Autorresponsabilidade Proexológica

A autorresponsabilidade proexológica é a condição de a conscin intermissivista, homem ou mulher, gerir, com autodiscernimento, as vivências, ações ou esforços pessoais, visando a realização da autoprogramação existencial.

No teste de avaliação pessoal pela escala de 1 a 5, em qual posição você, leitor ou leitora, se situa quanto à autorresponsabilidade proexológica? Ainda é escravo(a)

      AUTORRESPONSABILIDADE PROEXOLÓGICA
                                       (PROEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A autorresponsabilidade proexológica é a condição de a conscin intermissivista, homem ou mulher, gerir, com autodiscernimento, as vivências, ações ou esforços pessoais, visando a realização da autoprogramação existencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo responsável é adaptação do idioma Francês, responsable, “que garante; que responde”, derivado do idioma Latim, responsus, de respondere, “responder; afirmar; assegurar; afiançar; prometer; refutar; comparecer”. Surgiu no Século XVIII. A palavra responsabilidade apareceu no Século XIX. O vocábulo programação procede do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Surgiu no Século XX. A palavra existencial provém também do idioma Latim, existentialis, “existencial”. Apareceu em 1898.
          Sinonimologia: 1. Autorresponsabilidade existencial. 2. Retidão pessoal proexológica. 3. Utilização lúcida da proéxis. 4. Autadministração cosmoética da proéxis. 5. Probidade de programação existencial.
          Neologia. As 4 expressões compostas autorresponsabilidade proexológica, autorresponsabilidade proexológica egocármica, autorresponsabilidade proexológica grupocármica e autorresponsabilidade proexológica policármica são neologismos técnicos da Proexologia.
          Antonimologia: 1. Autoirresponsabilidade existencial. 2. Autoirresponsabilidade proexológica. 3. Autodisplicência na consecuçāo da proéxis. 4. Improbidade existencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à responsabilidade proéxica.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autorresponsabilidade proexológica: autexemplarismo. Tenhamos autorresponsabilidade proexológica.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do autodiscernimento proexológico; o holopensene pessoal da Proexologia; os proexopensenes; a proexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; o holopensene da autorresponsabilidade evolutiva.
          Fatologia: a autorresponsabilidade proexológica; o autesforço lúcido aplicado à consecução da proéxis; a autoconvicção proexológica; a bússola consciencial; a autodeterminação lúcida; o fortalecimento da automotivação; a priorização evolutiva; a priorização da proéxis; o megafoco proexológico; a assunção das autorresponsabilidades evolutivas; a autoincorruptibilidade; o anticomodismo; a eliminação do corpo mole; o interesse genuíno pelo bem-estar coletivo; o senso universalista; as responsabilidades holocármicas perante os aportes recebidos; a interassistencialidade; a evitação da ociosidade; a autocoerência na busca de ampliação dos feitos assistenciais; o aprimoramento intelectual; o aprimoramento da comunicabilidade enquanto facilitador dos interrelacionamentos conscienciais; o aprimoramento contínuo das autocompetências; a utilização assistencial dos trafores; a prontidão assistencial; o acerto grupocármico; a tares teática; o autodiscernimento na solução de malavenças; a autopacificação; o antibelicismo; a sinceridade; a reação pacífica; a inexistência de ressentimentos; o empenho na manutenção das relações harmônicas no grupocarma; a importância de não criar dependentes e / ou dependência; a evitação do acumpliciamento grupocármico; o senso de responsabilidade perante os outros; a ampliação do livre arbítrio; a autorresponsabilidade cosmoética; a maxifraternidade; o compléxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autossustentação energética; a qualificação das bioenergias; a psicosfera pessoal equilibrada; a sinalética energética e parapsíquica pessoal aplicada no cumprimento da proéxis; a prática diária da tenepes; o amparo extrafísico de função no trabalho assistencial; a pararresponsabilidade pela percepção do amparo de função; o autodesassédio enquanto pré-requisito para a heterodesassedialidade de grupos; a evocação dos amparadores extrafísicos técnicos em assistência; os deveres inerentes à paraprocedência; os subsídios extrafísicos pró-proéxis; o paravalor de honrar na intrafisicalidade as decisões intermissivas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo planejamento-autoproéxis; o sinergismo livre arbítrio–livre escolha; o sinergismo qualificação da intencionalidade–acertos evolutivos; o sinergismo ações proexológicas–amparabilidade extrafísica.
          Principiologia: o princípio dos paradeveres conscienciais; os princípios da proéxis pessoal; o princípio de viver evolutivamente; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do aqui-agora-já; o princípio da intransferibilidade da proéxis; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da rejeição do impróprio; o princípio da não-violência; o princípio da priorização do inadiável; o princípio da autorganização evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) conduzindo os interrelacionamentos assistenciais; o código de prioridades pessoais (CPP); o código pessoal de conduta proexogênica; o código de Hamurabi exemplificando normas obsoletas de responsabilidades.
          Teoriologia: a teoria da proéxis; a teoria do completismo existencial; a teoria da tares; a teoria e a prática da interassistencialidade.
          Tecnologia: as técnicas proexológicas; a técnica do proexograma; a técnica do balanço existencial; a técnica do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica da assistência tarística.
          Voluntariologia: o senso de responsabilidade proexológica norteando o voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo (CI).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: os efeitos surpreendentes das ações tarísticas; os efeitos benéficos do exemplarismo cosmoético.
          Neossinapsologia: a eliminação dos bagulhos autopensênicos impedidores da geração de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo aprendizado-ensino-reaprendizado; o ciclo intermissão-ressoma-preparação-retribuição-compléxis.
          Enumerologia: a ação intencional cosmoética; a ação tarística; a ação assistencial; a ação solidária; a ação conciliadora; a ação acertada; a ação pró-compléxis.
          Binomiologia: o binômio aporte existencial–responsabilidade proexológica; o binômio proéxis–megarresponsabilidade interconsciencial; o binômio aporte-retribuição; a aplicação do binômio admiração-discordância na vivência grupal; o binômio desprendimento-assistência; o binômio autodesassedialidade-interassistencialidade; o binômio intermissão–vida humana.
          Interaciologia: a interação evolução pessoal–interassistencialidade cosmoética; a interação assistente-assistido; a autorresponsabilidade na interação professor-aluno enquanto peça importante na consecução da proéxis; a interação responsabilidade-disponibilidade.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo recebimentos de aportes–retribuições fraternas; o crescendo teoria intermissiva–prática proexológica; o crescendo automonitoramento-autavaliação-autocorreção.
          Trinomiologia: o trinômio aqui-agora-já; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio meta-esforço-realização; o trinômio consciencialidade-responsabilidade-assistencialidade.
          Polinomiologia: o polinômio autolucidez-racionalidade-lógica-coerência.
          Antagonismologia: o antagonismo iniciativa / acabativa; o antagonismo foco na ganância / foco na proéxis; o antagonismo autodecisão / autossabotagem; o antagonismo conduta egocêntrica / conscientização evolutiva; o antagonismo teoria intermissiva / prática proexológica.
          Paradoxologia: o paradoxo de a disciplina trazer liberdade; o paradoxo de o exemplo silencioso repercutir mais se comparado a milhares de palavras vãs; o paradoxo prioridade proexológica–vontade pessoal; o paradoxo de a verdade mesmo amarga ser preferível à doce ilusão; o paradoxo de quem ensina ser o primeiro a aprender.
          Politicologia: a proexocracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: as leis da proéxis; a lei do maior esforço evolutivo aplicada ao aprimoramento vivencial da autocosmoética; o cumprimento das leis sociais enquanto maturidade convivencial básica; a lei evolutiva da interassistencialidade; a lei da solidariedade evolutiva cosmoética.
          Filiologia: a decidofilia; a proexofilia; a conscienciofilia; a teaticofilia; a neofilia; a priorofilia; a interassistenciofilia.
          Fobiologia: a evitação da decidofobia; a superação da disciplinofobia; a autossuperação da assistenciofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome da mentira na consecução da proéxis.
          Maniologia: a eliminação da mania insensata da postergação; a evitação da mania de não dialogar; a erradicação da sofismomania; a aversão à toxicomania; a rejeição à riscomania; a eliminação da abulomania; o descarte das manias egocêntricas infantis.
          Mitologia: a queda do mito da existência de atos sem consequências; o descarte do mito da evolução espontânea, natural, sem esforço.
          Holotecologia: a proexoteca; a grupocarmoteca; a interassistencioteca; a convivioteca; a evolucioteca; a teaticoteca; a volicioteca; a prioroteca; a discernimentoteca; a traforoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Autocosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Tenepessologia; a Autodiscernimentologia; a Conviviologia; a Exemplologia; a Vivenciologia; a Lucidologia; a Evoluciologia; a Teaticologia; a Policarmologia; a Intrafisicologia; a Autodeterminologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a conscin discernidora; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin comprometida com a proéxis; a conscin responsável; a pessoa honesta; a pessoa íntegra; o indivíduo irrepreensível.
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o completista; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o verbetólogo; o voluntário; o homem de ação.
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a completista; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a verbetóloga; a voluntária; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens priorologicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens incorruptibilis; o Homo sapiens fidedignus; o Homo sapiens confidens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autorresponsabilidade proexológica egocármica = aquela na qual predominam as ações ou esforços assistenciais em relação ao self; autorresponsabilidade proexológica grupocármica = aquela na qual predominam ações ou esforços assistenciais em relação ao grupo evolutivo; autorresponsabilidade proexológica policármica = aquela na qual predominam esforços assistenciais de caráter universalista além dos interesses grupocármicos.
          Culturologia: a superação dos idiotismos culturais; a cultura do autaprimoramento contínuo; a cultura do Universalismo; a cultura da interassistencialidade; a cultura da Proexologia; a cultura da megafraternidade; a cultura da convivialidade cosmoética; a cultura do exemplarismo cosmoético.
          Evitaciologia. Sob a ótica da Parapatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 atitudes atravancadoras da proéxis a serem evitadas pela conscin intermissivista:
          01. Alcoolismo. Reunir-se com amigos para beber socialmente.
          02. Autodesorganização. Manter agenda pessoal desatualizada, ocasionando atrasos frequentes.
          03. Cineclubismo. Frequentar cineclubes e passar horas assistindo filmes de comédia ou aventura, sem proveito evolutivo.
          04. Descomprometimento. Viver tal filhote de canguru, morando sem compromisso na casa dos pais, depois dos 30 anos de idade. Ou fazer-se de aposentado, vivendo descompromissadamente, antes dos 30 anos de idade.
          05. Desleixo. Deixar tarefas por fazer, indefinidamente acumuladas, em diversas frentes de trabalho.
          06. Jogatina. Passar as noites na mesa de carteado, comprometendo a saúde física e financeira.
          07. Nomadismo. Viajar sem destino durante diversos meses, só por diletantismo.
          08. Sedentarismo. Permanecer na cama até tarde, aumentando a circunferência abdominal, causando danos à saúde do soma.
          09. Tabagismo. Fumar cigarros, charutos, cachimbo ou narguilés, tornando-se dependente da nicotina, prejudicando a própria saúde e a dos familiares.
          10. Vigorexia. Suar o corpo, excessivamente, durante horas, todas as manhãs, na academia de ginástica.
          Traforologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 40 trafores indicadores da autorresponsabilidade proexológica da conscin intermissivista:
          01. Acabativa interassistencial.
          02. Amparabilidade.
          03. Apaziguamento.
          04. Argumentação lógica.
          05. Assertividade evolutiva.
          06. Autenticidade.
          07. Autestima sadia.
          08. Autocompreensão.
          09. Autoconfiança.
          10. Autodesassedialidade.
          11. Autodisciplina.
          12. Automotivação interassistencial.
          13. Autoparaperceptibilidade.
         14.  Autorganização.
         15.  Bom humor.
         16.  Confiabilidade.
         17.  Continuísmo consciencial.
         18.  Cordialidade.
         19.  Cosmoeticidade.
         20.  Criticismo.
         21.  Determinação.
         22.  Empatia.
         23.  Empreendedorismo.
         24.  Epicentrismo.
         25.  Estrategismo cosmoético.
         26.  Exultação com as realizações evolutivas.
         27.  Firmeza cosmoética.
         28.  Habilidade para lidar com as pessoas.
         29.  Heterodesassedialidade.
         30.  Higiene Consciencial.
         31.  Honestidade.
         32.  Inteligência evolutiva (IE).
         33.  Lealdade.
         34.  Megafoco proéxico.
         35.  Pontualidade.
         36.  Positividade.
         37.  Predileção pelo esclarecimento.
         38.  Retilinearidade ortopensênica.
         39.  Universalismo.
         40.  Voliciofilia.


                                           VI. Acabativa

         Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autorresponsabilidade proexológica indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
         01. Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
         02. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
         03. Autocentramento consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
         04. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
         05. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
         06. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
         07. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
         08. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
         09. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
         10. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
         11. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
         12. Função do intermissivista: Proexologia; Neutro.
         13. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
         14. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
         15. Protagonismo proexológico: Proexologia; Homeostático. A AUTORRESPONSABILIDADE PROEXOLÓGICA, BALIZADORA DA TRAJETÓRIA COSMOÉTICA DA CONSCIN LÚCIDA,
 ALICERÇA A EXISTÊNCIA HUMANA EXIGINDO APLICAÇÃO
     PERMANENTE DA AUTOINCORRUPTIBILIDADE MÁXIMA.
             Questionologia. No teste de avaliação pessoal pela escala de 1 a 5, em qual posição você, leitor ou leitora, se situa quanto à autorresponsabilidade proexológica? Ainda é escravo(a)
de miniautocorrupções? De qual natureza?
             Bibliografia Específica:
             01. Dias, Reinaldo; Introdução à Sociologia; 386 p.; 145 refs.; alf.; 27 x 21 cm; br.; 2a Ed.; Pearson; São Paulo, SP; 2010; página 109.
             02. Machado, Cesar; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 83.
             03. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; et. al.; 376 p.; 6 seções; 106 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 19, 27 e 82.
             04. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisoras Gisele Salles; Karina Thomaz; & Márcia Abrantes; 188 p.; 8 caps.; 21 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 3 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Jáneiro, RJ; 2001; páginas 18, 72, 73, 75, 92, 101, 102, 147, 149 e 154.
             05. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; revisor Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 14 refs.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 42, 54, 72, 88, 89, 114, 126, 150, 160, 166, 170, 182, 186 e 188.
             06. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 136, 192, 208, 210 e 246.
             07. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 41, 57, 74, 114, 124, 164 e 219.
             08. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial;; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Kátia Arakaki; 176 p.; 40 caps.; 34 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 11 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 4a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; PR; 2005; páginas 18, 20, 21, 40, 41, 59, 61, 62, 69 e 124.
             09. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; 138 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 18 e 19.
             10. Idem; Nossa Evolução; revisores Alexander Steiner; & Sheila Guia; 168 p.; 15 caps.; 149 abrevs.; glos. 282 termos; 6 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 99.
             11. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 420, 497, 649, 654, 679, 703 e 718.
                                                                                                                      C. R. M.