Banco de Órgãos

O banco de órgãos é o setor hospitalar onde se armazenam órgãos humanos, e de animais subumanos, conservados sob condições rigorosas, mantendo-os aptos para transplantes em quaisquer tipos de receptores carentes.

Você, leitora ou leitor, já teve relação mais direta com algum banco de órgãos? Como encara a doação de órgãos?

      BANCO DE ÓRGÃOS
                                   (ASSISTENCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O banco de órgãos é o setor hospitalar onde se armazenam órgãos humanos, e de animais subumanos, conservados sob condições rigorosas, mantendo-os aptos para transplantes em quaisquer tipos de receptores carentes.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo banco vem do idioma Frâncico, bank, na acepção de “banco fixado à parede ao longo de uma sala ou de quarto”, ou do idioma Italiano, banca, na acepção de “tenda para vender mercadorias; estabelecimento bancário; acidente geográfico”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo órgão deriva do idioma Latim, organum, “instrumento (em geral); engenho; instrumento musical; órgão”. Apareceu no Século XIV.
         Sinonimologia: 1. Armazém de órgãos. 2. Centro de Captação de Órgãos.
         Neologia. As duas expressões compostas banco de órgãos rudimentar e banco de órgãos tradicional são neologismos técnicos da Assistenciologia.
         Antonimologia: 01. Banco capitalista. 02. Banco de células. 03. Banco de tecidos. 04. Banco de embriões; banco genético. 05. Banco de esperma (androssoma); banco de espermatozoides; banco de sêmen. 06. Banco de leite humano (ginossoma). 07. Banco de germoplasma; banco de sangue humano. 08. Banco de fetos. 09. Banco de ossos; banco de óvulos (ginossoma). 10. Banco de olhos.
         Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistenciologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
         Fatologia: o banco de órgãos; a abordagem somática; a análise somática; a Antifisiologia; a assistência primária; os tradicionalismos medievalescos religiosos contra os transplantes; o mercantilismo do soma; a Bioenergética; a Biologia Humana; a Biotecnologia; a burocracia; o ato de doação; a Fisiologia Humana; a Higiene; a Imunologia; a qualidade; a tacon.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a absorção energética simpática.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo cronológico dos elementos das equipes de retirada, transporte e reimplante dos órgãos na luta a favor da vida contra o relógio.
         Principiologia: o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da interassistencialidade; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da solidariedade benigna; o princípio da gratuidade; o princípio da não discriminação; o princípio da preservação da vida.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Tecnologia: as técnicas de transplantes humanos.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: o efeito de repensar a própria vida a partir da recepção de órgão para a autossobrevivência.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pela experiência da sobrevida por meio da recepção de novo órgão.
          Ciclologia: o ciclo Central de Notificação–Central de Captação–Central de Distribuição (células, tecidos, órgãos para transplante).
          Binomiologia: o binômio Biologia-Etologia.
          Interaciologia: a interação biofilia-conscienciofilia.
          Trinomiologia: o trinômio colheita-conservação-transplantação de órgãos.
          Antagonismologia: o antagonismo receptor / doador; o antagonismo adaptação / rejeição de enxerto; o antagonismo vida / morte; o antagonismo apego / desapego.
          Paradoxologia: o paradoxo da vida de espera do órgão a ser doado.
          Politicologia: a assistenciocracia; a bioeticocracia; a democracia; a tecnocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a mafiocracia (de branco; o comércio ilegal de órgãos; o mercantilismo do soma).
          Legislogia: as leis da Bioética.
          Filiologia: a assistenciofilia; a biofilia; a evoluciofilia; a sociofilia; a conscienciofilia.
          Fobiologia: a tanatofobia.
          Sindromologia: a síndrome da insegurança hospitalar (roubo de órgãos).
          Holotecologia: a biologicoteca; a somatoteca; a cosmoeticoteca; a interassistencioteca; a etoteca; a paradireitoteca; a culturoteca.
          Interdisciplinologia: a Assistenciologia; a Cosmoeticologia; a Bioética; a Somatologia; a Biologia Humana; a Medicina; a Etologia; a Higiene; a Holomaturologia; a Cirurgia Geral.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o doador ideal.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a doadora ideal.
          Hominologia: o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens psychopathicus; o Homo sapiens commerciator; o Homo sapiens possessivus; o Homo sapiens technologus.


                                       V. Argumentologia

         Exemplologia: banco de órgãos rudimentar = o estabelecimento novo ainda no início dos trabalhos assistenciais; banco de órgãos tradicional = o estabelecimento consolidado e tornado tradicionalmente confiável.
         Culturologia: a cultura biotecnológica.
         Hiperacuidade. O melhor e mais inteligente quanto ao próprio soma desativado, ou seja, o cadáver, oportunamente, é doar os órgãos ainda aproveitáveis e cremar as sobras.
         Escultura. Nenhuma pessoa, nem o leitor ou a leitora top model, terá o próprio cadáver eternizado na escultura de pedra, daqui a milhares de séculos, igual aos peixes fósseis contemporâneos.
         Surpreendência. Os anestesistas britânicos, em outubro de 2000, abriram polêmica ao defender a ideia de os doadores com morte cerebral serem sedados antes da remoção de órgãos.
         Ocorrências. Durante tais cirurgias, 3 ocorrências abalam as equipes de médicos, nesta ordem de relevância:
         1. Coração. Há o aumento dos batimentos cardíacos do paciente.
         2. Pressão. Há o aumento da pressão sanguínea.
         3. Miologia. Sobrevêm movimentos musculares no soma inanimado.
         Dúvida. Em vista disso, não se pode afirmar ou saber precisamente se os pacientes não sentiriam dores durante as operações.
         Problema. O banco de órgãos trabalha com o grande problema do ser humano: a sobrevida intrafísica. Somente, por isso, devia ser considerado prioridade no âmbito dos problemas dos Ministérios da Saúde dos países em geral e da própria Organização das Nações Unidas (ONU).
         Campanhas. A fim de prover os bancos de órgãos, os governos e instituições promovem frequentemente campanhas por doação, nas localidades mais diversas, através das mídias.
         Estatísticas. Existiam 78 clínicas de fertilização no Brasil, onde 38% dos clientes tinham embriões congelados, no ano 2000. A média no Brasil, na ocasião, era de 5 doadores de órgãos por milhão de habitantes. Na Europa, este número chegava a 30 doadores.
         Mercantilização. Sob a análise da Cosmoeticologia, a mercantilização da procriação é indefensável. Não é cosmoético dar à vida humana, ou às peças biológicas geradas pela vida, o status de mercadoria.
         Temas. Havia o debate mundial, no ano 2000, sobre 3 temas interativos sérios, assuntos pendentes sempre anticosmoéticos:
         1. Orfandade. O destino dos embriões humanos órfãos.
         2. Vitrines. As vitrines dos magazines de bebês.
         3. Marketing. O marketing agressivo das clínicas de reprodução humana.
         Reflexões. Além destes assuntos críticos, na mesma área da saúde existem outros em efervescência exigindo reflexões cosmoéticas, notadamente para os profissionais da Medicina Baseada em Evidências quanto às próprias decisões técnicas, por exemplo, estes 10, listados na ordem natural de abordagem:
         01. Amniocentese. A amniocentese seguida de aborto provocado.
         02. FIV. A fertilização in vitro (FIV).
         03. Aluguel. As “mães de aluguel”.
         04. Paternidade. O anonimato paterno.
         05. Genes. A manipulação de genes (eugenia, sínteses hormonais, clonagem).
         06. Aids. A realização de sorologia anti-HIV no pré-natal.
         07. Sigilo. As consultas e sigilo médicos via Internet.
          08. Terapêutica. Novos fármacos na Medicina Terapêutica.
          09. Vegetalismo. A vida vegetativa e a eutanásia na Medicina Intensiva.
          10. Transplantes. Os transplantes e a diálise na Medicina Substitutiva.
          Taxologia. Pela ótica da Experimentologia, o banco de órgãos alcança amplo universo científico e no despontar do Século XXI, dando os primeiros passos na montagem e existência, os pesquisadores ainda trabalham com, pelo menos, estes 25 assuntos mais relevantes, listados em ordem alfabética, a fim de entendermos melhor a abrangência técnica deste universo:
          01. Animais transgênicos: produção biológica e bioeticamente inofensiva, mas útil.
          02. Banco de células: produção de insulina humana.
          03. Barreiras das espécies: evitação de os vírus das espécies subumanas passarem para a humana.
          04. Bioengenharia: as manipulações genéticas sadias para o homem e a mulher.
          05. Bioética: o estudo dos problemas éticos suscitados pelas pesquisas biológicas avançadas.
          06. Biotecnologia: a aplicação de processos biológicos e de Engenharia à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico.
          07. Clonagem: cópias úteis de animais subumanos, por exemplo, ovelhas, porcos.
          08. Clones: filhotes subumanos das espécies mais predisponentes à clonagem.
          09. Corações de porcos: transplantes dos órgãos para seres humanos. Vantagem: serem quase do mesmo tamanho dos humanos.
          10. Criobiologia: ramo da Criogenia aplicado aos estudos dos efeitos e vantagens das baixas temperaturas nos organismos vivos.
          11. Debates: éticos ou mais apropriadamente, bioéticos, generalizados.
          12. Desafios: às regras da criação da vida biológica, ainda com inúmeros obstáculos técnicos a serem vencidos.
          13. Doadores subumanos: de órgãos variados.
          14. Fetos humanos.
          15. Genes modificados.
          16. Geneterapia.
          17. Inseminação artificial.
          18. Investimentos de risco.
          19. Ovelha Dolly: o clone pioneiro na pesquisa científica.
          20. Produtos transgênicos: ampla variedade.
          21. Sistema imunológico humano: desativar o mecanismo de rejeição a tecidos estranhos.
          22. Testes clínicos: intensivos e infindáveis nos próximos 4 anos.
          23. Transgenética: a Ciência dos transgênicos.
          24. Transplantes: de células e órgãos com filas de milhares de receptores na expectativa.
          25. Xenotransplantes: cirurgia de troca de órgãos entre espécies.
          Comercialização. Na Intrafisicologia, a doação de óvulos transformou-se em comércio nos EUA, desde 1998, onde certa clínica pagava US$ 5 mil à mulher participante dos programas de fertilização.
          Transplantes. Eis os 8 órgãos, listados em ordem alfabética, procurados para executar transplantes, em abril de 2000, com longa lista de espera por toda parte:
          1. Coração.
          2. Córnea.
          3. Fígado.
          4. Medula.
          5. Pâncreas.
          6. Pulmão.
          7. Rim.
          8. Rim / pâncreas.
          Futuro. Segundo a Paracronologia, o banco de órgãos será cada vez mais influente dentro da Socin, no futuro próximo, tendo em vista a diversificação de utilidades oferecidas na substituição, no transplante e no aprimoramento dos múltiplos componentes do emprego do soma.
          Disfarces. Pelos conceitos da Parapatologia, em todo o mundo, havia no ano 2000, vendas de óvulos disfarçadas de doações, clara mistificação ou acobertamento.
          Tráfico. O tráfico de óvulos e de embriões dos países pobres para os ricos é negócio rentável e evita de as mulheres ricas sofrerem os efeitos deletérios da super-hormonização da maturação múltipla de óvulos.
          Variedade. No âmbito da Somatologia, o banco de órgãos está entre os mais abrangentes em função da variedade de sistemas e órgãos do corpo humano, apresentando relação mais direta com inúmeras linhas do conhecimento humano.
          Criogenia. Ao empregar a Criogenia, o banco de órgãos congela os embriões ao modo da hibernação de animal subumano. Em alguns casos, o material é empregado anos depois, como, por exemplo, o caso de maior repercussão: 9 anos de congelamento ou hibernação.
          Apologias. Eis, dentre outros, 10 assuntos, dispostos na ordem alfabética, merecedores de apologias cosmoéticas, tendo em vista a evolução da Humanidade:
          01. Banco de órgãos.
          02. Base extrafísica.
          03. Beneficência.
          04. Bibliologia.
          05. Binômio serenidade-benignidade.
          06. Bioenergética.
          07. Bioética.
          08. Bom humor.
          09. Bondade.
          10. Bússola consciencial.
          Áreas. O banco de órgãos tem suscitado o interesse de múltiplas áreas gerais do conhecimento humano, conforme pode ser constatado na mídia impressa internacional, por exemplo, estas 16, listadas em ordem alfabética:
          01. Anencefalia.
          02. Anestesiologia.
          03. Bioética.
          04. Clonagens.
          05. Criminologia.
          06. Direito.
          07. Eutanásia.
          08. Exposições.
          09. Histologia.
          10. Leilões.
          11. Mafiocracias.
          12. Medicina.
          13. Neonatologia.
          14. Registro de patentes.
          15. Terapias.
          16. Transplantes.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o banco de órgãos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Abordagem bioenergética: Energossomatologia; Neutro.
           02. Animal humano: Intrafisicologia; Nosográfico.
           03. Assistência realista: Interassistenciologia; Homeostático.
           04. Banco de esperma: Espermatologia; Neutro.
           05. Banco de olhos: Assistenciologia; Neutro.
           06. Banco de sangue humano: Hematologia; Homeostático.
           07. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
           08. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
           09. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           10. Sementeira intrafísica: Autoproexologia; Homeostático.
  O BANCO DE ÓRGÃOS SERÁ SEMPRE INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL DE ALTA EXPRESSÃO A SER SUSTENTADA
  POR TODAS AS PESSOAS AUTOCONSCIENTES DA INTERASSISTENCIALIDADE E DO VALOR DA VIDA HUMANA.
           Questionologia. Você, leitora ou leitor, já teve relação mais direta com algum banco de órgãos? Como encara a doação de órgãos?
           Bibliografia Específica:
           01. A Gazeta de Iguaçu; Redação; Doação de Órgãos: A Um Passo da Eutanásia (Órgãos Retirados Quando Ainda existe Vida Orgânica); Tabloide; Diário; 1 ilus.; Foz do Iguaçu, PR; 08.01.98; página 3.
           02. Alexandrino, Carlos Mauri; Médicos querem Lei para Doação de Órgãos; O Globo; Jornal; Diário; Seção: Ciência e Vida; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 04.12.88; página 38.
           03. Aragão, Wágner de Alcântara; Exposição de Unhas visa Alertar para a Doação de Órgãos (Unhas Humanas ficam em Cubos Expostos em Pontos da Cidade); Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.964; Seção: Solidariedade; 1 foto; Curitiba, PR; 20.11.2000; primeira página (chamada) e 5.
           04. Begley, Sharon; From Human Embryos, Hope for “Spare Parts” (Células Fetais); Newsweek; Revista; Semanário; Vol. CXXXII; N. 20; Seção: Science; 1 gráf.; New York, NY; 16.11.98; página 54.
           05. Boccia, Sandra; & Pronin, Tatiana; O Futuro dos Embriões; Valor Econômico; Jornal; Diário; Eu &; Suplemento; Semanário; Ano I; N. 11; 1 foto; 1 ilus.; São Paulo, SP; 14, 15 e 16.07.2000; Capa do Suplemento (chamada)
e páginas 8 a 11.
           06. Clarín; Redação; Ahora se podrá Donar Órganos en los Hospitales; Tabloide; Diário; Ano LV; N. 19.522; Seção: Información General; 2 fotos; Buenos Aires; Argentina; 31.05.2000; primeira página (chamada), 38 e 39.
           07. Clarín; Redação; Explicam para qué puede Servir Clonar Embriones Humanos (Instituto Roslin); Tabloide; Diário; Ano 54; N. 19.031; Seção: Información General; 1 ilus.; Buenos Aires; Argentina; 22.01.99; página 40.
           08. Cooper, David K. C.; & Lauza, Robert P.; Xeno: The Promise of Transplanting Animal Organs into Humans; int. Robin Cook; XXIV + 274 p.; 17 caps.; 33 ilus.; glos. 95 termos; 42 refs.; apênd.; alf.; 23,5 x 15,5 cm; enc.; sob.; Oxford University Press; New York, NY; 2000; páginas 90 a 106.
           09. Copani, Maria; El Gran Debate del Siglo; Reportagem; Clarín; Tabloide; Diário; Ano LVI; N. 19.623; Buenos Aires; Argentina; 09.09.2000; página 49.
           10. Corbella, Josep; Más Dinero para las Donantes de Óvulos; (Los Expertos piden que se aumente la Compensación Económica a las Jóvenes); Reportagem; La Vanguardia; Tabloide; Diário; Ano 120; N. 42.941; Caderno: Sociedad; 1 fichário; 1 foto; Barcelona; Espanha; 25.05.01; primeira página (chamada), 27 e 28.
           11. Correio do Estado; Redação; Doação de Órgãos é Maior na Capital (Campo Grande, MS: Em 1999, Santa Casa, 99 Transplantes); Jornal; Diário; Ano 47; N. 14.151; Seção: Geral; 1 foto; Campo Grande, MS; 04.07.2000; página 5 A.
           12. Costa, Célia; Estado fará Campanha por Doação de Órgãos (Rio Transplantes); O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXV; N. 24.339; Seção: Rio; Rio de Janeiro, RJ; 19.04.2000; página 12.
           13. Dulbecco, Renato; Los Embriones, Materia Prima de las Supercélulas; Reportagem; Clarín; Tabloide; Diário; Ano LVI; N. 19.623; Seção: Ciência; 3 fotos; Buenos Aires; Argentina; 09.09.2000; página 49.
            14. Egozcne, Josep; Embriones que Salvan Vida; La Vanguardia; Tabloide; Diário; N. 42.715; caderno: Revista; 1 ilus.; Barcelona; Espanha; 08.10.2000; página 15.
            15. Eufrásio, Daniela; & Oliveira, Tetê; À Espera de Um Doador (Transplante); Manchete; Revista; Semanário; Ano 48; N. 2.503; Seção: Drama; 8 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 08.04.2000; páginas 68 a 72.
            16. Extra; Redação; A Longa Espera pela Cura (Fila de Transplantes & Doadores de Órgãos); Jornal; Diário; Ano III; N. 745; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 18.04.2000; página 5.
            17. Extra; Redação; E o Homem copiou o Homem (Ovelha Dolly); Jornal; Diário; 2 enus.; 1 gráf.; 12 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 17.12.98; página 3.
            18. Figueiró, Sonia Pillon de; Doação de Órgãos beneficia Quatro; Reportagem; A Notícia; Jornal; Diário; N. 21.551; 1 foto; Santa Catarina, SC; 25.03.2000; página A 7.
            19. Folha de S. Paulo; Redação; Bioética: Parlamento Britânico aprova Clones de Embriões com Objetivos Terapêuticos; Jornal; Diário; Ano 80; N. 26.194; Caderno: Folha Ciência; Seção: Bioética; São Paulo, SP; 20.12.2000; página A 13.
            20. Folha de S. Paulo; Redação; Feto é Impróprio para Transplante (Abortos, Degeneração, Bactérias); Jornal; Diário; Seção: Ciência; São Paulo, SP; 04.01.95; página 1 – 10.
            21. França, Martha San Juan; Biotecnologia: Bancos de Órgãos; Época; Revista; Semanário; Ano 2; N. 96; Seção: Ciência e Tecnologia; 2 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 20.03.2000; página 101.
            22. Garcia, Juan; & Salazar, Vaquero; Bancos de Embriones; Reportagem; ABC; Tabloide; Diário; N. 31.231; Caderno: Cartas Al Director; Madrid; Espanha; 29.05.01; página 12.
            23. Gazeta do Povo; Redação; As Peças Sobressalentes para o Corpo Humano (Coral, Dácron, Teflon & Homem-prótese); Jornal; Diário; 1 ilus.; Curitiba, PR; 06.03.94; página 6.
            24. Gazeta do Povo; Redação; Equipe faz Pasta Portátil para Congelar Embriões (Equipamento Movido a Bateria); Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.918; Seção: Brasil; Curitiba, PR; 05.10.2000; página 22.
            25. Gazeta do Povo; Redação; EUA anunciam a Produção de Corações em 10 Anos (Órgão Humano será produzido em Laboratório. Objetivo: Acabar com a Escassez para Transplante); Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.786; Seção: Ciência; 1 ilus.; Curitiba, PR; 26.05.2000; página 10.
            26. Gazeta do Povo; Redação; Médicos defendem Anestesia para Remoção de Órgãos (Movimentos Musculares, Aumentos na Pressão Sanguínea & Batimentos Cardíacos dos Doadores); Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.943; Curitiba, PR; 30.10.2000; primeira página.
            27. Gazeta do Povo; Redação; Tráfico de Órgão escandaliza Ingleses (Milhares de Corações, Cérebros & Olhos foram retirados de Crianças Mortas sem a Permissão dos Pais); Jornal; Diário; Ano 82; N. 26.034; Seção: Mundo; Curitiba, PR; 31.01.01; página 32.
            28. Gazeta do Povo; Redação; Uso de Embriões causa Polêmica; Jornal; Diário; Ano 83; N. 26.197; Seção: Ética; Curitiba, PR; 13.07.01; página 24.
            29. Gorman, Christine; Brane New Cells (Células de Embriões); Time; Revista; Semanário; Vol. 155; N. 18; Seção: Science; 3 ilus.; 1 sinopse; New York, NY; 01.05.2000; páginas 44 a 46.
            30. IstoÉ; Redação; China: Comércio Macabro (Tráfico de Órgãos de Prisioneiros Chineses Executados); Revista; Semanário; N. 1.483; 2 ilus.; São Paulo, SP; 04.03.98; página 78.
            31. Javorski, Jorge; Curitiba tem Baixo Número de Doadores (Média do Brasil: 5 Doadores de Órgãos por Milhão de Habitantes); Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.823; Seção: Curitiba; 1 enu.; 10 ilus.; Curitiba, PR; 02.07.2000; página 4.
            32. Javorski, Jorge; Fila dos Transplantes pode Ser consultada pela Internet (Paraná: Programa Sobre Doação de Órgãos); Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Seção: Paraná; Ano 82; N. 25.903; 1 enu.; 1 foto; Curitiba, PR; 20.09.2000; página 8.
            33. Javorski, Jorge; Tese pede Lei de Proteção a Embriões (Clonagem & Manipulação Embrionária: Banco de Órgãos); Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Ano 82; N. 26.031; Seção: Ciência; 1 ilus.; Curitiba, PR; 28.01.01; página 26.
            34. Jornal da Tarde; Redação; China vende Órgãos Humanos (Tráfico de Órgãos de Presos Executados); Diário; Seção: Inter; São Paulo, SP; 01.03.98; página 11 A.
            35. Jornal do Commercio; Redação; Menino nasce nos EUA de Embrião Congelado em 89 (Durante 9 Anos); Diário; Seção: Mundo; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 18.02.98; página A – 28.
            36. Kolata, Guia; Doação de Óvulos vira Comércio nos EUA; O Globo; Jornal; Diário; Seção: Ciência e Vida; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 26.02.98; página 34.
            37. Landini, Dinaura; Banco de Homo-enxertos: Uma Revolução no Tratamento de Lesões Valvares; Reportagem; Revista do Incor; Mensário; Ano 6; N. 65; 12 fotos; 3 gráfs.; São Paulo, SP; Novembro, 2000; páginas 8 a 13.
            38. Machado, Lindolfo; Embriões Humanos e as Clonagens (Livro & Crítica: “Os Direitos do Nascituro”); Tribuna da Imprensa; Jornal; Diário; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 30.12.98; página 6.
            39. Magalhães, Luiz Ernesto; Doações são Desprezadas (Rio Transplante & Demora); O Dia; Jornal; Ano 49; N. 17.482; Seção: Desperdício; 2 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 27.04.2000; primeira página (chamada) e 3.
            40. Manchete; Redação; Corretor de Órgãos (Máfia dos Rins Versus Mutilações); Revista; Semanário; Ano 37; N. 1.913; 2 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 17.12.88; páginas 92, 93 e 95.
            41. Manchete; Redação; Enfim, o Gêmeo (Óvulos Congelados Durante 9 Anos); Revista; Semanário; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 07.03.98; página 81.
            42. Mandim, Ana Maria; Cópia de Embrião gera Questões a que Cientistas Não respondem (Clonagem & Gêmeos); Jornal do Brasil; Diário; Seção: Ciência; 1 gráf.; Rio de Janeiro, RJ; 01.11.93; página 17.
            43. Mansur, Alexandre; Dilemas Éticos na Fábrica da Vida (Embriões Guardados em Clínicas de Fertilização & Casais Hesitantes sobre o que Fazer); Época; Revista; Semanário; Ano III; N. 116; Seção: Sociedade; 9 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 07.08.2000; páginas 56 a 58.
            44. Martins, Lúcia; Medicina: Excessos de Proveta (Clínicas de Reprodução & Embriões Congelados); Época; Revista; Semanário; Seção: Ciência e Tecnologia; 2 enus.; 10 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 30.08.99; páginas 86 a 88.
            45. Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga; Utilização de Doadores Vivos para Transplante de Órgãos; Medicina; Revista; Mensário; Seção: Bioética; 4 ilus.; Brasília, DF; Agosto, 1999; páginas 8 e 9.
            46. Mello, Kátia; & Moon, Peter; A Máquina Humana (Células para Repor Órgãos); Entrevista; IstoÉ; Revista; Semanário; N. 1.549; 1 ilus.; São Paulo, SP; 09.06.99; páginas 5, 8 e 9.
            47. Mendes, Taís; Falta de Órgãos para Transplante leva Mais Uma Pessoa a Morrer no Rio (3.400 Pessoas esperam nas Filas de Transplantes); O Globo; Jornal; Diário; Ano LXXV; N. 24.367; Seção: Rio; Rio de Janeiro, RJ; 17.05.2000; página 18.
            48. M.P.O.; La Selección de Embriones permite a Um Hemofílico con Sida Tener Hijos Sanos; El País; Tabloide; Diário; Ano XXV; N. 8.538; Seção: Sociedad; 1 ilus.; Madrid; Espanha; 05.10.2000; página 34.
            49. O Globo; Redação; Bebês podem Ser Clonados para Transplante (Congelamento de Blastócitos); Jornal; Diário; Seção: Ciência e Vida; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 09.11.98; página 23.
            50. O Globo; Redação; Cientistas descobrem como Produzir Órgãos (Células tiradas de Embriões Humanos); Jornal; Diário; Seção: Ciência e Vida; Rio de Janeiro, RJ; 06.11.98; página 32.
            51. O Globo; Redação; Cremesp: Bebê com Anencefalia pode Ser Doador; Jornal; Diário; Seção: O País; Rio de Janeiro, RJ; 12.02.98; página 9.
            52. O Globo; Redação; Embriões são Vendidos sob Medida nos EUA; Jornal; Diário; Seção: Ciência e Vida; Rio de Janeiro, RJ; 24.11.97; página 25.
            53. O Globo; Redação; Feto Abortado é congelado para Uso em Clone Humano (Empresa Norte-americana & Produção de Bebês para Casais Estéreis); Jornal; Diário; Seção: Ciência e Vida; Rio de Janeiro, RJ; 15.12.97; página 25.
            54. O Globo; Redação; Homem é Preso por Vender Fetos Humanos em NY; Jornal; Diário; Seção: Ciência e Vida; Rio de Janeiro, RJ; 28.03.98; página 40.
            55. O Globo; Redação; Homem recebe Dedo Cultivado em Laboratório (Células Ósseas e Cartilaginosas retiradas de seu Quadril e Costelas); Jornal; Diário; Ano LXXVI; N. 24.565; Seção: Ciência e Vida; Rio de Janeiro, RJ; 01.12.2000, página 32.
            56. O Globo; Redação; Polêmica cerca Uso de Células de Fetos (Bioética); Jornal; Diário; 1 ilus.; Rio de Janeiro, RJ; 03.12.87; página 10.
            57. O Liberal; Redação; Opção de Doação de Órgãos pode Sair dos Documentos (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos & Ministério da Saúde); Jornal; Diário; Ano LIV; N. 29.303; Seção: Atualidades; Belém, Pará; 17.08.2000; página 6.
            58. Oliva, Milagros P.; Éxitos Contra los Males de La Herencia Genética (Fecundação in Vitro – FIV & 400 casais); El País; Tabloide; Diário; Ano XXV; N. 8.541; Seção: Sanidad; 4 ilus.; Madrid; Espanha; 08.10.2000; página 31.
            59. Oliveira, Fátima; O que é “Menos Pior”: Vender ou Leiloar Óvulos?; Medicina; Revista; Mensário; Ano XV; N. 116; Seção: Fala Médico; 2 ilus.; Brasília, DF; Abril, 2000; página 12.
            60. Passos, José Meirelles; EUA prendem Chineses que vendiam Órgãos Humanos (3 Mil Órgãos Vendidos); O Globo; Jornal; Diário; Seção: O Mundo; Rio de Janeiro, RJ; 25.02.98; página 21.
            61. Puliti, Paula; Falta de Doadores e Especialistas impedem Aumento de Transplantes; Folha de S. Paulo; Jornal; Diário; Caderno: Cotidiano; 1 enu.; 1 ilus.; São Paulo, SP; 13.08.91; capa do caderno.
            62. Rifkin, Jeremy; A Primeira Patente de Um Embrião Humano; Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.753; Seção: Opinião; Curitiba, PR; 23.04.2000; página 18.
            63. Romero, Juan Ranion; Cultivo de Órganos alterará la Medicina; El Nuevo Herald; Jornal; Diário; Seção: Panorama; Miami, FL; EUA; 25.08.2000; página 7 A.
            64. Sanchez, Mayka; La Edad Media de los Donantes ha subido 10 Años en la Última Década (Doadores de Órgãos na Espanha); El País; Tabloide; Diário; Ano XXV; N. 8.529; Seção: Transplantes; 2 gráfs.; 1 ilus.; Madrid; Espanha; 26.09.2000; página 38.
            65. Santos, Rita Maria Paulina dos; Dos Transplantes de Órgãos à Clonagem: Nova Forma de Experimentação Humana Rumo à Imortalidade?; pref. Maria Collares Felipe da Conceição; XVIII + 110 p.; 4 caps.; 33 abrevs.; 7 enus.; 2 fotos; glos. 42 termos; 54 refs.; 3 apênds.; 21 x 14 cm; br.; Editora Forense; Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 25 a 56.
            66. Shaffer, Marjorie; Uso de Embriões Ainda é Polêmico (EUA); Gazeta Mercantil; Jornal; Diário; Seção: Engenharia Genética; Rio de Janeiro, RJ; 11.01.95; página 9.
            67. Silveira, Vilma; Critério para Transplantes cria Polêmica (Lista de Espera & Gravidade dos Casos); Jornal do Brasil; Diário; Ano CX; N. 1; Seção: Brasil; 2 enus.; Rio de Janeiro, RJ; 09.04.2000; página 11.
            68. Stolberg, Sheryl Gay; Universidade é “Dona” de Células de Embriões; Folha de S. Paulo; Jornal; Diário; Ano 81; N. 26.435; Seção: Ciência / Biotecnologia; 1 enu.; 1 gráf.; 1 ilus.; São Paulo, SP; 18.08.01; página A 13.
            69. Thompson, Dick; The Biological Mother Lode (Isolamento de Células do Soma: Terapias & Protestos); Time; Revista; Semanário; Vol. 152; N. 20; Seção: Science; 1 enu.; 1 ilus.; 1 questionário; New York, NY; 16.11.98; páginas 34 e 35.
            70. Veja; Redação; Coleção Macabra (Maior Hospital Infantil da Europa retirava Órgãos do Corpo de Crianças sem Autorização dos Pais); Revista; Semanário; Ed. 1.686; Ano 34; N. 5; Seção: Ética; 2 ilus.; São Paulo, SP; 07.02.01; página 81.
            71. Veja; Redação; Corpos Saqueados (Roubo de Órgãos); Revista; Semanário; Ed. 1.707; Ano 34; N. 26; Seção: Internacional; 1 fichário; 1 foto; São Paulo, SP; 04.07.01; páginas 56 e 57.
            72. Veja; Redação; Horror Chinês (Tráfico de Órgãos de Condenados); Revista; Semanário; Seção: Internacional; 1 ilus.; São Paulo, SP; 04.03.98; página 37.
            73. Veja; Redação; Lixo de Proveta (Destruição de Embriões causa Polêmica); Revista; Semanário; Seção: Ciência; 1 ilus.; São Paulo, SP; 31.07.96; página 56.
            74. Veja; Redação; Transplante em Alta (Espanha: País Campeão em Doação de Órgãos); Revista; Semanário; Ed. 1647; Ano 33; N. 18; Seção: Notas Internacionais; 1 gráf.; São Paulo, SP; 03.05.2000; página 58.
            75. Vitorelli, Adriane; Doação de Órgãos Ainda divide as Opiniões (Polêmica & Esperança); A Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Caderno: 1; Seção: Geral; 7 ilus.; Foz do Iguaçu, PR; 07.01.98; página dupla central (espelho)
do caderno.