O antagonismo bem-estar / malestar é a posição, situação, ação ou manifestação da dualidade da oposição do emocionalismo íntimo da conscin, na vida intrafísica ou multidimensional, perante o imperativo da consecução da programação existencial (proéxis).
Em você predomina a satisfação ou a insatisfação perante a vida? Já pensou em reciclar algum autoposicionamento quanto ao bem-estar pessoal?
ANTAGONISMO BEM-ESTAR / MALESTAR
(PSICOSSOMATOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. O antagonismo bem-estar / malestar é a posição, situação, ação ou manifestação da dualidade da oposição do emocionalismo íntimo da conscin, na vida intrafísica ou multidimensional, perante o imperativo da consecução da programação existencial (proéxis).
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O termo antagonismo deriva do idioma Francês, antagonisme, e este do idioma Grego, antagonisma, “antagonismo; oposição; contrariedade”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo bem procede do idioma Latim, bene, “bem; vantajosamente; convenientemente; felizmente”. Apareceu no Século XIII. A palavra estar provém igualmente do idioma Latim, stare, “estar em pé; em posição vertical; firme”. Surgiu no Século XI. O elemento de composição mal procede do mesmo idioma Latim, male, “mal”.
Sinonimologia: 1. Contraposição felicidade / infelicidade. 2. Contraponto satisfação–insatisfação. 3. Incompatibilidade bem-estar / malestar. 4. Dicotomia bem-estar / malestar.
Neologia. As 3 expressões compostas antagonismo bem-estar / malestar, miniantagonismo bem-estar / malestar e maxiantagonismo bem-estar / malestar são neologismos técnicos da Psicossomatologia.
Antonimologia: 1. Conciliação bem-estar / vida humana. 2. Concordância bem-estar /
proéxis.
Estrangeirismologia: o dia atípico de upgrade; o dia atípico de breakdown; o hobby.
Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao equilíbrio intraconsciencial.
Holofilosofia: a Filosofia do máximo de bem-estar para o número máximo de consciências.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal do equilíbrio intraconsciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade.
Fatologia: a ambiguidade pessoal; o bambúrrio; a tenepes; o macrossoma; a felicidade pessoal; o conforto; a tranquilidade; a existência agradável; a satisfação física; a satisfação moral; a comodidade da vida pessoal; o otimismo; o prazer; o lazer; a diversão; a música; o esporte; o supervigor; a exuberância; o bom humor; o constrangimento; o mau humor; o pessimismo; a distimia; a indisposição; os riscos; os percalços; as vicissitudes; as adversidades; o porão consciencial; a autovitimização; a autoconfiança; a autossegurança; a autossuficiência; os sentidos opostos; as direções contrárias; as rivalidades; a competitividade; a eudemonia cosmoética; a eutimia; o hedonismo; a homeostase mentalsomática; o bem-estar completo, físico, mental, social e consciencial.
Parafatologia: a ofiex; os acidentes de percurso parapsíquicos.
III. Detalhismo
Colegiologia: o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
Enumerologia: a afetividade; a autodisponibilidade; a autocriticidade; a vivacidade; a serenidade; a maturidade; a psicomotricidade. A pessoa feliz da vida; com asas nos pés; em estado de graça; no mar de rosas; no sétimo céu; seguindo com o pé direito; fechando a vida com chave de ouro.
Antagonismologia: o antagonismo bem-estar / malestar; o antagonismo Profilaxia / hipocondria; o antagonismo racionalidade / obtusidade; o antagonismo consciencialidade / inconsciencialidade; o antagonismo comprazimento / desprazimento.
Filiologia: a neofilia.
Holotecologia: a correlacionoteca; a proexoteca; a conflitoteca; a psicossomatoteca.
Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Perdologia; a Nosografia; a Parapatologia; a Sexossomatologia; a Vivenciologia; a Evoluciologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a isca humana lúcida; a isca humana inconsciente.
Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o cidadão.
Femininologia: a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a cidadã.
Hominologia: o Homo sapiens felix.
V. Argumentologia
Exemplologia: miniantagonismo bem-estar / malestar = o ato de morder na própria língua; maxiantagonismo bem-estar / malestar = a tentativa pessoal de suicídio.
Taxologia. Sob a ótica da Psicossomatologia, eis, na ordem alfabética, 33 condições de bem-estar e as 33 condições de malestar correspondentes:
Tabela – Antagonismo Bem-estar / Malestar
Nos Bem-estar Pessoal Malestar Pessoal
01. Ação lícita benfeitora Ação ilícita malfeitora
02. Autocoerência (Coerenciologia) Autoincoerência
03. Autoconfiança Autorressentimento
04. Autogestação consciencial (Gescon) Antigestação consciencial
05. Autoincorruptibilidade (Cosmoeticologia) Autocorrupção
06. Benignidade pessoal Malignidade pessoal
07. Cipriene pessoal Anticipriene pessoal
08. Código pessoal de Cosmoética (CPC) Anticosmoética pessoal
09. Completismo existencial (Compléxis) Incompletismo existencial
10. Condição da mão na mão Condição da canga no pescoço
11. Cordialidade pessoal (Conviviologia) Hostilidade pessoal (Alienação)
12. Desassédio pessoal (Desassediologia) Heterassédio pessoal
13. Diploma: conhecimento Apedeutismo: ignorância
14. Estado da desperticidade Estado da assedialidade medíocre
Nos Bem-estar Pessoal Malestar Pessoal
15. Euforia intrafísica (Euforin) Melancolia intrafísica (Melin)
16. Extrapolacionismo evolutivo Mesmice existencial (Mesméxis)
17. Fartura consciencial (Large) Miséria consciencial (Miserê)
18. Fortaleza pessoal (Coragem) Pusilanimidade pessoal
19. Homeostasia holossomática Parapatologia holossomática
20. Inversão existencial (Invéxis) Antinversão existencial
21. Liberdade pessoal (Livre arbítrio) Sujeição pessoal (Determinismo)
22. Maxiprimener: happy day Antiprimener: bad day
23. Mente libertária (Voluntariado) Mente reprimida (Minidissidência)
24. Neofilia (Abertismo consciencial) Neofobia (Fechadismo consciencial)
25. Pacifismo (Evoluciologia) Belicismo (Interprisiologia)
26. Parceiro de dupla evolutiva Autismo pessoal (Sociopatia)
27. Pé-de-meia sustentável (Autodisciplina) Perdularismo (Autodesorganização)
28. Programação existencial em evolução Condição pessoal da antiproéxis
29. Saúde pessoal (Homeostaticologia) Doença pessoal (Parapatologia)
30. Sinalética pessoal (Parapercepciologia) Insensibilidade parapsíquica
31. Sucesso (Selfmade man; winner) Fracasso (Loser)
32. Tarefa energética pessoal (Tenepes) Antiassistencialidade (Avarícia)
33. Upgrade consciencial Breakdown consciencial
Evolução. Segundo a Holomaturologia, a Conscienciologia existe para amplificar o bem-estar, a autoconfiança, a autestima e a automotivação evolutiva da consciência (conscin ou consciex), inclusive aperfeiçoando a qualidade de vida da Humanidade neste Planeta. O desfrute pessoal da liberdade máxima da conscin é a manutenção da satisfação íntima por intermédio da vontade, a Voliciologia, o maior poder ou a maior força da consciência.
Profilaxia. A explicitação dos antagonismos e oposições promove a profilaxia dos equívocos, decepções, perdas de energia e tempo, geradas pela confusão entre conceitos, ocorrências, fatos, coisas, ambientes, pessoas e consciexes. Funciona, neste caso, ao modo de aviso ou advertência, ao evidenciar as diferenças indiscutíveis entre fatos, parafatos, fenômenos, parafenômenos, qualidades, anticientificidades, categorias e realidades conscienciais assemelhadas, aproximativas ou contíguas (Proxêmica).
Oposição. Com base na Conscienciometrologia, a consciência oponível verdadeira não é aquela a se deblaterar na negatividade explícita e sim quem produz o antagonismo interior no próprio microuniverso consciencial.
Retribuição. Pela Cosmoeticologia, na consecução correta da proéxis, recebemos boa vontade e afeto dos outros, condições enriquecedoras as quais devemos retribuir, no mesmo nível, dentro do princípio da recepção e consequente retribuição na vida intrafísica. A cortesia com os outros é a retribuição mínima pela boa vontade recebida. O amor sincero às pessoas é a retribuição mínima pelo afeto recebido dos demais, evitando os antagonismos.
Otimismo. De acordo com a Holomaturologia, o otimismo dinamiza, assim como o pessimismo atravanca as manifestações conscienciais. As duas posturas são antagônicas. As pressões naturais da vida intrafísica atuam mais sobre os pessimistas objetivando deslocá-los da inércia evolutiva. O pessimista sedentário é o protótipo do morto-vivo.
Anticosmoeticologia. A orientação cosmoética indica a postura de somente a conscin lúcida ler ou escrever, sobre assuntos negativos ou anticosmoéticos, se for com o objetivo de pesquisar e divulgar o esclarecimento da tares ou da interassistencialidade evolutiva, sem fazer evocações patológicas.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o antagonismo bem-estar / malestar, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Aborrecimento: Psicossomatologia; Nosográfico.
2. Adversidade: Holocarmologia; Nosográfico.
3. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
4. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico.
5. Frustração: Psicossomatologia; Nosográfico.
6. Primener: Energossomatologia; Homeostático.
7. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático.
TODA CONSCIEX RESSOMA, NESTA DIMENSÃO INTRAFÍSICA, PARA SER FELIZ. SE SE SENTE INFELIZ, A RESPONSABILIDADE MAIOR PARA TAL SITUAÇÃO É SEMPRE
PESSOAL, INTRACONSCIENCIAL E INTRANSFERÍVEL.
Questionologia. Em você predomina a satisfação ou a insatisfação perante a vida? Já pensou em reciclar algum autoposicionamento quanto ao bem-estar pessoal?
Bibliografia Específica:
1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 385 a 388, 393 a 395.
2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 540.