Binômio Autassediologia-Acidentologia

O binômio Autassediologia-Acidentologia é o estudo do estado ou condição patológica da personalidade incauta e negligente quanto às autopensenizações e ações pessoais, provocadoras de inconveniências no decorrer da existência intrafísica, acarretando acidentes de percurso e atrasos evolutivos.

Você, leitor ou leitora, identifica autassédios frequentes? Quais as providências pertinentes possíveis a tal constatação? Pensa você, com racionalidade, ser possível realizar mudanças relevantes nas manifestações pessoais cotidianas? Admite a possibilidade da autodesassedialidade total e permanente ainda nesta existência respiratória?

      BINÔMIO         AU T AS S E D I OL O GI A - AC I D EN T OL O GI A
                                      (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O binômio Autassediologia-Acidentologia é o estudo do estado ou condição patológica da personalidade incauta e negligente quanto às autopensenizações e ações pessoais, provocadoras de inconveniências no decorrer da existência intrafísica, acarretando acidentes de percurso e atrasos evolutivos.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituido por bis, “dois”, e none, “nome; apelação; palavra; termo; expressão; nome de família; nome próprio; prenome; sobrenome; apelido”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; si mesmo”. O termo assédio deriva do idioma Italiano, assedio, e este do idioma Latim, absedius ou obsidium, “cerco; cilada; assédio”. Apareceu no idioma Italiano, no Século XIII. Surgiu no idioma Português, em 1548. O vocábulo acidente procede também do idioma Latim, accidens, “acidente; acontecimento; o que sucede”. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Binômio pertúrbio-acidente. 2. Consequência acidental da autassedialidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas binômio Autassediologia-Acidentologia, binômio Autassediologia-Acidentologia inconsciente e binômio Autassediologia-Acidentologia consciente são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Binômio Raciocinologia-Profilaxiologia. 2. Binômio Autodesperticidade-Homeostaticologia. 3. Binômio lógica-equilíbrio. 4. Higiene Consciencial. 5. Anticonflitividade. 6. Autorganização funcional. 7. Despertologia. 8. Serenologia.
          Estrangeirismologia: a accident proneness; as suicidal tendencies inconscientes; as imprudences and carelessnesses antissomáticas; a prospective view; o self selfintruded; o Trafarium; o Proexarim; o Autopensenarium; o Despertarium; o Serenarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à profilaxia da Autoparapatologia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Miniassédios geram maxiprejuízos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal autassediado; os rastros autopensênicos negativos; a recorrência dos patopensenes; o predomínio da patopensenidade; a Nosopensenologia; a profilaxia dos pecadilhos pensênicos; a pensenosfera pré-desperta.
          Fatologia: as omissões deficitárias; a autodesorganização; a autocorrupção; o ato de procrastinar tarefas e resolução de problemas; o hedonismo; o comodismo; o boavidismo; o bagulhismo energético; as autossabotagens; os pensamentos mágicos; as reincidências nos lapsos diários; a irritabilidade; os atrasos generalizados; a preguiça física e mental; a boa intenção sem autodiscernimento; os autassédios somáticos, energossomáticos, psicossomáticos e mentaissomáticos; o ato de tirar proveito anticosmoético das falhas alheias (heterassedialidade); o autassediador poder se direcionandar gradualmente para a condição de mega-heterassediador; a autoimprodutividade funcionando na condição de lacuna para o desenvolvimento nosológico da megautassedialidade; os checkups médicos periódicos profiláticos; as estatísticas e posteriores profilaxias dos lapsos, falhas e acidentes de percurso; os autocritérios de segurança; a incorruptibilidade.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o teleguiamento extrafísico amaurótico; a saudade da Baratrosfera; o chamamento evocativo de assediadores extrafísicos; a projeção vexaminosa mostrando didaticamente à conscin pensamentos e hábitos disfuncionais; as paramizades ociosas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo atenção-profilaxia; a evitação do sinergismo desatenção-acidente; o sinergismo patogênico hábitos viciosos–rotinas inócuas.
          Principiologia: o princípio de o autassédio ser a porta de entrada para o heterassédio.
          Codigologia: a necessidade do código pessoal de Cosmoética (CPC) na expurgação da auto e heterassedialidade; o código pessoal da Higiene Consciencial.
          Teoriologia: a teoria do assédio autoprovocado (autassédio); a teoria do assédio consciencial interdimensional; a teoria da recuperação de cons; a teoria da amparalidade meritória; a teoria do bloqueio zero; a teoria do ser desperto; a teoria da desassedialidade permanente total (desperticidade) autoimplementada em 3 anos.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da autovigilância ininterrupta; a técnica do EV; a técnica da retificação imediata do erro identificado; a técnica organizacional de desarrumar arrumando; a técnica das listas de tarefas atualizadas diariamente; a técnica da lista das listas; a técnica do errograma; a técnica da evitação da cultura inútil; a técnica da Megarreverificaciologia; a técnica da autorreflexão de 5 horas realizada frequentemente.
          Voluntariologia: o voluntariado na Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da sinalética energética; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o trio de laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo, Holoteca); o laboratório Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Amparadores Extrafísicos.
          Efeitologia: os efeitos prejudiciais dos autassédios na autoproéxis; os efeitos heterassediadores decorrentes dos autassédios frequentes; os efeitos do desenvolvimento da lucidez através do aumento da autocognição; os efeitos da refratariedade consciencial; os efeitos positivos da autexperiência de vida longeva produtiva.
          Neossinapsologia: as neossinapses decorrentes dos estudos autorreflexivos sobre os autassédios recorrentes; as neossinapes sobre as autofissuras conscienciais (Autopesquisologia).
          Ciclologia: o ciclo interprisiológico da interassedialidade; o ciclo inteligente da interassistencialidade.
          Enumerologia: o atraso; a falha; o esquecimento; a omissão; o percalço; a irritação; a inconveniência. A imprevidência; a negligência; a inadimplência; a displicência; a repetência; a incoerência; a acidência. A autodesassedialidade; a anticonflitividade; a irrepreensibilidade; a amparalidade; a probidade; a responsabilidade; a autoconsciencialidade.
          Binomiologia: o binômio Autassediologia-Acidentologia; o binômio autassédio-heterassédio; o binômio atenção-lucidez; o binômio profilaxia-acalmia; o binômio autodesassédio–inteligência evolutiva (IE); o binômio autassistência-heterassistência; o binômio alteração emocional–Acidentologia; o binômio detalhismo-acuidade; o binômio profilaxia-completismo.
          Interaciologia: a interação autojuízo crítico–autodesassedialidade.
          Crescendologia: o crescendo interprisiológico autassédio-heterassédio; o crescendo higiene física–higiene mental–higiene consciencial; o crescendo consréu–pré-serenão vulgar–isca lúcida–epicon lúcido–ser desperto.
          Trinomiologia: o trinômio atos-fatos-parafatos.
          Antagonismologia: o antagonismo interassédio / interassistência; o antagonismo assediador / amparador; o antagonismo distração / atenção; o antagonismo racionalidade / instintividade; o antagonismo autoimperdoamento / heteroperdoamento; o antagonismo autassédio / autexemplo; o antagonismo açodamento / serenidade.
          Paradoxologia: o paradoxo da consciência poder ser assediadora de si mesma.
          Politicologia: a autocracia; a asnocracia; a corruptocracia; a autolucidocracia; a interassistenciocracia; a proexocracia; a meritocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei da ação e reação; a lei do menor esforço promovendo autassédios; a lei do maior esforço na libertação dos autassédios.
          Filiologia: a proexofilia; a fatofilia; a atenciofilia; a parapsicofilia; a autorraciocinofilia; a autocriticofilia; a disciplinofilia; a metodofilia.
          Fobiologia: a distiquifobia; a verbaciofobia; a raciocinofobia; a disciplinofobia; a tecnofobia.
          Sindromologia: a síndrome da procrastinação; a síndrome da negligência; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do perfeccionismo; a síndrome da autopatopensenidade; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a mania da recorrência teimosa aos atos errôneos; a riscomania.
          Mitologia: o mito de “essas coisas não acontecem comigo”; o mito da perfeição; o mito do momento ideal para se fazer o inadiável.
          Holotecologia: a despertoteca; a sinaleticoteca; a higienoteca; a psicossomatoteca; a metodoteca; a pacificoteca; a prioroteca; a proexoteca; a mnemonicoteca; a atencioteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Autassediologia; a Intraconscienciologia; a Profilaxiologia; a Autopesquisologia; a Consciencioterapia; a Cosmoeticologia; a Autodespertologia; a Lucidologia; a Conscienciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu; a consener; a conscin autassediada; a conscin heterassediadora; o ser racional; o ser autocrítico; a consciência autolúcida; o ser desperto; a consciência interassistencial.
          Masculinologia: o descuidado; o esquecido; o eufórico; o animado; o emocionado; o obnubilado; o nervoso; o irritável; o aflito; o agressivo; o angustiável; o arrogante; o carente; o enciumado; o confuso; o constrangido; o decepcionado; o desanimado; o desapontado; o impaciente; o impulsivo; o intolerante; o invejoso; o magoado; o mal-humorado; o medroso; o nostálgico; o passivo; o preguiçoso; o raivoso; o rancoroso; o assustado; o tímido; o vitimizado; o pré-serenão vulgar; o criterioso; o organizado; o prudente; o correto; o autocoerente; o autopesquisador; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o parapercepciologista; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o homem de ação.
          Femininologia: a descuidada; a esquecida; a eufórica; a animada; a emocionada; a obnubilada; a nervosa; a irritável; a aflita; a agressiva; a angustiável; a arrogante; a carente; a enciumada; a confusa; a constrangida; a decepcionada; a desanimada; a desapontada; a impaciente; a impulsiva; a intolerante; a invejosa; a magoada; a mal-humorada; a medrosa; a nostálgica; a passiva; a preguiçosa; a raivosa; a rancorosa; a assustada; a tímida; a vitimizada; a pré-serenona vulgar; a criteriosa; a organizada; a prudente; a correta; a autocoerente; a autopesquisadora; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a parapercepciologista; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens inattentus; o Homo sapiens autobsessus; o Homo sapiens accidens; o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens energovibratorius; o Homo sapiens despertus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio Autassediologia-Acidentologia inconsciente = a conscin autassediada passando por acidente de percurso, sem lucidez e / ou atitude profilática; binômio Autassediologia-Acidentologia consciente = a conscin autassediada de temperamento riscomaníaco passando por acidentes frequentes e sabendo das implicações de tais atitudes antissomáticas.
          Culturologia: a cultura inútil; a cultura da interassistencialidade; a cultura da tares; a cultura do detalhismo; a cultura da antidispersividade; a cultura da Autorganizaciologia; a cultura da racionalidade; a cultura da Despertologia.
          Acontecimentos. Pelos estudos da Fatologia, eis exemplos de 7 acontecimentos graves decorrentes de falhas, lapsos, enganos e distrações, aqui listados na ordem alfabética:
          1. Esquecimento. Criança de 1 ano de idade dessomada por ter sido esquecida pelo pai no banco traseiro do automóvel por período de 4 horas.
          2. Ferramenta. Técnico de ar condicionado deixa cair chave de fenda do 21 o andar de prédio, na cabeça de homem de 78 anos, provocando corte superficial.
          3. Leite. Bebê prematuro, internado em UTI neonatal, é alimentado e medicado através de sonda. Auxiliar de enfermagem se confunde e a criança recebe 10 ml de leite na veia, levando-a a óbito.
          4. Pescador. Pescador de 51 anos limpando o pescado, vê peixe diferente entre as sardinhas e com as mãos ocupadas tenta imobilizá-lo com a boca. No entanto, a falta de dentes levou o peixe a escorregar, entalar na garganta e asfixiar o homem, levando-o à dessoma.
          5. Porta. Minutos após a decolagem, avião com 47 pessoas se encontrava a 1.000 pés de altura (304,8 metros), quando o comissário de bordo mexe na alavanca da porta de entrada, causando a abertura em pleno voo. O avião retorna imediatamente ao aeroporto e pousa sem vítimas.
          6. Pouso. Comandante digita o curso de voo errado e somente percebe a falha após voar por período superior ao estimado do tempo total de voo. Faz pouso forçado na selva provocando a dessoma de 12 pessoas.
          7. Taxista. Motorista de táxi avança sinal vermelho de alerta de decolagem e passa por trás da cabeceira da pista em aeroporto no qual avião aguardava autorização para decolar. O deslocamento do ar causado pelo acionamento das turbinas fez o veículo ser lançado contra pedras, causando acidente quase fatal ao taxista.
          Profilaxiologia. A autorganização teática, o senso de prioridade cosmoética e a autopesquisa funcional são posturas profiláticas adequadas a serem adotadas pela consciência na prevenção aos autassédios. Pré-organização é profilaxia.
          Errologia. Para a conscin desejosa do refinamento da acuidade no caminho da Autodespertologia, a técnica do errograma é recurso auxiliador no levantamento de pequenas, médias e grandes falhas cometidas, com o intuito de ampliar o autoconhecimento e gradualmente eliminar tais ações inoportunas.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio Autassediologia-Acidentologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Assedin: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Assédio bioquímico: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          04. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro.
             05.   Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
             06.   Bloqueio zero: Autodesassediologia; Homeostático.
             07.   Esquecimento trágico: Holomemoriologia; Nosográfico.
             08.   Interassedialidade: Grupocarmologia; Nosográfico.
             09.   Lucidologia: Autoconscienciologia; Homeostático.
             10.   Micrassediador invisível: Parapatologia; Nosográfico.
             11.   Miniacidente: Acidentologia; Nosográfico.
             12.   Minifalha: Parapatologia; Nosográfico.
             13.   Recurso pró-desperticidade: Despertologia; Homeostático.
             14.   Taxologia das falhas: Experimentologia; Nosográfico.
             15.   Técnica dos 100 procedimentos: Autexperimentologia; Homeostático.
 AS IRRACIONALIDADES SUBCEREBRAIS MANIFESTAS NAS
 CONSCINS (HUMANIDADE) E CONSCIEXES (PARA-HUMANIDADE) TÊM INFLUÊNCIA DIRETA NO ASSÉDIO CONSCIENCIAL AUTOPROVOCADO, SENDO CONSCIENTE OU NÃO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, identifica autassédios frequentes? Quais as providências pertinentes possíveis a tal constatação? Pensa você, com racionalidade, ser possível realizar mudanças relevantes nas manifestações pessoais cotidianas? Admite a possibilidade da autodesassedialidade total e permanente ainda nesta existência respiratória?
             Bibliografia Específica:
             01. Caramante, André; Criança morre após Ser deixada por quase 4h pelo Pai; Reportagem; Folha de S. Paulo; Jornal; Diário; Ano 87; N. 28.425; Seção: Cotidiano; São Paulo, SP; 13.04.07; página C3.
             02. Destak Jornal; “Um Erro desses nem um Analfabeto faria”, diz Pai; Reportagem; Diário; 1 foto; São Paulo, SP; 10.11.11; página 7.
             03. Freitas, Adriana; Voo forçado no Aeroporto: Taxista avança Sinal atrás da Cabeceira da Pista do Santos Dumont na Decolagem de Boeing, e Carro é jogado nas Pedras da Baía; Reportagem; O Dia; Jornal; Diário; Ano 51; N. 18.131; Seção: Geral; 1 foto; 2 ilus.; 1 mapa; Rio de Janeiro, RJ; 31.01.02; página 3.
             04. Gazeta do Povo; Redação; Pescador morre ao Engolir Peixe Vivo; Reportagem; Jornal; Diário; Ano 83; N. 26.107; Curitiba, PR; 14.04.01; capa do caderno.
             05. Souza, Patrícia Melo; Agora, foi uma Chave de Fenda; Reportagem; O Dia; Jornal; Diário; Ano 52; N. 18.262; Seção: Geral; 3 fotos; Rio de Janeiro, RJ; 11.06.02; página 3.
             06. Veja; Redação; O Drama dos Sobreviventes do Boeing que caiu na Selva; Reportagem; Revista; Semanário; Ed. 1.096; Ano 22; N. 36; Capa; 15 fotos; 5 ilus.; 1 mapa; São Paulo, SP; 13.09.89; páginas 44 a 55 e capa (chamada).
             07. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; Ed. Princeps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 565 e 566.
             08. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 130.
             09. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 472.
             10. Zero Hora; Porta de Avião se abre em Voo; Reportagem; Jornal; Diário; Ano 38; N. 13.373; Seção: Geral; 5 ilus.; 1 mapa; Porto Alegre, RS; 04.04.02; página 42.
                                                                                                                           J. P.