Autorganização Psicomotora

A autorganização psicomotora é o planejamento, sistematização, antecipação, monitorização contínua, regulação sequencial e execução coordenada autoconsciente de atitudes, posturas, gestos, ações ou rotinas motoras essenciais à conscin lúcida na vida humana, tendo em vista a dinamização dos autodesempenhos recinológicos, verponogênicos e interassistenciais.

Para você, leitor ou leitora, qual percentual da automotricidade é de fato indispensável à consecução da autoproéxis? Você já possui rotinas psicomotoras técnicas?

      AUTORGANIZAÇÃO PSICOMOTORA
                               (AUTEXPERIMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A autorganização psicomotora é o planejamento, sistematização, antecipação, monitorização contínua, regulação sequencial e execução coordenada autoconsciente de atitudes, posturas, gestos, ações ou rotinas motoras essenciais à conscin lúcida na vida humana, tendo em vista a dinamização dos autodesempenhos recinológicos, verponogênicos e interassistenciais.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O primeiro elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo organização procede do idioma Francês, organiser, “tocar órgão”, e este do idioma Latim Medieval, organizare, de organum, “órgão; dispor de forma a tornar apto à vida; dotar de estrutura”. Surgiu no Século XVI. O segundo elemento de composição psico deriva do idioma Grego, psykh, de psykhé, “sopro; alma; ser vivo; pessoa”. Apareceu em cultismos a partir do Século XIX. A palavra motor vem do idioma Francês, moteur, e esta do idioma Latim, motor, “que move”. Surgiu no Século XVII.
         Sinonimologia: 01. Autodisciplina psicomotriz. 02. Esquema corporal organizado. 03. Autodomínio psicomotor. 04. Autocondicionamento corporal consciente. 05. Reeducação dos autorreflexos neurológicos. 06. Fixação da rotina motória. 07. Planejamento dos miniatos pessoais. 08. Mapeamento dos movimentos físicos pró-proéxis. 09. Hiperacuidade cinestésica. 10. Qualificação da assinatura autopensênica.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 53 cognatos derivados do vocábulo motor: aeromotor; antimotricidade; automotor; automotricidade; automotriz; autopsicomotor; autopsicomotricidade; bimotor; ciclomotor; contraeletromotriz; dinamotor; eletromotor; grafocromotricidade; grafomotora; hidromotor; ideomotor; isomotora; locomotor; locomotora; macromotor; macromotora; macromotricidade; magnetomotor; maremotor; mareomotor; micromotricidade; monomotor; motora; motorista; motorização; motorizada; motorizado; motorizar; motorneiro; motricidade; motriz; nanomotor; neuropsicomotor; neuropsicomotora; neuropsicomotricidade; oculomotor; oromotora; oromotricidade; paramotora; parapsicomotora; psicomotor; psicomotora; psicomotricidade; psicomotriz; quadrimotor; servomotor; trimotor; vasomotor.
         Neologia. As 4 expressões compostas autorganização psicomotora, autorganização psicomotora doméstica, autorganização psicomotora profissional e autorganização psicomotora verponogênica são neologismos técnicos da Autexperimentologia.
         Antonimologia: 01. Autodesorganização psicomotriz. 02. Inépcia psicomotora. 03. Automatismo mecânico. 04. Autocondicionamento corporal inconsciente. 05. Reflexos neurológicos entrópicos. 06. Práticas psicomotoras aleatórias. 07. Miniatos pessoais espontâneos. 08. Destrambelhamento psicomotor antiproexológico. 09. Ignorantismo cinestésico. 10. Assinatura pensênica cacoborrada.
         Estrangeirismologia: o deficit motor; o feedback psicomotor; o fast forward psicomotor; o aparato sensorium; o modus operandi somático técnico; a neoperformance psicomotora; o upgrade da automanifestação intrafísica; o Proexarium.
         Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à percepção cinestésica.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: Psicomotricidade: cognição, ação.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da psicomotricidade; a autorretilinearidade pensênica; os praxipenses; a praxipensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cuidados com a contraparte motora da assinatura pensênica pessoal.
          Fatologia: a autorganização psicomotora; a autorreeducação psicomotora; a atenção sustentada nos próprios movimentos físicos; a somatognosia; a motricidade voluntária técnica; o controle produtivo do sistema nervoso somático; as autopredisposições psicomotoras genéticas; as autopredisposições psicomotoras paragenéticas; a habilidade na aplicação fecunda das diferentes modalidades de coordenação motora; a propriocepção; a inteligência psicomotora; a inteligência corporal-cinestésica; o rastreio do automatismo psicomotriz pessoal; o controle do devaneio durante as atividades físicas repetitivas; a eliminação do estabanamento entropizante da automanifestação; a evitação dos miniacidentes domésticos; a diminuição do envolvimento em miniacidentes automobilísticos; o miniacidente funcional zero; a campanha pró-desperticidade de redução dos miniacidentes pessoais; a mensuração dos miniacidentes físicos pessoais; a profilaxia dos miniassédios advindos da autodesorganização psicomotora; a lucidez no momento do surgimento dos fatores distrativos intervenientes na rotina motora pessoal; a localização exata para os objetos pessoais dentro da própria residência; a dedicação na medida certa de tempo e atenção às tarefas braçais; as automanifestações imprescindíveis pelo cerebelo; os exercícios físicos indispensáveis à manutenção da saúde física; a antiacídia; a rendição calculada às exigências corporais; a biofilia profícua; a evitação da imaturidade de só querer viver pelo paracérebro (mundo mental) quando ainda na vida humana; a interação lúcida com a Materiologia; os deslocamentos inevitáveis na dimensão humana; a repetição paciente dos mesmos atos, por vezes, anos a fio; a readaptação ao ritmo lento das próprias ações na dimensão intrafísica; a antiafobação; a antimpulsividade; a supressão da ansiedade de fundo; o ato de pensar antes de agir; o domínio do autotaquipsiquismo na intrafisicalidade; a taquirritmia funcional da conscin; a hiperatividade sadia; a importância de decorar os próprios atos; o estabelecimento de rotinas motoras sadias; a mudança periódica das rotinas motoras para evitar o automatismo; a manutenção renovadora dos hábitos e procedimentos motórios saudáveis; o uso inteligente das máquinas modernas redutoras da automotricidade; o autocondicionamento psicomotor; o autodescondicionamento psicomotor; o contracondicionamento psicomotor; a recin psicomotora; a oromotricidade; o capricho na redação de qualquer texto manuscrito; a caligrafia harmônica; a grafomotricidade; as horas diárias do escritor em frente ao computador; o autodomínio somático verponológico; a gestualidade na medida certa; o histrionismo gestual interassistencial paradidático; o manual de utilização do próprio soma; o predomínio do cérebro sobre o cerebelo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a movimentação básica das energias conscienciais (ECs); a expansão das energias conscienciais pela psicomotricidade autoconsciente; o autodomínio psicomotor da conscin parapsíquica ao permitir outra consciência comandar o próprio soma; a psicografia; a psicofonia; a possessão benigna; a parapsicomotricidade da conscin projetada pelo psicossoma; a pangrafia; a conação; a voliciolina.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo córtex cerebral-cerebelo-psicomotricidade; o sinergismo monitorização autopensênica–monitorização proprioceptiva; o sinergismo etológico; o sinergismo entre a mente sã e o corpo sadio; o sinergismo hábitos sadios–rotinas úteis; o sinergismo rotina psicomotora–rotina bioenergética; o sinergismo da omnipesquisa pessoal; o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante.
          Principiologia: o princípio da primazia do cérebro sobre o cerebelo; o princípio da repetição cosmoética evolutiva; o princípio do utilitarismo somático; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio dos pés na rocha e o mentalsoma no Cosmos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à autopsicomotricidade; o código pessoal de conduta proexogênica.
          Teoriologia: a teoria da autorganização; a teoria da genialidade psicomotriz; as teorias da Psicomotricidade.
          Tecnologia: a técnica da imobilidade física vígil; a técnica do detalhismo aplicada ao corpo-máquina; a técnica do detalhismo aplicada à casa-máquina; a técnica do detalhismo aplicada ao escritório-máquina; a técnica da expansão das energias conscienciais; as técnicas de evitação do enfado das atividades motoras; a técnica de desorganizar reorganizando os ambientes por onde se passa; a técnica da rotina psicomotora proexológica.
          Voluntariologia: o voluntariado braçal; o voluntariado intelectual.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; a residência pessoal proexogênica transformada em laboratório conscienciológico autevolutivo.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Psicomotricidade; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Somatologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia.
          Efeitologia: o efeito desestabilizador das emoções sobre a autopsicomotricidade; o efeito ansiolítico do autodomínio psicomotor; os efeitos dos autopensenes na autorganização intrafísica; a eliminação dos efeitos da heterodesorganização na autorganização; os efeitos da rotina psicomotora no desenvolvimento do autoparapsiquismo.
          Neossinapsologia: as neossinapses visomotoras; as neossinapses psicomotoras; as neossinapses locomotoras; as neossinapses grafomotoras; as neossinapses oromotoras; as neossinapses psicomotoras advindas do autodesenvolvimento parapsíquico; as paraneossinapses da interação interveicular.
          Ciclologia: o ciclo autorganização psicomotora–autorganização energossomática–autorganização psicossomática–autorganização mentalsomática.
          Enumerologia: a acinesia; a apraxia; a ataxia; a autocinesia; a bradicinesia; a discinesia; a sincinesia.
          Binomiologia: o binômio soma-consciência; o binômio vontade-movimento; o binômio retroação-proação; o binômio trabalho intelectual–trabalho braçal; o binômio conscin desorganizada–conscin acidentogênica; o binômio euforin indomada–predisposição a acidentes; o binômio pensar rápido–agir calmamente.
          Interaciologia: a interação corpo-cérebro-Mesologia; a interação intenção-neurônio-músculo; a interação percepção-ação; a interação atenção somática–atenção autopensênica; a interação emoção-macromotricidade (tremor nas pernas); a interação emoção-micromotricidade (tremor manual); a interação emoção-oromotricidade (gaguejar).
          Crescendologia: a eliminação da automanifestação do crescendo ansiedade-afobação-distração-hipomnésia-esquecimentos; o crescendo patológico distração automotriz–miniacidentes rotineiros–acidentes graves eventuais–macro-PK destrutiva; o crescendo autorganização psicomotora–autorganização energossomática; o crescendo miniatos coordenados–rotina psicomotora fixada; o crescendo evolutivo ambilevismo–monodestrismo–ambidestrismo–prescindência das mãos.
          Trinomiologia: o trinômio visão-memória-movimento; o trinômio marcha autoconsciente–postura ergonômica–autexpressão corporal sadia; o trinômio vontade-intencionalidade-autodisciplina; o trinômio autorganização-detalhismo-exaustividade.
          Polinomiologia: o polinômio ser-sentir-pensenizar-agir; o polinômio macromotricidade-micromotricidade-oromotricidade-grafomotricidade.
          Antagonismologia: o antagonismo Cerebelologia / Paracerebrologia; o antagonismo dispraxia / praxia; o antagonismo autolucidez / automatismo; o antagonismo ideação / ação; o antagonismo autorganização / heterodesorganização.
          Politicologia: a intelectocracia; o mandarinato.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à autorganização psicomotriz.
          Filiologia: a biofilia; a conscienciofilia; a somatofilia; a tecnofilia; a autopesquisofilia; a recexofilia; a experimentofilia.
          Fobiologia: a cinesiofobia; a ambulofobia; a basofobia; a grafofobia; a motorfobia; a disciplinofobia; a somatofobia.
          Sindromologia: a síndrome do ansiosismo; a síndrome da pressa; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do deficit de atenção; a síndrome da hipomnésia; a síndrome da mesmice; a síndrome de Tourette; as síndromes compulsivas.
          Maniologia: a dromomania; a riscomania.
          Mitologia: os mitos behavioristas; o mito da quadridimensionalidade; o descarte dos mitos eletronóticos.
          Holotecologia: a bioteca; a somatoteca; a cognoteca; a laboroteca; a metodoteca.
          Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Autorganizaciologia; a Psicomotricidade; a Psicomiologia; a Praxiologia; a Cerebelologia; a Somatologia; Intrafisicologia; a Etologia; a Conscienciometrologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin cerebelar; a personalidade psicomotriz; a conscin eletronótica; a conscin cerebral; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a conscin taquipsíquica; a conscin lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o ser desperto.
          Masculinologia: o voluntário; o sistemata; o tocador de obra; o homem de ação; o exemplarista; o autodecisor; o intermissivista; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o verbetógrafo; o escritor; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tenepessista; o ofiexista; o macrossômata; o reciclante existencial; o inversor existencial; o proexista; o atacadista consciencial; o intelectual-operário.
          Femininologia: a voluntária; a sistemata; a tocadora de obra; a mulher de ação; a exemplarista; a autodecisora; a intermissivista; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a verbetógrafa; o escritora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tenepessista; a ofiexista; a macrossômata; a reciclante existencial; a inversora existencial; a proexista; a atacadista consciencial; a intelectual-operária.
          Hominologia: o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens laborans; o Homo sapiens prioritarius.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autorganização psicomotora doméstica = o estabelecimento das rotinas psicomotoras relativas aos deslocamentos dentro da própria casa; autorganização psicomotora profissional = o estabelecimento das rotinas psicomotoras relativas ao exercício da profissão pessoal; autorganização psicomotora verponogênica = o estabelecimento das rotinas psicomotoras, no voluntariado conscienciológico, favorecedoras à produção ou concepção de verdades relativas de ponta.
          Culturologia: a cultura da autopsicomotricidade produtiva.
          Autocogniciologia. Pelos princípios da Psicomotricidade, a movimentação voluntária técnica, calculada, sem impulsividade, peculiar do Homo sapiens sapiens, envolve, além da aptidão motora pessoal, a aplicação prática de diversos processos cognitivos, ao modo destes 10, dispostos a seguir na ordem funcional:
          01. Apreensão. A identificação da situação ou contexto extraconsciencial.
          02. Intenção. A intencionalidade ou motivação pessoal para a automotricidade.
          03. Resposta. A seleção da resposta motora adequada à automotivação.
          04. Planejamento. A determinação do roteiro, do tempo, da velocidade e da cadência da motricidade pessoal.
          05. Antecipação. A representação mental prévia ao ato motor.
          06. Decisão. A decisão de iniciar o processo da forma escolhida.
          07. Movimentação. A consecução do movimento propriamente dito.
          08. Atenção. A sustentação da atenção aos próprios movimentos enquanto executados.
          09. Monitorização. O acompanhamento do curso da motricidade pessoal.
          10. Regulação. A estimação das consequências, os ajustes e as reações aos imprevistos.
          Autoconscienciometrologia. O nível de organização psicomotora da conscin poder ser avaliado, por exemplo, pela frequência destas 20 situações problemáticas ou miniacidentes, passíveis de ocorrerem no próprio holopensene doméstico, expostas na ordem alfabética:
          01. Barba. Os cortes faciais do homem ao se barbear.
          02. Bebida. Os engasgos ao ingerir o líquido apressadamente.
          03. Calça. A perda do equilíbrio ao vestir ou despir a calça.
          04. Chinelo. As escapadas do chinelo.
          05. Copos. Os copos quebrados durante as lavagens das louças.
          06. Depilação. Os talhos nas pernas da mulher ao se depilar.
          07. Hematomas. Os pequenos hematomas no corpo devido ao choque com a mobília.
          08. Mãos. As microlesões manuais de causas diversas.
          09. Meia-calça. Os desfiamentos das meias-calça da mulher.
          10. Objetos. Os esquecimentos de objetos em locais ignorados.
          11. Pés. As topadas com os dedos dos pés nos cantos e quinas da casa.
          12. Pet. As pisadas e tropeços no gato ou no cachorro de estimação.
          13. Portas. As abalroadas nas portas.
          14. Refeição. As quedas de migalhas das refeições fora do prato.
          15. Reparos. Os reparos caseiros mal acabados.
          16. Residentes. As trombadas com o parceiro ou outros coabitantes.
          17. Roupa. As sujeiras acidentais nas roupas recém-vestidas.
          18. Sabonete. Os escorregões do sabonete para o chão do boxe do chuveiro.
          19. Tampa. As caídas da tampa da pasta dental no ralo da pia.
          20. Tinta. As mãos sujas com a tinta da caneta.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorganização psicomotora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ambílevo: Cerebelologia; Nosográfico.
          02. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro.
          03. Autoidentificação somática: Autossomatologia; Homeostático.
          04. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro.
          05. Conação: Voliciologia; Neutro.
          06. Consciência podálica: Evoluciologia; Nosográfico.
          07. Conscin organizadora: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Escala perceptiva das consciências: Parapercepciologia; Homeostático.
          09. Mão: Manossomatologia; Neutro.
          10. Miniacidente: Acidentologia; Nosográfico.
          11. Nomadismo consciencial: Comunicologia; Neutro.
          12. Prescindência das mãos: Manossomatologia; Homeostático.
           13. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático.
           14. Rotina redonda: Rotinologia; Homeostático.
           15. Soma: Somatologia; Neutro.
   A AUTORGANIZAÇÃO PSICOMOTORA É PROCEDIMENTO
 PRIORITÁRIO DA CONSCIN LÚCIDA EMPENHADA EM OTIMIZAR E MINIMIZAR O TEMPO DESPENDIDO COM AS ROTINAS MOTORAS INDISPENSÁVEIS À INTRAFISICALIDADE.
           Questionologia. Para você, leitor ou leitora, qual percentual da automotricidade é de fato indispensável à consecução da autoproéxis? Você já possui rotinas psicomotoras técnicas?
           Bibliografia Específica:
           1. Fonseca, Vitor; Psicomotricidade e Neuropsicologia: Uma Abordagem Evolucionista; 220 p.; 4 caps.; 4 fluxogramas; 14 ilus.; 2 tabs.; 135 refs.; 21 x 14 cm; br.; Wak; Rio de Janeiro, RJ; 2010; páginas 14, 15, 22, 29, 138, 140 e 165.
           2. Hurtado, Johann G. G. Melcherts; Dicionário de Psicomotricidade: Guia Técnico-científico para o Terapeuta em Psicomotricidade e Ciências Afins; 120 p.; glos. 889 termos; 188 refs.; 23 x 16 cm; br.; Prodil; Porto Alegre, RS; 1991; páginas 10, 18 a 20, 23, 26, 29, 36, 40, 44, 51, 60, 62, 65, 76, 80 e 102.
           3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 1.007.
           4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 515.
           5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 335, 514 e 584.
                                                                                                                       M. H.