Balanço Pré-Evoluciólogo

O balanço pré-evoluciólogo é o levantamento, com alto nível de autocrítica analítica, nua e crua, do estado ou condição minuciosa e aprofundada de si mesma, no momento evolutivo, quanto à programação existencial, pessoal, por parte da conscin lúcida, homem ou mulher, ao chegar à terceira idade física, a fim de evitar quaisquer surpresas desagradáveis pós-dessomáticas.

Você, leitor ou leitora, já fez o levantamento da própria proéxis objetivando a próxima entrevista pós-dessomática com o evoluciólogo? Está satisfeito ou insatisfeito com o balanço?

      BALANÇO PRÉ-EVOLUCIÓLOGO
                                   (AUTOPROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O balanço pré-evoluciólogo é o levantamento, com alto nível de autocrítica analítica, nua e crua, do estado ou condição minuciosa e aprofundada de si mesma, no momento evolutivo, quanto à programação existencial, pessoal, por parte da conscin lúcida, homem ou mulher, ao chegar à terceira idade física, a fim de evitar quaisquer surpresas desagradáveis pós-dessomáticas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo balanço, na acepção comercial, vem provavelmente do idioma Italiano Antigo, balancio, “balanço; confrontação do ativo e passivo”, e este do idioma Latim Vulgar, bilancia, derivado do idioma Baixo Latim, bilanx, “balança”, composto por bi, “dois”, e lanx, “prato retangular ou circular”. Apareceu no Século XV. O prefixo pré procede do idioma Latim, prae, “anterioridade; antecipação; adiantamento; superioridade comparativa”. O vocábulo evolução provém do idioma Francês, évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima; despenhar; precipitar; desdobrar; fazer sair; desenvolver”. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição logo vem do idioma Grego, lógos, “proposição; definição; palavra; discurso; saber; razão”. Apareceu em cultismos, a partir do Século XIX, com a acepção, “o que estuda; o que conhece; o especialista em”.
          Sinonimologia: 01. Balanço da terceira idade. 02. Balanço gerontológico. 03. Balanço proexológico. 04. Balanço existencial. 05. Balanço evolutivo. 06. Balanço autoconscienciométrico. 07. Balanço pré-dessomático. 08. Balanço providencial. 09. Balanço prospectivo. 10. Balanço antissurpresas.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 27 cognatos derivados do vocábulo balanço: balança; balançado; balança-flandre; balançançã; balança-os-cachos; balançar; balança-rabo; balancê; balanceado; balanceador; balanceadura; balanceamento; balanceante; balancear; balanceável; balanceiro; balancela; balancete; balancia; balancim; balancina; balâncio; balancista; balanço-d’água; balancozenho; macrobalanço; minibalanço.
          Neologia. As 3 expressões compostas balanço pré-evoluciólogo, balanço pré-evoluciólogo satisfatório e balanço pré-evoluciólogo insatisfatório são neologismos técnicos da Autoproexologia.
          Antonimologia: 01. Antipesquisa pessoal. 02. Balanço psicossomático. 03. Inventário psicossomático. 04. Autopesquisa psicossomática. 05. Auditoria da pancognição. 06. Balanço holocármico. 07. Balanço cosmoético; balanço da tenepes. 08. Balanço da sinalética parapsíquica. 09. Balanço holobiográfico. 10 Recenseamento da sabedoria pessoal.
          Estrangeirismologia: o Proexarium; o right timing evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às autoprospectivas evolutivas.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das previsibilidades pessoais; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o exame da autopensenização; o percentual de ortopensenes pessoais; a ortopensenidade média.
          Fatologia: o balanço pré-evoluciólogo; as épocas propícias ao balanço; o exame dos autodesempenhos; o inventário do autodesempenho proexológico pré-dessomático; a autauditoria; a auditagem na autexpressão; os indicadores pessoais de autevolução; os ajustes e reajustes nas metas evolutivas; a autoprevisão quanto ao saldo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a antecipação da autavaliação proexológica; a coragem do autenfrentamento evolutivo; o ato de encarar a própria realidade; a busca da tranquilidade íntima; a autoconscienciometria prática; o Curso Balanço Existencial (APEX / CEAEC); o proexograma; a busca da maximoréxis.
          Parafatologia: a previsão racional eliminadora de surpresas desagradáveis pós-dessomáticas; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a visão panorâmica; o balanço pós-dessomático da vida recém-finda.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo conquista evolutiva anterior–conquista evolutiva posterior; o sinergismo teática-verbação.
          Principiologia: o princípio da evolução interassistencial; o princípio da prioridade compulsória.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica dos autobalanços periódicos; a técnica de mais 1 ano de vida.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível dos Gerontes; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito halo do exemplarismo pessoal positivo; os efeitos otimizadores dos balanços existenciais.
          Neossinapsologia: a revisão das neossinapses propiciando a geração de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo circadiano aplicado com racionalidade; o ciclo da existência intrafísica (faixas etárias); o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) evoluído da atividade.
          Enumerologia: o balanço holossomático; o balanço conscienciométrico; o balanço parapsíquico; o balanço interassistencial; o balanço cosmoético; o balanço holocármico; o balanço autopensênico.
          Binomiologia: o binômio tempo-esforço; o binômio prós-contras; o binômio benefícios-custos; o binômio conquistas-fracassos; o binômio acertos-erros; o binômio atenuantes-agravantes; o binômio créditos-débitos.
          Interaciologia: a interação Gerontologia-Proexologia; a interação Gerontologia-Dessomatologia; a interação análises-sínteses; a interação valores pessoais–parâmetros autevolutivos.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo sementeira-colheita.
          Trinomiologia: o trinômio ontem-hoje-amanhã; o trinômio proexológico curto prazomédio prazo–longo prazo; o trinômio planejado-realizado-pendente; o trinômio balanços-reflexões-neoperspectivas.
          Polinomiologia: o polinômio etário infância–adolescência–meia-idade–maturidade.
          Antagonismologia: o antagonismo visão retrospectiva / visão prospectiva; o antagonismo projeto aberto / obra acabada.
          Paradoxologia: o paradoxo da consciência imperecível no soma perecível.
          Politicologia: a conscienciocracia (Cognópolis); a lucidocracia.
          Legislogia: a lei de ação e reação; a lei do maior esforço proexológico.
          Filiologia: a criteriofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia.
          Mitologia: a quebra dos mitos e tabus quanto à Tanatologia; o descarte do mito da evolução espontânea, natural, sem esforço.
          Holotecologia: a proexoteca; a evolucioteca; a dessomatoteca; a analiticoteca; a experimentoteca; a gerontoteca; a mensuroteca.
          Interdisciplinologia: a Autoproexologia; a Dessomatologia; a Evoluciologia; a Prospectivologia; a Paracronologia; a Priorologia; a Prescienciologia; a Autocriticologia; a Autodeterminologia; a Autodiscernimentologia; a Inventariologia; a Gerontologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin autocrítica; a conscin anticorrupção; a conscin pré-evolucióloga; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens praevolutiologus; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens inventarians; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutivus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: balanço pré-evoluciólogo satisfatório = o de resultado calmante para a conscin lúcida; balanço pré-evoluciólogo insatisfatório = o de resultado ainda aquém para completar as tarefas.
          Culturologia: a cultura da Proexologia; a cultura da Gerontologia; a cultura conscienciológica.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autoproexologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 3 fatores racionais, imperativos ou determinantes da pertinência e praticidade do balanço pré-evoluciólogo pessoal:
          1. Nível de autolucidez: a capacidade de inventariar a própria vida.
          2. Sanidade do próprio soma: o grau da saúde geral.
          3. Terceira idade: ou a partir dos 65 anos de idade física.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o balanço pré-evoluciólogo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Acumulabilidade: Experimentologia; Neutro.
          03. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
        04. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
        05. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
        06. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
        07. Autorreflexão de 5 horas: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
        08. Jubileu evolutivo: Intrafisicologia; Homeostático.
        09. Meta existencial final: Proexologia; Homeostático.
        10. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
        11. Proexograma: Proexologia; Homeostático.
        12. Trinômio da holomaturidade: Holomaturologia; Homeostático.
  A PARTIR DO PRINCÍPIO DE A DESSOMA E A CONSEQUENTE ENTREVISTA COM O EVOLUCIÓLOGO SEREM
    INEVITÁVEIS PARA A CONSCIN LÚCIDA, O BALANÇO
  PRÉ-EVOLUCIÓLOGO TORNA-SE ÓBVIO E IMPERATIVO.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já fez o levantamento da própria proéxis objetivando a próxima entrevista pós-dessomática com o evoluciólogo? Está satisfeito ou insatisfeito com o balanço?