Autopensenidade Antivitimizadora

A autopensenidade antivitimizadora é a qualidade dos pensamentos, sentimentos e energias manifestos pela consciência, intra ou extrafísica, caracterizada pela autovalorização, antiqueixismo e autorresponsabilidade interassistencial.

Você, leitor ou leitora, já identificou trafares e posturas incoerentes com a autopensenidade antivitimizadora? De quais maneiras busca eliminá-los do microuniverso consciencial?

      AUTOPENSENIDADE ANTIVITIMIZADORA
                                   (ANTIVITIMOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A autopensenidade antivitimizadora é a qualidade dos pensamentos, sentimentos e energias manifestos pela consciência, intra ou extrafísica, caracterizada pela autovalorização, antiqueixismo e autorresponsabilidade interassistencial.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo pensamento deriva do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. O termo sentimento procede também do idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. A palavra energia provém do idioma Francês, énergie, derivada do idioma Latim, energia, e esta do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. O prefixo anti vem do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo vítima procede do idioma Latim, victima, “vítima; animal que está para ser imolado”. Surgiu em 1572.
         Sinonimologia: 1. Autopensenidade antilamuriosa. 2. Autopensenidade desdramatizadora. 3. Postura autopensênica antivitimizadora.
         Neologia. As 3 expressões compostas autopensenidade antivitimizadora, autopensenidade antivitimizadora básica e autopensenidade antivitimizadora avançada são neologismos técnicos da Antivitimologia.
         Antonimologia: 1. Autopensenidade autovitimizadora. 2. Autopensenidade lamuriosa. 3. Autodesvalorização consciencial. 4. Autovitimização. 5. Dramatização pensênica 6. Postura autovitimizadora 7. Autopensenidade trafarista.
         Estrangeirismologia: o rapport com as ideias da Conscienciologia; o empenho pela lucidez e a autocosmoética full time; os insights oportunos; a automotivação oriunda do ikigai pessoal; a autoconfiança nas core competencies pessoais; a desdramatização diante do Zeitgeist; a ditadura da alta performance; o upgrade na autopensenidade como resultado das reciclagens conscienciais; o breakthrough autocognitivo eliminando posturas autovitimizadoras; o locus of control interno estimulando a autovaloração; a Weltanschauung traforista.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade consciencial.
         Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Antiautovitimização: acerto egocármico. Toda vitimização aprisiona. Antivitimização demanda coragem. Antivitimização: postura despertogênica.
         Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Não importa o que fizeram com você, mas sim o que você fez com o que fizeram com você (Jean Paul Sartre, 1905–1980).
         Proverbiologia. Eis 6 provérbios relacionados ao tema: – “Tempos difíceis nunca duram, mas pessoas fortes sim”. “Quem quer faz, quem não quer arranja desculpa”. “Grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros”. “Se não puder fazer tudo, faça o possível”. “Se não mata, fortalece”. “Todo homem é arquiteto do próprio destino”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: a autopensenidade antivitimizadora; o holopensene pessoal da autovaloração; o holopensene pessoal homeostático; a superação da autopensenidade autodepreciativa; a autopensenização cética, otimista e cosmoética; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a autopensenidade resiliente; a autopensenidade traforista; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a retilinearidade pensênica; o holopensene da autorresponsabilidade interassistencial.
          Fatologia: a superação da autovitimização; a comparação de performances levando à autovitimização; a influência dos valores culturais; a importância do autorreconhecimento de valores e crenças multiexistenciais; a lucidez quanto ao autovalor ínsito como profilaxia da autovitimização; a assunção da real imagem consciencial; a autestima sadia; o perdão racional; a compreensão, desdramatização e ressignificação dos fatos passados; a conversão dos revezes em desafios evolutivos; o fortalecimento da autovalorização; a antidesvalorização consciencial; o reconhecimento de conquistas e aportes existenciais; o preenchimento do Livro dos Credores Grupocármicos; a autoconfiança; o autodiscernimento perante os percalços inevitáveis; o autoposicionamento resiliente; a imperturbabilidade; a força presencial positiva; a assunção da autorresponsabilidade interassistencial; a proatividade perante a própria evolução; a assunção das consequências dos próprios atos anticosmoéticos; a evitação da autoculpa; a autoincorruptibilidade; o antiqueixismo; a evitação dos acumpliciamentos anticosmoéticos; a dissidência superavitária antivitimizadora; a autassistência pela tares; a reciclagem consciencial; a Consciencioterapia; a postura antivitimizadora enquanto conquista evolutiva; a antivitimização intraconsciencial; a certeza íntima da ação inteligente do fluxo dos Cosmos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o fortalecimento das autodefesas através do trabalho energético diário; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autodesassimilação; a psicosfera pessoal homeostática; o auto e heterodesassédio decorrente da autorresponsabilidade evolutiva; a confiança nos amparadores extrafísicos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo homeostase holossomática–liberdade de ação; o sinergismo loc interno–força intraconsciencial–autoconfiança; o sinergismo perdão racional–antivitimização; o sinergismo senso crítico–autorresponsabilidade interassistencial; o sinergismo autovalorização–autestima sadia.
          Principiologia: o princípio “quem tem medo da vitória já está derrotado”; o princípio de a falta de autorreflexão manter a consciência na ignorância quanto à própria realidade consciencial; o princípio da atração dos afins aplicado aos pensenes; o princípio de não desejar ao outro o evitável para si; o princípio do aprendizado pela repetição.
          Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) contendo cláusulas relativas à antivitimização.
          Teoriologia: a teoria do otimismo trágico; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria do serenismo.
          Tecnologia: a técnica da autobiografia; a técnica da qualificação da intenção; a técnica da visualização parapsíquica; a técnica do uróboro introspectivo; as técnicas de antivitimização.
          Voluntariologia: a qualificação da auto e heterassistência pela atuação no voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia.
          Efeitologia: o efeito autassediador da busca pela excepcionalidalde dentro da Socin; o efeito da ditadura da juventude, beleza e felicidade disseminada pela mídia e redes sociais; o efeito das autossuperações de eventos traumáticos; o efeito da viragem assistido-assistente; o efeito das crises evolutivas como gatilho para recins.
          Neossinapsologia: as neossinapses criadas pela identificação das influências mesológicas; a criação de neossinapses a partir de atendimentos consciencioterápicos; as neossinapses adquiridas pelo descarte das posturas autovitimizadoras.
          Ciclologia: a libertação do ciclo algoz-vítima através do heteroperdão; o ciclo crise evolutiva–autorreflexão–reciclagem; o ciclo erro-reparação-reciclagem; o ciclo crise evolutiva–fuga do autenfrentamento–autossabotagem; o ciclo de reciclagem das abordagens pessoais; o ciclo de reconstrução da identidade traforista.
          Enumerologia: a antivitimização intelectual-cognitiva; a antivitimização econômico-financeira; a antivitimização grupocármica; a antivitimização profissional; a antivitimização afetivo-sexual; a antivitimização parapsíquica; a antivitimização somática.
          Binomiologia: o binômio coragem evolutiva–autorresponsabilização; o binômio antivitimização-autobenignidade; o binômio autempoderamento-autoconfiança; o binômio admiração-discordância; o binômio excesso de estímulos e atividades–dispersão.
          Interaciologia: a interação autorreflexão-desdramatização; a interação assertividade cosmoética–autoconfiança; a interação autovitimização–senso de justiça deslocado; a interação apego à perda–sentimento de impotência; a interação comparação interconsciencial–frustração; a interação egocentrismo-narcisismo; a interação compreensão das heterocríticas–antivitimização.
          Crescendologia: o crescendo interprisão-vitimização-recomposição-libertação; o crescendo vazio existencial–melin; o crescendo expectativas superestimadas–frustração; o crescendo automimese–ponto de saturação–viragem evolutiva; o crescendo autoconhecimento–autempoderamento–postura antivitimizadora.
          Trinomiologia: o trinômio locus interno–intuito de autorresponsabilidade–antivitimização; o trinômio falta de amor próprio–busca de reconhecimento externo–frustração; o trinômio medo–repressão religiosa–autovitimização; o trinômio valor referencial interno–autestima sadia–autoconfiança; o trinômio valor referencial externo–autestima patológica–autovitimização; o trinômio lucidez-discernimento-compreensão.
          Polinomiologia: o polinômio inteligência evolutiva–priorização existencial–autodesempenho qualificado–autoconfiança.
          Antagonismologia: o antagonismo crise de sofrimento / crise de crescimento; o antagonismo determinismo / livre arbítrio; o antagonismo foco nos problemas e dificuldades / foco nos desafios e soluções; o antagonismo realizações externas / experiências internas.
          Paradoxologia: o paradoxo de extrair do erro a oportunidade de mudar a si mesmo para melhor; o paradoxo de beneficiar-se com a experiência do sofrimento em prol da própria evolução; o paradoxo de o sofrimento desnecessário reforçar a autovitimização; o paradoxo de o agente tarístico ser o primeiro esclarecido.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a egofilia cosmoética; a interassistenciofilia; a autorreciclofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a recinofilia; cosmoeticofilia.
          Fobiologia: a assistenciofobia; a conscienciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome da autorresponsabilidade deslocada; a síndrome do bonzinho; a síndrome de Gabriela; a síndrome do justiceiro; a síndrome da autossantificação.
          Maniologia: a mania de perseguição.
          Mitologia: o mito da perfeição levando à autovitimização; o mito do sofrimento purificador; o mito da santidade.
          Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a interassistencioteca; a pensenoteca; a traforoteca; a cosmoeticoteca; a maturoteca; a despertoteca.
          Interdisciplinologia: a Antivitimologia; a Holomaturologia; a Paraprofilaxiologia; a Interprisiologia; a Grupocarmologia; a Interassistenciologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapia; a Seriexologia; a Cosmovisiologia; a Autodespertologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autovictimatus; o Homo sapiens autocorrector; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autoconscientiometricus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autopensenidade antivitimizadora básica = aquela sustentadora de autossuperações egocármicas; autopensenidade antivitimizadora avançada = aquela capaz de impulsionar reconciliações grupocármicas e a conquista da autodesperticidade.
          Culturologia: a cultura do medo; a cultura da ostentação; a cultura da reclamação; a assimilação da cultura do autossacrifício; as mimeses culturais; a cultura da irreflexão; a cultura da autonomia consciencial; a cultura da interassistencialidade; a cultura do exemplarismo cosmoético; a cultura intraconsciencial; a cultura onímoda.
          Evitaciologia. Sob a ótica da Parapatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 28 atitudes atravancadoras da autopensenidade antivitimizadora, a serem evitadas pela conscin intermissivista:
          01. Apego: a impotência diante das perdas inerentes à vida intrafísica, incluindo a dessoma de pessoas afins, divórcio, desemprego involuntário e / ou condições somáticas.
          02. Assedialidade: a presença consentida de consciexes assediadoras na psicosfera pessoal mantenedoras da autovitimização.
          03. Autassédio: a tendência de perder-se em retromemórias negativas, erros, omissões, fracassos e evocações patológicas.
          04. Autoculpa: a dificuldade de reparar os próprios erros e se responsabilizar proativamente pelas consequências, fixando-se em sentimentos de autoculpa e autopunição.
          05. Autodepreciação: a propensão a depreciar-se ou “colocar-se para baixo”, com predominância de manifestações de menos valia e autodesvalorização no holopensene pessoal.
          06. Casualidade: a crença equivocada de ser mero resultado do acaso ao meio de suposto caos desgovernado.
          07. Comocionalismo: a comoção acarretando ganhos secundários, incluindo a atenção e energia de terceiros.
          08. Conformismo: o comodismo e a preguiça mental prejudicando a resposta comportamental adequada frente à própria evolução.
          09. Despriorização: a valorização exclusiva dos meios para se viver, tais como moradia, profissão, transporte, hobby e lazer, em detrimento do cumprimento da proéxis.
          10. Dispersividade: o excesso de metas e atividades assumidas além do próprio limite, predispondo à dispersão, queda da produtividade e consequente sentimento de impotência.
          11. Dramatização: o ato de carregar nas tintas, prejudicando-se ao despender atenção e energia na resolução de problemas cotidianos muitas vezes simples.
          12. Ectopia: o fato de a conscin manter-se deficitária frente à proéxis, podendo levar à melin.
          13. Egocentrismo: o foco excessivo nas próprias necessidades e no alcance de desejos cada vez mais desafiadores, criando expectativas irreais difíceis de serem atendidas.
          14. Idealização: a expectativa irreal e superestimada em relação ao comportamento do outro, gerando frustrações.
          15. Impotência: o medo sistemático e antecipatório, capaz de paralisar e despertar sentimentos de incapacidade.
          16. Indecisão: a procrastinação da tomada de decisões importantes, podendo ocasionar a perda do timing para a solução do problema.
          17. Insensatez: a ausência de lucidez e discernimento nas escolhas realizadas pela conscin.
          18. Loc externo: a automotivação fomentada prioritariamente pelas recompensas extrínsecas, dependentes da avaliação e julgamento externo.
          19. Passividade: o hábito de colocar-se na condição de vítima das demais consciências e situações, preponderando o comodismo, a falta de vontade e a fuga às autorresponsabilidades.
          20. Perfeccionismo: a expectativa irreal e superestimada em relação ao desempenho pessoal, quase sempre impossível de se atingir.
          21. Perfídia: o ato de deixar-se ser manipulado conscientemente, delegando a autonomia das próprias ações a outrem.
          22. Pusilanimidade: o medo em expor os próprios pensamentos, incorrendo eventualmente em omissões deficitárias.
          23. Queixume: a tendência a queixar-se, lamentar-se e reclamar, prevalecendo o mau humor no cotidiano.
          24. Reatividade: a postura bélica diante da divergência de opiniões, desconsiderando o fato de os diferentes posicionamentos serem inerentes ao processo interativo das consciências.
          25. Sacrifício: a heterassistência sem autassistência gerando deficits egocármicos.
          26. Terceirização: a falta de assunção da responsabilidade pela própria evolução, terceirizando-a para algo externo.
          27. Vazio: a desconexão com a proéxis e a falta de sentido existencial por vezes preenchido pelo desejo de poder, prazer, vícios, drogas, consumo desenfreado, workaholism e promiscuidade.
          28. Vingança: o senso de justiça deslocado e egoísta, não raro alimentando desejo de vingança e mantendo interprisões frente aos supostos devedores.
          Terapeuticologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 posturas qualificadoras da autopensenidade antivitimizadora:
          1. Antiqueixismo: o descarte da manifestação consciencial dos pensenes lamuriosos de quem ainda reclama ou pede muito para si.
          2. Autodiscernimento: a análise crítica, mentalsomática, de fatos e parafatos, com a certeza íntima da ação inteligente do fluxo dos Cosmos.
           3. Autoincorruptibilidade: a assunção das consequências dos próprios atos anticosmoéticos, a evitação da incorrência nos mesmos erros bem como a evitação dos acumpliciamentos espúrios.
           4. Autorresponsabilidade: a autoconscientização sobre as responsabilidades pessoais diante das condições multidimensionais experienciadas.
           5. Autovalorização: o autorreconhecimento das próprias qualidades e conquistas, proporcionando o resgate da autoconfiança nos momentos de crises, funcionando ao modo de profilaxia à vitimização.
           6. Desdramatização: o ato de a conscin, homem ou mulher, retirar o conteúdo dramático, emocional ou comocional da análise dos fatos.
           7. Resiliência: a acalmia íntima diante de reviravolta inesperada.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autopensenidade antivitimizadora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antivitimologia: Holomaturologia; Homeostático.
           02. Autorreestruturação pensênica: Autevoluciologia; Homeostático.
           03. Autovalor ínsito: Paraxiologia; Homeostático.
           04. Autovitimização: Parapatologia; Nosográfico.
           05. Binômio autoimperdoador-heteroperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
           06. Conscienciometria antivitimizadora: Conscienciometrologia; Homeostático.
           07. Gatilho do autodesassédio: Autodesassediologia; Homeostático.
           08. Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
           09. Indignação cosmoética: Autocosmoeticologia; Homeostático.
           10. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
           11. Reciclagem da autovitimização: Autorrecexologia; Homeostático.
           12. Reconciliação autocurativa: Autevoluciologia; Homeostático.
           13. Reeducação consciencial: Reeducaciologia; Homeostático.
           14. Síndrome da autorresponsabilidade deslocada: Autopriorologia; Nosográfico.
           15. Sustentação da autopensenidade sadia: Holopensenologia; Homeostático.
  A AUTOPENSENIDADE ANTIVITIMIZADORA É RELEVANTE CONQUISTA ÍNTIMA, SUSTENTADORA DA CORAGEM EVOLUTIVA E DAS RESPONSABILIDADES AUTOPROEXOLÓGICAS, RUMO AO NEOPATAMAR DA AUTODESPERTICIDADE.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou trafares e posturas incoerentes com a autopensenidade antivitimizadora? De quais maneiras busca eliminá-los do microuniverso consciencial?
           Bibliografia Específica:
           1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1a edição Marina Thomaz; pref. 2a edição Daniel Muniz; pref. 3a edição Cristina Arakaki; pref. 4a edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 68 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 2 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 30, 31, 42, 114 a 122.
            2. Frankl, Viktor E.; Em Busca de Sentido: Um Psicólogo no Campo de Concentração (Ein Psychologe erlebt das Konzentrationslager); revisora Helga H. Reinhold; trad. Walter O. Schulupp; & Carlos C. Avline; 184 p.; 3 partes; 59 caps.; 16,5 x 10,5 cm; br.; 39a Ed.; Sinodal; São Leopoldo, RS; 2016; páginas 101, 133, 136 e 137.
            3. Idem; O Sofrimento de uma Vida sem Sentido: Caminhos para Reencontrar a Razão de Viver; revisora Nilsy Helena; trad. Karleno Bocarro; 128 p.; 10 caps.; 23 x 15 cm; É Realizações; São Paulo, SP; 2015; páginas 101, 133, 136 e 137.
            4. Machado, Cesar; Antivitimização: Alicerce para Autoevolução; pref. Alexandre Zaslavsky; 324 p.; 3 seções; 19 caps.; 65 abrevs.; 5 cronologias; 120 enus.; 35 questionamentos 3 testes; 5 tabs.; glos. 256 termos; 215 refs.; 1 webgrafia; alf.; geo; ono; estrangeirismos; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 89 a 98.
            5. Miralles, Francesc; Garcia, Hector; Ichigo Ichie: A Arte Japonesa de Transformar cada Instante em um Momento Precioso; revisora Sheila Louzada; & Taís Monteiro; trad. Beatriz Medina; 176 p.; 3 partes; 19 caps.; 20 x 13 cm; Sextante; Rio de Janeiro RJ; 2019; páginas 13 a 21 e 37 a 47.
            6. Idem; Ikigai: Os Segreados dos Japoneses para uma Vida Longa e Feliz; revisoras Cristina Pacanowski; & Frederic Hartje; trad. Elisa Meneses; 200 p.; 3 partes; 9 caps.; 21 x 14 cm; Intrínseca; Rio de Janeiro, RJ; 2018; páginas 16 a 21.
            7. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisoras Gisele Salles; Karina Thomaz; & Márcia Abrantes; 188 p.; 8 caps.; 21 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 3 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 27 a 57, 63 a 76 e 79 a 95.
                                                                                                                    G. A. G.