Autavaliação Realista

A autavaliação realista é o autexame íntimo realizado pela conscin, homem ou mulher, com autossinceridade máxima, empregando técnicas propostas pela Conscienciologia, com base em fatos e parafatos, eliminando ou minimizando distorções interpretativas.

Você, leitor ou leitora, mantém postura realista e despojada nas autanálises conscienciais? Qual o nível de autodesassédio e interassistência já alcançado através da autocriticidade cosmoética?

      AUTAVALIAÇÃO REALISTA
                                  (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A autavaliação realista é o autexame íntimo realizado pela conscin, homem ou mulher, com autossinceridade máxima, empregando técnicas propostas pela Conscienciologia, com base em fatos e parafatos, eliminando ou minimizando distorções interpretativas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo a deriva igualmente do Grego, “negação, privação”. A palavra valer procede do idioma Latim valere, “ser forte; valente; vigoroso; ter força; ter crédito; exceder; levar vantagem; ter bom resultado, ser eficaz; valer (com relação ao dinheiro); ter significação”. Apareceu no Século XII. O vocábulo avaliar, surgiu no Século XIV. O termo avaliação apareceu no Século XVI. O termo realista deriva do idioma Francês, realiste, realista, e este do idioma Latim, realis, de res, rei, “coisa material, corpo”. Surgiu em 1813.
          Sinonimologia: 1. Autodiagnóstico realista. 2. Autanálise realista. 3. Autoconhecimento realista. 4. Autoconscienciometria realista.
          Neologia. As 3 expressões compostas autavaliação realista, autavaliação realista básica e autavaliação realista avançada são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
          Antonimologia: 1. Autavaliação a maior. 2. Autavaliação a menor. 3. Autoimagem ilusória. 4. Autanálise distorcida.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturescência autoconscienciométrica.
          Ortopensatologia: – “Ilusão. A realidade ocupa o lugar da ilusão a partir da autexperiência”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autocriticidade evolutiva; o holopensene pessoal do autovalor; o holopensene da interassistencialidade; o holopensene da autopesquisa; o holopensene da Descrenciologia; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a autavaliação realista; a identificação precisa da própria realidade; a autopesquisa indispensável ao autoconhecimento realista; o levantamento de apriorismos e rotulações irracionais; o descarte de sentimentos de superioridade; o apontamento das doutrinações pessoais de toda natureza; as frustrações decorrentes de acolher empreendimentos acima das próprias forças; o barateamento das dificuldades alheias; a dificuldade em pedir e aceitar ajuda; o complexo de vira-lata; a fuga das responsabilidades; os condicionamentos limitadores prejudicando a assistência; as lavagens cerebrais; as heterexigências exageradas e descabidas abalando a autestima das consciências; o retraimento; a baixa autestima dificultadora das renovações conscienciais; os traumas não superados monopolizadores da afetividade; as limitações autoimpostas; a necessidade de aceitação alheia; o apego ao heterorreconhecimento; o esforço disciplinado na autopesquisa; a autopesquisa desdramatizada; a autossinceridade máxima; a autocriticidade cosmoética em prol da autevolução; a autoconscienciometria em bases cosmoéticas; o destemor autopesquisístico; a avaliação factual da própria realidade consciencial; a exatidão da análise quanto a conquistas e omissões pessoais; os autoquestionamentos autocríticos; o nível atual de realismo da autocriticidade; a valorização da autonomia consciencial; a análise fria dos fatos e circunstâncias relativas a determinado contexto; o autodiscernimento autêntico; o fato de toda hipótese ou teoria necessitar de comprovação; a importância dos registros como fonte confiável de autoconhecimento; os resultados obtidos através da autopesquisa séria e honesta; o autodesassédio decorrente do reconhecimento dos próprios limites, valores, potencialidades e talentos; a capacidade de autodiagnosticar e enfrentar as próprias parapatologias; a recepção homeostática de heterocríticas; os feedbacks esclarecedores; a lucidez em relação aos próprios mecanismos de defesa do ego (MDEs).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a interpretação assertiva das paravivências; o emprego de autoparapsiquismo nas autopesquisas; as dificuldades de instalar e sustentar o EV; a dificuldade em sentir as próprias energias; os bloqueios energéticos; a presença habitual de assediadores e guias amauróticos na psicosfera; as projeções conscienciais baratrosféricas; o aumento das parapercepções no cotidiano a partir da autopesquisa realista; o frontochacra captando ações, reações e intenções dos colegas evolutivos, eventuais e / ou habituais; as evocações extrafísicas; o aumento do entrosamento com o amparo extrafísico a partir da autavaliação realista.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autopesquisa-autoparapsiquismo-autocrítica; o sinergismo autossinceridade-autesforço-autenfrentamento; o sinergismo autavaliação realista–autoconhecimento–autodesassédio; o sinergismo maior autocognição–maior assertividade.
          Principiologia: o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão; o princípio da descrença (PD); o princípio “isto não é para mim” diante de realidades, escolhas ou pensenes nosográficos; o princípio da autobenignidade; o princípio da autossuficiência evolutiva; o princípio da autovigilância ininterrupta; o princípio da Higiene Consciencial; o princípio da primazia do autogabarito.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: as técnicas autoconscienciométricas; a técnica da autopesquisa do incômodo; a técnica da pesquisa de trafores e trafares; a técnica da autopesquisa a partir do voluntariado e docência em Conscienciologia; a técnica da autopesquisa através da escrita de verbete da Enciclopédia da Conscienciologia; a técnica da autopesquisa das companhias extrafísicas habituais; a técnica da recéxis; a técnica das ortodecisões reiteradas.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico favorecendo o autoconhecimento realista.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia.
          Efeitologia: o efeito renovador das desilusões; o efeito autodesassediador do autoconhecimento realista.
          Neossinapsologia: as neossinapses sobre si próprio; a formação de neossinapses a partir da autavaliação realista; a consolidação das neossinapses a partir dos autenfrentamentos.
          Ciclologia: o ciclo reconhecimento das próprias limitações–preparação adequada–realização satisfatória.
          Enumerologia: a autavaliação realista através da docência; a autavaliação realista através das heterocríticas recebidas; a autavaliação realista através do exame das próprias energias; a autavaliação realista através da projetabilidade lúcida; a autavaliação realista através da tenepes; a autavaliação realista através da autoconscienciometria; a autavaliação realista através das companhias extrafísicas habituais.
          Binomiologia: o binômio autoilusão-autassédio; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio autexposição-autenfrentamento.
          Interaciologia: a interação autojuízo crítico–autodesassédio.
          Crescendologia: o crescendo criticidade autodesassediadora–criticidade heterodesassediadora; o crescendo autoimagem distorcida–autopesquisa técnica–autoconhecimento realista; o crescendo autopesquisa-autoposicionamento-autorreciclagem; o crescendo autocrítica apurada–autocosmoética vivenciado–autodesassédio realizado; o crescendo autodesassédio–interassistência avançada–holomaturidade.
           Trinomiologia: o trinômio autossinceridade-autocrítica-autoconhecimento; o trinômio autengano-autassédio-frustrações; o trinômio arrogância-orgulho-vaidade.
           Antagonismologia: o antagonismo autenfrentamento / autofuga; o antagonismo opinião / fato; o antagonismo persistência no erro / persistência no acerto; o antagonismo autossuperestimação / autossubestimação.
           Paradoxologia: o paradoxo de a hipercriticidade consciencial poder representar ausência de autocrítica.
           Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Autocriticologia; a Autodiscernimentologia; a Autoconsciencioterapia; a Autocogniciologia; a Autodesassediologia; a Autoteaticologia; a Descrenciologia; a Experimentologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Autevoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin avaliadora da própria realidade consciencial.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista, o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o seriexologista.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista, a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplólogo; a proexista; a proexólogo; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a seriexologista.
           Hominologia: o Homo sapiens avaliator; o Homo sapiens syntheticus; o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens autossufficiens.


                                        V. Argumentologia

           Exemplologia: autavaliação realista básica = a da conscin ao reconhecer o megatrafar, com assertividade e sem autovitimizações; autavaliação realista avançada = a da conscin ao reconhecer os autotrafores, com elevada precisão conscienciométrica e livre de orgulho e vaidades.
           Culturologia: a cultura da autopesquisa; a cultura do autorrealismo; a cultura da autavaliação; a cultura do autodesassédio; a cultura das anotações técnicas de fatos e parafatos; a cultura da autocriticidade cosmoética; a cultura da Autorrecexologia; a cultura da Higiene Consciencial.
           Descrenciologia. Ao esquivar-se da continuidade e do aprofundamento autopesquisístico, a conscin segue no acostamento evolutivo, retroalimentando a autoimagem irreal, através de distorções, inverdades e / ou meias-verdades e mitos sobre si mesma, alheia aos traços dificultadores das autorrenovações necessárias, em postura antípoda ao princípio da descrença.
          Desdramatização. Importa, ao fazer a autabordagem quanto à própria realidade consciencial, desdramatizar os conteúdos das descobertas eventualmente causadoras de desilusões e decepções, realizando a autanálise mais racional possível, visando a utilização prática dos achados, sejam quais forem.
          Distorções. Eis duas distorções comuns na autavaliação:
          1. Sobrevaloração. Autavaliar-se a maior pode apontar sentimentos de superioridade, camuflados ou não, e a presença de trafares relacionados, como vaidade, orgulho e arrogância, sendo fonte de autenganos, autassédios, autovitimizações, convivialidade doentia, interprisões e incompletismo existencial.
          2. Subvaloração. Autavaliar-se a menor pode expressar sentimentos de inferioridade, resultando em inibição, apequenamento, retraimento e insegurança, prejudicando ou impedindo a assistência e levando a perda de oportunidades proexológicas.
          Realismo. Evoluir exige da consciência o abandono das ilusões infantilizantes e a busca pelo maior realismo possível a cada momento evolutivo. A partir da autopesquisa realista e profunda, e dos autenfrentamentos decorrentes, a consciência dá o primeiro passo em direção à megafraternidade.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autavaliação realista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ajuizamento pessoal: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico.
          03. Assertividade cosmoética: Experimentologia; Homeostático.
          04. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
          05. Autexposição a heterocríticas: Holomaturologia; Neutro.
          06. Autexposição recicladora: Autorrecexologia; Homeostático.
          07. Autocognição desrepressiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Autoconfiança proativa: Traforologia; Homeostático.
          09. Autoconscienciometria desrepressiva: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          10. Autocriticidade paraterapêutica: Autoparaterapeuticologia; Homeostático.
          11. Conscin perfeccionista: Parapatologia; Nosográfico.
          12. Distorção cognitiva: Parapatologia; Nosográfico.
          13. Orgulho: Psicossomatologia; Nosográfico.
          14. Síndrome do impostor: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Vaidade: Psicossomatologia; Nosográfico.
 A AUTAVALIÇÃO REALISTA, FRUTO DA AUTOCRITICIDADE
 SADIA, É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL À OPORTUNA CONQUISTA DO AUTODESASSÉDIO, DA INTERASSISTENCIALIDADE AVANÇADA E DA HOLOMATURIDADE VIVENCIADA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém postura realista e despojada nas autanálises conscienciais? Qual o nível de autodesassédio e interassistência já alcançado através da autocriticidade cosmoética?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Valdo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos: 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbriografia; 20.800 pensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 829.
                                                                                                              A. M. C.