Binômio Empatia-Assertividade

O binômio empatia-assertividade é a capacidade, característica ou atributo de a consciência, homem ou mulher, se colocar no lugar de outrem e inferir acuradamente os heteropensenes prioritários, emitindo consideração fraterna ao adotar a perspectiva alheia, buscando a autexpressão clara, congruente e efetiva do posicionamento pessoal.

Em escala de 1 a 5, leitor ou leitora, qual o nível da vivência do binômio empatia-assertividade experimentado por você? Primário ou avançado? Em quais contextos?

      BINÔMIO         EMPATIA-ASSERTIVIDADE
                                     (CONVIVIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O binômio empatia-assertividade é a capacidade, característica ou atributo de a consciência, homem ou mulher, se colocar no lugar de outrem e inferir acuradamente os heteropensenes prioritários, emitindo consideração fraterna ao adotar a perspectiva alheia, buscando a autexpressão clara, congruente e efetiva do posicionamento pessoal.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; termo”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo empatia deriva do idioma Inglês, empathy, traduzido do idioma Alemão, einfühlung, e este derivado do idioma Grego, empáthea, “paixão”. Apareceu, no idioma Português, em 1958. A palavra assertivo procede do idioma Latim, assertum, “asserção; afirmação; proposição”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Binômio rapport-posicionamento. 2. Interatividade empático-assertiva. 3. Interconvivência hábil. 4. Efetividade interpessoal.
          Neologia. As 3 expressões compostas binômio empatia-assertividade, binômio empatia-assertividade primário e binômio empatia-assertividade avançado são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Binômio perspicácia-estupro evolutivo. 2. Binômio antagonismo-omissão. 3. Autofilismo antiassistencial. 4. Inexpressividade pessoal. 5. Antipodismo consciencial.
          Estrangeirismologia: o rapport; o approach consciencial; o feedback; o feeling into; o modus operandi singular; o autodiscernimento comunicativo rechaçando o uso do argumentum ad hominem; a awareness permanente; o insight; a intencionalidade explicitada da glasnost consciencial; os links interconscienciais profundos; a Weltanschauung; a manière de voir; o gentlemen’s agreement; a thought transference; o mutual understanding; a comunicação face to face.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da interconvivialidade.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Procuremos assistir assertivamente. Empatia requer disponibilidade.
          Coloquiologia. Eis, a seguir, duas expressões coloquiais relativas ao tema: – Falar é prata; ouvir é ouro. Vamos com calma para não assustar o passarinho.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da intercompreensão; a dinamização das manifestações pensênicas; os ortopensenes; a ortopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; a percepção fidedigna da heteropensenidade; a autexposição pensênica direta; a grafopensenidade empática e assertiva; a assertividade ortopensênica; a matriz pensênica empático-assertiva.
          Fatologia: a assertividade empática; a expressão das diferenças conscienciais; a atenção constante às singularidades das consciências; as peculiaridades de cada interação; o ato de deixar o outro à vontade; o entendimento do momento evolutivo alheio; a correta leitura, interpretação e expressão consciencial; o fato de ouvir primeiro e falar depois gerar maior intercompreensão; a comunicação não violenta (CNV) utilizada para mediação de conflitos; as atribuições irrealistas impedindo as afirmações realistas; o choro empático; as diferenças somáticas, genéticas, cerebrais, hormonais e culturais entre androssomas e ginossomas; a distinção acertada entre observações, opiniões e juízos de valor; a autestima assistencial; o bom-tom interconsciencial; a cordialidade; a percepção das motivações inerentes aos fatos; a correspondência entre o relato do fato e o fato propriamente dito; a queda dos biombos interconscienciais; o excesso de justificativas, desculpas e lamentações; as distorções na auto e heteroimagem; o acanhamento; a passividade; a agressividade; a relação interpessoal desgastada; o bom humor enquanto elemento desdramatizador perante as dificuldades; a manifestação firme e adequada ao contexto; a tares qualificada e embasada pelo autexemplo; as acareações cosmoéticas; as amizades interativas; o aprendizado intrínseco em cada convivência; a conquista da relação ganha-ganha na interconvivialidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático a cada interação; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os banhos energéticos confirmatórios; a conexão com o amparo de função; a leitura da psicosfera alheia; o acoplamento áurico; a interfusão energética; a assimilação simpática (assim) assistencial; a iscagem lúcida consciente; a desassimilação simpática (desassim) necessária; as seduções holochacrais; a telepatia; as retrocognições sadias esclarecedoras do contexto; o parapsicodrama; o monólogo psicofônico; a psicografia; a pangrafia; o holorgasmo conjunto da dupla evolutiva.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo interconsciencial; o sinergismo empatia-assertividade-objetividade; o sinergismo postura empática–autexpressão assertiva; o sinergismo empatia-afeição-compreensão; o sinergismo empatia-liderança; o sinergismo assertividade-transparência; o sinergismo da congruência comunicativa; o sinergismo dicionário cerebral rico–comunicação eficaz.
          Principiologia: o princípio da empatia evolutiva; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da convivialidade sadia; o princípio da verbação; os princípios da Paradiplomacia; o princípio da cobaiagem consciencial recíproca; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da gentileza gerar gentileza.
          Codigologia: o código de convivialidade; os códigos sociais de conduta; os códigos de etiqueta social; o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando a intencionalidade nas relações interconscienciais.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria da aprendizagem social; a teoria de sempre haver modo mais acertado de proceder.
          Tecnologia: a técnica do confor na autexpressão; as técnicas de treinamento em habilidades sociais; a técnica da pensenometria; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da verbalização das contingências; a técnica do feedback; as técnicas histriônicas utilizadas com objetivo de gerar maior rapport interassistencial; a técnica da imitação evolutiva; a técnica etológica do salto baixo; a técnica da omissuper.
          Voluntariologia: o voluntariado docente e itinerante das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a tomada de decisões através de consenso grupal no voluntariado das ICs; os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), Amigos Anônimos (AMA), Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Dependentes de Amor e Sexo Anônimos (DASA).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; a ampliação do próprio laboratório consciencial através da vivência do binômio empatia-assertividade.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
          Efeitologia: os efeitos positivos da intencionalidade qualificada; os efeitos das energias interconscienciais nas abordagens; os efeitos da sincronia emocional; os efeitos da autexposição autêntica; os efeitos tarísticos da comunicação clara, coerente e oportuna; os efeitos colaterais das palavras; os efeitos das ações tarísticas; os efeitos heteropacificadores da anticonflituosidade íntima; os efeitos da comunicação mentalsomática.
          Neossinapsologia: as neossinapses associadas aos neurônios-espelho; as neossinapses relacionadas aos neurônios fusiformes Von Economo; as neossinapses derivadas do aproveitamento de neointerações evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo experimental sondagem-diagnóstico-solução; o ciclo consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Binomiologia: o binômio empatia-assertividade; o binômio verdade-limite; o binômio saber ouvir–saber argumentar; o binômio admiração-discordância; o binômio amizade-debate; o binômio inteligência emocional–inteligência intelectual; o binômio dedução-indução.
          Interaciologia: a interação energética sujeito empatizador–objeto empatizado; a interação pais-filhos; a interação mestres-alunos; a interação entre os parceiros da dupla evolutiva; a interação consciencioterapeuta-evoluciente; a interação entre os membros do grupo evolutivo; a interação entre os elementos da Humanidade e Para-Humanidade; a interação telepática assistente–amparador extrafísico do assistente–amparador extrafísico do assistido–assistido; a interação bagagens vivenciais diversas–mundividências específicas.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo Diplomacia-Paradiplomacia.
          Trinomiologia: o trinômio intenção-palavra-ato; o trinômio fato-autodiscernimento-interpretação; o trinômio empático escuta-compreensão-verbalização; o trinômio expressão verbal–expressão facial–expressão corporal; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio comunicação-motivação-mudança; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio teática-confor-verbação.
          Polinomiologia: o polinômio observar-descrever-conhecer-controlar; o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio recexológico impactar-tranquilizar-soerguer-motivar.
          Antagonismologia: o antagonismo ansiosismo impulsivo / ansiosismo omissivo; o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo linguagem cuidada / linguagem descuidada; o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo sugerir / impor; o antagonismo rudeza / assertividade cosmoética; o antagonismo desaprovação educada / hostilidade; o antagonismo contraposição ideativa / ataque pessoal.
          Politicologia: a democracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; a autocracia impedindo a manifestação do binômio empatia-assertividade.
          Legislogia: a lei da empatia; a lei do silêncio; a lei da ação e reação; as leis da convivialidade evolutiva; a lei da interdependência consciencial.
          Filiologia: a sociofilia; a fatofilia; a conviviofilia; a gregariofilia; a xenofilia; a neofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a sociofobia; a xenofobia.
          Sindromologia: a síndrome do salto alto; a síndrome do ansiosismo; a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome de Asperger; a síndrome de burnout; a escuta seletiva tendenciosa na síndrome da apriorismose; a interlocução dificultada nas síndromes autistas.
          Maniologia: a evitação da lalomania através do ato de pensenizar antes de falar.
          Mitologia: a mitoclastia; o descarte do mito de agradar a todos; o mito da independência absoluta.
          Holotecologia: a assistencioteca; a argumentoteca; a comunicoteca; a convivioteca; a socioteca; a evolucioteca; a psicossomatoteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Interassistenciologia; a Comunicologia; a Conscienciometria; a Experimentologia; a Consciencioterapia; a Holomaturologia; a Parapercepciologia; a Conformática; a Verbaciologia; a Autocriticologia; a Intencionologia; a Coerenciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin empática; a conscin assertiva; a conscin-solução; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o empático; o assertivo; o verponologista.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a empática; a assertiva; a verponologista.
          Hominologia: o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens accouplementator; o Homo sapiens empathopensenicus; o Homo sapiens assertor; o Homo sapiens interactivus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens conviventialis; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens interassistentialis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio empatia-assertividade primário = o ato de a conscin ser empática e assertiva sem os recursos do autoparapsiquismo; binômio empatia-assertividade avançado
= o ato de a conscin ser empática e assertiva com os recursos do autoparapsiquismo.
          Culturologia: a cultura da Conviviologia Evolutiva.
          Taxologia. De acordo com a Conviviologia, eis 7 exemplos de posturas assertivas, dispostas na ordem alfabética:
          1. Abertismo: solicitar atitudes alheias sem imposições e recusar pedidos abusivos.
          2. Comunicabilidade: falar fluentemente, emitindo respostas objetivas.
          3. Decidibilidade: apoiar decisões alheias e / ou saber decidir.
          4. Flexibilidade: saber fazer e receber críticas (feedback homeostático).
          5. Ortopensenidade: emitir opiniões pessoais, mesmo discordando se necessário, sem contrapensenes.
          6. Segurança: expressar-se através de gestos firmes e decididos.
          7. Traforismo: elogiar, ressaltando os trafores.
          Caracterologia. Segundo a Comunicologia, eis, a título de exemplos, 8 características de posturas holossomáticas geradoras de compreensão empática, em ordem alfabética:
          1. Contingência: constatar a relação existente entre o sentimento exposto, o estímulo motivador e a necessidade consciencial implícita.
          2. Decodificação: interpretar as expressões não verbais manifestas pela outra consciência, relacionando-as com a intencionalidade do relato verbal.
          3. Energização: promover acoplamento áurico e fazer a leitura da psicosfera alheia, procurando estabelecer contato com amparador extrafísico e atentando para a sinalética energética parapsíquica pessoal.
          4. Expectação: abrir mão das próprias expectativas e necessidades, voltando-se inteiramente às demandas da outra consciência.
          5. Olhar: fitar a outra consciência de modo direto, porém não fixamente, procurando manter contato ocular.
          6. Predisposição: adotar postura corporal aberta, com braços e pernas descruzados, indicando acolhimento e disponibilidade.
          7. Validação: validar a interlocução sem apriorismos ou julgamentos, explicitando a contingência observada e ratificando se condiz com o estado consciencial alheio.
          8. Verbalização: acenar com a cabeça e usar vocalizações – hum-hum, sim – parafraseando o conteúdo expresso, se necessário.
          Terapeuticologia: o treinamento em habilidades sociais (THS); o treinamento em técnicas de feedback; o treinamento nas técnicas interassistenciais e cosmoéticas.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio empatia-assertividade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acoplador energético: Energossomatologia; Homeostático.
          02. Assertividade cosmoética: Experimentologia; Homeostático.
          03. Assim: Energossomatologia; Neutro.
          04. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
          05. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          06. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
          07. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro.
          08. Empatia traforista: Holocarmologia; Homeostático.
          09. Mutualidade da comunicação: Comunicologia; Neutro.
          10. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Pensene empático: Autopensenologia; Homeostático.
          12. Princípio da empatia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          13. Qualificação da tares: Interassistenciologia; Homeostático.
          14. Raciocínio falho: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Senso de perspectiva: Cosmovisiologia; Neutro.
   VIVENCIAR O BINÔMIO EMPATIA-ASSERTIVIDADE ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO ORIENTADA PELO CÓDIGO PESSOAL DE COSMOÉTICA É CONDIÇÃO PRIORITÁRIA À AUTEXPRESSÃO RUMO À PARADIPLOMACIA.
          Questionologia. Em escala de 1 a 5, leitor ou leitora, qual o nível da vivência do binômio empatia-assertividade experimentado por você? Primário ou avançado? Em quais contextos?
Com quais consciências?
            Filmografia Específica:
            1. De Porta em Porta. Título Original: Door to Door. País: EUA; & Canadá. Data: 2002. Duração: 91 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês; Português. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Steven Schachter. Elenco: William H. Macy; Kyra Sedgwick; Helen Mirren; Kathy Baken; Joel Brooks; Michael Shanks; Woody Jeffreys; Mary Black; Samantha Cantner; & Felicity Huffman. Produção: Warren Carr. Desenho de Produção: Brent Tomas. Roteiro: William H. Macy; & Steven Schachter, baseado em uma história real. Fotografia: Jan Kiesser. Música: Jeff Beal. Figurino: Betty Pecha Madden. Edição: Paul Dixon. Companhia: Rosemont Productions International; Angel / Brown Productions; & Door to Door Productions Inc. Distribuidora: TNT. Sinopse: Bill é portador de paralisia cerebral e recebe cuidados da mãe. Consegue emprego de vendedor, precisando andar quilômetros diariamente batendo de porta em porta e lidando com diversos tipos de clientes, unindo paciência e persistência para superar as próprias limitações.
            Bibliografia Específica:
            1. Baron-Cohen, Simon; Diferença Essencial: A Verdade sobre o Cérebro de Homens e Mulheres (The Essential Diference: The Truth about the Male and Female Brain); revisores Umberto de Figueiredo Pinto; Damião Nascimento; & Renato Bittencourt; trad. Neusa Capelo; 294 p.; 12 caps.; 1 foto; 12 ilus.; 477 refs.; 4 apênd.; 23 x 16 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 37 a 44, 157 a 180 e 229 a 233.
            2. Cerqueira, Flávia; Estudo Conscienciométrico da Assertividade Cosmoética; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 4; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2005; páginas 354 a 369.
            3. Ciaramicoli, Arthur P.; & Ketcham, Katherine; O Poder da Empatia (The Power of Empathy); revisores Ana Maria Dilguerian; & Agnaldo Alves; trad. Clara A. Colotto; 304 p.; 15 caps.; 20,5 x 13 cm; br.; Best Seller; São Paulo, SP; 2001; páginas 60, 61, 69, 92, 93, 99, 100, 103 e 164.
            4. De Waal, Frans; A Era da Empatia: Lições da Natureza para Uma Sociedade mais Gentil (The Age of Empathy: Nature's Lessons for a Kinder Society); revisoras Arlete Zebber; & Carmen S. da Costa; trad. Rejane Rubino; 392 p.; 7 caps.; 1 foto; 27 ilus.; 285 notas; 390 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2010; páginas 188, 189, 196 a 198, 246 a 248 e 294.
            5. Gillen, Terry; Assertividade (Assertiveness); revisoras Dina Beck; & Creusa de Sousa Maria; trad. Edith Nicole Laniad; 64 p.; 5 caps.; 7 ilus.; 8 tabs.; 12 refs.; 25 x 14 cm; br.; Nobel; São Paulo, SP; 2001; páginas 11 a 18, 51 e 52.
            6. Rosenberg, Marshall B.; Comunicação não-violenta: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais (Nonviolent Communication: A Language of Life); pref. Arun Gandhi; revisor técnico Dominic Barter; trad. Mário Vilela; 286 p.; 13 caps.; 6 depoimentos; 3 E-mails; 40 enus.; 1 tab.; 5 testes; 3 websites; 55 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Ágora; São Paulo, SP; 2006; páginas 25, 26, 55, 56, 79 a 81, 135 e 136.
            7. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 249, 299, 325, 388 a 391 e 1.108.
            Webgrafia Específica:
            1. Rifiking, Geremy; The Empathic Civilization (RCA Animate) by Alisos (Alianzas para la sostenibilidad); Bogota, D.C.; 1 ilus.; disponível em: <http://vimeo.com/25880532>; acesso em: 05.02.12.
                                                                                                                        P. B.