A autossuperação do luto é o ato ou efeito de pacificação intraconsciencial, decorrente da reciclagem dos sentimentos de perda e tristeza pela dessoma de parente ou conhecido, podendo ser facilitada pela utilização de técnicas pessoais e conscienciológicas.
Você, leitor ou leitora, já vivenciou a dessoma de pessoas queridas?
AUTOSSUPERAÇÃO DO LUTO (INTERASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autossuperação do luto é o ato ou efeito de pacificação intraconsciencial, decorrente da reciclagem dos sentimentos de perda e tristeza pela dessoma de parente ou conhecido, podendo ser facilitada pela utilização de técnicas pessoais e conscienciológicas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo superação deriva do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Surgiu no Século XVI. O termo luto procede também do idioma Latim, luctus, “dor; mágoa; lástima”, de luctum, supino de lugere, “chorar (pela perda de alguém)”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Requalificação de sentimentos diante de dessoma. 2. Resolução do luto. 3. Sobrelevação do luto. Neologia. As duas expressões compostas autossuperação espontânea do luto e autossuperação elaborada do luto são neologismo técnicos da Interassistenciologia. Antonimologia: 1. Sofrimento prolongado diante da dessoma. 2. Persistência na condição de luto. 3. Irresolução do luto. Estrangeirismologia: o turning point evolutivo; a substituição da dolor por la muerte de alguién pela compreensão da dessoma; o upgrade assistenciológico; o full time interassistencial; a ampliação do parapsiquismo através do rapport com equipes intra e extrafísicas de interassistência. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à compreensão da dessoma. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Aproveitemos nossas perdas. Superemo-nos incessantemente, produzindo. Citaciologia. Eis duas citações relativas ao tema: – Não é da morte que temos medo, mas de pensar nela (Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.). O slogan do Colégio Invisível da Dessomatologia (CID): – Repense a morte, você vai sair vivo dela. Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas relativas ao tema, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos: 1. “Desapego. Ninguém renasce em uma família nuclear para permanecer apenas em tal âmbito restrito de convivialidade, e sim para se dedicar e assistir à Humanidade”. 2. “Lamento. Lamentar sem agir é respirar sem viver”. 3. “Perdologia. O tempo não volta”. “A dessoma da pessoa querida é grande perda para qualquer conscin. A melhor compensação, em casos dessa natureza, é promover a assistência aos outros na linha assistencial de fraternidade de quem partiu, antes, para a extrafisicalidade”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autopacificação ante a dessoma; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene do autodiscernimento quanto à realidade multidimensional e multiexistencial; o holopensene da autoconsciencioterapia; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o holopensene da interassistencialidade; o desenvolvimento da pensenidade cosmoética, assistencial e tarística. Fatologia: a autossuperação do luto; o autenfrentamento realístico da ausência física da consciência; o ato de permitir-se sentir a dor da perda; o ato de falar sobre o assunto sem vitimizar-se; o fato de o entendimento e aceitação da dessoma não suprirem a ausência do dessomado; o fato de o esforço de autossuperação agregar todo o grupo; o ato de readaptar-se à vida sem a presença intrafísica da consciência dessomada; a empatia tarística com as outras consciências vivenciando situação semelhante; a reciclagem do temperamento religioso; a assunção da proéxis interassistencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autoconscientização multidimensional (AM) possibilitando a compreensão da dessoma; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a exteriorização energética assistencial e cosmoética; o rapport com a equipe extrafísica especializada na tares dessomatológica; a interassistência através da prática da tenepes; a autodisponibilização às oportunidades assistenciais aos dessomados; a vivência da Cosmoética e do Universalismo frente às dessomas; as autocomprovações parapsíquicas; o conhecimento técnico conscienciológico esclarecedor em relação ao processo da multiexistencialidade; o padrão das energias amparadoras esclarecedoras substituindo o perfil consolador das religiões; a vivência multidimensional efetiva dos pilares do paradigma consciencial possibilitando a reperspectivação da vida intrafísica; as projeções conscientes possibilitando o contato com as múltiplas dimensões; a liberação da consciência dessomada (consciex); a evitação de interferências de pensamentos carentes e egoístas favorecendo a segunda dessoma. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo pensenes sadios–companhias extrafísicas saudáveis; o sinergismo vontade-superação; o sinergismo assistente disponível–assistido interessado; o sinergismo mudança de pensamento–mudança de comportamento; o sinergismo exemplarismo-assistência; o sinergismo assistente-assistido; o sinergismo posicionamento-recin-amparo. Principiologia: o princípio da minipeça do maximecanismo interassistencial transmitindo a assistência recebida ao público assistido; o princípio do heteroperdoamento libertador; o princípio cosmoético “aconteça o melhor para todos”; o princípio da interdependência; o princípio do “isto também passa”. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de conduta perante o luto alheio. Teoriologia: a teoria da seriéxis; a teática conscienciológica superando dogmas, crenças e condicionamentos sobre a morte. Tecnologia: a técnica da retrospecção paraterapêutica; a técnica da reflexão diária sobre a morte; a técnica do autenfrentamento contínuo; as técnicas de desenvolvimento do parapsiquismo; as técnicas consciencioterápicas; a técnica da tenepes; a técnica verbetográfica auxiliando na autossuperação do luto; as técnicas projetivas. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico expandindo a tares; o paravoluntariado atuando enquanto minipeça interassistencial. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; as vivências das dessomas próximas enquanto laboratórios conscienciológicos; o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Projeciologia; o Colégio Invisível da Ressomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Megafraternologia. Efeitologia: o efeito da dessoma tarística; o efeito revigorante e salutar da autossuperação do luto; o efeito halo pacificador resultante da compreensão da dessoma; a atração de conscins enlutadas a serem assistidas como efeito da autossuperação do luto; os efeitos positivos da admissão de reconhecer a necessidade de ajuda para superar o luto; os efeitos enganosos das crenças religiosas; o efeito agregador grupocármico gerado pela empatia ao reconhecer não ser o único a sofrer a dor da separação; os efeitos do bom humor. Neossinapsologia: as neossinapses resultantes da compreensão da dessoma; as neossinapses adquiridas através da projetabilidade lúcida; as neossinapses após reflexões sobre o processo do luto; as neossinapses de gratidão advindas com a autossuperação do luto; as neossinapses resultantes da satisfação de afeiçoar-se às pessoas. Ciclologia: o ciclo autenfrentamento-autossuperação; a dessoma enquanto etapa do ciclo multidimensional existencial pessoal; o ciclo perda-sofrimento-vitimização-autopesquisa-entendimento-superação-assistência; o ciclo das fases do luto (negação, revolta, depressão, aceitação e consolação); o ciclo dessoma-ressoma;. Enumerologia: a autoconscientização intraconsciencial; a autoconscientização multidimensional; a autoconscientização altruísta; a autoconscientização evolutiva; a autoconscientização cosmoética; a autoconscientização parapsíquica; a autoconscientização interassistencial. Binomiologia: o binômio superação-libertação; o binômio experiência-exemplarismo; o binômio tacon-tares; o binômio autossuperação do luto–oportunidade de resgates extrafísicos; o binômio amizades intrafísicas–amizades extrafísicas; o binômio respeito-assistência; o binômio estudo-pesquisa; o binômio apego-desapego; o binômio luto-isolacionismo. Interaciologia: a interação ad infinitun entre pais e filhos; a interação vida saudável–dessoma feliz; a interação autossuperação do luto–assistência a enlutados; a interação entendimento da dessoma–dessoma tranquila; a interação saudável e equilibrada mentalsoma-psicossoma-energossoma-soma resultante da autossuperação do luto. Crescendologia: o crescendo assistido-assistente; o crescendo acomodação-reciclagem; o crescendo aporte-retribuição; o crescendo tacon-tares; o crescendo luto-depressão-suicídio; o crescendo luto–depressão crônica; o crescendo sofrimento reprimido–liberdade manifesta; o crescendo discente revoltado–docente dedicado; o crescendo docente principiante–autor gesconológico. Trinomiologia: o trinômio autopesquisa-recin-maturidade; o trinômio dessoma-autossuperação-evolução; o trinômio intelecção-parapsiquismo-comunicação; o trinômio escutar-acolher-esclarecer. Polinomiologia: o polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação. Antagonismologia: o domínio do antagonismo emoção / razão na autossuperação do luto. Paradoxologia: o paradoxo de a assunção da perda promover a superação da perda; o paradoxo de a vivência completa do luto permitir a autossuperação do luto; o paradoxo de a dessoma prematura do infante avalancar a proéxis do adulto; o paradoxo de a dessoma ser universal e poucos superarem o luto. Politicologia: a meritocracia; a assediocracia; a assistenciocracia; a autexperimentocracia; a discernimentocracia; a egocracia; a libertação da escravocracia religiosa; a exemplocracia. Legislogia: a lei da afinidade evolutiva; a lei da atração; a lei da espiral evolutiva; as leis da Cosmoética; a lei da evolução consciencial através dos próprios esforços; as leis das interprisões grupocármicas elucidando os afastamentos precoces. Filiologia: a abertismofilia; a autopesquisofilia; a autorreeducaciofilia; a autodesassediofilia; a paraconviviofilia; a assistenciofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a fobia de passar por novas perdas; o medo de afeiçoar-se às pessoas; a afefobia. Sindromologia: a síndrome do whorkaholismo; a síndrome do ninho vazio; a síndrome da catástrofe iminente; a síndrome do desviasionismo; a síndrome da mediocridade proexiológica; a síndrome da despriorização existencial; a síndrome da autoculpa; a síndrome da autovitimização. Maniologia: a mania de se achar inabalável; a mania de resolver tudo sozinho(a); a mania de tentar compensar defasagens pessoais com fatores externos; a mania de recorrer aos mitos e rituais religiosos; a mania da procrastinação evolutiva; a mania de não registrar as ideias; a mania de banalizar as conquistas do domínio das bioenergias ou do desenvolvimento parapsíquico; a mania de sentir-se incapaz de produzir gescons provocada pela autovitimização. Mitologia: o mito do exército de homem único; o mito de não passar pelo luto; o mito de a dor por dessomas ser eterna; a identificação e desconstrução dos mitos religiosos; a desmistificação da dessoma; o mito de ser impossível o contato com dessomados; a eliminação do mito do sofrimento necessário; a projetabilidade lúcida superando os mitos pós-vida intrafísica; o mito de a assistência pertencer aos iniciados. Holotecologia: a dessomatoteca; a projecioteca; a lutoteca; a assistencioteca; a socioteca; a evolucioteca; a autopesquisoteca; a biblioteca pessoal; a filmoteca; a cosmoeticoteca; a holomnemoteca; a proexoteca. Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Consciencioterapia; a Dessomatologia; a Paradireitologia; a Psicologia; a Projeciologia; a Assistenciologia; a Descrenciologia; a Autodeterminologia; a Gesconologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin enlutada; a conscin neofílica; a conscin intermissivista; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin empreendedora evolutiva; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o intermissivista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o autodecisor; o pesquisador; o projetor consciente; o parapercepciologista; o exemplarista; o conviviólogo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o proexista; o tenepessista; o ofiexista; o voluntário; o verbetólogo; o tertuliano; o teletertuliano; o tocador de obra; o verbaciologista; o teaticista; o completista. Femininologia: a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a autodecisora; a perquisadora; a projetora consciente; a parapercepciologista; a exemplarista; a convivióloga; a reciclante existencial; a inversora existencial; a proexista; a tenepessista; a ofiexista; a voluntária; a verbetóloga; a tertuliana; a teletertuliana; a tocadora de obra; a verbaciologista; a teaticista; a completista. Hominologia: o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens dessomaticus; o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens despertus. V. Argumentologia Exemplologia: autossuperação espontânea do luto = a eliminação natural do sofrimento pela dessoma de alguém a medida da passagem do tempo; autossuperação elaborada do luto = o autenfrentamento realístico e autodeterminado da ausência física da consciência dessomada, sem vitimização. Culturologia: a cultura da Dessomatologia; a cultura da interassistencialidade; a cultura da Parapercepciologia; a necessidade da cultura da projetabilidade lúcida (PL) para minimizar a vivência do luto; a cultura da Autopesquisologia. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação do luto, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autossuperação da orfandade: Autossuperaciologia; Neutro. 02. Autossuperação do emocionalismo: Mentalsomatologia; Homeostático. 03. Autossuperação do medo: Psicossomatologia; Homeostático. 04. Autossuperação do misticismo: Descrenciologia; Homeostático. 05. Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático. 06. Bitanatose: Parafisiologia; Neutro. 07. Crescendo melin-autossuperação: Autorrecexologia; Neutro. 08. Dessoma tarística: Dessomatologia; Homeostático. 09. Exercício do desapego: Desapegologia; Homeostático. 10. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 11. Luto: Psicossomatologia; Nosográfico. 12. Paraterapêutica do luto: Paraterapeuticologia; Homeostático. 13. Reciclagem da culpa religiosa: Recexologia; Homeostático. 14. Teática assistencial: Assistenciologia; Homeostático. 15. Técnica de autodesassédio: Predespertologia; Homeostático. A AUTOSSUPERAÇÃO DO LUTO PROMOVIDA PELA COMPREENSÃO DA DESSOMA SOB A ÓTICA DO PARADIGMA CONSCIENCIAL É CONDIÇÃO PRIORITÁRIA À RECICLAGEM DOS PENSENES PESSOAIS CARENTES E EGOÍSTAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou a dessoma de pessoas queridas? Continua sentindo-se injustiçado(a) e inconformado(a)? Já pensou em compreender a dessoma promovendo profundas reciclagens intraconscienciais? Filmografia Específica: 1. A Corrente do Bem. Título Original: Pay it Forward. País: EUA. Data: 2000. Duração: 124 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português; Inglês; & Espanhol (em DVD). Direção: Mimi Leder. Elenco: Alexandra Kotcheff; Angie Dickinson; David Ramsey; Gary Werntz; Haley Joel Osment; Kevin Spacey; Helen Hunt; James Caviezel; Jay Mohr; Jim Caviezel; Jon Bon Jovi; Liza Sneyder; Marc Donato; Kathleen Wilhoite; Tina Lifford; Bradley White; Jeannetta Arnette; & Shawn Pyfrom. Produção: Steven Reuther; Peter Abrams; & Robert L. Levy. Produção Executiva: Mary McLaglen; & Jonathan Treisman. Desenho de Produção: Leslie Dilley. Roteiro: Catherine Ryan Hyde; & Leslie Dixon. Fotografia: Oliver Stapleton. Música: Thomas Newman. Figurino: Renee Erlich Kalfus. Edição: David Rosenbloom. Estúdio & Distribuidora: Warner Home. Sinopse: Eugene Simonet, professor de Estudos Sociais, desafia os alunos a terem ideia capaz de mudar o mundo. O aluno Trevor McKinney, cria o jogo Pay it Forward: para cada favor recebido, se repasse a mais 3 pessoas. O jogo começa a funcionar beneficiando inclusive a mãe e o professor, tomando maiores proporções. Bibliografia Específica: 1. Ceotto, Bárbara; Diário de Autocura: Da Doença à Saúde Consciencial; apres. & posf. Leonardo Rodrigues; pref. Felix Wong; & Mário Oliveira; 224 p.; 16 caps.; 46 abrevs.; 15 citações; 1 cronologia; 22 E-mails; 26 enus.; 22 estrangeirismos; 2 ilus.; 1 microbiografia; 21 websites; glos. 22 termos (médicos); 31 filmes; 1 nota; 73 refs.; 1 apênd.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 21 a 159. 2. Hoffman, Vera; Sem Medo da Morte: Construindo uma Realidade Multidimensional; pref. Beatriz Tenius; revisoras Helena Araujo; & Erotides Louly; 182 p.; 25 caps.; 17 E-mails; 5 enus.; 1 foto; 5 ilus.; 1 microbiografia; 16 websites; 13 filmes; 22 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 13 a 161. 3. Kübler-Ross, Elisabeth; Sobre a Morte e o Morrer (On Death and Dying); revisoras Elvira da Rocha; & Adenilde Lourenço da Silva; trad. Paulo Menezes; 296 p.; 12 caps.; 13 citações; 1 diagrama; 182 refs.; 21 x 14 cm; br.; 9ª Ed.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2008; páginas 5 a 287. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 489, 956, 1.286 e 1.287. 5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 277, 297 e 324. Webgrafia Específica: 1. Marinho, Ângela H. R; & Marinonio, Cássia C.R.; & Rodrigues, Luciana C.A; O Processo de Luto na Vida Adulta Decorrente de Morte de um Ente Querido; Artigo; Curso de Psicologia; orientadora Eliane Carnot; 10 enus.; 15 refs.; Universidade Estácio de Sá; Rio de Janeiro, RJ; 2007; páginas 1 a 35; disponível em <http://www.4estacoes.com /pdf/publicacoes/o_processo_luto_vida_adulta.pdf> em: 04.09.18. I. S. M.