A autenticidade assistencial é o ato ou efeito da manifestação genuína, assertiva, fraterna e despojada de egocentrismo da conscin, homem ou mulher, evidenciando a intencionalidade sadia e maturidade integral nas interlocuções cotidianas.
Você, leitor ou leitora, sabe dosar a autenticidade favorecendo a assistência? Ainda há excessos na espontaneidade?
AUTENTICIDADE ASSISTENCIAL (ASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autenticidade assistencial é o ato ou efeito da manifestação genuína, assertiva, fraterna e despojada de egocentrismo da conscin, homem ou mulher, evidenciando a intencionalidade sadia e maturidade integral nas interlocuções cotidianas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra autêntico provém do idioma Latim, authenticus, “que tem autoridade; válido; aprovado”, e esta do Grego, autentikhós, “que consiste num poder absoluto; principal; primordial”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo autenticidade apareceu no Século XVIII. O termo assistência vem do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Sinceridade assistencial. 2. Genuinidade tarística. 3. Franqueza assistencial. 4. Veracidade assistencial. 5. Autocoerência assistencial. Neologia. As 3 expressões compostas autenticidade assistencial, autenticidade assistencial inata e autenticidade assistencial adquirida são neologismos técnicos da Assistenciologia. Antonimologia: 1. Inautenticidade consoladora. 2. Insinceridade assistencial. 3. Autenticidade agressiva. 4. Autenticidade hostil. 5. Dissimulação consoladora. 6. Autexposição exibicionista. 7. Estupro evolutivo. Estrangeirismologia: o rapport assertivo; o feedback de alto nível; o streaptease consciencial desprovido de ego; a glasnost exemplarista; a tares soft e assertiva; o upgrade na comunicação pessoal; a expressão light; a assistência full time; o approach da diplomacia; o upgrade da tacon para tares; o modus operandi avançado. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autexemplarismo tarístico. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Autenticidade assistencial esclarece. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da assistencialidade; o holopensene da autenticidade; o holopensene do autodesassédio; o holopensene pessoal da convivialidade sadia; o holopensene da interassistência; o holopensene da empatia; o holopensene do exemplarismo pessoal; o holopensene de acolhimento; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade. Fatologia: a autenticidade assistencial; a transparência acolhedora; o despojamento empático; a autexposição leal; a lisura de intenção na autexposição exemplarista; o entendimento da autenticidade enquanto valor relativo; a manifestação comedida de trafores; o disfarce cosmoético da maturidade; a naturalidade pessoal sobressaindo-se às vestimentas e acessórios sofisticados; a veste despojada simplificando a aparência; a conformação da linguagem; a proporção acertada da erudição na assistência; a expressão genuína e assertiva com vocabulário propositalmente empobrecido; o uso premeditado de coloquialismo facilitando a interação; a interlocução ajustada no ato de ouvir e falar; a comunicação não violenta; o trafor antecedendo o trafar nos feedbacks; o bom humor elaborado no pacote da intervenção tarística; o ato de morder a língua evitando a resposta ferina; a qualidade das energias nos posicionamentos; a sinceridade agressiva; a expressão arrogante de contrariedade; o tom de superioridade; o reconhecimento da soberba pessoal; a falta de atenção indicando menosprezo; a predisposição ao revide; as antipatias; o excesso de mesuras; a exibição disfarçada em apresentação acalorada; a constatação das imaturidades; o escárnio do riso escrachado; o ato de carregar nas tintas; os comocionalismos; as dificuldades de comunicação gerando erros de interpretação; a cara de paisagem demonstrando a covardia em manifestar desaprovação; o excesso de adjetivos indicando bajulação; a voz açucarada enquanto instrumento de manipulação; a empatia em subnível; o ato de insistir na convivência com conscins antipáticas; a admissão do erro; a evitação da competitividade com a demonstração de subnível técnico; o ato de pedir desculpas; a omissão superavitária; os cuidados com a forma para não comprometer o conteúdo; a firmeza com moderação; o ato de dizer não com gentileza; a reprimenda com suavidade; a dosagem na manifestação do bem-estar e do malestar; o ato de abrir mão de estar sempre com a razão; a responsabilidade na psicometria consciencial; a vergonha pelo comportamento imaturo; o receio em desagradar; o bom humor quebrando o distanciamento; o desassombro diante da imaturidade do outro; a comunicação franca, desinibida e afetuosa como base da dupla evolutiva (DE); a leitura assertiva do próprio estado emocional; a sustentação serena de verpons; o autodiagnóstico da manifestação energética; a valorização do trabalho alheio; a atualização das referências de si mesmo. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autenticidade assistencial aperfeiçoando o desempenho multidimensional da conscin; a genuinidade como conexão com os amparadores extrafísicos; o exibicionismo alimentado pelos guias amauróticos; a dificuldade em rememorar projeções conscienciais; a projeção vexaminosa expondo a truculência do pensar e agir; o assédio utilizando as energias conscienciais nas interlocuções cotidianas; os assediadores reforçando a insegurança pessoal; a evitação dos julgamentos antifraternos diante dos parafatos; a habilidade assistencial nos parapsicodramas; a manifestação autêntica e assistencial favorecendo o investimento dos amparadores nas parapercepções; a sutilização da manifestação consciencial energossomática; o equilíbrio pessoal diante da pressão extrafísica. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autenticidade–força presencial; o sinergismo boa intenção–comportamento genuíno–amparo ostensivo; o sinergismo vaidade-timidez; o sinergismo postura assistencial–inteligência evolutiva (IE); o sinergismo desinibição holossomática–desenvoltura assistencial. Principiologia: o aprofundamento no princípio do Universalismo; o princípio de acontecer o melhor para todos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do respeito ao nível evolutivo do outro; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da autorreeducação consciencial; o princípio da descrença (PD) na base da autenticidade sadia; o princípio da energia chegar primeiro; o princípio de ninguém dar se não tem; o princípio do maior esforço nas autossuperações. Codigologia: a intencionalidade como base do código pessoal de Cosmoética (CPC); os códigos tácitos das reações energossomáticas gerando comunicações deficitárias. Teoriologia: a teoria das relações holocármicas; a teoria da comunicação assertiva; a teoria de análise do discurso; a teoria do contrato de veridicção. Tecnologia: a técnica da conscin-cobaia; a técnica de calar refreando a instintividade e impulsividade; a técnica de abrir mão da razão; a técnica do sobrepairamento analítico aplicada a todos os âmbitos da vida intrafísica; a técnica do exercício da tares facultando o ajuste; a técnica da autexposição no equilíbrio do pêndulo consciencial; a técnica de pensenizar repetidamente até modificar o padrão reativo. Voluntariologia: o feedback entre os voluntários docentes no desempenho das atividades tarísticas das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o acolhimento aos alunos no voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Tertuliarium no exercício da heterocrítica sadia; o voluntariado funcionando ao modo de laboratório conscienciológico; o laboratório conscienciológico da Parapedagogia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia. Efeitologia: o efeito da energia fraterna na reprimenda; o efeito inibidor da autenticidade agressiva; o efeito da conduta exemplar na assistência extrafísica; o efeito do amparo extrafísico advindo da autenticidade assistencial; o efeito pernicioso da dissimulação; os efeitos auteducativos da projeção vexaminosa; o efeito repressor da Socin Robotizada sobre o anseio de manifestação genuína da consciência; o efeito colateral da autenticidade desmedida; o efeito halo da mudança de postura consciencial sobre o grupocarma; o efeito pendular da autenticidade; os efeitos da falta de autoconfiança; o efeito do esforço em adotar posturas avançadas. Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas pelo aprendizado com os erros de abordagem; os cursos das Instituições Conscienciocêntricas proporcionando neossinapses geradoras da autenticidade assistencial. Ciclologia: o ciclo vicioso da autovitimização; o ciclo da autocorrupção embotando a superioridade evolutiva; o ciclo da autocorrupção impedindo a oportunidade de a consciência ser autêntica e assistencial. Enumerologia: o ato de investir no aprimoramento da comunicação pessoal; o ato de reconhecer os próprios sentimentos; o ato de refletir sobre a intencionalidade; o ato de qualificar a comunicação; o ato de não falar mal dos outros; o ato de não pensar mal dos outros; o ato de cultivar o bom humor e a descontração. A conduta de optar pela autocoerência; a conduta de agir cosmoeticamente para atrair a companhia dos amparadores; a conduta de primar por objetividade e clareza nas ações; a conduta de agir adequadamente nos diferentes holopensenes; a conduta de mapear o padrão autopensênico; a conduta de falar a verdade; a conduta de avaliar o resultado das interações pessoais. Binomiologia: o binômio sinceridade-leveza; o binômio autêntico despojado–franco educado; o binômio verdade-limite; a manifestação elevada do binômio admiração-discordância; o binômio primeiro ouvir–depois falar; o binômio saber falar–saber calar. Interaciologia: a interação humildade-dissimulação; a interação humildade-vaidade; a interação gargalhada-menosprezo; a interação ironia-desprezo; a interação autenticidade assistencial–heterodesassédio; a interação manipulação-interprisão; a interação arrogância–insegurança pessoal; a interação timidez–baixa autestima; a interação saber ouvir–saber calar. Crescendologia: o crescendo inautenticidade–autenticidade agressiva–autenticidade assistencial; o crescendo truculência energossomática–força energossomática–sutileza energossomática; o crescendo afetividade-autotransafetividade. Trinomiologia: o trinômio autenticidade assistencial–intencionalidade sadia–discernimento elevado; o trinômio decepção-compreensão-acolhimento. Polinomiologia: o polinômio abertismo-autenticidade-parapsiquismo-fraternismo; o polinômio mesuras-reverências-trejeitos-caretas-teatralidade. Antagonismologia: o antagonismo intenção egocêntrica / ação tarística; o antagonismo sorriso amarelo / sorriso de orelha a orelha; o antagonismo autenticidade homeostática / autenticidade nosográfica; o antagonismo autexpressão assistencial / fechadismo egoico; o antagonismo esperar do outro / dar ao outro; o antagonismo autexposição egoica / autexposição altruísta; o antagonismo tacape da verdade / diálogo esclarecedor; o antagonismo humor sadio / riso fácil; o antagonismo sinceridade / agressividade; o antagonismo flexibilidade / rigidez; o antagonismo expressão serena / expressão de falsa tranquilidade. Paradoxologia: o paradoxo de a força do afeto surtir mais efeito em relação à força bruta; o paradoxo do humorista infeliz; o paradoxo de as relações desafetuosas serem sustentadas pela afinidade interconsciencial. Politicologia: a política pessoal da autexposição exemplarista; a política pessoal da verbação; a política pessoal de vencer os holopensenes opressores com autenticidade sadia; a assistenciocracia; a conscienciocracia; a lucidocracia; a argumentocracia. Legislogia: a lei da responsabilidade evolutiva correspondente ao grau de maturidade consciencial; a lei do maior esforço aprimorando as manifestações pessoais; as leis da evolutividade; as leis da interassistência; a lei do maior esforço assistencial. Filiologia: a assistenciofilia; a criticofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a verbofobia; a conviviofobia; a heterocriticofobia; a sociofobia. Sindromologia: a síndrome do ansiosismo dificultando a expressão genuína e autêntica; a síndrome de Cinderela embotando a força presencial feminina; a síndrome da mulher maravilha atendendo às pressões da Socin na busca da perfeição; a síndrome da robotização existencial comprometendo o ato de pensar, querer e agir genuíno; a síndrome do justiceiro exigindo ter sempre razão; a síndrome da mediocrização mantendo a comunicação interconsciencial em subnível; a síndrome da banalização do autodiagnóstico encobrindo as manipulações; a síndrome do impostor enfraquecendo a manifestação íntegra da consciência. Maniologia: a mania de querer agradar a todos; a mania de competir expressa em todas as manifestações; a mania do exibicionismo; a mania de banalizar os contatos intrafísicos cotidianos; a egomania; a mania de centralizar as atenções; a mania de criticar; a mania de distorcer as informações; a mania de exercer influência manipuladora. Mitologia: o mito da verdade única; o mito de a sinceridade desagradar; o mito do sofrimento santificador; o mito da felicidade exposto nas mídias sociais; o mito de a superioridade empoderar. Holotecologia: a evolucioteca; a cosmoeticoteca; a conscienciometroteca; a assistencioteca; a nosoteca; a proexoteca; a comunicoteca. Interdisciplinologia: a Assistenciologia; a Comunicologia; a Conviviologia; a Sociologia; a Parassociologia; a Intencionologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Autocriticologia; a Politicologia; a Grupocarmologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin autêntica; a conscin-cobaia; a consciência em busca do megafraternismo; o ser interassistencial; a conscin cumpridora da proéxis; a conscin-trator. Masculinologia: o assistente lúcido; o professor de Conscienciologia; o autor de verpons; o exemplarista da pacificação; o contador de história; o falseador da verdade; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a assistente lúcida; a professora de Conscienciologia; a autora de verpons; a exemplarista da pacificação; a contadora de história; a falseadora da verdade; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens reeducator. V. Argumentologia Exemplologia: autenticidade assistencial inata = a capacidade consolidada de manifestação genuína, desenvolvida ao longo das retrovidas; autenticidade assistencial adquirida = a mudança gradual para manifestação autêntica, por meio da aplicação de técnicas conscienciológicas. Culturologia: a cultura do paradigma consciencial; a cultura do deixa pra lá; a cultura do tapinha nas costas; a cultura da convivialidade sadia. Taxologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 trafores favoráveis à condição da autenticidade assistencial: 01. Abertismo. 02. Acolhimento. 03. Bom humor. 04. Comunicabilidade. 05. Empatia. 06. Gentileza. 07. Intencionalidade sadia. 08. Observação. 09. Ponderação. 10. Respeito. 11. Seriedade. 12. Simplicidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autenticidade assistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico. 02. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro. 03. Autenticismo: Intencionologia; Homeostático. 04. Autoposicionamento sadio: Comunicologia; Homeostático. 05. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático. 06. Comprometimento assistencial: Assistenciologia; Homeostático. 07. Comunicação interassistencial: Comunicologia; Homeostático. 08. Efeito da autocoerência: Autocoerenciologia; Homeostático. 09. Gabarito assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Incoerência antiassistencial: Conviviologia; Nosográfico. 11. Inautenticidade: Parapatologia; Nosográfico. 12. Nível da interassistencialidade: Interassistenciologia; Neutro. 13. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 14. Recurso assistencial: Experimentologia; Homeostático. 15. Teática assistencial: Assistenciologia; Homeostático. A AUTENTICIDADE ASSISTENCIAL DENOTA A QUALIDADE COSMOÉTICA COM EFEITOS SOBRE TODAS AS MANIFESTAÇÕES DA CONSCIÊNCIA, POTENCIALIZANDO TRAFORES E EVIDENCIANDO MATURIDADE CONSCIENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, sabe dosar a autenticidade favorecendo a assistência? Ainda há excessos na espontaneidade? Bibliografia Específica: 1. Brown, Brené; A Coragem de Ser Imperfeito (Daring Greatly); revisores Clarissa Peixoto; et al.; trad. Joel Macedo; 206 p.; 13 partes; 7 caps.; 14 notas; 76 refs.; 10 webgrafias; 16 cm x 23 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2013; páginas 9 a 126. 2. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; Tamara Cardoso; Erotides Louly; & Helena Araújo; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 23 a 25, 123, 124 e 137 a 139. 3. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 123 a 129, 541 e 573. R. A. P.