Bem-Estar

O bem-estar é o estado íntimo resultante da satisfação das necessidades naturais com a reunião das condições físicas, extrafísicas e morais capazes de facultar a existência agradável da conscin plenamente satisfeita com a própria sensação de segurança, conforto e tranquilidade.

Você, leitor ou leitora, desfruta de bem-estar ou malestar na vivência da existência multidimensional da própria intraconsciencialidade? Desde quando?

      Enciclopédia da Consci enciologia                                                                   1
                                           BEM-ESTAR
                                 (HOMEOSTATICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O bem-estar é o estado íntimo resultante da satisfação das necessidades naturais com a reunião das condições físicas, extrafísicas e morais capazes de facultar a existência agradável da conscin plenamente satisfeita com a própria sensação de segurança, conforto e tranquilidade.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo bem deriva do idioma Latim, bene, “bem; vantajosamente; excelentemente; convenientemente; felizmente; prosperamente; eficazmente; de modo sensato”. Surgiu no Século XIII. O termo estar procede também do idioma Latim, estare, “estar de pé, em posição vertical, firme; estar imóvel; manter-se parado; parar; conservar-se ao lado de; guardar fidelidade a”. Apareceu no Século XI.
          Sinonimologia: 01. Bel-prazer; bem-bom; boa forma. 02. Bem-aventurança. 03. Comodidade; conforto. 04. Comprazimento. 05. Contentamento. 06. Deleite. 07. Descanso. 08. Euforia; euforin; regozijo. 09. Epicurismo; felicidade; hedonismo; prazer; primener; satisfação; tranquilidade. 10. Serenologia.
          Neologia. As duas expressões compostas bem-estar pessoal e bem-estar grupal são neologismos técnicos da Homeostaticologia.
          Antonimologia: 01. Malestar. 02. Carência; desconforto. 03. Acenestesia. 04. Desdita; infelicidade; tristeza. 05. Aborrecimento; atribulação; crise. 06. Aflição; afligimento; angústia; ansiedade; desagrado; desassossego; inquietação. 07. Constrangimento; contrariedade; infelicidade; insatisfação; sofrimento. 08. Desgosto; desprazer; disforia; dissabor; enfado; gastura; mágoa. 09. Melin; ressaca. 10. Melex.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à homeostase somática.
          Holofilosofia: a Filosofia do máximo bem-estar para o número máximo de consciências.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da homeostase holossomática; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o bem-estar; o bem-estar animal; o bem-estar social; as fontes intrafísicas de bem-estar; o estado de bem-estar; a situação agradável do soma e da consciência; a autorresponsabilidade na instalação do bem-estar pessoal; a autorresponsabilidade na contribuição para o bem-estar social; a existência confortável; a motivação altruísta; a alegria de viver; a vida sadia e higiênica; a conquista do pé-de-meia; a posse dos haveres suficientes para a comodidade da vida; a eutenia; a evitação inteligente do comodismo regressivo; as atribulações, vicissitudes e percalços da vida humana colocados em plano secundário, na condição de crises de crescimento necessárias à evolução consciencial.
          Parafatologia: o bem-estar parapsíquico; o parabém-estar; a euforex; as fontes extrafísicas de bem-estar; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático e revigorante; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os banhos energéticos; a volitação extrafísica; a gratificação gerada pelas práticas assistenciais, diárias, da tenepes.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do bem-estar.
          Codigologia: a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC) propiciando o bem-estar cosmoético.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos do bem-estar holossomático na otimização da autevolução.
          Ciclologia: o ciclo bem-estar–malestar extinto na Serenologia.
          Enumerologia: o bem-estar íntimo; o bem-estar coletivo; o bem-estar cosmoético; o bem-estar interassistencial; o bem-estar emocional; o bem-estar intelectual; o bem-estar profissional.
          Binomiologia: o binômio saúde–bem-estar; o binômio autodesperticidade–bem-estar holossomático.
          Interaciologia: a interação bem-estar–inteligência evolutiva (IE); a interação bem-estar consciencial–bem-estar coletivo.
          Crescendologia: o crescendo euforin-primener-cipriene.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio vontade-intenção-autorganização; o trinômio dieta saudável–sono repousante–ginástica moderada.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Antagonismologia: o antagonismo bem-estar / melin.
          Politicologia: a cosmocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço na instalação e manutenção do bem-estar geral.
          Filiologia: a evoluciofilia; a vivenciofilia.
          Holotecologia: a evolucioteca; a interassistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Harmoniologia; a Psicossomatologia; a Energossomatologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmossofia; a Euforismologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens effusivus; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens orthopensenicus. Enciclopédia da Consci enciologia                                                                 3


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: bem-estar pessoal = o estado de satisfação geral da conscin; bem-estar grupal = o estado de satisfação geral do grupo evolutivo.
          Culturologia: a cultura do bem-estar ou da Harmoniologia.
          Inautenticidade. A expressão espanhola “un raro bienestar” foi considerada redundante pelo conhecido jornalista Juan José Millás (1946–).
          Etiologia. A etiologia do bem-estar deriva, antes de tudo, da homeostase do holossoma da conscin.
          Taxologia. Há vários tipos de bem-estar das pessoas. O bem-estar do malandro carioca, de bem com a vida, dentro de relativa penúria, é bem diverso do bem-estar do bilionário Bill Gates (1955–), sempre preocupado com a Tecnologia, a competitividade, e o monopólio comercialindustrial. Apesar dos pesares, “o rico ri à toa.”
          Diversificação. Contudo, há outras categorias diversas de bem-estar íntimo, por exemplo, estas duas:
          1. Cosmoética. O orgasmo vivenciado pelos parceiros da dupla evolutiva é satisfação íntima fugaz, mas cosmoética, intraconsciencial.
          2. Anticosmoética. A bebedeira é satisfação íntima fugaz, mas anticosmoética, pois o bêbado ultrapassa o próprio íntimo e torna-se desagradável para os outros.
          Ambiguidade. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 grupos sociais ambivalentes capazes de atuar tanto como núcleos de sabedoria quanto na condição de coleiras sociais do ego, evidenciando a ambiguidade da condição do bem-estar social:
          1. Assembleias religiosas.
          2. Associações de bairro.
          3. Associações profissionais.
          4. Clubes esportivos.
          5. Grêmios estudantis.
          6. Partidos políticos.
          7. Sindicatos.
          Qualidade. A qualidade evolutiva do bem-estar da conscin é tudo. Nada vale a boa vida não produtiva de alguém em favor da autevolução e da evolução dos demais. Tal estado é tão somente automimese dispensável, inoportuna e danosa.
          Produtividade. A vida humana, ao modo de reciclagens e exames conscienciais contínuos, não é fácil para ninguém. Devemos desconfiar sempre do próprio bem-estar, atentos à produtividade em relação à consecução da proéxis.
          Explicitação. Tanto o bem-estar, o malestar e a primener podem ser estados conscienciais explícitos ou implícitos.
          Confor. O estado de satisfação da conscin, antes de tudo, é íntimo, subjetivo, de conteúdo. O bem-estar da forma, pode ser apenas a manutenção das aparências a fim de a pessoa viver melhor com os outros. Na prática, não raramente, a teoria é outra. Este aspecto do confor, quanto ao bem-estar, deve estar relacionado à assistencialidade interconsciencial.
          Técnicas. Na análise das técnicas para aumentar o bem-estar das pessoas não se pode deixar de fora a bajulação capaz de aumentar a sensação de bem-estar no bajulado.
          Primatologia. No entanto, a atitude da bajulação (puxa-saquismo) tem causas biológicas, pois o ato de reverência já é comum entre chimpanzés. O líder do grupo aceita ser coçado como homenagem julgada merecida.
          Cinologia. Também, a cadela mais frágil, habitualmente, cata as pulgas da cadela mais enérgica e forte no dia a dia do canil.
          Regressão. A bajulação deve ser incluída na arte da sedução como regressão da conscin à própria experiência evolutiva na condição de ser subumano. A pessoa, neste caso, em múltiplas ocasiões, volta a ter reações de cadela.
          Identificação. A identificação com a subumanidade sobressai, por exemplo, destes 2 fatos:
          1. Símio. O chimpanzé ao fazer a reverência oferece objetos como folhas e gravetos ao líder.
          2. Homem. O homem ao fazer a reverência oferece objetos como bebidas importadas, presentes e mimos ao chefe.
          Competição. Entre todos os seres vivos, a bajulação ou o ato de se obter maior simpatia de alguém é elogio dotado de propósito: a forma disfarçada de competição capaz de evitar o confronto direto.
          Profissionais. É fácil encontrar bajuladores profissionais no universo dos lobismos.
          História. Na Grécia Antiga, a bajulação era considerada ameaça à democracia.
          Arte. Os retratistas, ou os pintores, pintando o visual e o busto das pessoas, até hoje ainda retratam os indivíduos mais belos se comparados à realidade crua. É a Estética Artística.
          Adoração. A fé, a adoração religiosa ou a idolatria, correntemente é ato de bajulação, não raro negocista, ao Criador ou à Deus.
          Desconfiança. Em geral não se tem confiança na pessoa bajuladora. A bajulação excessiva ou exagerada evidencia subserviência, baixa estima, insegurança e a necessidade constante de aprovação do outro.
          Projeto. Consoante a Assistenciologia, todo projeto incentivando o bem-estar social ou a mudança para melhor da vida das conscins (“Projeto Sossego”, com produtividade) deve merecer, racionalmente, os maiores aplausos e apoios.
          Cosmoeticidade. Pela Cosmoeticologia, a base fundamental para a manutenção homeostática do bem-estar da conscin é a consciência cosmoética tranquila, correspondente ao cumprimento natural dos próprios deveres e direitos relativos à consecução razoável da autoproéxis.
          Direitologia. Sob a ótica da Evoluciologia, o ato de se procurar o bem-estar pessoal, a sobrevivência humana ou de se ter satisfação com a própria vida, nada tem de errado sendo natural quando não atinge os direitos das demais consciências, os colegas de evolução grupocármica, os compassageiros evolutivos.
          Serenologia. Na análise da Extrafisicologia, existe o parabém-estar, em bases extrafísicas, além da euforex, supondo-se ser esta a condição da serenidade do Homo sapiens serenissimus.
          Voliciologia. Pelos conceitos da Holossomatologia, a qualidade dos desejos da conscin qualifica o próprio bem-estar. Em outras palavras: a homeostase do holossoma depende da vontade, o poder máximo da consciência. Nenhuma condição de bem-estar pessoal, duradouro, se assenta em outrem, conforme explicitam 2 fatos:
          1. Serenidade. A serenidade do Homo sapiens serenissimus, dentro da Serenologia, independe dos pré-serenões. Mera questão evolutiva.
          2. Assistencialidade. O assistente é o primeiro a ser assistido, de acordo com os princípios da Interassistenciologia. Outra expressiva questão evolutiva.
          Elementos. Do ponto de vista da Intrafisicologia, o bem-estar, quando social ou grupocármico, exige a inclusão de múltiplos elementos ao modo destes 4, listados na ordem funcional:
          1. Necessidades. Atendimento às necessidades básicas, por exemplo, estas 7: alimentação, habitação, instrução, serviços, transportes, comunicações e assistência social.
          2. Segurança. Condição de segurança interna e externa.
          3. Prosperidade. Participação equitativa no rateio da prosperidade geral.
          4. Status. Nível de vida (status social) compatível com a dignidade humana. Enciclopédia da Consci enciologia                                                                 5
          Prospectivologia. Segundo a Paracronologia, a Prospectiva, desde já, anuncia os fatos a ocorrerem algum dia na melhoria e ampliação do bem-estar do Homem, nesta Escola-Hospital da Terra, sempre em evolução, por intermédio de 11 fatores, aqui dispostos na ordem alfabética:
          01. Belicismo. Eliminação das despesas com armamentos.
          02. Botânica. Replantio das florestas e da vida vegetal.
          03. Ciência. Colocação da Ciência e da Tecnologia a serviço da Justiça.
          04. Culturas. Abertura às culturas dos outros, eliminando os idiotismos culturais lavadores de cérebros.
          05. Democracia. Burilamentos da democracia além dos sistemas hierárquicos, corporativismos e lobismos.
          06. Energias. Desenvolvimento de energias próprias.
          07. Pobreza. Supressão da pobreza por toda parte.
          08. Riquezas. Compartilhamento do imenso potencial dos seres humanos e das riquezas terrestres.
          09. Saúde. Favorecimento prioritário da saúde e da educação.
          10. Universalismo. Aprendizagem do modo de pensar globalmente sob a ótica do Universalismo e da megafraternidade.
          11. Vizinhos. Convivência pacífica com os vizinhos, exaltando a amizade e o amor fraterno.
          Evolutividade. Segundo a Parapatologia, o bem-estar da conscin deve ser o estado natural, sadio e evolutivo perante o outro estado, patológico, do cultivo da dor, do sofrimento ou do masoquismo.
          Bioquímica. O bem-estar bioquímico é armadilha: de início oferece a euforia temporária, depois, a dependência em geral para sempre, e sempre mortífera.
          Alcoólatra. Quem foi alcoólatra ou drogadito cronicificado, vai dessomar alcoólatra ou drogadito. A pessoa deixa a dependência, ao mesmo tempo mental e química, contudo não pode ingerir bebida alcoólica ou drogas nunca mais. Há de viver se policiando o tempo todo quanto aos próprios impulsos estratificados.
          Paraconvivialidade. No universo da Parassociologia, a condição do bem-estar pode ser classificada em 2 sentidos:
          1. Holossomático. O bem-estar somático, fisiológico e parafisiológico, da homeostase holossomática individual, ou a condição orgânica da saúde pessoal razoável (Egocarmologia).
          2. Grupocármico. O bem-estar grupocármico com a tônica predominantemente social, referindo-se ao conjunto de elementos indispensáveis para o grupo humano alcançar a consciência da própria realização, com ausência aceitável de frustrações coletivas (Grupocarmologia, welfare state).
          Permanência. De acordo com a Serenologia, o estado de bem-estar pode ser permanente, condição ainda rara para os pré-serenões.
          Raridade. A rigor, em relação aos pré-serenões, tudo relativo ao Homo sapiens serenissimus é, racionalmente, raro.
          Penetração. Quem renasce na Terra deriva da intimidade do ser humano, ou seja: da mãe. É da natureza humana ou do ser social sentir a necessidade de penetrar na intimidade ou microuniverso consciencial da outra pessoa e deixar-se penetrar pela pessoa. Daí nascem duas condições diferentes:
          1. Amor. Se a intencionalidade é de alta qualidade gera até o amor romântico, real, inspirador da criação da dupla evolutiva, condição de bem-estar a 2, frutífera quanto à proéxis.
          2. Possessividade. Se a intencionalidade é de baixa qualidade gera até a possessividade, ou a autocracia, detonadora da condição da possessão interconsciencial, a pior doença assoberbando a Humanidade.
           Grupalidade. Do ponto de vista grupal, sobrevém as mesmas situações intrafísicas nas quais os seres sociais formam a teia de laços interiores e entrecruzamentos geradores dos instrumentos para as conscins se realizarem, e logicamente viverem melhor, na condição de seres humanos.
           Grupúsculos. A partir da autorganização ou disciplina pessoal de cada elemento social, as organizações exteriores compõem grupos, grupúsculos e grupelhos, também subordinados a duas condições inevitáveis:
           1. Cosmoéticos: ou abridores sadios do caminho da megafraternidade.
           2. Anticosmoéticos: ou abridores patológicos do caminho das interprisões grupocármicas.
           Teste. Quem pertence a alguma destas agremiações, tribos ou miniagrupamentos, antes de tudo, racionalmente, há de avaliar com lucidez o nível da vantagem alcançada pela participação em relação ao próprio bem-estar pessoal, familiar ou grupocármico, quanto à evolução de todas as consciências.
           Autesforços. Há consciexes parapsicóticas esperando, com os braços cruzados, há séculos, pelo bem-estar íntimo, o qual jamais chega pois depende dos autesforços.
           Evolução. Em princípio, todo bem-estar durável, na intimidade do microuniverso da conscin, depende do nível do desenvolvimento da própria inteligência evolutiva.
           Boca. Consoante a Somatologia, a boca é o instrumento de medida mais vulgar do bem-estar. Os infelizes vivem sempre apertando os lábios. Os felizes estão sempre de boca aberta, seja sorrindo ou gargalhando.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o bem-estar, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Aconchego: Psicossomatologia; Neutro.
           02. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro.
           03. Amizade interativa: Conviviologia; Neutro.
           04. Amor doador: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           05. Antagonismo bem-estar / malestar: Psicossomatologia; Neutro.
           06. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
           07. Euforin: Psicossomatologia; Neutro.
           08. Harmoniologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
           09. Pico máximo da inteligência: Mentalsomatologia; Homeostático.
           10. Primener: Energossomatologia; Homeostático.
        QUANDO FALAMOS SOBRE A PAISAGEM ALEGRE
       É TÃO SOMENTE O RECURSO POÉTICO EXTERNO.
        A VERDADEIRA ALEGRIA E O BEM-ESTAR ESTÃO
      NA INTIMIDADE DO MICROUNIVERSO CONSCIENCIAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, desfruta de bem-estar ou malestar na vivência da existência multidimensional da própria intraconsciencialidade? Desde quando?
           Bibliografia Específica:
           01. Alves, Maria Elisa; & Marinho, Antônio; A Química da Felicidade (Riscos das Drogas que produzem Bem-estar Bioquímico); O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXV; N. 24.405; Caderno: Jornal da Família; 1 ilus.; glos. 7 termos; Rio de Janeiro, RJ; 25.06.2000; capa do caderno (manchete) e página 2. Enciclopédia da Consci enciologia                                                                                              7
             02. Baptista, Martha; Fundação financia quem tenha Projeto para Bem-estar Social (Fundação Ashoka); Jornal do Brasil; Diário; Seção: Nacional; Rio de Janeiro, RJ; 10.05.87; página 17.
             03. Caruso, Marina; A Arte de Puxar o Saco (Livro & História da Bajulação); IstoÉ; Revista; Semanário; N. 1.641; Seção: Comportamento; 1 enu.; 2 fotos; 1 ilus.; São Paulo, SP; 14.03.01; páginas 56 e 57.
             04. Castro, Roberto C. G.; Ideias para o Bem-estar da Criança; Jornal da USP; Semanário; Ano XV; N. 529; Seção: Encontro; 1 foto; 1 ilus.; São Paulo, SP; 06 a 12.11.2000; página 7.
             05. Chiara, Márcia de; Escandinávia usa a Tecnologia para o Bem-estar (Banda Larga, Internet & Celular); O Estado de S. Paulo; Jornal; diário; Ano 122; N. 39.262; Caderno: Economia; Seção: Nova Economia; 1 enu.; 1 foto; 1 tabela; São Paulo, SP; 16.04.01; página B 9.
             06. Close, Barbara; Well Being: Rejuvenating Recipes for Body and Soul; 168 p.; 6 caps.; ilus.; 25 refs.; alf.; 20 x 18 cm; enc.; sob.; Chronicle Books; San Francisco, CA; EUA; 2000; páginas 11 a 16.
             07. Dantas, R. O.; Otimismo em Gotas; 222 p.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Edições Otimistas; São Paulo, SP; S. D.; páginas 71 a 85.
             08. Erhard, Ludwig; Bem-estar para Todos (Wohlstand für Alle); trad. Ana de Freitas; 376 p.; 16 caps.; enu.; 39 estatísticas; 4 fotos; 4 gráfs.; 17 ilus.; 3 tabs.; 82 refs.; 3 apênds.; 19 x 12 cm; br.; Livraria Bertrand; Lisboa; Portugal; S. D.; páginas 239 a 253.
             09. Ferraz, Janete Leão; Projeto Sossego (Saída da Metrópole para o Campo ou Praia); IstoÉ; Revista; Semanário; N. 1.534; Seção: Qualidade de Vida; 4 ilus.; São Paulo, SP; 24.02.99; página 54.
             10. Folha de Mayrink; Editorial; Desenvolvimento Local e Bem-estar; Jornal; Diário; Ano VII; N. 362; Seção: Editorial; Mairinque, SP; 06.01.01; página 2.
             11. Folha de S. Paulo; Redação; Mexa-se: Um Guia de Atividades para seu Bem-estar; Antologia; Jornal; Diário; Caderno: Especial; 2 gráfs.; 2 ilus.; São Paulo, SP; 27.11.97; páginas 1 a 12.
             12. Folha do Paraná; Redação; O Importante é o Bem-estar (Turismo); Jornal; Diário; Ano 52; N. 15.091; Caderno: Turismo; 1 foto; Londrina, PR; 12.03.01; página 2.
             13. Golan, Ralph; Optimal Wellness; X + 534 p.; 22 caps.; enu; ilus.; notas; alf.; 27,5 x 21,5 x 3,5 cm; br.; Ballantine Books; New York, NY; Outubro, 1995; páginas 7 a 15.
             14. Gualdoni, Fernando; El Futuro del Bienestar Social (Libro: Las Estructuras del Bienestar en Europa); El País; Tabloide; Diário; Ano XXV; N. 8.548; Caderno: Negocios; Seção: Libros; 1 ilus.; Madrid; Espanha; 15.10.2000; página 4.
             15. Gullo, Carla; & Pereira, Cilene; Felicidade faz Bem (Bom Humor, Dieta Saudável & Exercícios); IstoÉ; Revista; Semanário; N. 1.501; 2 enus.; 11 ilus.; São Paulo, SP; 08.07.98; capa e páginas 78 a 82.
             16. Junqueira, Eduardo; Melhorou, e Muito (OMS: O Mundo Nunca teve Expectativa de Vida tão Boa); Veja; Revista; Semanário; Seção: Saúde; 4 gráfs.; 1 ilus.; São Paulo, SP; 27.05.98; páginas 106 e 107.
             17. Klinger, Karina; Spas são Shopping Centers do Bem-estar; Folha de S. Paulo; Jornal; Diário; Ano 80; N. 26.160; Caderno: Equilíbrio; 13 fotos; São Paulo, SP; 16.11.2000; Capa do caderno (manchete) e páginas 10 a 13.
             18. Leal, Gláucia; Bajuladores estão em Todo Lugar. Até em Livro (Richard Stengel: Você é o Máximo A História do Puxa-Saquismo; Bajulação & Bem-estar); O Estado de S. Paulo; Jornal; Diário; Ano 122; N. 39.219; Seção: Comportamento; 2 enus.; 2 fotos; 1 ilus.; São Paulo, SP; 04.03.01; página C 8.
             19. Leite, Celso Barroso; O Século do Lazer; 128 p.; 9 caps.; 114 refs.; alf.; 21 x 13,5 cm; br.; Editora LTR; São Paulo, SP; 1995; páginas 60 a 70.
             20. Leite, Rogério C. de Cerqueira; A Universidade e o Bem-estar Social; Folha de S. Paulo; Jornal; Diário; Seção: Ciência; 1 ilus.; São Paulo, SP; 14.04.89; página G – 3.
             21. Lopes, Adelia Maria; Leituras para o Bem-Estar; O Estado do Paraná; Jornal; Diário; Ano 50; N. 14.998; Seção: Almanaque; 5 ilus.; Curitiba, PR; 06.02.01; página 18.
             22. Millás, Juan José; Un Raro Bienestar (Uma Expressão Redundante; Desconhecimento da Serenologia); El País; Tabloide; Diário; Ano XXV; N. 8.541; Caderno: Madrid; 1 ilus.; Madrid; Espanha; 10.10.2000; página 2.
             23. Ornstein, Robert; & Sobel, David; De Prazer Também se vive: Propostas Positivas Sobre o Papel do Prazer na Saúde Física e Mental (“Healthy Pleasures”); trad. Vera Whately; 328 p.; 15 caps.; 6 tabs.; refs. caps.; 21 x 14 cm; br.; Editora Best Seller; São Paulo, SP; S. D.; páginas 15 a 38.
             24. Parcias, Cíntia; A Onda do Bem-estar Zen (Alimentação & Práticas Relaxantes); Jornal do Brasil; Diário; Caderno: Vida; 4 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 08.11.98; capa do caderno (manchete) e página 2.
             25. Pratas, Fernanda; Bem-estar Infinito (Isabelle Eberhardt); Xis; Revista; Semanário; Correio da Manhã; Edição 7.871; Seção: Coisas Comuns; 1 ilus.; Lisboa; Portugal; 02.12.2000; páginas 12 e 13.
             26. Ribeiro, Fabiana; Política do Bem-estar (Empresas: Terapias & Ginástica para Melhorar Produtividade); O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXVI; N. 24.574; Caderno: Boa Chance; 1 enu.; 3 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 10.12.2000; capa do caderno (manchete) e página 3.
             27. Ribeiro, Joana; Bem-estar da População é Prioridade (Vigilância Sanitária do Município de Cascavel); Gazeta do Paraná; Jornal; Diário; Ano X; N. 2.983; Caderno: Cascavel; 1 foto; Cascavel, PR; 27.01.01; capa do caderno.
             28. Sarmento, Luiz Carlos; Um Homem enriquece prometendo aos Doentes Saúde e Bem-estar (Charlatão: Pai João); O Globo; Jornal; Diário; Seção: Grande Rio; 4 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 25.04.76; página 24.
             29. Silva, Aníbal Moacir da; Estufa do Bem-estar (Heterocrítica à Indiferença); Jornal VS (Vale dos Sinos, RS); Ano XLII; N. 6.434; Seção: Opinião; São Leopoldo, RS; 19.11.99; página 4.
             30. Tiger, Lionel; A Busca do Prazer (The Pursuit of Pleasure); trad. Clóvis Marques; 258 p.; 7 caps.; refs. caps.; 21 x 14 cm; br.; Editora Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 1993; páginas 1 a 28.
             31. Varella, Flávia; Mansur, Alexandre; Villela, Ricardo; Prestes, Cristina; & Mari, Juliana de; Riqueza Escondida (Bem-estar no Interior do Brasil); Reportagem; Veja; Revista; Semanário; Ed. 1.564; Ano 31; N. 37; 4 estatísticas; 4 ilus.; São Paulo, SP; 16.09.98; páginas 118 a 122.