Autenfrentamento da Obesidade

O autenfrentamento da obesidade é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, com sobrepeso corporal, posicionar-se quanto à decisão de reduzir o peso somático excessivo a partir da autorreflexão sobre as causas intraconscienciais, motivadora de ações intrafísicas eficazes objetivando o emagrecimento progressivo saudável definitivo sem efeito sanfona.

Você, leitor ou leitora, realiza os autenfrentamentos sadios das manifestações pessoais parapatológicas ou foge dos autoposicionamentos pró-evolutivos? Almeja fórmula pronta para tratar o soma obeso ou está se preparando para extirpar a raiz intraconsciencial da obesidade?

      AUTENFRENTAMENTO DA OBESIDADE
                        (CONSCIENCIOTERAPEUTICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O autenfrentamento da obesidade é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, com sobrepeso corporal, posicionar-se quanto à decisão de reduzir o peso somático excessivo a partir da autorreflexão sobre as causas intraconscienciais, motivadora de ações intrafísicas eficazes objetivando o emagrecimento progressivo saudável definitivo sem efeito sanfona.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O verbo enfrentar é formado pela união de 3 elementos: o prefixo en-, do idioma Latim in-, “em; a; sobre; superposição; aproximação; introdução; transformação”; o vocábulo frente, do idioma Espanhol frente e, esse, do idioma Latim frontis, “fronte, testa, rosto, semblante, cara”. Surgiu em 1899. O sufixo mento procede do mesmo idioma Latim, mentu, formador de substantivos derivados de verbos. A palavra obesidade procede do mesmo idioma Latim, obesitas, “gordura física, corpulência”, cujas raízes semânticas estão em obdere, “comer muito, devorar”, palavra constituída pelo prefixo ob, “sobre”, associado a edere, “comer”.
          Sinonimologia: 1. Autenfrentamento do sobrepeso. 2. Autoconfrontação antiobesidade. 3. Arrostamento antiobesidade. 4. Autoprescrição saudável antiobesidade. 5. Autoposicionamento contrário à manutenção da obesidade. 6. Ato de encarar o próprio sobrepeso somático. 7. Autorreciclagem antiobesidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo obesidade: antiobesidade; obesa; obesífuga; obesífugo; obesígena; obesígeno; obeso; obesofobia; pró-obesidade; pseudobesidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas autenfrentamento da obesidade, autenfrentamento superficial da obesidade e autenfrentamento profundo da obesidade são neologismos técnicos da Consciencioterapeuticologia.
          Antonimologia: 01. Pusilanimidade quanto à obesidade. 02. Negligência perante a obesidade. 03. Exaltação da obesidade. 04. Manutenção da obesidade. 05. Comodismo somático. 06. Antieducação somática. 07. Fixação na deseducação alimentar. 08. Bulimia; compulsão alimentar; dependência alimentar. 09. Autenfrentamento da anorexia. 10. Remissão da magreza excessiva.
          Estrangeirismologia: a disposição em adquirir know-how evolutivo para superar a própria obesidade; a reciclagem do modus ratiocinandi desvairado, comum em conscins obesas mórbidas; a reparação de erros praticados contra os retrossomas no decorrer do timeline multiexistencial; a substituição não forçada do junk food e do fast food por alimentos e bebidas saudáveis, resultante do upgrade evolutivo; a autorremissão do craving alimentar; o serviço de personal diet.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade aplicada na interação consciência-holossoma.
          Megapensenologia. Eis 6 megapensenes trivocabulares relativos ao assunto: – Abandonemos hábitos antievolutivos. Autenfrentamento é autoconfrontação. Autenfrentamento é eterno. Busque superar-se sempre. Enfrentemos a recin. Inexiste hábito incurável.
          Coloquiologia: a inutilidade de querer fazer negocinho evolutivo perante o enfrentamento inevitável da obesidade; a prática equivocada da meia medida ao arrostar a compulsão alimentar; a supressão espontânea da fome canina; a decisão de não patinar no efeito sanfona, pulando os mata-burros; o ato de virar a própria mesa após mudar o modo de encarar o sobrepeso corporal.
          Citaciologia. Eis 4 citações contributivas à temática: – A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode alterar sua vida mudando sua atitude mental (William James, 1842–1910). Dar o exemplo não é o melhor modo de influenciar os outros. É o único (Albert Schweitzer, 1875–1965). Mens sana in corpore sano (Mente sã em corpo são; poeta romano, Décimo Júnio Juvenal; Séculos I e II). Só aquilo que somos pode nos curar (Carl Jung, 1875–1961).
          Proverbiologia. Eis 4 provérbios capazes de explicitar o tema: – Cessante causa, tollitur effectus (Cessando a causa, suprime-se o efeito). Juntos conseguimos o que jamais conseguiríamos sozinhos (lema automotivador do grupo CCA, Comedores Compulsivos Anônimos). Nemo liber est qui corpori servit (Não é livre quem é escravo do próprio corpo). A melhor maneira de cura é a moderação (provérbio sueco).
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Autodeterminação. A autodeterminação é o agente intraconsciencial mais eficaz para eliminar os impasses, os dilemas, dúvidas e conflitos da consciência”.
          2. “Moderaciologia. Todo excesso exige pesquisa. O excesso de água pode matar. O excesso de detergente suja. A pesquisa da automoderação se impõe à conscin lúcida, perante as realidades e pararrealidades do Cosmos”.
          3. “Recin. Não existe modificação evolutiva instantânea. As mudanças da consciência ocorrem gradativamente, passo a passo, com recorrências dos surtos de imaturidade até a estabilização da autopensenidade em patamar evolutivo superior”.
          Filosofia: o Exemplarismo; a Holofilosofia; a Autofilosofia Conscienciocêntrica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autorreeducação consciencial; o holopensene pessoal racional, não místico nem instintivo, de aniquilação do megatrafar; a depuração do holopensene pessoal, partindo da inércia holossomática rumo à superação, por meio da automotivação; a parametamorfose do holopensene pessoal seriexológico enraizado no holopensene pessoal da Higiene Consciencial; as escolhas menos doentias dissipando, pouco a pouco, a retrofôrma patopensênica autengessante dos banquetes pretéritos; o autodesconfiômetro (semancol), sempre ligado para detectar patopensenes indutores da obesidade; a autopensenidade retrovivencial autolúcida e focada na autossuperação da obesidade; o raciocínio, sem emoções exageradas, da pensenidade autocurativa; a expiração da apriorismose levando à neoautopensenidade homeostática; a substituição de retropensenes infantis distorcidos, corrigidos com disciplina, por neopensenes maduros; a destruição cosmoética das autopreconcepções travadoras da neopensenidade libertária; a elaboração frequente de lucidopensenes facilitando a moderação alimentar; a lucidopensenidade presente na abstinência da compulsão alimentar; os parapensenes recebidos em prol da saúde holossomática; a conexão com holopensenes homeostáticos propiciando receptividade às ortointervenções amparadoras e ampliando a parapensenidade; a ociopensenidade cancelada pela grafopensenidade motivada pela autodisposição em atuar enquanto minipeça interassistencial; os ociopensenes dando lugar aos grafopensenes após cumprir a autodeterminação de redigir gescons; os pensenes carregados no pen; o materpensene da saúde integral.
          Fatologia: o autenfrentamento da obesidade; a autocriticidade paraterapêutica diária no enfrentamento da obesidade; a autossaturação intraconsciencial quanto à obesidade; as buscas etiológicas e paraetiológicas para a causa da própria obesidade; a moderação alimentar sem repressão nem constrangimento; a autorresolução em evitar o sobrepeso; a lucidez nas refeições; a identificação dos dividendos nosológicos da própria obesidade; a insensibilidade cosmoética aos estímulos para cometer orgias gastronômicas; a necessidade de refletir sobre tendências antievolutivas; a atitude inteligente de se viver atento aos vícios das retrovidas aflorando na vida atual; a antivitimização solucionando traumas predisponentes à obesidade; a imperturbabilidade da intenção cosmoética no autenfrentamento da obesidade; a recusa de convites tentadores para ingerir alimentos oferecidos gratuitamente, porém com deficiência nutricional; a iniciativa de vencer a própria obesidade; a reciclagem simbolizando o reinício do autenfrentamento após fracasso em emagrecer; a eliminação gradual de evocações inconscientes dos costumes pretéritos; a mudança de paradigma alimentar; o acompanhamento psicológico ou heteroconsciencioterápico na reeducação alimentar gradativa; os compassageiros evolutivos colaborando no controle da obesidade; a neoconquista de soma saudável após tratar retrotrafares; os autodiagnósticos com ortoposicionamento e neodefinição de prioridades; a retificação da adicção alimentar; o alívio da preocupação excessiva com alimentos, ocorrida naturalmente pela prática de atividades assistenciais; a postura antipunitiva; o autoimperdoamento sem autoflagelo; o autodespojamento para remover autorresistências quanto às mudanças de rotinas; o estabelecimento do feedback autocurativo duradouro para os propósitos de homeostase direcionada à autassistência; o compromisso com a proéxis aperfeiçoando hábitos e rotinas alimentares; a autodeterminação pelo próprio peso corporal saudável; a extinção de distúrbios emocionais graves; o autoposicionamento pró-saúde consciencial; a autossuperação do megatrafar visando sedimentar mudanças comportamentais antiobesidade; o respeito ao soma, instrumento necessário ao compléxis; a vida humana conduzida de modo frugal sem excessos; as decisões pessoais alinhadas a valores cosmoéticos.
          Parafatologia: a autanamnese holossomática e pluriexistencial; o diagnóstico e o tratamento da obesidade com origem predominante na paragenética; as autorretrocognições vacinando contra a automimese inconveniente da obesidade; a autoconscientização seriexológica quanto à condição patológica milenar do próprio holossoma; a assistência dos amparadores extrafísicos para as correções dos equívocos de abordagem geradores de autoconvicções antievolutivas sobre o soma; a conexão lúcida com o amparo extrafísico para vislumbrar melhores estratégias reeducativas; a ligação intencional com as Centrais Extrafísicas de Energia (CEE), da Fraternidade (CEF) e da Verdade (CEV); a defesa energética teática, com verbação, da homeostase holossomática; a desativação das posturas seculares erradas (Cosmoética Destrutiva), inclusive perante o holossoma, aprendida no Curso Intermissivo (CI); a parafactibilidade de reciclagens evolutivas das conscins intermissivistas; a identificação de influência extrafísica favorecendo ou dificultando o autenfrentamento da obesidade; as autodesintoxicações holossomáticas; os caminhos multimilenares, em muitas vidas e intermissões, até a realização da autorrestauração imediata.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: a autopesquisa retrocognitiva sobre a obesidade aumentando o sinergismo autoconfiança–confiança da conscin no amparo–confiança do amparo na conscin; o sinergismo cérebro-paracérebro reduzindo a influência do subcérebro abdominal; o sinergismo autocognição maior–acerto maior; o sinergismo crítica benéfica–solução aplicada; o sinergismo interconsciencial na experiência compartilhada entre membros dos grupos anônimos de apoio mútuo; o sinergismo descrenciológico autoquestionamento contínuo–autoposicionamento–autenfrentamento quanto ao próprio sobrepeso; o sinergismo autenfrentamento diário–mudanças intraconscienciais causadoras de mudanças no holossoma.
          Principiologia: o princípio de ninguém evoluir sozinho explicando a eficiência dos Alcoólicos Anônimos (AA) e de grupos semelhantes na superação de várias patologias; o princípio filosófico antigo de ter coragem para mudar o mutável, paciência para aceitar o imutável e sabedoria para diferenciar as duas condições presente em grupos de Comedores Compulsivos Anônimos (CCA); o princípio da responsabilidade evolutiva pessoal; o princípio do poder magno da consciência sobre o próprio holossoma no autenfrentamento da obesidade; o princípio pessoal de aproveitamento máximo do tempo visando perceber retrotrafares sustentadores da obesidade; o princípio proexológico “isso não é para mim” (omissuper) empregado nas tentações somáticas onipresentes; o princípio da autocrítica cosmoética utilizado no soma.
          Codigologia: a incorruptibilidade quanto ao código pessoal de Cosmoética (CPC); o código pessoal de prioridades evolutivas; o código pessoal de conduta proexogênica; o código dos valores pessoais; os códigos pessoais de organização; o codex subtilissimus pessoal; os códigos evolutivos dos intermissivistas.
          Teoriologia: a teoria da análise do comportamento passadológico; a teoria das relações entre os veículos de manifestação da consciência; a teática da autovigilância pensênica ininterrupta gerando equilíbrio holossomático; o predomínio da autovivência (99%) verbaciológica sobre a teoria (1%); a teoria da autorreeducação consciencial; a teoria da evolução em grupo; a teática do apoio mútuo.
          Tecnologia: as técnicas consciencioterápicas facilitadoras da aplicação das etapas de autoinvestigação, autodiagnóstico, autenfrentamento e autossuperação; a técnica consciencioterápica da ação pelas pequenas coisas praticadas em ações cotidianas antiobesidade; a técnica consciencioterápica da ação pelas prioridades; a técnica da reciclagem prazerosa; a técnica etológica de se manter rotinas úteis e hábitos saudáveis na dieta; a técnica do comportamento planejado; a técnica de mais 1 dia sem excessos.
          Voluntariologia: as vagas para voluntários em grupos universitários de estudos clínicos sobre obesidade; os voluntários consciencioterapeutas da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); os voluntários conscienciômetras da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); os voluntários autopesquisadores da Conscienciologia, homens e mulheres; os processos dinamizadores da autopesquisa dos voluntários recicladores; o voluntariado dedicado à reeducação evolutiva; o paravoluntariado.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Consciencioterapeuticologia; o laboratório conscienciológico da Autorreeducaciologia; os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Holociclo, Holoteca e Tertuliarium); o laboratório conscienciológico do CI; as autopesquisas retrocognitivas efetuadas no labcon pessoal; a observação crítica das autocondutas, referentes à manutenção ou superação da obesidade no laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapeuticologia; o Colégio Invisível da Intraconscienciologia; o Colégio Invisível da Decidologia; o Colégio Invisível da Recinologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Longevologia.
          Efeitologia: o efeito maléfico da obesidade à saúde física; a autoconscientização dos efeitos somáticos de causas paragenéticas; a remissão do efeito sanfona pelo autenfrentamento profundo da obesidade; o efeito salutar do autodiagnóstico da obesidade; a autossuperação enquanto efeito da privação providencial dedicada aos impulsos subcerebrais em comer muito; os efeitos autodesassediadores da neopostura superadora da obesidade; o alerta máximo fixado nos efeitos dos autopensenes sobre o holossoma; o efeito salutar de receber heterocríticas sobre o soma, sem ironias nem sarcasmos.
          Neossinapsologia: as retrossinapses egoicas atrapalhando a conquista da homeostase holossomática; a reciclagem das retrossinapses das pseudoprioridades desviantes; a troca das sinapses da autocorrupção gastrossomática por neossinapses autoconsciencioterápicas; a autorreflexão construindo neossinapses; a formação de neossinapses benévolas e autodesassediantes; as neossinapses conscienciológicas propiciando subsídios autoconsciencioterápicos viabilizadores do emagrecimento lúcido, consciente e efetivo; a recuperação de parassinapses intermissivas fomentando soluções intraconscienciais antiobesidade.
          Ciclologia: o ciclo autexame-autopesquisa-autoconhecimento quanto ao próprio peso corporal; a saída do ciclo de autocorrupções quanto ao controle do peso; o ciclo autorretrocognitivo iniciando o ciclo de reparações ao holossoma; o ciclo das recins desencadeadas pela interajuda entre semelhantes; o ciclo dos erros passados interrompido pela atuação cosmoética no instante presente multidimensional; o ciclo obesidade retrossomática–esbregue intermissivo–autenfrentamento da obesidade.
          Enumerologia: a autovolição; a autoinvestigação; o autodiagnóstico; a autocompreensão; as autoprescrições; as autodeterminações revisadas; a autossuperação. A estratégia somática da atividade física, sob supervisão de personal trainer; a estratégia nutricional da reeducação alimentar personalizada; a estratégia energossomática da acupuntura; as estratégias psicossomáticas antiautoculpa; as estratégias interassistenciais dos grupos anônimos de apoio mútuo; as estratégias pessoais para evitar recaídas; as estratégias autoconsciencioterápicas de autenfrentamento. O esvaziamento intraconsciencial pré-impulsividade; o encharcamento intraconsciencial da obesidade; o banimento intraconsciencial da subcerebralidade; o despojamento intraconsciencial da umbiliguidade; o centramento intraconsciencial na realidade; o burilamento intraconsciencial com imperturbabilidade; o amadurecimento intraconsciencial pró-desperticidade.
          Binomiologia: a superação do binômio patológico zona de conforto defensiva–comodismo piegas; o binômio antivitimização-autobenignidade enquanto técnica avançada de autossuperação; o binômio vivências homeostáticas–domínio subcerebral; o binômio escassez intraconsciencial–excesso alimentar; o binômio Higiene Consciencial–Autoconsciencioterapia; o binômio prudência-comedimento; o binômio autoincorruptibilidade-autocoerência na dinâmica de redução da obesidade; o binômio desejos imaturos da conscin obesa crônica–inspirações cosmoéticas da consciência amparadora.
          Interaciologia: a interação autocrítica racional–escolhas coerentes; a interação contexto existencial da obesidade–problemática intraconsciencial dos retrotrafares; a interação Fisiologia-Parafisiologia; a interação intraconsciencialidade-holossoma; a transformação da interação baixa autestima–autorrejeição–insegurança–compulsão alimentar na interação megatrafor–autoconfiança para enfrentar-se; a interação autenfrentamento lúcido–autorreciclagem programada.
          Crescendologia: o crescendo centrípeto recéxis-recin; o crescendo centrífugo recin-recéxis; o crescendo autovigilância pensênica–autolucidez; o crescendo autorganização pensênica–organização holossomática; o crescendo preferências instintivas–preferências evolutivas; o crescendo relações simbióticas alimentares–relações interconscienciais interdependentes; o crescendo evolutivo mecanismos de defesa do ego (MDE)–mecanismos de enfrentamento da obesidade.
          Trinomiologia: o compromisso de abandonar a escotilha emocional do trinômio autoculpa-autocorrupção-autovitimização; a reciclagem prazerosa dos vícios alimentares adotando o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio somático alimentação salutar–atividade física–sono reparador; o autoconfronto do trinômio milenar nosográfico adicção-negação-fuga; o trinômio retrotrafar-ponderação-neotrafor; o trinômio autoposicionamento-comportamento-exemplificação; o trinômio prioridade-desafio-autenfrentamento.
          Polinomiologia: o polinômio neossoma–neoenergossoma–mesmo psicossoma–mesmo mentalsoma–mesma consciência; o polinômio nosográfico egoísmo–acriticismo–emocionalidade desajustada–desequilíbrio energossomático–obesidade; a autocura do polinômio retrotrafar–ferida psicossomática–patopensenidade–distúrbios energéticos–doenças por meio da reconciliação íntima; o polinômio autorganização-detalhismo-autequilíbrio-autolucidez no reajuste do peso corporal; o polinômio atilamento irrenunciável–benefício incomparável–valor inestimável–resultado perdurável na alimentação saudável; o polinômio autovivência–autopesquisa–autocrítica sadia–autorreflexão–autocognição–autorrealismo–autenfrentamento experimentado diuturnamente visando à autossuperação da obesidade; o polinômio autorreflexão profunda–reestruturação pensênica–desbloqueio mentalsomático–homeostase holossomática.
          Antagonismologia: o antagonismo capricho alimentar / necessidade nutricional; o antagonismo clubes de dieta / grupos anônimos de apoio mútuo; o antagonismo teimosia em gulodice / obstinação cosmoética na moderação alimentar; o antagonismo inatividade somática / ações intrafísicas eficazes ao emagrecimento; o antagonismo vontade débil / vontade hábil para governar o soma; o antagonismo criticar asperamente a conscin obesa / discordar lucidamente da obesidade; o antagonismo heterodecisão imposta de dieta enquanto obrigação / autodecisão pelo autenfrentamento da obesidade.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin obesa poder ter alto Índice de Massa Corporal (IMC) sem comorbidades letais no soma; o paradoxo de estudar retrovidas proporcionar respostas a situações desta vida; o paradoxo da disciplina rígida libertadora; o paradoxo da evitação da autoconfrontação gerar aumento do malestar; o paradoxo de a zona de autoconflito ser a zona de conforto comodista; o paradoxo de a homeostase ser alcançada pelo malestar no enfrentamento da dura realidade íntima, não pela doce ilusão hedonista de querer ser feliz; o paradoxo de a conquista da homeostase holossomática de determinada conscin poder representar a melhoria direta e indireta na qualidade de vida de várias outras consciências, intra e extrafísicas.
           Politicologia: a conscienciocracia; a decidocracia; a discernimentocracia; a mentalsomatocracia; a recinocracia; a verponocracia; a conquista da lucidocracia.
           Legislogia: a lei da ação e reação; a lei da autopensenização ininterrupta gerando efeitos sadios ou doentios no holossoma; a lei da educação evolutiva eterna; a lei da evolução consciencial infinita; a autoconscientização quanto aos ditames da lei do retorno; a lei do maior esforço evolutivo na extirpação intraconsciencial da obesidade.
           Filiologia: a autenfrentamentofilia; a autodecidofilia; a autolucidofilia; a autorreflexofilia; a intraconscienciofilia; a mentalsomatofilia; a priorofilia.
           Fobiologia: a autopesquisofobia e a passadofobia atravancando o autenfrentamento de retrotrafares; a fobia à rejeição; a decidofobia; a Higiene Consciencial afastando as fobias; a dissipação da fobia do autenfrentamento, diante do autodiagnóstico estabelecido; o combate à neofobia quanto a hábitos holossomáticos.
           Sindromologia: a autovalorização cosmoética desprogramando a síndrome da autovitimização; a autestima neutralizando a síndrome de satélite; a síndrome da hiperfagia noturna anulada pela técnica de escrita no período antelucano; a síndrome do apetite excessivo exterminada a partir da própria consciência; a suplantação da síndrome da manutenção do anacronismo; a remissão da síndrome da ectopia afetiva (SEA) nas escolhas alimentares; a remoção da síndrome do ostracismo paragenética.
           Maniologia: a evitação da mania autocorruptora de não experimentar as teorias cosmoéticas já conhecidas; a mania de autossabotagem, desativada pela determinação em aproveitar as oportunidades evolutivas; a moderação em tudo, retirando a mania de excessos somáticos; a mudança da retromania pela holanálise consciente da própria Para-História; a profilaxia da nostomania, concretizável pela fixação lúcida no aqui-agora consciencial; o abandono da mania de reclamar, até em ruminações mentais, do próprio soma obeso; o autodomínio da mania regressiva do “deixa a vida me levar”.
           Mitologia: os mitos de as dietas temporárias, passageiras ou da moda levarem ao emagrecimento definitivo; o mito de, para emagrecer, ser necessário passar fome; os mitos ilusórios da intrafisicalidade, como o mito da beleza física e o mito da perfeição intrafísica, provocando sentimento de inferioridade em conscins obesas influenciáveis; a derrubada do mito da fórmula pronta para melhorar o soma; o mito preconceituoso de o obeso não ter trafores; a necessária desconstrução do mito eletronótico da vida quadridimensional; a supressão do mito da autossuperação sem autesforços pró-evolutivos.
           Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a terapeuticoteca; a autoprioroteca; a higienoteca; a decidoteca; a lucidoteca; a recinoteca.
           Interdisciplinologia: a Consciencioterapeuticologia; a Autenfrentamentologia; a Autopriorologia; a Antivitimologia; a Autodiscernimentologia; a Recinologia; a Intraconscienciologia; a Antiinerciologia; a Desenganologia; a Acertologia.


                                           IV. Perfilologia

           Elencologia: a consciência conscienciológica; a consciência autopensenologista; a conscin mentalsomaticamente equilibrada; a conscin moderada; a conscin não eletronótica; a conscin não impulsiva; a conscin resoluta; o perfil autodiscernidor; o ser objetivo; o ser reflexivo.
           Masculinologia: o abandonador do sedentarismo arraigado; o ex-chocólatra; o ex-comedor compulsivo; o ex-monge sedentário; o ex-nobre; o evoluciente; o autopesquisador recinológico; o autoconsciencioterapeuta; o autorreeducador; o convalescente evolutivo; o incorrupto cosmoético; o compassageiro evolutivo lúcido; o personal trainer.
           Femininologia: a abandonadora do sedentarismo arraigado; a ex-chocólatra; a ex-comedora compulsiva; a ex-monja sedentária; a ex-nobre; a evoluciente; a autopesquisadora recinológica; a autoconsciencioterapeuta; a autorreeducadora; a convalescente evolutiva; a incorrupta cosmoética; a compassageira evolutiva lúcida; a personal trainer.
          Hominologia: o Homo sapiens insatiabilis; o Homo sapiens anxius; o Homo sapiens conscientiotherapicus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens intraconscientialis; o Homo sapiens investigator; o Homo sapiens autorreeducator; o Homo sapiens autopriorologus; o Homo sapiens sanus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: autenfrentamento superficial da obesidade = a aplicação de técnicas consciencioterápicas de autenfrentamento sem realizar a etapa seguinte da autossuperação; autenfrentamento profundo da obesidade = a conclusão do posicionamento autoconsciencioterápico pela autossuperação.
          Culturologia: o processo de emancipação quanto aos idiotismos culturais, principalmente gastronômicos e estéticos; a libertação da cultura retrógrada de deixar como está para ver como fica; a refutação da cultura de massa; a cultura de fazer tudo no ritmo certo evitando o ansiosismo; a cultura da autorreflexão contínua; a cultura do aproveitamento evolutivo da vida intrafísica; a cultura da saúde consciencial.
          Terapeuticologia: a participação em grupos anônimos de apoio mútuo; a pausa reflexiva antes de iniciar a refeição, notando se há fome ou compulsão; a priorização das atividades mentaissomáticas; o ato de pensenizar menos em comida e mais na assistência tarística; a avaliação dos hábitos e das ações atuais; os recursos ansiolíticos naturais da Consciencioterapia e acupuntura; o continuísmo das práticas alimentares saudáveis e atividades físicas reforçando a autestima; a autossuperação dos trafares ligados ao ganho do sobrepeso corporal aliada a tratamentos convencionais.
          Mutaciologia. De acordo com a Pensenologia, a consciência modifica os próprios pensenes a toda hora.
          Repercutibilidade. Sob a ótica da Holossomatologia, os pensenes mais frequentes repercutem no holossoma e podem inferir relações com a obesidade, resultante provavelmente de manifestações nosográficas dos outros veículos conscienciais e do próprio microuniverso consciencial.
          Homeostaticologia. Do ponto de vista da Nutrologia, o mais relevante na alimentação do gastrossoma não é a comida e sim a digestão sadia. Entretanto, para conquistar a homeostasia holossomática, não basta a conscin se obrigar, contrariada, a digerir algo oposto às próprias preferências alimentares. É necessária a autopesquisa retrospectiva dos fatores íntimos geradores dos desequilíbrios alimentares personalíssimos. Cada caso é único. Por isso, sem o autodiagnóstico seguido pela autorreciclagem catalisada por amparadores intra e extrafísicos, as atividades físicas personalizadas e a reeducação alimentar podem ser inúteis.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autenfrentamento da obesidade, indicados à expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autenfrentamento do incômodo: Consciencioterapia; Homeostático.
          02. Autenfrentamento dos traços monárquicos: Autorreciclologia; Homeostático.
          03. Autodialética evolutiva: Autorrecexologia; Neutro.
          04. Autossuperação do megatrafar: Intraconscienciologia; Homeostático.
          05. Autossuperação do orgulho: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          06. Autossuperação do TOC: Autoconsciencioterapeuticologia; Homeostático.
            07.   Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
            08.   Conteúdo da consciência: Intraconscienciologia; Homeostático.
            09.   Defeito desfeito: Autorrecexologia; Homeostático.
            10.   Doença psicossomática: Parapsicopatologia; Nosográfico.
            11.   Enfrentamento evolutivo: Proexologia; Homeostático.
            12.   Estratégia de enfrentamento: Etologia; Neutro.
            13.   Inversão etiológica: Autocogniciologia; Homeostático.
            14.   Maxiconquista atual: Autevoluciologia; Homeostático.
            15.   Reciclagem antitabagista: Maturologia; Homeostático.
      É POSSÍVEL VENCER A OBESIDADE, APÓS RECICLAGENS GRADUAIS. O HOLOPENSENE DE APOIO MÚTUO
      AUMENTA A MOTIVAÇÃO PARA SUSTENTAR O PESO
  IDEAL NECESSÁRIO À SAÚDE E À QUALIDADE DE VIDA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza os autenfrentamentos sadios das manifestações pessoais parapatológicas ou foge dos autoposicionamentos pró-evolutivos? Almeja fórmula pronta para tratar o soma obeso ou está se preparando para extirpar a raiz intraconsciencial da obesidade?
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Daniel Muniz; revisores: Alexander Steiner et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 125 expressões e ditos populares; 56 enus.; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; glos. 86 termos; posf.; 20 infografias; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2004; páginas 43, 113, 140 e 244.
            2. Machado, César; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores: Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 171 e 189.
            3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 245, 353, 880, 881 e 938.
            4. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 23, 151, 155, 293, 572, 593, 594, 599, 600, 623, 639, 692, 808, 919 e 1.007.
            5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Ed. Prínceps; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 126, 244, 432, 433, 467, 468, 469, 470, 602, 754, 821, 822 e 829.
            6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 187, 1.099 e 1.426.
            7. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 155.
            Webgrafia Específica:
            01. Arakaki, Kátia; Antibagulhismo Autoral; Artigo; Scriptor; Revista; Anuário; Ano 2; N. 2; Seção Artigos; 2011; 12 citações; 1 e-mail; 24 enus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 13 siglas; 1 sinopse; 1 tab.; 12 técnicas; 1 nota; 93 refs.; União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON); Foz do Iguaçu, PR; páginas 19 a 49, disponível em <https://www.scribd.com/doc/129729092/ScriptorAno2N2>; acesso em: 16.08.17; 07h18.
            02. Idem; Auto-estima e Síndrome de Satélite; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 e-mail; 5 enus.; 1 esquema; 1 microbiografia; 7 siglas; 2 tabs.; 2 técnicas; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2002; páginas 210 a 218; disponível em <http://www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/412/401>; acesso em: 16.08.17; 07h28.
            03. Balona, Málu; Binômio Antivitimização-Autobenignidade aplicado à Autocuroterapia; Artigo; V Jornada de Saúde da Consciência & II Simpósio de Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 05-07.09.08; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 12; N. 1; 1 e-mail; 4 enus.; 5 técnicas; 7 notas; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2008; páginas 62 a 73; disponível em <http://www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/188>; acesso em: 16.08.17; 15h40.
            04. Cialdini Faria, Camila; Personal Diet; Artigo; A Nutricionista; Revista; Belo Horizonte, MG; Seção: Dietas; S.D.; 1 nota; 1 ref.; disponível em <http://www.anutricionista.com/personal-diet.html>; acesso em: 16.08.17; 18h04.
            05. Judd, Isha; Da Autorrejeição ao Amor; Artigo; Somos Todos Um; Revista; São Paulo, SP; Seção: Autoconhecimento; 23.08.16; 1 e-mail; 1 microbiografia; 1 webgrafia; disponível em <http://somostodosum.ig.com.br/clube / artigos/da-autorrejeicao-ao-amor-47286.html >; acesso em: 16.08.17; 19h02.
            06. Loche, Laênio; Vontade e Parapsiquismo; Artigo; Anais da I Jornada de Parapercepciologia; Foz do Iguaçu, PR; 09-11.07.2004; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 6; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 40 enus.; 1 microbiografia; 8 técnicas; 2 tabs.; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2002; páginas 136 a 148; disponível em:
<http://www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/396/386>; acesso em 16.08.17; 16h21.
            07. Machado, César; A Importância do Auto-Enfrentamento na Autoconsciencioterapia; Artigo; Anais da V Jornada de Saúde da Consciência & II Simpósio de Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 05-07.09.08; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 12; N. 1; 1 e-mail; 32 enus.; 1 microbiografia; 3 técnicas; 5 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2008; páginas 7 a 17; disponível em: <http://www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/183/188>; acesso em 16.08.17; 16h44.
            08. Peres, Christovão; A Aplicação da Vontade na Autoconsciencioterapia; Artigo; Anais da VIII Jornada de Saúde da Consciência & VII Simpósio de Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 05-07.09.14; Saúde Consciencial; Revista; Anuário; Ano 3; N. 3; 1 e-mail; 21 enus.; 1 microbiografia; 1 técnica; 1 tab.; 19 refs.; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2014; páginas 5 a 17; disponível em: <http://www.oic.org.br / publicado/downloads/revista3.pdf>; acesso em 16.08.17; 17h02.
            09. Richter, Cristiane; O Poder do Autocontrole; Artigo; Programa Integrado de Controle à Obesidade e Sobrepeso (PICOS); Revista; São Paulo, SP; 13.04.12; 2 adendos; 1 enu.; 1 sigla; 3 webgrafias; disponível em <https:// picosarticular.wordpress.com/2012/04/13/o-poder-do-autocontrole-2/>; acesso em: 16.08.17; 18h47.
            10. Rosewood, Débora; Quero me Superar; Artigo; Emagrecer com Sucesso; Revista; S. L.; Seção: Estímulos; 04.10.15; 1 website; 4 webgrafias; disponível em <http://www.emagrecercomsucesso.com/quero-me-superar>; acesso em: 16.08.17; 19h05.
            11. Silveira, Aline; Como Treinar o Cérebro para Emagrecer; Artigo; Dicas para Perder Peso; Revista; S. L.; Seção: Dietas; 13.06.14; 1 citação; 1 enu.; disponível em <http://www.dicasparaperderpeso.com.br/como-treinaro-cerebro-para-emagrecer>; acesso em: 16.08.17; 19h12.
            12. Takimoto, Nario; Princípios Teáticos da Consciencioterapia; Artigo; Proceedings of the 4th Consciential Health Meeting (Anais da IV Jornada de Saúde da Consciência); Foz do Iguaçu, PR; 07-10.09.06; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 33-S; 4 citações; 29 enus.; 1 microbiografia; 4 questionários; 3 tabs.; 29 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); Londres; Inglaterra; Setembro, 2006; páginas 11 a 28.
            13. Vicenzi, Siomara; Mecanismos da Autoculpa; Artigo; Anais da VIII Jornada de Saúde da Consciência & VII Simpósio de Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 05-07.09.14; Saúde Consciencial; Revista; Anuário; Ano 3; N. 3; 1 e-mail; 14 enus.; 1 esquema; 1 microbiografia; 7 técnicas; 11 refs.; 3 webgrafias; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2014; páginas 41 a 50; disponível em: <http://www.oic.org.br / publicado/downloads/revista3.pdf>; acesso em 16.08.17; 17h23.
                                                                                                                   W. D. L.