Autodidatismo Verbetológico

O autodidatismo verbetológico é o exercício intelectual ininterrupto autônomo promovido pela conscin motivada semperaprendente, homem ou mulher, capaz de se autorganizar para o estudo da Enciclopédia da Conscienciologia por meio de leitura de verbetes, acompanhamento diário de tertúlias e verbetografia, a fim de recuperar cons e promover autorreciclagens visando a interassistencialidade.

Você, leitor ou leitora, já se predispõe à imersão holopensênica no autodidatismo verbetológico? Já verificou a importância da Enciclopédia da Conscienciologia frente à autevolução?

      AUTODIDATISMO VERBETOLÓGICO
                                  (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O autodidatismo verbetológico é o exercício intelectual ininterrupto autônomo promovido pela conscin motivada semperaprendente, homem ou mulher, capaz de se autorganizar para o estudo da Enciclopédia da Conscienciologia por meio de leitura de verbetes, acompanhamento diário de tertúlias e verbetografia, a fim de recuperar cons e promover autorreciclagens visando a interassistencialidade.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo autodidata deriva do idioma Francês, autodidacte, e este do idioma Grego, autodídaktos, “autodidata”, constituído por autós, “eu mesmo; por si próprio”, e dídaskó, “ensinar; instruir”. Apareceu em 1871. O sufixo ismo procede do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso; ato, prática ou resultado de; peculiaridade de; ação; conduta; hábito ou qualidade característica de; quadro mórbido; condição patológica”. O vocábulo verbo vem do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. A palavra verbete apareceu em 1881. O elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Autoinstrução verbetológica. 2. Autodidatismo enciclopédico. 3. Rotina intelectual verbetológica. 4. Autodidaxia verbetológica.
          Neologia. As 3 expressões compostas autodidatismo verbetológico, autodidatismo verbetológico jejuno e autodidatismo verbetológico veterano são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Analfabetismo enciclopédico. 2. Autodesorganização verbetográfica. 3. Apedeutismo verbetológico. 4. Ignorantismo enciclopédico.
          Estrangeirismologia: a auteducação homemade; o upgrade intelectivo; o Tertuliarium; o Verbetarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às priorizações evolutivas.
          Coloquiologia: o ato inteligente, paciente e persistente de evoluir devagar e sempre.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da verbetografia; a disciplina pensênica; os cognopensenes; a cognopensenidade; os intelectopensenes; a intelectopensenidade; a agilização pensênica a partir da implantação do autodidatismo verbetológico; a plateia extrafísica e o holopensene específico de cada tertúlia assistida e verbete lido; a amplitude autopensênica; o pensene retílineo.
          Fatologia: o autodidatismo verbetológico; o autodidatismo evolutivo; a autorganização crescente; a mente curiosa insaciável; a rotina redonda dedicada aos estudos; o autodidatismo com a agenda pessoal cheia; a prioridade aos estudos em função da necessidade da autopesquisa; os registros sistemáticos; a busca do conhecimento; a doação do melhor de si; o desenvolvimento da capacidade crítica; a evitação dos maus hábitos grupais; a crise de crescimento intelectual; as grandes propostas educativas da Conscienciologia; a habilidade de rever os conceitos; a aplicação teática do conteúdo da Enciclopédia da Conscienciologia; as variadas maneiras de observar o mesmo tema; as especialidades no universo enciclopédico; a saturação intencional educativa da batida na mesma tecla; a gratuidade das aulas e do material didático das tertúlias conscienciológicas; o telecurso de longo curso atravessando décadas; a participação nas tertúlias conscienciológicas diárias; as casuísticas inspiradoras de verbetógrafos exemplaristas; as tertúlias gravadas contribuindo no aprofundamento das ideias conscienciológicas; as tertúlias online ao vivo como 2                                                          Enciclopédia da Consci enciologia oportunidade de interação dos teletertulianos com os cognopolitas; a interassistência ao realizar a pergunta; as reflexões sofisticadas; a Impactoterapia promovida pelo verbete esclarecedor; a recuperação de cons a partir da leitura de verbetes; a ampliação do dicionário cerebral; o desenvolvimento do taquipsiquismo através da leitura de verbetes; a euforin por retomar o contato com os verbetes após pausa compulsória; a escrita do verbete motivadora de recins; as revisões dos verbetes; a interassistência mentalsomática; a autodesrepressão intelectual; a aquisição de neoverpons após a defesa; a defesa do primeiro verbete sendo divisor de águas; o desbloqueio mentalsomático após a defesa do verbete; atualização da autoimagem; a viragem autevolutiva; a aceitação pessoal das evidências de neorresponsabilidades; a pacificação íntima.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático no decorrer dos estudos; a instalação de campo energético favorecedor do autodidatismo verbetológico; a atividade intelectual facilitando a conexão com os amparadores extrafísicos; o reconhecimento da participação no Curso Intermissivo (CI); a desassedialidade mentalsomática a partir da consulta à Enciclopédia da Conscienciologia; a propensão pessoal ao extrapolacionismo verbetológico; a exteriorização de energias ao verbetógrafo jejuno; as inspirações extrafísicas prescritivas da leitura de determinado verbete; a parapreceptoria auxiliando na compreensão do conteúdo tarístico; a possibilidade promovida pelas tertúlias online de conexão com o campo energético instalado no Tertuliarium; o parapsicodrama interassistencial no dia da defesa; a primener pessoal; a recuperação avançada de cons promovendo a cosmovisão do intermissivista.


                                           III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo vontade inquebrantável–intenção sadia; o sinergismo abertismo consciencial–curiosidade pesquisística; o sinergismo hábitos sadios–rotinas úteis; o sinergismo leitura-questionamento-escrita; o sinergismo ordem enciclopédica–organização mental; o sinergismo autopesquisa incessante–autenfrentamento progressivo; o sinergismo rotina verbetológica–ampliação das autopercepções.
         Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do autesforço insubstituível; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio da responsabilidade advinda do conhecimento; o princípio autossuperador de acrescentar diariamente melhorias aos autodesempenhos; o princípio de os fatos e parafatos orientarem as pesquisas.
         Teoriologia: a teoria da automimese dispensável; as teorias das neoverpons orientando as prioridades pessoais; a teoria e a prática do autodidatismo verbetológico ininterrupto.
         Tecnologia: a vida moderna tecnológica potencializando a vida evolutiva; as técnicas de acesso fácil aos conhecimentos da Conscienciologia; a técnica da saturação verbetológica; a técnica paciente do detalhismo; a técnica da cronometragem do tempo; a técnica do circuito corono-frontochacral; a técnica da autoconsciencioterapia verbetográfica; a técnica de viver multidimensionalmente.
         Voluntariologia: os voluntários verbetólogos enquanto minipeça do maximecanismo conscienciológico.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium (Verbetologia); o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
         Efeitologia: os efeitos da retenção do conhecimento; os efeitos sadios da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma; os efeitos da criatividade ao lidar com a imprevisibilidade; os efeitos da transmissão da tertúlia online na proéxis pessoal; o efeito retrocognitivo das ideias inatas; o efeito da vontade enquanto o primeiro poder da consciência; o efeito das tertúlias online ao vivo na base intrafísica; o efeito da leitura de verbetes na retilinearidade pensênica.
          Neossinapsologia: as paraneossinapses obtidas através da troca do guia amaurótico por amparador técnico de função; as neossinapses neofílicas advindas das leituras dos verbetes; as neossinapses adquiridas pelo exercício contínuo do acompanhamento das tertúlias.
          Ciclologia: o ciclo vontade-atenção; o ciclo diário de discussões inteligentes; o ciclo ler-ouvir-assimilar-refletir-dialogar; o ciclo tempo de saturação–tempo de relaxação; o ciclo análises-sínteses-neoanálises-neossínteses; o ciclo retroideias-neoverpons; o ciclo evolutivo reflexão-conclusão-extrapolação; o ciclo agir bem–sentir-se bem.
          Binomiologia: o binômio debate no Tertuliarium–assimilação do verbete; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio paciência-persistência; o binômio dúvida-esclarecimento; o binômio autorganização-auteficácia; o binômio zona de conforto–zona de desconforto; o binômio educação formal–autodidatismo verbetológico; o binômio aprendizagem vertical–aprendizagem horizontal.
          Interaciologia: a interação atenção-concentração; a interação tertúlias–organização pensênica; a interação verbetógrafo-mediador-tertuliano; a interação tertuliano-teletertuliano-paratertuliano; a interação acumulabilidade cognitiva–repertório de soluções evolutivas; a interação estabilidade-dinamismo; a interação pesquisador-amparador.
          Crescendologia: o crescendo devaneio-reflexão-neoideia; o crescendo ciclos viciosos–ciclos virtuosos; o crescendo repetição-aprimoramento; o crescendo cognitivo da associação de ideias de ponta no decorrer da tertúlia; o crescendo acumulação informacional–expansão mentalsomática; o crescendo começo fácil–manutenção difícil; o crescendo repetição-consolidação-domínio.
          Trinomiologia: o trinômio dos megapoderes conscienciais vontade-intencionalidade-autorganização; o trinômio interesse-meta-evolução; o trinômio ouvir-assimilar-refutar; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio da autoprodutividade máxima automotivação-trabalho-lazer; o trinômio intelectualidade–desinibição–força presencial.
          Antagonismologia: o antagonismo vontade inquebrantável / vontade débil; o antagonismo rotina criativa / rotina burocrática; o antagonismo autodidatismo / apedeutismo; o antagonismo paciência / ansiosismo; o antagonismo atenção / dispersão; o antagonismo saber para ajudar / saber para enaltecer; o antagonismo ócio / excesso.
          Paradoxologia: o paradoxo de o máximo aproveitamento do tempo não compor a síndrome da pressa; o paradoxo da renúncia sem sacrifício; o paradoxo de a disciplina trazer liberdade.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à reeducação consciencial; a lei do retorno evolutivo no autodidatismo verbetológico; a lei de responsabilidade do mais lúcido.
          Filiologia: a atenciofilia; a pesquisofilia; a definofilia; a neoverponofilia; a leiturofilia; a grafofilia; a cogniciofilia.
          Fobiologia: a verbetofobia; a cogniciofobia; a fobia de fazer perguntas tolas; a neoverponofobia; a fobia de errar ao comunicar-se; a eliminação da neofobia autoral; o medo da autexposição.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da indisciplina autopensênica; a superação da síndrome da procrastinação; a evitação da síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a superação da mania de nunca se sentir pronto(a) para assistir; a dispensa da hedonomania; o fim da fracassomania.
          Mitologia: a queda do mito da inexistência de regressão evolutiva; o mito de somente o fato de assistir a tertúlia, promover reciclagens.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Rotinologia; a Verbetologia; a Autexperimentologia; a Metodologia; a Mentalsomatologia; a Grafologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Proexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a equipe multiprofissional da tertúlia; a equipe revisora dos verbetes; 4                                                          Enciclopédia da Consci enciologia a equipe da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS).
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o autodidata; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o mediador; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a autodidata; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliano; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a mediadora; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens verbetologus; o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens tertulianus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autodidatismo verbetológico jejuno = a conscin dedicada em acompanhar as tertúlias e ler verbetes ininterruptamente; autodidatismo verbetológico veterano = a conscin aplicada assiduamente em estudar a Enciclopédia da Conscienciologia, acompanhar as tertúlias diárias e produzir verbetes.
          Culturologia: a eliminação da cultura inútil; a cultura da Priorologia; a cultura do aproveitamento do tempo; a cultura do autoinvestimento cognitivo; a cultura do autodidatismo verbetológico.
          Aportes. Sob a ótica da Autodidatismologia, eis, por exemplo, 4 tipos de aportes, em ordem alfabética, passíveis de serem usufluídos pelas conscins interessadas:
          1. Amparo de função. O posicionamento da conscin autodidata verbetológica propicia o auxílio de amparadores de função durante os estudos da Enciclopédia da Conscienciologia, o acompanhamento e participação das tertúlias, a escrita do verbete, o preparo da aula-defesa e a defesa do verbete no Tertuliarium.
          2. Manual de Verbetografia. A conscin interessada em se tornar autodidata verbetológica conta com o apoio do manual de verbetografia disponível gratuitamente online.
          3. Programa Verbetografia. A conscin com dificuldade de compreensão do confor da Enciclopédia da Conscienciologia poderá fazer o curso de verbetografia. O programa proporciona a assistência necessária a conscin motivada e interessada em fazer parte deste maximecanismo enquanto minipeça contando com a assistência dos professores qualificados para realizar o próprio verbete.
            4. Tertúlia-treino. A conscin possuidora de fobia ou insegurança de falar em público recebe o apoio dos voluntários da ENCYCLOSAPIENS disponíveis para orientar o interessado, simular a defesa de verbete e dar toda a assistência necessária para o neoverbetógrafo se sentir confiante no dia da defesa.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autodidatismo verbetológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Assiduidade tertuliana: Tertuliologia; Homeostático.
            02. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
            03. Autodidatismo conscienciológico: Autocogniciologia; Homeostático.
            04. Ciclo autoverbetográfico: Lexicologia; Homeostático.
            05. Conhecimento conscienciológico: Autocogniciologia; Homeostático.
            06. Conscienciólogo: Conscienciometrologia; Homeostático.
            07. Efeito da verpon: Holomaturologia; Homeostático.
            08. Persona verbetográfica: Vivenciologia; Neutro.
            09. Rotina redonda: Rotinologia; Homeostático.
            10. Saturação intelectiva: Mentalsomatologia; Homeostático.
            11. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático.
            12. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro.
            13. Teletertuliano assíduo: Autodidaticologia; Neutro.
            14. Verbetarium: Enciclopediologia; Homeostático.
            15. Verbete-chave: Comunicologia; Homeostático.
 O AUTODIDATISMO VERBETOLÓGICO PROMOVE A AUTONOMIA E RECUPERAÇÃO DE CONS DO CURSO INTERMISSIVO, AMPLIANDO SIGNIFICATIVAMENTE A COSMOVISÃO E O PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se predispõe à imersão holopensênica no autodidatismo verbetológico? Já verificou a importância da Enciclopédia da Conscienciologia frente à autevolução?
            Bibliografia Específica:
            1. Viera, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004, páginas 116, 123 e 167.
            2. Daou, Dulce; Vontade: Consciência Inteira; revisores Equipe de revisores da Editares; 288p.; 6 seções; 44 caps.; 23 E-mails; 226 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 1 seleção de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; 3 tabs.; 21 websites; glos. 140 termos; 1 nota; 133 refs.; 17 webgrafias; 1 apênd.; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 6 a 288.
            3. Nader, Rosa; Org.; Manual de Verbetografia da Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Dulce Daou; revisores Ulisses Schlosser; Erotides Louly; & Helena Araújo; 392 p.; 5 seções; 10 caps.; 21 E-mails; 464 enus.; 4 fichários; 1 foto; 18 minicurrículos; 9 tabs.; 263 verbetes chaves; 19 websites; 64 refs.; 11 webgrafias; 1 anexo; alf.; 28 x 21 cm; br; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 7 a 392.
                                                                                                                     E. S. A.