A autocognição evolutiva precoce é a síntese do autoconhecimento prioritário e catalisador do autoprogresso consciencial, haurido pela própria conscin, homem ou mulher, antes do amadurecimento biológico ou dos 26 anos de idade física, capaz de situar a consciência no prumo da interassistência e do megafoco proexológico.
Você, leitor ou leitora, manifesta ou manifestou indícios da autocognição evolutiva precoce? Quais resultados evolutivos já alcançou a partir do exercício deliberado da autocognição?
AUTOCOGNIÇÃO EVOLUTIVA PRECOCE (AUTOCOGNICIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autocognição evolutiva precoce é a síntese do autoconhecimento prioritário e catalisador do autoprogresso consciencial, haurido pela própria conscin, homem ou mulher, antes do amadurecimento biológico ou dos 26 anos de idade física, capaz de situar a consciência no prumo da interassistência e do megafoco proexológico. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo cognição deriva do idioma Latim, cognitio, “ação de conhecer”, radical de cognitum, supino de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Surgiu em 1836. O termo evolutivo procede do idioma Francês, évolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873. A palavra precoce provém igualmente do idioma Latim, praecox, “que vem antes do tempo (com respeito aos frutos e às plantas); precoce; prematuro; lampo; temporão”, e esta de praecoquere, “apressar a maturação de; amadurecer cedo”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Autocognição evolutiva antecipada. 2. Autoconhecimento evolutivo precoce. Antonimologia: 1. Autocognição antievolutiva precoce. 2. Autocognição antievolutiva infantil. 3. Autocognição evolutiva na maturidade. 4. Autocognição evolutiva tardia. 5. Heterocognição evolutiva. 6. Anticognição. Estrangeirismologia: o modus operandi pessoal. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à primazia da autocognição. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Autocogniciologia; a identificação do holopensene pessoal; o registro da autopensenização como recurso para o autoconhecimento prioritário; a autoconscienciometria qualificando o holopensene pessoal; o holopensene da autoconsciencialidade; a testagem da hipótese do materpensene pessoal ampliando a autocognição; a autopensenização pesquisística; os evoluciopensenes contribuindo para a escolha do melhor; a evoluciopensenidade; os prioropensenes representando a opção pela autolucidez; a prioropensenidade; a priorização dos ortopensenes desde a juventude; a ortopensenidade vivenciada antes da maturidade biológica; os lucidopensenes ampliando a conexão com o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; o diagnóstico precoce dos patopensenes direcionando as autorreciclagens programadas; o descarte da patopensenidade contribuindo para a superação do porão consciencial; os proexopensenes favorecendo o megafoco evolutivo; a proexopensenidade; os invexopensenes determinando a qualidade das escolhas e priorizações pessoais; a invexopensenidade. Fatologia: a autocognição evolutiva precoce; a priorização da evolução consciencial desde cedo; a autorresponsabilização perante a evolução pessoal antes da maturidade biológica; a construção do inventário autocognitivo; o primeiro discernimento; a disposição pessoal para o autenfrentamento; a inversão da maturidade indicando a recuperação de cons; o acesso aos megacons a partir da consistência nas priorizações evolutivas desde a juventude; as ideias inatas determinando as escolhas lúcidas desde a juventude; o acesso às ideias do CI pré-ressomático, corroborando os posicionamentos pró-evolutivos; a autocoerência intermissiva precoce; a identificação precoce dos redutores do autodiscernimento; o mapeamento dos travões evolutivos pessoais; o ato de desnudar-se diante de si mesmo; o autodiagnóstico quanto ao miniconscienciograma das patologias humanas catalisando a eliminação do porão consciencial; a autoconscienciometria ampliando o autoconhecimento prioritário desde a juventude, favorecendo o autorrealismo e abrindo as portas para a autevolução; a eliminação da autoficção, das idealizações de si mesmo, das pessoas e do mundo, favorecendo a abordagem realista e interassistencial às demais consciências; a autoidentificação somática; o aproveitamento evolutivo da infância e da juventude; a nulificação da infância; a teática juvenil da inteligência evolutiva (IE); a antecipação da tenepes indicando a teática da inversão assistencial; a priorização da desperticidade desde a juventude fundamentando as aquisições parapsíquicas; a priorização da eliminação do porão consciencial; o compromisso com a interassistencialidade acelerando a ampliação da autocognição; a distribuição do autoconhecimento a partir da publicação de gescons; o aproveitamento útil das crises de crescimento desde a juventude; a identificação precoce das automimeses dispensáveis; a opção pela autocorreção desde a juventude; a eliminação precoce da autocomplacência; o investimento nas autossuperações; a inversão da maturidade; a inversão existencial; a inversão assistencial; a inversão da Cosmoética; a participação no Grinvex, oportunizando a grupalidade sadia; a substituição da tacon pela tares desde a juventude; a priorização da docência invexológica; a lucidez quanto à tríade da erronia, contribuindo para a autocorreção imediata; os coadjuvantes da invéxis, catalisando o autoconhecimento prioritário; a priorização das metas do inversor aos 40 anos de idade, potencializando o conhecimento sobre si; o impacto assistencial do agente retrocognitivo inato; a prática da tridotação consciencial, ampliando a autocognição; o desassédio mentalsomático promovido pela assiduidade no Holociclo e Holoteca; a autoconscienciometria favorecendo as retrocognições esclarecedoras; a cosmovisão evolutiva catalisada pela imersão na realidade consciencial; a autoconfiança a partir da convicção quanto às autocognições hauridas no CI; a lucidez quanto aos tempos dos Cursos Intermissivos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático desde a juventude; o despertamento juvenil do parapsiquismo contribuindo para a autocomprovação da realidade multidimensional da consciência; a priorização da vida multidimensional desde a juventude; o mapeamento precoce da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a interassistência precoce proporcionando o contato ombro a ombro com os amparadores extrafísicos; a projeção lúcida vexaminosa ampliando a compreensão da realidade consciencial. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autoincorruptibilidade-interassistencialidade; o sinergismo autocognição-cosmovisão. Principiologia: a autovivência do princípio da instransferibilidade evolutiva; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da incorruptibilidade pessoal; o princípio cosmoético da autocorreção imediata; a vivência diária do princípio cosmoético “se não presta, não presta mesmo, não adianta fazer maquilagem”; o princípio “isso não é pra mim”; a prática precoce do princípio da descrença (PD). Codigologia: a aplicação cotidiana do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria-líder da Conscienciologia; a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da inteligência evolutiva; a teoria da evolução consciencial; a teoria do porão consciencial. Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica do conscienciograma; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica da tenepes. Voluntariologia: o voluntariado em Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); o voluntariado tarístico; o voluntariado proexológico; o voluntariado mentalsomático. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Holociclo, Holoteca e Tertuliarium). Colegiologia: o Colégio Invisível dos Inversores Existenciais; o Colégio Invisível dos Reciclantes Existenciais. Efeitologia: o efeito deletério das autocorrupções; o efeito renovador das autorrecins; o efeito potencializador da opção continuada pela invéxis; o efeito do autoortabsolutismo nas priorizações; o efeito do Zeitgeist sobre a conscin; o efeito da assiduidade ao Holociclo e à Holoteca na qualificação do holopensene pessoal; o efeito autocomprovador da sinalética energética pessoal. Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo autenfrentamento; as neossinapses relativas à recuperação de cons; as neossinapses invexológicas. Ciclologia: a ruptura do ciclo vicioso de autassédios favorecendo a conquista da desperticidade antes dos 40 anos de idade; a ruptura do ciclo da patopensenidade; o ciclo das renovações pessoais; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo da autoprodutividade; o ciclo recin-gescon. Binomiologia: o binômio autopesquisa-autocognição; o binômio autocrítica-autodiscernimento; o binômio autocognição-autopriorização; o binômio teoria-prática; o binômio recin-recéxis; o binômio fato-parafato; o binômio análise-síntese; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador. Interaciologia: a interação autocognição intrafísica–autocognição extrafísica; a interação autodiscernimento-realismo; a interação autexperimentação-autorreflexão-autocriticidade; a interação causas-efeitos; a interação autodiscernimento-autodeterminação; a interação autopesquisa-autorrenovação; a interação fatos-parafatos. Crescendologia: o crescendo das autossuperações; o crescendo evolutivo; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo fase preparatória–fase executiva–fase acabativa da proéxis; o crescendo do autodiscernimento; o crescendo crise-crescimento; o crescendo da autodeterminação evolutiva. Trinomiologia: o trinômio Cogniciologia-Autocogniciologia-Paracogniciologia; o trinômio autolucidez-autocoerência-interassistencialidade; o trinômio autoprioridade-autodesafio-autossuperação; o trinômio holomaturológico autodiscernimento-autocosmoética-interassistencialidade; o trinômio ortopensênico parar-refletir-atuar; o trinômio vontade-intencionalidade-disciplina; o trinômio invéxis-tenepes-desperticidade; o trinômio parapsiquismo-comunicabilidade-intelectualidade. Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autopesquisa-autocognição-autorrealismo; o polinômio autorganização-autocriticidade-autoincorrupção-autodesassedialidade; o polinômio erros-enganos-omissões-retificações-acertos; o polinômio autexperimentação-autochecagem-autorreflexão-autorreciclagem; o polinômio EV-tenepes-ofiex-desperticidade; o polinômio autopensenizações-leituras-anotações-debates; o polinômio razão-lógica-reflexão-discernimento. Antagonismologia: o antagonismo emocionalidade / mentalsomática; o antagonismo autocorrupção / autenfrentamento. Paradoxologia: o paradoxo de o reconhecimento das próprias falhas permitir a intercompreensão e o heterorrealismo. Politicologia: a cognocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a cosmoeticocracia; a discernimentocracia; a proexocracia; a interassistenciocracia; a teaticocracia; a meritocracia; a invexocracia; a recinocracia. Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da ação e reação; a lei de causa e efeito; as leis evolutivas; as leis da Cosmoeticologia; a lei da impermanência; as leis da proéxis. Filiologia: a cogniciofilia; a evoluciofilia; a reeducaciofilia; a priorofilia; a decidofilia; a invexofilia; a recexofilia; a assistenciofilia; a neofilia; a autopesquisofilia; a coerenciofilia; a teaticofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a proexofobia; a invexofobia; a recexofobia; a voliciofobia; a disciplinofobia; a tecnofobia. Sindromologia: a síndrome do impostor; a síndrome de Peter Pan; a síndrome de Cinderela; a síndrome de Gabriela; a síndrome do canguru; a síndrome da mediocrização; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome do infantilismo; a síndrome da autovitimização; a síndrome da indecisão. Maniologia: a egomania; a hedonomania; a mania do autassédio; a mania da postergação. Mitologia: o autoquestionamento e descarte dos mitos e mitificações. Holotecologia: a cognoteca; a evolucioteca; a proexoteca; a conscienciometricoteca; a consciencioterapeuticoteca; a tecnoteca; a cosmoeticoteca; a discernimentoteca; a interassistencioteca; a invexoteca; a teaticoteca; a coerencioteca; a mentalsomatoteca; a pesquisoteca. Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Autopesquisologia; a Autorganizaciologia; a Autopriorologia; a Autodeterminologia; a Autexperimentologia; a Conformaticologia; a Mentalsomatologia; a Invexologia; a Autoinventariologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin inversível; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o intermissivista; o jovem lúcido; o autopesquisador; o inversor existencial; o agente retrocognitor inato; o reciclante existencial; o exemplarista; o voluntário; o duplista. Femininologia: a intermissivista; a jovem lúcida; a autopesquisadora; a inversora existencial; a agente retrocognitora inata; a reciclante existencial; a exemplarista; a voluntária; a duplista. Hominologia: o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens invexologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens experimentatus. V. Argumentologia Exemplologia: autocognição evolutiva precoce esboçante = a da conscin jovem apresentando indícios de autorreflexão e vislumbrando as mudanças necessárias ao crescimento pessoal; autocognição evolutiva precoce consolidada = a da conscin aplicante da técnica da invéxis, promovendo a autopesquisa técnica e deliberada para fins auto e heterassistenciais e publicação de livros tarísticos. Culturologia: a cultura da inteligência evolutiva; a cultura da autoconsciencialidade; a cultura da Autodeterminologia; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Autexperimentologia; a cultura da megapriorização; a cultura da Interassistenciologia. Porão. A fase crítica de adaptação da consciência à realidade intrafísica é marcada pelas tendências rudimentares, mais imaturas e instintivas, predispondo a escolhas disfuncionais e comprometedoras da liberdade de manifestação. Erronia. A autocognição evolutiva precoce denota opção pela autolucidez da conscin, desde cedo, priorizando o autoconhecimento enquanto recurso estratégico para a terapêutica e profilaxia de erros, equívocos e omissões. Automimese. O autodiscernimento direciona as escolhas e decisões pessoais. A atenção aos mecanismos de funcionamento consciencial favorece a priorização do melhor e a evitação das automimeses dispensáveis. Invéxis. A opção pela invéxis favorece o domínio da intrafisicalidade pelo predomínio da consciencialidade, da realidade extrafísica da consciência, pautando a existência a partir da teática do paradigma consciencial, convergindo esforços para a dedicação exclusiva à programação de vida. Recin. O descortínio da realidade intraconsciencial permite o autenfrentamento lúcido e deliberado, favorecendo a adoção de ações assertivas para as renovações pessoais. Variáveis. Eis, em ordem alfabética, 30 informações e conhecimentos prioritários à conscin almejando ampliar precocemente a autocognição: 01. Aportes proexológicos. 02. Apriorismos. 03. Base paradigmática. 04. Comportamentos anacrônicos. 05. Conflitos íntimos. 06. Credores. 07. Crenças. 08. Dogmas. 09. Encontros de destino. 10. Erros, equívocos e omissões. 11. Esquemas cognitivos (mindset). 12. Fixadores da autolucidez. 13. Ideologias. 14. Materpensene. 15. Mecanismos de defesa do ego (MDEs). 16. Mecanismos de funcionamento pessoais. 17. Medos. 18. Moralismos. 19. Reações emocionais. 20. Realizações pessoais. 21. Redutores do autodiscernimento. 22. Talentos. 23. Trafares. 24. Trafores. 25. Travões. 26. Temperamento. 27. Tendências e interesses pessoais. 28. Megatrafar. 29. Megatrafor. 30. Valores. Inventário. O inventariograma pessoal é o primeiro passo para a ampliação da cosmovisão. Cabe à conscin interessada implementar o conhecimento alcançado para realizar as recins necessárias e ampliar a cognição sobre a própria realidade consciencial. Precocidade. O investimento precoce na autopesquisa permite à conscin jovem assumir postura profilática ante as automimeses dispensáveis, evitando erros, assunção de compromissos castradores da liberdade de manifestação consciencial e desvios proexológicos. Além disso, faculta o aproveitamento lúcido das oportunidades de crescimento e interassistência. Tecnicidade. A autopesquisa técnica oportuniza à conscin o exercício da mentalsomaticidade, necessário ao aprofundamento na realidade consciencial. Ferramentas. Eis, em ordem alfabética, 12 recursos oferecidos pela Conscienciologia capazes de promover a ampliação da autocognição: 01. Campos consciencioterápicos. 02. Conscienciograma. 03. Consciencioterapia. 04. Cursos de autopesquisa. 05. Dinâmicas parapsíquicas. 06. Holociclo. 07. Holoteca. 08. Laboratórios de autopesquisa. 09. Preceptorias. 10. Serviço de apoio ao inversor existencial. 11. Técnica da conscin-cobaia. 12. Técnica da madrugada. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autocognição evolutiva precoce, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro. 02. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 03. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático. 04. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 05. Automegacognição inversiva: Megacogniciologia; Homeostático. 06. Códego: Egologia; Homeostático. 07. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 08. Fissura antinvexológica: Antinvexologia; Nosográfico. 09. Meganível da autoconsciência: Imagisticologia; Homeostático. 10. Postura antidesperdício na invéxis: Invexologia; Homeostático. 11. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Propulsor da invéxis: Invexometrologia; Homeostático. 13. Refém da autocognição: Autodiscernimentologia; Neutro. 14. Técnica da invéxis: Invexologia; Homeostático. 15. Whole pack invexológico: Invexologia; Homeostático. INEXISTE AUTOCONHECIMENTO TEÓRICO. A AUTOCOGNIÇÃO EVOLUTIVA PRECOCE DENOTA INVESTIMENTO NA RECUPERAÇÃO DE MEGACONS, INVERSÃO DA MATURIDADE E INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA VIVENCIADA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, manifesta ou manifestou indícios da autocognição evolutiva precoce? Quais resultados evolutivos já alcançou a partir do exercício deliberado da autocognição? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 880. 2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 46, 164 a 167, 1.208, 1.266, 1.433 e 1.655. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 44 e 145. K. W.