Autavaliação Sintética

A autavaliação sintética é o levantamento da condição consciencial, evolutiva, pessoal, simples, resumida, adequada e indicada para a conscin, homem ou mulher, ao deparar, pela primeira vez, com a abordagem conscienciológica da própria inteligência evolutiva (IE), e quando interessada em confirmar a possível autocondição de intermissivista pré-ressomática.

Você, leitor ou leitora, já fez quantas autavaliações abrangentes e realistas nesta vida intrafísica? Desde quando?

      AUTAVALIAÇÃO SINTÉTICA
                          (AUTOCONSCIENCIOGRAMOL OGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A autavaliação sintética é o levantamento da condição consciencial, evolutiva, pessoal, simples, resumida, adequada e indicada para a conscin, homem ou mulher, ao deparar, pela primeira vez, com a abordagem conscienciológica da própria inteligência evolutiva (IE), e quando interessada em confirmar a possível autocondição de intermissivista pré-ressomática.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo a provém igualmente do idioma Grego, a, “negação; privação”. A palavra valer vem do idioma Latim, valere, “ser forte; valente; vigoroso; ter força; ter crédito; exceder; levar vantagem; ter bom resultado; ser eficaz; valer (com respeito ao dinheiro); ter significação”. Apareceu no Século XII. O vocábulo avaliar surgiu no Século XIV. O termo avaliação apareceu no Século XVI. A palavra sintético deriva do idioma Grego, sunthétikós, “apto para compor; para dispor”, provavelmente por influência do idioma Francês, synthétique, “relativo a síntese”. Surgiu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Autolevantamento evolutivo sintético. 2. Autopesquisa consciencial sintética.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo avaliação: autavaliação; avaliada; avaliado; avaliador; avaliadora; avaliável; heteravaliação; reavaliação; reavaliada; reavaliado; reavaliador; reavaliadora; reavaliar; retroavaliação; superavaliação.
          Neologia. As 3 expressões compostas autavaliação sintética, autavaliação sintética intrafísica e autavaliação sintética extrafísica são neologismos técnicos da Autoconscienciogramologia.
          Antonimologia: 1. Antievolução pessoal. 2. Negligência evolutiva pessoal.
          Estrangeirismologia: o know-how evolutivo; o Cognitarium; o Projectarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocriticidade teática.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Recexologia; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a melhoria técnica da autopensenização.
          Fatologia: a autavaliação sintética; a auteducação pessoal; a autochecagem evolutiva; o exame imaginado da própria Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a Autopesquisologia aplicada em si próprio; a autocognição mais aprofundada; a autoconsciencialidade evoluída; a análise das autocorreções de rumo; a investigação da própria autassedialidade; o autodestravamento das amarras do passado obscurantista; a autodeterminação da recin; a condição de autoimperdoamento; a busca da máxima incorruptibilidade; as autoprioridades teáticas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autocognição maior–acerto maior; o sinergismo competências-resultados.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da primazia da autavaliação sobre a heteravaliação devido ao acesso aos meandros da autoconsciencialidade ser exclusivo e intransferível.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) apurando a intencionalidade para as autavaliações rigorosas e realistas.
          Teoriologia: a teoria do autoconhecimento evolutivo; a teoria sobre o nível de aprofundamento das heterocríticas cosmoéticas realizadas ser limitado pelo nível do próprio aprofundamento autocrítico.
          Tecnologia: as técnicas autoconscienciométricas; a técnica da autobservação racional; a técnica da saturação cognitiva.
          Laboratoriologia: as autocondutas no laboratório da vida cotidiana fornecendo amostras para análise da própria personalidade; o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da retrocognição.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas; o Colégio Invisível dos Conscienciogramologistas.
          Efeitologia: o efeito evolutivo do autoconhecimento aprofundado.
          Ciclologia: o ciclo autoignorância–autocognição–inteligência evolutiva; o ciclo autoconscienciométrico avaliação-diagnóstico-reciclagem-reavaliação; o ciclo erro-correção-acerto.
          Binomiologia: o binômio trafor-trafar; o binômio potencialidades-fragilidades; o binômio habilidades máximas–habilidades mínimas; o binômio automotivações-autovalores; o binômio autavaliação evolutiva–heteravaliação evolutiva.
          Interaciologia: a interação autocorrupção-autocomplacência impedindo o parecer autoconsciencial fidedigno; a interação autavaliação intrafísica–autavaliação extrafísica.
          Crescendologia: o crescendo intrafísico conscin vulgar inconsciente–conscin intermissivista autoconsciente.
          Trinomiologia: o trinômio autocrítica-automemória-autocosmoética; o trinômio autointrospecção-autodiscernimento-autoconscientização; o trinômio extensão-intensidade-qualidade; o trinômio cosmograma-conscienciograma-proexograma.
          Polinomiologia: o polinômio autexperimentação-autochecagem-autorreflexão-autorreciclagem.
          Antagonismologia: o antagonismo condição consciencial desejada / condição consciencial real; o antagonismo mediocridade / excelência.
          Paradoxologia: o paradoxo da exatidão relativa dos diagnósticos das consciências poliédricas; o paradoxo da projetabilidade lúcida (PL).
          Politicologia: a democracia direta.
          Legislogia: a lei do maior esforço de autocognição.
          Filiologia: a autocriticofilia; a autopesquisofilia.
          Holotecologia: a experimentoteca; a projecioteca; a cognoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconscienciogramologia; a Autexperimentologia; a Autoparassemiologia; a Autopensenologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autocosmoeticologia; a Autoproexologia; a Autocriticologia; a Autoconscienciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens avaliator; o Homo sapiens syntheticus; o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens autossufficiens.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: autavaliação sintética intrafísica = o levantamento da condição consciencial, evolutiva, pessoal, na vigília física ordinária, por meio do autoconscienciograma; autavaliação sintética extrafísica = o levantamento da condição consciencial, evolutiva, pessoal, no estado da vigília extrafísica, com recuperação maior dos cons magnos, por meio da autoprojeção consciente.
          Culturologia: a cultura do autoconhecimento; a cultura da Conscienciogramologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autexperimentologia, é altamente recomendável à conscin interessada, homem ou mulher, em fazer a autavaliação sintética, a consultar, logo no início da pesquisa, estes 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, já debatidos nas tertúlias conscienciológicas do CEAEC, publicados em papel e DVD (Ano-base: 2009), e aqui dispostos na ordem alfabética:
          01. Autocognição.
          02. Autoconsciencialidade.
          03. Autocorreção.
          04. Autocura.
          05. Autodesassedialidade.
          06. Autodestravamento.
          07. Autodeterminação.
          08. Autoimperdoador.
          09. Autoincorruptibilidade.
          10. Autopensenização.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autavaliação sintética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Auteducabilidade: Parapedagogiologia; Neutro.
          02. Autexame projetivo: Parassemiologia; Homeostático.
          03. Autochecagem indispensável: Autexperimentologia; Homeostático.
          04. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          05. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático.
          07. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
          08. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          09. Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
          10. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
          11. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Autopensenização: Autopensenologia; Homeostático.
          14. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          15. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
    A AUTAVALIAÇÃO SINTÉTICA INESQUECÍVEL É AQUELA DESENVOLVIDA, PELA PRIMEIRA VEZ, POR MEIO
  DO CONSCIENCIOGRAMA E, QUANDO POSSÍVEL, ATRAVÉS DA PROJEÇÃO CONSCIENCIAL, LÚCIDA, ASSISTIDA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já fez quantas autavaliações abrangentes e realistas nesta vida intrafísica? Desde quando?