Autocosmovisão Inventarial

A autocosmovisão inventarial é a condição máxima da hiperacuidade da conscin lúcida, com vistas à autovivência própria do Homo sapiens evolutiologus e do Homo sapiens serenissimus, oportunamente, segundo a Evoluciologia, a partir da condição prática e factível do antiembarreiramento pessoal, em determinado momento, perante as percepções, parapercepções, fenômenos, parafenômenos, fatos, parafatos, realidades e pararrealidades do Cosmos.

Você, leitor ou leitora, já analisou a condição da autocosmovisão inventarial? Você já alcançou a terceira idade biológica?

      AUTOCOSMOVISÃO INVENTARIAL
                               (PARACOSMOVISIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A autocosmovisão inventarial é a condição máxima da hiperacuidade da conscin lúcida, com vistas à autovivência própria do Homo sapiens evolutiologus e do Homo sapiens serenissimus, oportunamente, segundo a Evoluciologia, a partir da condição prática e factível do antiembarreiramento pessoal, em determinado momento, perante as percepções, parapercepções, fenômenos, parafenômenos, fatos, parafatos, realidades e pararrealidades do Cosmos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra cosmos deriva do mesmo idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O segundo elemento de composição cosmo procede também do idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo visão provém do idioma Latim, visio, “ação de ver; vista”. Apareceu no Século XIII. O termo inventário deriva igualmente do idioma Latim, inventarium, “inventário”, radical de inventum, supino de invenire, “achar”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Autodevassamento paraperceptivo cósmico. 2. Autocosmovisiologia máxima. 3. Autocosmovisão catalográfica. 4. Autocosmovisão arquivística.
          Neologia. As 3 expressões compostas autocosmovisão inventarial, autocosmovisão inventarial antecipada e autocosmovisão inventarial madura são neologismos técnicos da Paracosmovisiologia.
          Antonimologia: 1. Monovisão pessoal. 2. Pré-Cosmovisão Pessoal.
          Estrangeirismologia: o set pessoal; o Proexarium; o cenário indoors; a workstation; o cenário outdoors; a dinamização do megacurriculum vitae; o Tenepessarium; o parafisiopodium; o Projectarium; o Administrarium; o megalocus da autoproéxis; a recuperação do background multiexistencial; a perspectiva do timeline do grupocarma em múltiplas existências; a extrapolação do setting intrafísico; o pano de fundo multiexistencial das performances interconscienciais; o make room pré-arquivamento; a sistematização inventarial otimizada pelos arquivos no laptop; o acervo intelectual pessoal retratando o Zeitgeist ressomático.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da hiperacuidade taquirrítmica evolutiva.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Paracosmovisiologia; o primopensene como sendo a realidade megaditadora do Cosmos, contudo, em tese, benigna, ou seja, cosmoética; a pensenosfera; a diversificação pensênica; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os holomnemopensenes; a holomnemopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene pessoal capaz de atrair consciências, objetos e experimentos.
          Fatologia: a autocosmovisão inventarial; a cosmovisão desfazendo a vicissitude, o percalço, o revés, o desgosto, a desdita, o infortúnio e o atropelo; o areópago conscienciológico; a autotaquirritmia; o limite da ignorância no universo da Cosmovisiologia como sendo a Mateologia; a panorâmica inventarial pessoal; o mapa inventarial das vivências, ponderações, pesquisas e achados técnicos ao longo da vida humana; a antevisão megagesconológica favorecendo a construção de arcabouço informativo especializado; os procedimentos inventariais adequados para o acesso fácil aos materiais e documentações; os balanços periódicos dos métodos e das acumulações inventariais; a revisão dos critérios seletivos; a apreciação qualificativa dos processos arquivísticos; o descarte dos excessos; o autodiscernimento arquivístico primordial nesta Era da Superinformação; a quantidade e qualidade dos itens do almoxarifado cognitivo revelando muito sobre a personalidade; a visão de conjunto promovida pelos autoinventários revelando o nível de aproveitamento do tempo evolutivo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a cosmovisão paracerebral; a autocosmovisibilidade; a autopercuciência cosmovisiológica; a cosmificação da existência humana; o levantamento dos próprios bens evolutivos; a verificação do nível de autolucidez multidimensional e holobiográfica; as inferências quanto ao saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo entre os engramas holomnemônicos compondo a holomemória; o sinergismo entre as unidades pensênicas compondo o holopensene; o sinergismo mentalsomático análise-síntese; o sinergismo cognitivo; o sinergismo entre momentos evolutivos individuais; o sinergismo automaturidade-megafraternidade; o sinergismo evolutivo recéxis-recin.
          Principiologia: o princípio básico da megafraternidade; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio do vínculo evolutivo; o princípio da convivialidade evolutiva; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio da atração dos afins; o princípio da evolução consciencial interassistencial conjunta no grupocarma.
          Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) evitando o estupro evolutivo; a liberdade para se assumir teaticamente o CPC; a ampliação do CPC; o aperfeiçoamento do CPC; a elaboração do código grupal de Cosmoética (CGC); a elaboração do código duplista de Cosmoética (CDC); o código da megafraternidade.
          Teoriologia: a teoria da integralidade; a teoria e a vivência da holocarmalidade; as neoteorias; a teoria da paz; a teoria do autoconhecimento evolutivo; a teoria e a prática da retomada de tarefa; a teoria da evolução compulsória; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da serialidade existencial (Seriexologia).
          Tecnologia: a inteligência paratécnica; a técnica da linearidade autopensênica; a técnica do omniquestionamento; a técnica da megassociação de temas; a técnica da atomização cognitiva; a técnica da conjunção cognitiva; a técnica da criticidade cosmoética; as técnicas conscienciométricas; a técnica da xepa mentalsomática; a técnica do diário pessoal; a técnica do cosmograma; a técnica do colecionismo útil; a técnica de armazenagem; as técnicas do detalhismo e da exaustividade aplicada à Inventariologia Pessoal; a Bibliotecnologia.
          Voluntariologia: os vínculos conscienciais cosmoéticos no voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do cosmograma.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Criticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Duplologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invisível da Pensenologia.
          Efeitologia: o efeito evolutivo do desapego interconsciencial; os efeitos das afinidades reatualizadas; os efeitos existenciais evolutivos do megafoco pessoal cosmovisiológico; o efeito evolutivo do autoconhecimento aprofundado; os efeitos das paravivências intermissivas na atual existência intrafísica; os efeitos autevolutivos da tendência inventariante da personalidade.
          Neossinapsologia: as neossinapses formadas a partir da reflexão sobre a separação; as neossinapses formadas a partir do raciocínio lógico; as reciclagens intraconscienciais gerando neossinapses; as neossinapses surgidas a partir da Higiene Mental limpando as redes interneuronais; as neossinapses predominando sobre as retrossinapses; as neossinapses derivadas da análise das retrossinapses; as neossinapses geradoras de neoideias; as neossinapses cosmovisiológicas a partir da Autoinventariogramologia.
          Ciclologia: o ciclo amizades extrafísicas–amizades intrafísicas; o ciclo Curso Intermissivo (CI)–Instituição Conscienciocêntrica (IC); o ciclo natural da vida a 2 união (reencontro)-produção (gescons)-separação (dessoma); o ciclo equilíbrio-desequilíbrio-reequilíbrio; o ciclo autesforço-autoquestionamento-autorreflexão-autorretificação; o ciclo aglutinação-desaglutinação-reaglutinação; o ciclo autabertismo consciencial–neocognição; o ciclo construção-desconstrução–reconstrução das verpons; o ciclo da criatividade; o ciclo registros-avaliações de autexperiências; o ciclo aquisições-descartes de artefatos do saber; o ciclo análise-síntese; o ciclo sementeira autoinventarial–colheita autocosmovisiológica.
          Binomiologia: o binômio monovisão-cosmovisão; o binômio apego cosmoético–desapego cosmoético; o binômio liberdade interior–decisão livre; o binômio autoconhecimento-heteroconhecimento; o binômio autodiscernimento-autevolução; o binômio admiração-discordância; o binômio benefícios-custos; o binômio autocrítica–prioridade evolutiva; o binômio autorreflexões periódicas–autocorreção de rumos; o binômio flexibilidade cognitiva–megafraternidade; o binômio concentração mental–atenção dividida; o binômio enumeração geral–cosmovisão pesquisística; o binômio Vinculologia-Proexologia; o binômio Cronêmica-Proxêmica; o binômio recebimento-retribuição.
          Interaciologia: a interação parte-todo; a interação passado-presente; a interação amparador-amparando; a interação minipeça autoconsciente– Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a interação voluntariado-grupocarma; a interação amor-amizade; a interação neoideia-Proxêmica; a interação omniquestionamento-maxidissidência; a interação cosmovisão-megafoco; a interação microcosmo-macrocosmo; a interação conscin-Cosmos; a interação Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI)–Comunidade Conscienciológica Cosmoética Extrafísica (CCCE); a interação fatos-parafatos.
          Crescendologia: o crescendo crise-crescimento; o crescendo micro-macro; o crescendo monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio grupalidade-planificação-sincronismo; o trinômio crise-reação-reerguimento; o trinômio macro-micro-nano; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio observação crítica–processamento cognitivo–ação certeira; o trinômio descoberta-comparação-destaque; o trinômio intercompreensão-reeducação-ressocialização; o trinômio Cosmovisiologia-Cosmoconscienciologia-Cosmocogniciologia; o trinômio etiquetas-pastas-armários.
          Polinomiologia: o polinômio mnemônico compreender-adquirir-conservar-lembrar; o polinômio autolucidez-autodiscernimento-heterolucidez-heterodiscernimento; o polinômio fatuísticas-parafatuísticas-casuísticas-paracasuísticas; o polinômio selecionar-empilhar-classificar-catalogar-indexar-armazenar-conservar-recuperar.
          Antagonismologia: o antagonismo apego anticosmoético / desapego cosmoético; o antagonismo omissuper / Perdologia; o antagonismo perdão / perda; o antagonismo desafeição / perdão; o antagonismo policarma / egocarma; o antagonismo consciência amplificada / consciência reprimida; o antagonismo impacto do reencontro intrafísico / impacto do reencontro extrafísico; o antagonismo reagrupamento evolutivo / diáspora evolutiva; o antagonismo acrescer e edificar o autacervo / avolumar e bagulhar o autacervo.
          Politicologia: a democracia; a lucidocracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a parapsicocracia (Cognópolis).
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei do retorno experienciada lucidamente.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a cognofilia; a parapsicofilia; a recexofilia; a assistenciofilia; a inventariofilia.
          Holotecologia: a parapsicoteca; a hiperespaçoteca; a fenomenoteca; a astronomoteca; a evolucioteca; a pesquisoteca; a intermissioteca.
          Interdisciplinologia: a Paracosmovisiologia; a Cosmossofia; a Tudologia; a Paracronologia; a Paraprocedenciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmoconscienciologia; a Autevoluciologia; a Erudiciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cosmovisiólogo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cosmovisióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens megaconscientialis; o Homo sapiens holothecarius; o Homo sapiens sapientior; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens semiextraphysicus; o Homo sapiens teleguiatus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens archivista.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autocosmovisão inventarial antecipada = a condição máxima da hiperacuidade da conscin lúcida, com vistas à autovivência própria do Homo sapiens evolutiologus e do Homo sapiens serenissimus, oportunamente, ainda na meia-idade biológica; autocosmovisão inventarial madura = a condição máxima da hiperacuidade da conscin lúcida, com vistas à autovivência própria do Homo sapiens evolutiologus e do Homo sapiens serenissimus, oportunamente, na terceira idade intrafísica.
          Culturologia: a Multiculturologia da Paracosmovisiologia; a cultura da produtividade intelectual.
          Taxologia. Segundo a Intrafisicologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 categorias de autoinventariogramas, em geral:
          01. Autoinventariograma cognitivo: os livros; os recortes de jornais e revistas; as leituras atuais e as planejadas; a cultura útil.
          02. Autoinventariograma experiencial: os fatos e parafatos vivenciados; os casos testemunhados; os ganchos didáticos.
          03. Autoinventariograma financeiro: as receitas e despesas mensais; os gastos e proventos por vir; a formação e manutenção do pé-de-meia.
          04. Autoinventariograma fisiológico: as ingestões alimentares e as excreções; os sintomas orgânicos inusuais; o autodiscernimento somático.
          05. Autoinventariograma gesconológico: os artigos (papers), os verbetes e os livros publicados; as assinaturas pensênicas concretizadas.
          06. Autoinventariograma laboral: os cargos e funções exercidos; as tarefas realizadas e as pendentes; a prolificidade na profissão e no voluntariado.
          07. Autoinventariograma parapsíquico: as sinaléticas identificadas; os parafenômenos experienciados; o repertório parapsíquico.
          08. Autoinventariograma patrimonial: as posses materiais; a reserva monetária; a autonomia consciencial.
          09. Autoinventariograma retrocognitivo: as lembranças de retrovidas; as ideias inatas; a autobagagem seriexológica.
          10. Autoinventariograma somático: as enfermidades; os exames realizados e as medicações ingeridas; o estado geral do soma.
          Caracterologia. Sob a ótica da Paracosmovisiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 30 categorias de autotrafores da conscin lúcida, homem ou mulher, quando atenta à autocosmovisão inventarial:
          01. Atacadismo consciencial: a visão ampla quanto ao futuro imediato segundo a escala evolutiva das consciências.
          02. Autobagagem experiencial: o cosmopolitismo vivenciado regrando a dromomania e o Zeitgeist.
          03. Autocosmoeticologia: o calculismo cosmoético; o código pessoal de Cosmoética; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV).
          04. Autocosmopensenologia: o abertismo autopensênico; a ancoragem autopensênica; a maxipensenização; a magnificação mentalsomática.
          05. Autocosmovisiologia Traforista: a macrovisão; a megavisão; o antiembarreiramento intra e extraconsciencial.
          06. Automacropesquisologia: a Automegafocologia; a Macrossomatologia.
          07. Automegacurrículo seriexológico: o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal; a Autoparageneticologia; a Holobiografologia.
          08. Automegaeuforização: as energias conscienciais (ECs); o acesso à Central Extrafísica de Energia (CEE); a intraconsciencialidade.
          09. Autopoliglotismo: o dicionário cerebral, analógico, poliglótico; as pesquisas do conscienciês.
          10. Autoversatilidade: a polivalência pessoal; o autopolimorfismo holossomático; a conscin poliédrica.
          11. Cosmoconscienciologia: a Parafenomenologia; a Omniclarividenciologia; a Parapercepciologia Cosmológica; a Cosmonomia; a Cosmossofia.
          12. Enciclopediologia: a fase mentalsomática Pós-Lexicologia; as investigações da Paracerebrologia na Serenologia.
          13. Generalismo pessoal: o autoprofissionalismo em bases panorâmicas.
          14. Holanaliticologia: a meganálise permanente dos autesforços assentados em hábitos sadios e rotinas úteis.
          15. Holofilosofia: as neoperspectivas ultrexegéticas depois do Curso Intermissivo pré-ressomático.
          16. Holoteca pessoal: os artefatos do saber funcionais, pessoais, acumulados.
          17. Inventariologia Pessoal: o balanço permanente da própria vida multidimensional.
          18. Maximologia Consciencial: a busca das complexificações multifacetadas meganalíticas.
          19. Maxiproexologia: a autocosmovisão evolutiva; a Parafatuística.
          20. Megassistenciologia: a condição de minipeça autoconsciente do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o acesso à Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).
          21. Megataristicologia: a Supercomunicologia Coerente.
          22. Multiculturologia: a polimatia pessoal; a Erudiciologia; o alcance dos múltiplos limites da Mateologia.
          23. Multidimensiologia: a Parapercepciologia no contexto da Cronêmica.
          24. Mundividenciologia: a atenção periférica; a amplivisão pessoal potencializada pela Neoverponologia.
          25. Neocosmovisão cronêmica: a Neoparaprospectivologia Pessoal e Grupal.
          26. Omnissíntese: a megassociação de temas evolutivos; a Autoconscienciometrologia.
          27. Pangrafologia: as aplicações intrafisicológicas dos parafatos conjuntos; as assins pangráficas.
          28. Supereficácia serenológica: o hiperparapsiquismo mantendo a imperturbabilidade do sobrepairamento anticonflitivo.
          29. Tudologia: a pluriperspectividade; as pesquisas plurifacéticas do totalitarismo primopensênico.
          30. Universalismo: a atenção à coletividade; a interassistencialidade no âmbito da Policarmologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autocosmovisão inventarial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amensurabilidade: Cosmovisiologia; Neutro.
          02. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
          03. Autocenografia existencial: Paracosmovisiologia; Neutro.
          04. Autoparanálise: Autoparaconscienciometrologia; Neutro.
          05. Cosmoconsciência: Comunicologia; Homeostático.
          06. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          07. Enciclopediometria: Redaciologia; Neutro.
          08. Generalização: Cosmovisiologia; Neutro.
          09. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          11. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
          12. Medida interplanetária: Paracosmovisiologia; Homeostático.
          13. Pluriprospectividade: Cosmovisiologia; Neutro.
          14. Pré-Mãe: Interassistenciologia; Homeostático.
          15. Separação unificadora: Cosmovisiologia; Homeostático.
    A AUTOCOSMOVISÃO INVENTARIAL É MEGACONDIÇÃO
   TEÁTICA RACIONALMENTE PREVISTA PARA A MAIORIA
   DAS CONSCINS, HOMENS E MULHERES INTERMISSIVISTAS, AO ATINGIREM A TERCEIRA IDADE INTRAFÍSICA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já analisou a condição da autocosmovisão inventarial? Você já alcançou a terceira idade biológica?