AUTORRECOMPOSIÇÃO GRUPOCÁRMICA (PROEXOLOGIA) PROEXOGÊNICA I. Conformática Definologia. A autorrecomposição grupocármica proexogênica é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, promover renovações, reconstruções e reconciliações com os compassageiros evolutivos na proporção direta da autocompetência interassistencial, capazes de otimizar a realização e / ou dinamização da programação existencial pessoal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo re deriva do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O vocábulo composição procede igualmente do idioma Latim, compositio, do radical de compositum, supino de componere, “pôr junto; reunir; compor; dar feitio ou forma”. Surgiu no Século XIII. O termo recomposição apareceu no Século XIX. A palavra grupo provém do idioma Italiano, gruppo, “nó; conjunto; reunião”, e esta do idioma Germânico, kruppa, equivalente ao do idioma Frâncico, kruppa, “massa arredondada”. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo carma origina-se do idioma Inglês, karma, e este do idioma Sânscrito, karma-n, “ação; efeito; fato”. Apareceu no Século XVII. O sufixo ico, ica, do idioma Grego, ikós, é formador de adjetivos. O termo programa vem do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”, de prográphó, “escrever anteriormente; escrever na cabeça de”, provavelmente por influência do idioma Francês, programme. Surgiu no Século XVIII. A palavra programação apareceu no Século XX. O vocábulo existencial deriva do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX. O segundo elemento de composição gênico tem conexão com genia, e este derivado do idioma Grego, génos, “raça; tronco; família; origem; descendência”. Sinonimologia: 1. Autorrealinhamento grupocármico proexogênico. 2. Restabelecimento grupocármico proexogênico. 3. Acerto grupocármico proexogênico. 4. Ajuste grupocármico proexogênico. Neologia. As 3 expressões compostas autorrecomposição grupocármica proexogênica, autorrecomposição grupocármica proexogênica básica e autorrecomposição grupocármica proexogênica avançada são neologismos técnicos da Proexologia. Antonimologia: 1. Interprisão grupocármica proexogênica. 2. Vitimização grupocármica proexogênica. 3. Libertação proexogênica. 4. Policarmalidade proexogênica. Estrangeirismologia: as restaurationes evolutivas; o upgrade afetivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto a autorresponsabilidade proexológica nas relações grupocármicas. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Recomposição: perdão universal. Coloquiologia: o antes tarde do que nunca para as recomposições grupocármicas. Proverbiologia: – O amor une, o ódio ata. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Família. A família nuclear, a célula social, é o arcabouço do momento evolutivo do grupo, o maior ponto de segurança da proéxis grupal”. 2. “Recomposições. Evoluir na vida humana é apagar as brasas vivas, debaixo das cinzas, do nosso passadão milenar, por meio das recomposições grupocármicas”. 3. “Reconciliações. As reconciliações vivificam”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autorrecomposição ante o grupocarma; o holopensene pessoal da mediação; o holopensene pessoal da pacificação no convívio familiar; o holopensene pessoal da interassistência; o holopensene pessoal acolhedor; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os fraternopensenes; a fraternopensenidade qualificando os laços interpessoais; os grupopensenes convergindo para a interassistência grupocármica; a grupopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade favorecendo a autorrecomposição; a autopensenização libertária proexogênica; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os vincopensenes determinando nova rota da proéxis; a vincopensenidade; a qualificação pensênica a partir da gratidão pelos aportes recebidos. Fatologia: a autorrecomposição grupocármica proexogênica; a tarefa proexológica recebida com naturalidade; os desafios intraconscienciais enfrentados com disposição assistencial; a mudança de temperamento contribuindo para as recomposições; a ideia inata de pacificação; a mediação de conflitos; os aportes recebidos proporcionando condições para a interassistencialidade; o apoio recebido dos amigos favorecendo os acertos; as repercussões interassistenciais no grupocarma; as tarefas grupais cotidianas viabilizando as aproximações; os contrafluxos da vida cotidiana aproximando os compassageiros; a ampliação dos laços familiares na extrapolação das relações convencionais; a acolhida aos parentes mais próximos estreitando os laços interpessoais e desatando os nós interprisionais; a união de todos favorecendo a melhoria das condições grupais; a hipótese de possíveis acertos grupocármicos com a ressoma da prole; o autoconhecimento favorecendo as reconciliações; o desapego dos interesses pessoais para atender necessidades do grupocarma; a consecução autoconsciente e voluntária da interassistencialidade pela tares; os acertos grupocármicos promovendo maior liberdade evolutiva; o aproveitamento proexológico da liberdade pessoal; a consecução proexológica dinamizada a partir da ampliação do livre arbítrio; a busca pelo completismo existencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o planejamento proexológico durante o Curso Intermissivo (CI) prevendo a autorrecomposição grupocármica proexogênica; a possibilidade pré-ressomática de escolha do núcleo familiar possibilitando acertos; a parapercepção do amparo extrafísico nas conciliações; as projeções lúcidas coadjuvantes da autorrecomposição grupocármica proexogênica. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo proexológico no grupo evolutivo; o sinergismo da conjunção de esforços pelo bem da maioria; o sinergismo vontade-intencionalidade na construção dos vínculos afetivos; o sinergismo recomposições intrafísicas–reconciliações extrafísicas. Principiologia: os princípios da proéxis pessoal; o princípio da prioridade compulsória (PPC); o princípio de quanto maior o aporte, maior a retribuição; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da convivialidade sadia; o princípio do sozinho vai mais depressa, em grupo se vai mais longe; o princípio de o mais lúcido assumir a responsabilidade de recompor a relação; o princípio “aconteça o melhor para todos”; o princípio de não deixar para amanhã o possível de ser feito hoje; o princípio da ampliação do acerto; o princípio de priorizar a recomposição grupocármica. Codigologia: o código pessoal de prioridades evolutivas; a necessidade do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de valores pessoais; o exemplarismo pessoal reforçando os códigos grupais libertários. Teoriologia: a teoria da programação existencial; a teoria da inseparabilidade grupocármica; a teoria do holocarma da consciência; a teoria da ressoma ressaltando a importância da recomposição grupal no curso do ciclo grupocármico. Tecnologia: a técnica do pensenograma; a técnica do autodesassediômetro; a técnica de relevar a atitude impensada e imatura do outro; a técnica da despertocrítica; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica do balanço existencial; a técnica da autorreverificabilidade. Voluntariologia: os desafios no voluntariado conscienciológico enquanto meio de cumprimento da programação existencial, favorecendo as autorrecomposições proexogênicas; o voluntariado focado na interassistência; o voluntariado assentado na maxiproéxis grupal. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Assistenciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Consciencioterapia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Despertologia. Efeitologia: o efeito dinamizador da proéxis pela autorrecomposição; o efeito autorrecompositivo dos acertos grupocármicos; os efeitos benéficos do exemplarismo cosmoético. Neossinapsologia: as neossinapses auxiliando nos ajustes das relações; as neossinapses geradas a partir das autorrecomposições proexogênicas; as neossinapses impulsionadoras das reciclagens intraconscienciais; as neossinapses da autabnegação cosmoética; as neossinapses ampliando os acertos grupocármicos. Ciclologia: o ciclo evolutivo ressoma-dessoma favorecendo a proéxis; o ciclo de reeducação das condutas pessoais; o ciclo encontros-desencontros-reencontros; a mudança do ciclo algoz-vítima-salvador para o ciclo perdão-gratidão-retribuição. Enumerologia: a autorrecomposição proexogênica dificultada; a autorrecomposição proexogênica organizada; a autorrecomposição proexogênica planejada; a autorrecomposição proexogênica imediata; a autorrecomposição proexogênica gradual; a autorrecomposição proexogênica prolongada; a autorrecomposição proexogênica aperfeiçoada. Binomiologia: o binômio autorrecomposição-motivação; o binômio benevolência-fraternidade; o binômio compreensão-aglutinação; o binômio admiração-discordância na vivência grupal; o binômio resiliência-circunstância; o binômio empatia-afetividade; o binômio afinidade-sincronicidade. Interaciologia: a interação holossomática; a interação familiar; as interações profissionais; as interações sociais; as interações multidimensionais; a interação amparadores-amparandos; a interação entre opostos; a interação entre irmãos; a interação família nuclear–grupocarma ampliado. Crescendologia: o crescendo das interações interconscienciais sadias na autorrecomposição grupocármica proexogênica; o crescendo recompositivo egocarma-grupocarma-policarma. Trinomiologia: o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio conciliação-reconciliação-intercooperação. Polinomiologia: o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação; o polinômio vontade-intenção-determinação-realização; o polinômio grupo familiar–grupo profissional–grupo social–grupo evolutivo; o polinômio parar-refletir-ponderar-decidir; o polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo. Antagonismologia: o antagonismo inseparabilidade grupocármica / separabilidade grupocármica; o antagonismo determinismo evolutivo / autonomia consciencial; o antagonismo recepção / retribuição; o antagonismo autodecisão / autossabotagem. Paradoxologia: o paradoxo de o assistente ser o primeiro a ser assistido; o paradoxo de o convívio compulsório poder ser libertário; o paradoxo de a autoconsciência das interprisões do passado poder motivar a interassistencialidade no presente. Legislogia: a lei da grupocarmalidade; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo ampliando o acerto. Filiologia: a proexofilia; a recinofilia; a assistenciofilia; a reconciliofilia; a grupofilia. Fobiologia: a autossuperação das fobias; o medo de dessomar sem ter cumprido a proéxis; o medo do enfrentamento das dificuldades de convívio com o grupo; o medo de não querer se expor para evitar novos erros. Sindromologia: a evitação da síndrome da autovitimização; a superação da síndrome da subestimação autoproexológica; a erradicação da síndrome da rejeição. Maniologia: a eliminação das manias autovitimizadoras; a evitação da mania de pensar mal dos outros; a superação da mania de querer manter o controle; a profilaxia da mania de falar sem pensar; a erradicação mania de reclamar; a mania de se achar autossuficiente; a suplantação da mania de postergar mudanças; a eliminação da mania de empurrar as tarefas com a barriga. Mitologia: a evitação do mito de Sísifo interpretado no contexto grupocármico; a eliminação do mito do acaso; a desconstrução do mito da família perfeita; a queda do mito da existência de atos sem consequências; a superação do mito da incapacidade de mudar a realidade. Interdisciplinologia: a Proexologia; a Recomposiciologia; a Recexologia; a Reciclologia; a Grupocarmologia; a Paradireitologia; a Autopesquisologia; a Discernimentologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin proexista; a conscin autorrecompositora; a conscin reciclante intraconsciencial; a consciência responsável; a conscin interprisioneira; a família nuclear; a prole; a família consciencial; os distintos grupos evolutivos; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin enciclopedista; a conscin libertária. Masculinologia: o proexólogo; o autorreconciliador; o autorreeducador; o pré-serenão vulgar; o compassageiro evolutivo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o recompositor grupocármico; o duplista; o autopesquisador da intraconsciencialidade; o evoluciólogo. Femininologia: a proexóloga; a autorreconciliadora; a autorreeducadora; a pré-serenona vulgar; a compassageira evolutiva; a reciclante existencial; a inversora existencial; a recompositora grupocármica; a duplista; a autopesquisadora da intraconsciencialidade; a evolucióloga. Hominologia: o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens interpraesidiarius; o Homo sapiens independens; o Homo sapiens libertus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens prioritarius. V. Argumentologia Exemplologia: autorrecomposição grupocármica proexogênica básica = a promoção de renovações, reconstruções e reconciliações com conscins por meio da interassistencialidade ao núcleo familiar; autorrecomposição grupocármica proexogênica avançada = a promoção de renovações, reconstruções e reconciliações com conscins e consciexes por meio da interassistencialidade à família consciencial, conquistando o completismo existencial. Culturologia: a cultura da Autorganizaciologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da convivialidade cosmoética; a cultura da autorreflexão permanente; a cultura do aperfeiçoamento contínuo; a Multiculturologia. Taxologia. De acordo com a Conviviologia, eis por exemplo, na ordem alfabética, 22 trafores ou atitudes capazes de otimizar o processo de autorrecomposição grupocármica proexogênica: 01. Abnegação. 02. Afetuosidade. 03. Antiofensividade. 04. Assistencialidade. 05. Bom humor. 06. Comedimento. 07. Concessão. 08. Constância. 09. Cooperatividade. 10. Detalhismo. 11. Determinação. 12. Dedicação. 13. Exemplarismo. 14. Generosidade. 15. Gratidão. 16. Grupalidade. 17. Heteroperdão. 18. Pacificidade. 19. Ponderação. 20. Proatividade. 21. Resiliência. 22. Solidariedade. Caracterologia. Sob a ótica da Proexologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 possíveis conquistas evolutivas resultantes da autorrecomposição grupocármica proexogênica: 1. Autajuste da realidade consciencial. 2. Completismo existencial. 3. Docência extrapauta. 4. Mudança de patamar evolutivo. 5. Potencialização da evolução consciencial. 6. Satisfação íntima. 7. Senso do dever cumprido. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorrecomposição grupocármica proexogênica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático. 02. Autorresponsabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Homeostático. 03. Autorresponsabilidade proexológica: Proexologia; Homeostático. 04. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 05. Ciclo reparatório: Autorrecexologia; Homeostático. 06. Convívio compulsório: Grupocarmologia; Neutro. 07. Efeito das autorreciclagens na proéxis: Proexologia; Homeostático. 08. Exercício do acerto: Autodiscernimentologia; Homeostático. 09. Interdependenciologia: Grupocarmologia; Homeostático. 10. Miniacerto: Autevoluciologia; Homeostático. 11. Miniacerto reconciliatório: Grupocarmologia; Homeostático. 12. Minifalha: Parapatologia; Nosográfico. 13. Princípio da restauração evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 14. Priorização da proéxis: Proexologia; Homeostático. 15. Recin: Recexologia; Homeostático. A AUTORRECOMPOSIÇÃO GRUPOCÁRMICA PROEXOGÊNICA, FAVORECIDA PELAS RECICLAGENS INTRACONSCIENCIAIS CONTÍNUAS, PODE PROMOVER A ACELERAÇÃO DOS ACERTOS GRUPAIS E EVOLUÇÃO PESSOAL LÚCIDA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre o impacto da recomposição grupocármica na consecução proexológica? Como tem sido o convívio com os familiares na atual vida crítica? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1a Ed. Marina Thomaz; pref. 2a Ed. Daniel Muniz; pref. 3a Ed. Cristina Arakaki; pref. 4a Ed. Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 38. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 850, 1.706 a 1.708. 3. Idem; Manual da Proéxis; 164 p.; 40 caps.; 10 refs.; alf.; 21 x 14 cm; a br.; 2a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998; páginas 9 e 117. 4. Idem; Nossa Evolução; revisora Tatiana Lopes; 170 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; 17 E-mails; 1 foto; 1 microbiografia; 162 perguntas; 162 respostas; 13 websites; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 97 a 104. 5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013 páginas 625 a 628. E. R. O.