-cooperação. 2. Binômio afinidade-assistência. 3. Binômio sintonia-proteção.
             Neologia. As 3 expressões compostas binômio empatia-solidariedade, binômio empatia-solidariedade básico e binômio empatia-solidariedade avançado são neologismos técnicos da Assistenciologia.
             Antonimologia: 1. Binômio desinteresse-adversidade. 2. Binômio indiferença-repelência. 3. Binômio repúdio-hostilidade.
             Estrangeirismologia: o rapport interconsciencial assistente-assistido; a mutual assistance; a key da interassistencialidade; a awareness permanente; o insight; o know-how evolutivo; a parcela visível do auxílio prestado qual ponta do iceberg do volume assistencial.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à necessidade permanente da autoqualificação interassistencial.
             Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas na ordem alfabética, e classificadas em 4 subtítulos:
             1. “Empatia. A falta de empatia é a falta de discernimento”. “A melhor empatia é a nascida da amabilidade e da benevolência”.
             2. “Estágios. A amizade, a solidariedade, a generosidade e a interassistencialidade são os estágios iniciais da megafraternidade”.
             3. “Gerontes. Os idosos são melhor tratados pelos membros das famílias pobres porque ali existe maior afetividade e solidariedade do que no seio das famílias abastadas”.
             4. “Interassistencialidade. A empatia é a base da interassistencialidade”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene pessoal da intercompreensão; a sintonia holopensênica; o holopensene pessoal harmônico; os holopensenes conjugados; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes empáticos da conscin ofiexista; a parapensenidade; os pensenes empáticos gerando a euforin, a primener e o cipriene.
             Fatologia: a empatia contribuindo para o desenvolvimento da solidariedade; o aprendizado gradativo da assistência interconsciencial; as reciclagens do momento evolutivo; o ato de sa2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o l o g i a ber “se colocar no lugar do outro” ampliando o senso de fraternidade; o pronto-socorro; a autodisponibilidade humanista; o engajamento fraterno; o momento pandêmico contribuindo para a reciclagem existencial (recéxis); a compreensão; o raciocínio empático; a cortesia; a deferência; a gentileza; a magnanimidade; a empatia intrafísica franca; a condição de alguém sentir o microuniverso de outra consciência; a empatia mútua; o desenvolvimento da afetividade entre as consciências; a capacidade de sintonia energética e emocional entre as pessoas; a origem da afinidade grupocármica; a empatia potencializando a força presencial; o senso de equipe; o senso de priorização interassistencial; a afinidade interconsciencial; a amizade; a confraternização; a concórdia interpessoal; a substituição da esnobação pela assistencialidade; a necessidade de superar os preconceitos sociais e étnico-raciais; a autossuperação das manifestações egoístas; a ultrapassagem da avarícia; o arrojo do acrescentamento evolutivo; o fato notório de quem assiste ser o primeiro a ser assistido; os benefícios recíprocos; o auxílio invisível ao assistido; as diversas facetas dos atos solidários; o engajamento irracional; o desamparo; a desassistência; a fidelidade leviana; o descaso; o fim do egocentrismo; o revezamento das posições de assistente-assistido; o esforço na aquisição da benignidade espontânea; o sincero benquerer universal; a solidariedade teática a partir da ajuda sem alarde, anônima e desinteressada; a gradual assistência se iniciando com a tarefa da consolação (tacon), passando pela tarefa do esclarecimento (tares) até atingir o pináculo da megafraternidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a iscagem interconsciencial autoconsciente; o acoplamento áurico; o arco voltaico craniochacral; as práticas diárias pessoais da tenepes; os banhos energéticos confirmatórios; a conexão com o amparo extrafísico de função; a leitura da psicosfera alheia; a evitação da melex pós-dessomática; a assistencialidade do parapsiquismo; a higienização silenciosa de psicosferas e holopensenes; a profunda empatia extrafísica; o acoplamento energético; os relevantes serviços multidimensionais em prol da Humanidade e da Para-Humanidade; o suporte calado às pressões multidimensionais antiassistenciais; a amparabilidade extrafísica naturalmente conquistada.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das energias conscienciais (ECs) a 3 (amparador extrafísico–assistente–assistido); o sinergismo prestar assistência–ser assistido.
          Principiologia: o princípio da empatia evolutiva; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da convivialidade sadia; o princípio de a gentileza gerar gentileza; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da solidariedade consciencial.
          Codigologia: o código pessoal de generosidade; o código de valores pessoais estruturando gradativamente o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria da aprendizagem social e parassocial; a teoria da reurbex escancarando as portas multidimensionais para quem quer evoluir mais rápido.
          Tecnologia: a técnica do arco voltaico craniochacral; as técnicas da assim e desassim; as técnicas evolutivas avançadas da Conscienciologia na condição de reflexos intrafísicos dos estudos dos Cursos Intermissivos (CIs) pré-ressomáticos.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico facilitando o desenvolvimento do binômio empatia-solidariedade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                    3 o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
             Efeitologia: o efeito gratificante do gesto de solidariedade; os efeitos cognitivos da solidariedade interassistencial.
             Neossinapsologia: a busca constante das neossinapses interassistenciais após o advento do Curso Intermissivo.
             Ciclologia: o ciclo ressomas-dessomas enquanto oportunidade de saldar débitos desenvolvidos em função do vínculo consciencial.
             Enumerologia: o auxílio; o humanitarismo; a proteção; a cooperação; a beneficência; a fraternidade; a generosidade.
             Binomiologia: o binômio empatia-solidariedade; o binômio admiração-discordância; o binômio empatia-interassistencialidade; o binômio doação-recepção; o binômio tacon-tares; o binômio solidariedade-sociabilidade; o binômio assistente-assistido.
             Interaciologia: a interação emissor-receptor; a interação humano–pré-humano; a interação empática pet abandonado–conscin adotante; a interação abordador(a)-abordado(a).
             Crescendologia: o crescendo EV–arco voltaico–tenepes–ofiex; o crescendo evolutivo empatia-solidariedade-afetividade-transafetividade.
             Trinomiologia: o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio tenepessista-amparador-assistido; o trinômio rapport–energias conscienciais–acoplamento áurico.
             Polinomiologia: o polinômio gratificante euforin–primener–cipriene–extrapolacionismo parapsíquico; o polinômio ser-sentir-pensenizar-agir-assistir.
             Antagonismologia: o antagonismo inimigo / amigo; o antagonismo egocentrismo / altruísmo; o antagonismo simpatia / antipatia; o antagonismo solidariedade benigna / solidariedade maligna; o antagonismo abrir os braços / cruzar os braços; o antagonismo desamparado / amparado; o antagonismo conscin large / conscin miserê.
             Paradoxologia: o paradoxo de determinados pré-humanos serem mais solidários se comparados a muitos seres humanos; o paradoxo de as conscins com menor poder aquisitivo poderem ser mais empáticas e solidárias se comparadas àquelas com melhores condições econômico-financeiras.
             Politicologia: a política da solidariedade; a política da cooperação; a conscienciocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; a assistenciocracia; a discernimentocracia; a cognocracia; a lucidocracia.
             Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da empatia; a lei do maior esforço interassistencial; a lei da compulsoriedade evolutiva; a lei da sincronicidade; as leis do Paradireito.
             Filiologia: a assistenciofilia; a evoluciofilia; a gregariofilia; a conviviofilia; a grupocarmofilia.
             Fobiologia: a fobia aos cenários de pobreza.
             Sindromologia: a requisição de reconhecimento, consideração, recompensa e gratidão na síndrome da autovitimização.
             Maniologia: a mania “miserê” de pensar na assistência apenas ao grupocarma.
             Holotecologia: a assistencioteca; a psicossomatoteca; convivioteca; a socioteca; a evolucioteca; a volicioteca; a proexoteca.
             Interdisciplinologia: a Assistenciologia; a Conviviologia; a Parassociologia; a Cosmoeticologia; a Tenepessologia; a Intencionologia; a Recexologia; a Evoluciologia; a Teaticologia; a Paradireitologia; a Ofiexologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o l o g i a
          Masculinologia: o intermissivista empático e solidário; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o conscienciômetra; o conscienciólogo; o epicon lúcido; o tenepessista; o tenepessólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o exemplarista; o pesquisador; o inversor existencial; o reciclante existencial; o tertuliano; o teletertuliano; o completista existencial; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário traforista; o voluntário.
          Femininologia: a intermissivista empática e solidária; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a conscienciômetra; a consciencióloga; a epicon lúcida; a tenepessista; a tenepessóloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a exemplarista; a pesquisadora; a inversora existencial; a reciclante existencial; a tertuliana; a teletertuliana; a completista existencial; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária traforista; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens empathopensenicus; o Homo sapiens solidarius; o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens conscientiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio empatia-solidariedade básico = o ato de exercer a empatia e a solidariedade assistencialmente, contribuindo em preencher lacuna, necessidade especial ou carência dos compassageiros evolutivos; binômio empatia-solidariedade avançado = o ato de ser empático e solidário com as consciexes resgatadas no âmbito da Reurbexologia, contribuindo com os encaminhamentos a partir do autexemplarismo cosmoético nas vivências da tenepes e ofiex.
          Culturologia: a cultura da interassistencialidade; a cultura da solidariedade; a cultura do exemplarismo cosmoético.
          Aprendizado. O binômio empatia-solidariedade pode ser desenvolvido de modo cosmoético diuturnamente. Basta ficar atento(a) às necessidades alheias, observando os diversos ambientes por onde se manifesta, notadamente em locais de convivência. Ao fazer o exercício de “se colocar no lugar do outro”, contemplando atentamente, se predispondo à compreensão daquela consciência, certamente irá constatar a imensidão de conscins desprovidas de afeto, recursos conscienciais e financeiros, carentes de assistência em geral.
          Caracterologia Sob a ótica da Evoluciologia, objetivando adquirir o olhar de fraternidade, ou o treino conviviológico de olhar assistencialmente para alguém, eis, em ordem alfabética, 11 ações, procedimentos ou condutas capacitadoras do exercício da empatia solidária:
          01. Adoção. Ao ser informado sobre a ninhada de filhotes deixados no condomínio onde reside, avalie a possibilidade de adoção; em caso negativo, auxilie no encaminhamento dos pequenos pets abandonados à própria sorte.
          02. Aeroporto. Ao aguardar a bagagem na esteira rolante, observe no entorno a presença de idosos, pessoas com alguma limitação física ou mães com crianças no colo precisando de ajuda para a retirada das malas.
          03. Banco. Ao se encontrar no caixa eletrônico e perceber alguém com dificuldades no manuseio da máquina, sem destreza na operação do terminal bancário, avalie a possibilidade de oferecer ajuda.
          04. Campanhas. Ao ser contactado(a) para fazer doações em campanhas beneficentes, caso não possa contribuir financeiramente, colabore de algum modo, doando as melhores energias, a exemplo de se oferecer para ajudar na entrega dos materiais arrecadados.
          05. Compras. Ao se dirigir ao supermercado, averigue se o(a) vizinho(a) precisa de algum item a ser adquirido, se oferecendo para trazer o produto faltante. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
             06. Diarista. Ao ter conhecimento do tratamento de saúde ou odontológico da diarista, verifique se a serviçal necessita de auxílio quanto ao pagamento, nos moldes de empréstimo ou doação desonerosa.
             07. Doação. Ao saber da condição de vulnerabilidade do(a) afilhado(a), filho(a) da empregada ou sobrinho(a) estudante, assistindo aulas online via telefone celular, considerando o isolamento social pandêmico (Ano-base: 2021), ofereça ajuda, de preferência doando 1 notebook funcional.
             08. Inclusão. Ao se aproximar das festividades de final de ano, ocasião com amplo apelo social para se confraternizar em grupo, ou em família, inclua pessoas notoriamente solitárias na lista de convidados, a exemplo de vizinhas, tias, colegas de trabalho ou voluntariado.
             09. Mendicância. Ao ser abordado na rua por pedintes, pessoas socialmente vulneráveis requisitando dinheiro, não fuja desesperado, ofereça algo para comer, portando sempre no veículo alimentos imperecíveis.
             10. Presente. Ao saber do aniversário de pessoa reconhecidamente carente, envie mimo ou buquê de flores naturais, envolvendo com as melhores energias de acolhimento e afetividade sincera.
             11. Prestimosidade. Ao ser informada sobre o luto de pessoa próxima, ofereça os préstimos pessoais, enviando cartão com mensagem positiva para a conscin emocionalmente fragilizada.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio empatia-solidariedade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
             02. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
             03. Beneficência: Interassistenciologia; Homeostático.
             04. Centrifugação do egão: Egologia; Homeostático.
             05. Código pessoal de generosidade: Paradireitologia; Homeostático.
             06. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro.
             07. Crescendo afetividade-transafetividade: Transverponologia; Homeostático.
             08. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
             09. Magnanimidade: Automagnanimologia; Homeostático.
             10. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
             11. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
             12. Princípio da solidariedade consciencial: Paradireitologia; Neutro.
             13. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
             14. Sintonia holopensênica: Holopensenologia; Neutro.
             15. Solidariedade maligna: Parapatologia; Nosográfico.
 O BINÔMIO EMPATIA-SOLIDARIEDADE QUALIFICADO PELA
   INTENÇÃO COSMOÉTICA, TANTO NO ÂMBITO TACONÍSTICO QUANTO TARÍSTICO, ALICERÇA O APRENDIZADO
           INTERASSISTENCIAL, PRIORITÁRIO E EVOLUTIVO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, imprime ações assentadas no binômio empatia-solidariedade para ajudar o outro? Em caso afirmativo, a intenção é fazer assistência indistintamente a quem necessita ou se embasa na cooperação acumpliciadora?
6                                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o l o g i a
            Filmografia Específica:
            1. Patch Adams: O Amor é Contagioso. Título original: Patch Adams. País: EUA. Data: 1998. Duração: 114 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Tom Shadyac. Elenco: Robin Willians; Daniel London; Monica Potter; Philip Seymour Hoffman; Bob Gunton; Josef Sommer; Irma P. Hall; Lee MacCain; Harve Presnell; Daniela Kuhn; Peter Coyote; James Greene; Michael Jeter; & Harold Gould. Produção: Mike Farrel; Barry Kemp; Marvin Minoff; & Charles Newirth. Desenho de Produção: Linda DeScenna. Direção de Arte: James Nedza. Roteiro: Steve Oedekerk, com base na obra “Patch Adams” de Patch Adams & Maureen Mylander. Fotografia: Phedon Papamichael. Música: Marc Shaiman. Montagem: Don Zimmmerman. Figurino: Judy L. Ruskin. Cenografia: Ric McElvin. Efeitos Especiais: Sony Pictures Imageworks. Companhia: Universal Pictures / UIP. Sinopse: Em 1969, após tentar suicídio, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em sanatório. Ao ajudar outros internos, percebe a vocação médica para poder ajudar as pessoas e sai da instituição para entrar na faculdade de Medicina. Fica famoso por métodos poucos convencionais no tratamento de enfermos.
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 128 e 200.
            2. idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiogra fia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 193, 202, 238, 248, 249, 325 e 430.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 709, 779, 918 e 1079.
            4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 627 e 694.
                                                                                                                      M. G. R.