A autotares essencial é o ato ou efeito da conscin, homem ou mulher, exercer sobre si a tarefa do esclarecimento, aprofundando estudos e pesquisas sobre os principais travões evolutivos detectados, rastreados, mapeados, descobertos e identificados na condição de impedidores do autalinhamento pensênico e à vivência do paradigma consciencial.
Você, leitor ou leitora, assume posicionamento ativo em prol da própria tares? Compreende a importância de abandonar o posicionamento passivo diante de escolhas e atualizações evolutivas?
AUTOTARES ESSENCIAL (AUTOCONSCIENCIOTERAPIA) I. Conformática Definologia. A autotares essencial é o ato ou efeito da conscin, homem ou mulher, exercer sobre si a tarefa do esclarecimento, aprofundando estudos e pesquisas sobre os principais travões evolutivos detectados, rastreados, mapeados, descobertos e identificados na condição de impedidores do autalinhamento pensênico e à vivência do paradigma consciencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo por si próprio”. A palavra tarefa provém do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho imposto a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo consolação procede do idioma Latim, consolatio, “ação de consolar, de animar, de dar coragem”. Surgiu no Século XIV. O termo claro deriva também do idioma Latim, clarus, “luminoso; brilhante; iluminado”. Apareceu no Século XIII. O sufixo mento vem do mesmo idioma Latim, mentu, formador de substantivos derivados de verbos. O vocábulo esclarecimento surgiu no Século XV. A palavra essencial deriva do idioma Latim Tardio, essentialis, “relativo à natureza nuclear das coisas”. Apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Autotares primordial. 2. Autotares fundamental. 3. Autotares prioritária. 4. Autotares vital. 5. Autesclarecimento indispensável. 6. Autesclarecimento imprescindível. Neologia. As 3 expressões compostas autotares essencial, autotares essencial mínima e autotares essencial máxima são neologismos técnicos da Autoconsciencioterapia. Antonimologia: 1. Autotares secundária. 2. Autotares ociosa. 3. Autotares intermediária. 4. Autotares sonegada. 5. Autesclarecimento ineficaz. 6. Informação dispensável. Estrangeirismologia: o worshop teático; o strong profile; o upgrade evolutivo; o feedback autesclarecedor; a open mind; o Neopensenarium; o know-how teático. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da reeducação intraconsciencial. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do senso autesclarecimento; o ato de desvencilhar-se do holopensene das interprisões grupocármicas; a construção do holopensene pessoal autônomo; a assunção do materpensene consciencial; o holopensene pessoal da vivência cosmoética; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade pessoal; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a vivência da reconstrução do materpensene pessoal; a vivência da autopensenidade transparente; a teática na reelaboração pensênica; a superação da pensenização infantilizada; a conquista da pensenização cosmoética libertária; a consolidação da autopensenização coerente à vivência cosmoética. Fatologia: a autotares essencial; a autoconscientização dos gargalos evolutivos; a autossuperação dos gargalos evolutivos; o autolhar tarístico; o entendimento do autofuncionamento; a vivência da autotares necessária ao realinhamento ao paradigma consciencial; o autenfrentamento tarístico; a intencionalidade madura ao enfrentar o próprio porão consciencial; a autodocilização planejada; a convergência dos autoconhecimentos em prol do exercício da autotares; o autoimperdoamento consciente; a predisposição à autodesdramatização; a autodisciplina na prática da rotina útil; a inflexibilidade na autocorrupção detectada; o autoposicionamento fraterno na prática da autotares; o abandono da crença ingênua; o autesclarecimento sobre as reações psicossomáticas através das autorreflexões; o reconhecimento e assunção da força e autonomia pessoal; a conquista da atualização do acervo da holomemória pessoal; a superação dos momentos de melin através da reeducação; a superação progressiva dos hábitos viciados; as autoposturas viciadas em momentos de carência afetiva; a autobservação full time visando à autocorreção; a reeducação das manifestações primitivas; a permissividade da automanifestação do infantilismo; o abandono do autoposicionamento maduro em momentos críticos; a automanifestação do porão consciencial na adultidade; a assunção da responsabilidade no processo de formação da automaturidade; a conscientização da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a conquista da superação dos medos; a vivência do autodidatismo; a prática das posturas assistenciais no núcleo familiar; o reconhecimento pessoal dos progressos assimilados; a prática das escolhas evolutivas em prol da autoverbação; a sensação de estar vivenciando o fluxo cósmico; a autovivência da pacificação íntima; a conquista do autequilibrio; a maturidade na inter e heterassistência; a maturidade na prática sadia da inter e heterocrítica; a acuidade do senso crítico pessoal; a satisfação pessoal de existir; a assunção da coragem necessária aos autenfrentamentos; a análise, compreensão e reestruturação egológicas; as ações conscientes visando à libertação das interprisões nas interrelações; o somatório consciente de autovivências sadias; os autoconhecimentos e autesclarecimentos na consolidação do aprendizado libertário; a autoconfrontação e autossuperação das manifestações imaturas; a autossuperação madura dos sentimentos de menos valia e da angústia de ser só. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o exercício da imobilidade física vígil; a autovivência do exercício das pulsações dos chacras; a eliminação da influência dos conluios extrafísicos; as reconciliações extrafisicas; os autesclarecimentos como mediação dos reencontros extrafísicos; a vivência das retrocognições enquanto oportunidades desdramatizadoras da holomemória pessoal e da reelaboração paradigmática; a conscientização do autocompromisso multidimensional; a assunção do papel de embaixador consciencial multidimensional; a vivência das sincronicidades evolutivas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo das associações de neoideias tarísticas; o sinergismo evolutivo recéxis-recin. Principiologia: o princípio da descrença vivenciado; o princípio do autesclarecimento prioritário; o princípio da auto e heterorreconciliação; o princípio da autoatualização essencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da responsabilidade evolutiva; o princípio autossuperador de acrescentar diariamente melhorias aos autodesempenhos; o princípio dos contágios holopensênicos da tares. Codigologia: a necessidade de coerência entre o código pessoal de Cosmoética (CPC) e as condutas diárias. Teoriologia: a teoria da holomemória; a teoria da autotares seriexológica; a teoria da autocoerência; a teoria da autoconscientização multidimensional (AM); a teoria das neoidéias; a teoria e prática do autodidatismo ininterrupto; a teoria da Conviviologia Cosmoética; as teorias das profilaxias. Tecnologia: a técnica do autenfrentamento diante do espelho; a técnica da autassistência evolutiva; a técnica de ouvir mais e falar menos; a técnica da recin; a técnica da evitação de falsos conceitos; a técnica da desassedialidade direta; a técnica da reeducação emocional; a técnica do “passo a passo, parte a parte, sempre”; a técnica da evitação da interprisão grupocármica; a técnica das pequenas ações diárias; a técnica de checagem da intenção pessoal. Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV). Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmalogia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Decidologia; o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Autoconsciencioterapia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Paraprofilaxia. Efeitologia: o efeito da rotina útil na evolução consciencial; o efeito do contágio holopensênico do grupocarma pessoal; o efeito de estar mais calado na promoção de maior autoconsciencialidade multidimensional; o efeito do exemplarismo no grupocarma familiar; o efeito bola de neve da procrastinação das obrigações pessoais; o efeito dos hábitos miméticos causando melin na segunda-feira; os efeitos sadios do autodesassédio. Neossinapsologia: as neossinapses das neoconstruções paradigmáticas; as neossinapses do acervo da holomemória. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP). Enumerologia: a autatualização consciencial; a reeducação emocional; a reestruturação energética; o realinhamento cosmoético; a autopesquisa continuada; o labcon permanente; a manutenção da pacificação íntima. Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio reflexão-reelaboração; o binômio autentendimento-autatualização; o binômio conscin trancada–conscin sensitiva; o binômio conscin robotizada–conscin lúcida; o binômio conscin passiva–conscin ativa; o binômio esperar resultados–promover resultados. Interaciologia: a interação autodesassédio-heterodesassédio. Crescendologia: o crescendo passividade-vitimização; o crescendo autoinvestimento-autoqualificação. Trinomiologia: o trinômio tarístico autocrítica-autorreflexão-autoentendimento; o trinômio autatualização-autorrespeito-autopacificação; o trinômio desdramatizar-desmistificar-desvitimizar. Polinomiologia: o polinômio detectar-compreender-atualizar-registrar-assimilar. Antagonismologia: o antagonismo contorno / autenfrentamento; o antagonismo abertismo / apriorismo; o antagonismo priorização dos retornos intrafísicos / alcançar lucidez multidimensional; o antagonismo vontade de fazer / ociosidade; o antagonismo vontade evolutiva / menor esforço. Paradoxologia: o paradoxo de esperar a solução dos conflitos sem posicionamento atuante; o paradoxo de esperar resultados diferentes mantendo as mesmas posturas. Politicologia: a lucidocracia; a meritocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a conviviocracia; a autodiscernimentocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei da interdependência consciencial; a superação da lei do gersismo; a lei do maior esforço na sustentação da convivialidade sadia. Filiologia: a recinofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a reflexofilia; a egofilia; a lucidofilia; a reeducaciofilia. Fobiologia: a neofobia; a intelectofobia; a heterocriticofobia; a disciplinofobia; a extrafisicofobia; a priorofobia; a energeticofobia; a fobia à autexposição. Sindromologia: a superação da síndrome de Grabiela; a suplantação da síndrome da dispersão consciencial; a eliminação da síndrome do infantilismo; a qualificação assistencial para superar a síndrome do vampirismo bioenergético; a eliminação da síndrome do poder intrafísico; o autalinhamento a partir da vivência da síndrome do conflito de paradigmas. Maniologia: a religiomania; a fracassomania; a mitomania; a monomania (apriorismose); a pseudomania (inautenticidade); a teomania (credulidade); a gurumania. Mitologia: o mito da evolução pelo sacrifício; as autodesmitificações; o mito da fênix; o mito da evolução consciencial sem autesforço; a superação do mito religioso de “quem espera sempre alcança”; o mito do dom recebido sem esforço; o mito do sofrimento purificador; a superação do mito da impotência; a demolição dos mitos milenares por meio da racionalidade cosmoética e autovivências teáticas independentes da opinião pública; a queda do mito das verdades absolutas (Descrenciologia). Holotecologia: a dogmaticoteca; a trafaroteca; a patopensenoteca; a intelectoteca; a teaticoteca; a maturoteca; a diplomaticoteca. Interdisciplinologia: a Autoconsciencioterapia; a Parapatologia; a Conviviologia; a Psicossomatologia; a Acriticologia; a Dogmatologia; a Enganologia; a Subcerebrologia; a Terapeuticologia; a Cosmoeticologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens pacificator; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens recexologus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens desassediator. V. Argumentologia Exemplologia: autotares essencial mínima = a geradora de autodesassédio pensênico a partir da vontade; autotares essencial máxima = a geradora de homeostase pensênica a partir da superação de traços antievolutivos (recin cirúrgica). Culturologia: a evitação da cultura da crença ingênua; a superação da cultura dos ganhos fáceis; o não acumpliciamento à cultura de crenças, dogmas, sacralizações e santificações; a evitação da cultura da tradição-família; a superação da cultura do “deixa como está para ver como é que fica”; a superação da cultura das justificativas para os próprios comportamentos; o sobrepujamento da cultura do “eu sou assim”; a teática da cultura da reflexão; a cultura da holomaturidade evolutiva, enquanto regra tarística. Trafarologia: Sob a ótica da Autoconsciencioterapia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 50 condições estagnadoras ou traços-fardos pessoais mais comuns da consciência carente da autotares essencial: 01. Achismo. 02. Agressividade. 03. Amadorismo. 04. Ansiosismo. 05. Apego. 06. Apriorismo. 07. Autocorrupção. 08. Autoritarismo. 09. Cascagrossismo. 10. Comodismo. 11. Competitividade. 12. Compulsão. 13. Dependência. 14. Desatenção. 15. Desonestidade. 16. Desorganização. 17. Dogmatismo. 18. Dramatização. 19. Egoísmo. 20. Fobia. 21. Idolatria. 22. Ignorantismo. 23. Inautenticidade. 24. Ingenuidade. 25. Insegurança. 26. Instintividade. 27. Manipulação. 28. Melindre. 29. Murismo. 30. Ociosidade. 31. Orgulho. 32. Partidarismo. 33. Passionalidade. 34. Passividade. 35. Precipitação. 36. Preconceito. 37. Preguiça. 38. Prepotência. 39. Protelação. 40. Reatividade. 41. Refratariedade. 42. Repressão. 43. Rigidez. 44. Robotização. 45. Romantismo. 46. Salvacionismo. 47. Saudosismo. 48. Subcerebralidade. 49. Sugestionabilidade. 50. Viciação. Traforologia. Sob a ótica da Autexperimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 27 trafores e / ou posturas pessoais eficazes na prática da autotares essencial: 01. Abertismo. 02. Adaptabilidade. 03. Autacolhimento. 04. Autenfrentamento. 05. Autenticidade. 06. Autodesassédio. 07. Autodidatismo. 08. Autodiscernimento. 09. Autonomia. 10. Autoposicionamento. 11. Autorganização. 12. Autorreflexão. 13. Autorrespeito. 14. Autoverbação. 15. Autovigilância. 16. Bom humor. 17. Coerência. 18. Comprometimento. 19. Cosmoética. 20. Flexibilidade. 21. Intelectualidade. 22. Intencionalidade. 23. Priorização. 24. Proatividade. 25. Retilinearidade. 26. Teática. 27. Vontade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autotares essencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acomodação mimética: Automimeticologia; Nosográfico. 02. Antivitimologia: Holomaturologia; Homeostático. 03. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico. 04. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático. 05. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático. 06. Compreensibilidade: Holomaturologia; Homeostático. 07. Defeito desfeito: Autorrecexologia; Homeostático. 08. Escapismo: Experimentologia; Neutro. 09. Ignorantismo: Parapatologia; Nosográfico. 10. Orgulho teimoso: Perdologia; Nosográfico. 11. Paradoxo da esperteza: Cosmoeticologia; Nosográfico. 12. Rigorosidade: Holomaturologia; Neutro. 13. Síndrome do conflito de paradigmas: Parapatologia; Nosográfico. 14. Trinômio prioridade-desafio-autossuperação: Recexologia; Homeostático. 15. Zona de conforto: Autorrecexologia; Neutro. O AUTOPOSICIONAMENTO COSMOÉTICO PODE IMPULSIONAR A AUTOTARES ESSENCIAL, CONSOLIDANDO, ASSIM, O AMADURECIMENTO INTRACONSCIENCIAL PESSOAL, DETERMINANTE PARA O AUTO E HETERODESASSÉDIO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, assume posicionamento ativo em prol da própria tares? Compreende a importância de abandonar o posicionamento passivo diante de escolhas e atualizações evolutivas? D. F. M.