Binômio Autesforço Cosmoético–Mérito Evolutivo

O binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo é a explicitação da estreita conexão existente entre o empenho dedicado, paciente e perseverante aplicado às ortorrealizações e a construção de merecimento necessário para a recepção de apreço, reconhecimento e auxílio qualificado do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.

Você, leitor ou leitora, considera o empenho pessoal enquanto base da natureza meritocrática da evolução consciencial? Tal consideração ampliou os resultados assistenciais?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
    BINÔM IO             AU T E S F O R Ç O C O SM O É T I C O – M É R I T O     EVOLUTIVO
                                                (VOLICIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo é a explicitação da estreita conexão existente entre o empenho dedicado, paciente e perseverante aplicado às ortorrealizações e a construção de merecimento necessário para a recepção de apreço, reconhecimento e auxílio qualificado do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; em nome de; da parte de; relativo à alguma pessoa; palavra; expressão; termo”. Surgiu no Século XIX. O primeiro elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; si mesmo”. O prefixo es procede do idioma Latim, ex, “movimento para fora; transformação”. O termo força provém do mesmo idioma Latim, fortia, de fortis, “forte; robusto; vigoroso; corpulento; grande; poderoso; ativo; corajoso; virtuoso; formoso”. As palavras força e esforço apareceram no Século XIII. O vocábulo cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Surgiu em 1563. O segundo elemento de composição cosmo deriva também do idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O termo ética procede do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV. A palavra mérito vem do idioma Latim, meritum, “ganho; lucro; proveito; merecimento”. Apareceu no Século XV. O vocábulo evolutivo provém do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873.
             Sinonimologia: 1. Binômio empenho cosmoético–merecimento evolutivo. 2. Binômio afinco cosmoético–benemerência evolutiva.
             Neologia. As 3 expressões compostas binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo, binômio básico autesforço cosmoético–mérito evolutivo e binômio avançado autesforço cosmoético–mérito evolutivo são neologismos técnicos da Voliciologia.
             Antonimologia: 1. Binômio automimese dispensável–desmerecimento. 2. Binômio boavidismo-demérito.
             Estrangeirismologia: o strong profile evolutivo; o apreço pelas expertises cosmoéticas; as selfperformances úteis à Humanidade e Para-Humanidade; o background seriexológico de produções cosmoéticas alicerçando os méritos holobiográficos; a busca pela composição de megacurriculum multivitae exemplar.
             Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à progressão evolutiva das consciências.
             Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autesforços são indelegáveis. Existem méritos inatos. Inexistem privilégios evolutivos. Autesforço: autoinaptidão enfrentada. Inveja: autoincompetência inatacada.
             Coloquiologia: o ditado popular conhece-se a árvore pelos frutos.
             Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética pertinentes ao tema:
             1. “Afeição. O mais lúcido é termos afeição pelas consciências independentemente dos méritos delas”.
             2. “Autocertezologia. O papel aceita tudo, o microfone admite qualquer som. A experiência individual já não é assim. Ninguém adquire cognições avançadas de bobs, como lambuja ou gratuitamente. Quem vem com alguma facilidade é porque já trabalhou, transpirando nessa área específica, em vidas humanas prévias (meritocracia evolutiva). Aí identificamos as bases da Autexperimentologia ou da Descrenciologia, na construção de autocertezas evolutivas”.
             3. “Autesforços. Precisamos dos autesforços para alcançar o êxito, seja qual for”.
             4. “Mérito. A avaliação do mérito de cada conscin depende, em primeiro lugar, do nível da Inteligência Evolutiva (IE) do avaliador”. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          5. “Saldo. Os resultados interassistenciais são as melhores provas dos autesforços da conscin lúcida”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autodeterminação evolutiva; os genopensenes; a genopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os vestígios do mérito evolutivo a partir da higidez do holopensene pessoal.
          Fatologia: os autesforços concentrados em tarefas cosmoéticas propiciando o angariamento de merecimentos evolutivos; o empenho útil nas tarefas assistenciais propiciando a superação dos gargalos inerentes aos empreendimentos tarísticos; o continuísmo nas tarefas da proéxis encaminhando o intermissivista ao compléxis; os autodesempenhos evolutivos melhorando o saldo da Ficha Evolutivo Pessoal (FEP); os sinais do mérito evolutivo a partir dos resultados assistenciais.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático enquanto investimento na promoção de bem-estar, próprio e alheio; a assunção das autorresponsabilidades multidimensionais a partir da comprovação de recebimentos; os autesforços do presente demandados para a reapropriação de autocompetências passadas; as retrocognições favorecendo a constatação das atitudes meritórias pregressas; o extrapolacionismo parapsíquico parapatrocinado pelos amparadores indicando o mérito do assistente e / ou do assistido; os indícios do mérito evolutivo a partir do nível e constância da amparabilidade extrafísica recebida.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autevolutivo comunicabilidade-intelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo autevolutivo vontade inquebrantável–intencionalidade cosmoética–autorganização eficaz.
          Principiologia: o princípio da evolução interassistencial; o megaprincípio de nada substituir o esforço pessoal; o princípio do vínculo consciencial; o princípio da aceleração evolutiva possível; o princípio evolutivo do devagar e sempre; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de os fins não justificarem os meios.
          Codigologia: o empenho na incorruptibilidade do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: as reflexões sobre a teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica evolutiva da invéxis; a técnica evolutiva da recéxis; as técnicas de desenvolvimento energético e parapsíquico; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da tenepes; a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo.
          Voluntariologia: a dedicação ao voluntariado tarístico da Conscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos evolutivos do senso do mérito; os efeitos regressivos das tentativas frustras de burlar o mérito por meio de espertezas.
          Neossinapsologia: o afinco para a formação continuada de neossinapses evolutivas.
          Ciclologia: a presteza no ciclo recebimento-retribuição; a agilização do ciclo erro-retificação-acerto; a experimentação do ciclo sementeira-colheita.
          Binomiologia: o binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo.
          Interaciologia: a interação mérito evolutivo–autoridade cosmoética.
          Crescendologia: o crescendo autotendência inata–autocompetência eficaz; o crescendo evolutivo interprisão-autovitimização-recomposição-libertação-policarmanidade referente ao curso grupocármico. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                   3
             Trinomiologia: a opção laboriosa pelo trinômio dedicação-paciência-persistência; a vivência inteligente do trinômio automotivação-trabalho-lazer.
             Polinomiologia: o polinômio boa saúde–bom temperamento–boa intenção–autodiscernimento evolutivo.
             Antagonismologia: o antagonismo mérito / demérito; o antagonismo afinco / desleixo; o antagonismo persistência / desistência; o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo admiração / inveja; o antagonismo bônus evolutivo / privilégio; o antagonismo livre arbítrio / determinismo; o antagonismo empenho proexolíneo / autovitimização.
             Paradoxologia: o paradoxo de os maiores merecimentos assistenciais dispensarem as honras de títulos, medalhas, certificados e diplomas de mérito; o paradoxo de o maior exemplo intrafísico de benemerência evolutiva viver anonimamente na condição do serenismo.
             Politicologia: a admissão da meritocracia evolutiva enquanto imburlável sistema cosmoético, cosmovisiológico e holobiográfico.
             Legislogia: a aplicação da lei do maior esforço evolutivo; a constatação da lei do retorno positivo; as leis da Cosmoética; as leis do holocarma.
             Filiologia: a laborfilia; a traforofilia; a priorofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a recinofilia.
             Mitologia: o fim do mito do dom recebido sem autesforço; a rejeição do mito das benesses caídas do céu; o descarte do mito da inspiração sem transpiração; a eliminação do mito da perfeição.
             Holotecologia: a volicioteca; a traforoteca; a assistencioteca; a sistematicoteca; a proexoteca; a cosmoeticoteca; a biografoteca.
             Interdisciplinologia: a Voliciologia; a Autodeterminologia; a Reeducaciologia; a Interassistenciologia; a Seriexologia; a Holobiografologia; a Parageneticologia; a Multidimensiologia; a Cosmoeticologia; a Holocarmologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin-trator; a conscin-solução; a conscin no leme da própria evolução; a consciência meritória.
             Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o benemérito evolutivo.
             Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a benemérita evolutiva.
             Hominologia: o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens paciens; o Homo sapiens efficax; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens proexologus. 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio básico autesforço cosmoético–mérito evolutivo = o vivenciado operosamente pela conscin a partir do determinismo das recomposições grupocármicas; binômio avançado autesforço cosmoético–mérito evolutivo = o vivenciado operosamente pela conscin a partir do livre arbítrio nas assistências policármicas.
          Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura da Interassistenciologia Parapsíquica Cosmoética.
          Meritocracia. O binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo esclarece a dinâmica da meritocracia evolutiva. Na evolução consciencial, a contabilização do mérito não observa apenas o resultado, mas considera o esforço dispendido para alcançá-lo.
          Merecimento. Resultados iguais podem angariar níveis diversos de merecimento, por exemplo, quando se compara atores com o mesmo resultado e 1 deles tenha empregado o máximo empenho e o outro esteja apenas repetindo a mesma performance com o mínimo esforço. Em relação à conscin em automimese, cabe o questionamento: seria demérito quando se teria condições de realizar muito mais e não o faz?
          Autesforço. Quem admite os autesforços enquanto base dos merecimentos evolutivos, observa, estuda e reflete sobre o percurso evolutivo escolhido por si e pelos compassageiros evolutivos, adotando a meta de conquistar, honrar e aperfeiçoar a tecnicidade dos próprios méritos, e aceitar, reverenciar e aprender a tecnicidade dos méritos alheios.
          Esperteza. Quem não admite o papel dos autesforços nos méritos evolutivos, almeja receber os benefícios da chegada sem haver percorrido o caminho evolutivo correspondente, buscando ilusoriamente atalhos em cujo percurso fosse possível dispensar a aplicação de autesforços. Podem surgir tentativas vãs de burlar o merecimento por meio de mentiras, enganações, resultados fraudados, usurpação de ideias, bens e produções.
          Atraso. A postura de buscar atalhos não agiliza, pelo contrário, atrasa o alcance do êxito almejado, pois adia a aplicação correta dos autesforços na aquisição das aptidões requeridas para a conquista e, no caso da adoção de recursos escusos, atrasa ainda mais, ao demandar esforços para a recomposição dos prejuízos causados a outrem.
          Mérito. Honrar os próprios méritos significa perseverar nos esforços para o crescente aprimoramento dos próprios resultados evolutivos.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Autoaprovação cosmoética: Autocriticologia; Homeostático.
          03. Binômio neomundividência–orientação existencial: Proexologia; Homeostático.
          04. Bônus parapsíquico: Crescendologia; Homeostático.
          05. Colheita intermissiva: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Colheita intrafísica: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Empenho proexolíneo: Autodeterminologia; Homeostático.
          08. Honorário evolutivo: Meritologia; Homeostático.
          09. Interprisiologia: Grupocarmologia; Nosográfico.
          10. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
          11. Paradoxo da esperteza: Cosmoeticologia; Nosográfico.
          12. Realce extrafísico: Extrafisicologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                   5
             13. Senso do mérito: Autodiscernimentologia; Neutro.
             14. Somatório de esforços: Maxiproexologia; Neutro.
             15. Técnica do trinômio automotivação-trabalho-lazer: Intrafisicologia; Neutro.
  ORTOESFORÇOS FUNDAMENTAM MÉRITOS EVOLUTIVOS.
 ADMITIR ISSO MOTIVA A DEFINIR METAS COSMOÉTICAS,
  TORNAR-SE PERTINAZ PARA ALCANÇÁ-LAS E ADMIRAR
  SINCERAMENTE AS REALIZAÇÕES MERITÓRIAS ALHEIAS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera o empenho pessoal enquanto base da natureza meritocrática da evolução consciencial? Tal consideração ampliou os resultados assistenciais?
             Bibliografia Específica:
             1. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: o Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 1 E-mail; 391 enus.; 1 foto; glos. 200 termos; 1 microbiografia; 19 siglas; 8 tabelas; posf.; 327 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 393 a 424.
             2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexi cográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014.; páginas 56, 155, 1.078, 1.079 e 1.504.
                                                                                                                    A. L.