O autamparo é o ato, efeito ou decisão, pontual ou constante, da consciência se direcionar ao melhor para a própria evolução, considerando os aspectos holossomáticos, holocármicos e multidimensionais da jornada evolutiva e visando a autoqualificação interassistencial.
Você, leitor ou leitora, já realizou o inventário das próprias atitudes e decisões autamparadoras e das ações assistenciais decorrentes? Qual o saldo deste inventário em contraponto com as atitudes autassediadoras?
AUTAMPARO (ASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O autamparo é o ato, efeito ou decisão, pontual ou constante, da consciência se direcionar ao melhor para a própria evolução, considerando os aspectos holossomáticos, holocármicos e multidimensionais da jornada evolutiva e visando a autoqualificação interassistencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo amparar deriva do idioma Latim, anteparare, “preparar de antemão; dispor com antecipação; aparelhar; pôr algo à frente para proteger”. Apareceu no Século XII. Sinonimologia: 1. Autassistência. 2. Autauxílio lúcido. 3. Autossustentação pró-evolutiva. 4. Autoinvestimento consciencial pró-assistência. Neologia. As 3 expressões compostas autamparo, autamparo aprendiz e autamparo profissional são neologismos técnicos da Assistenciologia. Antonimologia: 1. Autassédio. 2. Autodesamparo. 3. Autabandono. 4. Heteramparo. 5. Autocomplacência. 6. Isolamento consciencial. 7. Autengano. Estrangeirismologia: o selfmade man; a selfmade woman. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às decisões autevolutivas. Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular capaz de sintetizar o tema: − Autamparo atrai heteramparo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Evoluciologia; os invexopensenes; a invexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade. Fatologia: o autamparo; a escolha pelo melhor a longo prazo ao invés do mais fácil a curto prazo; o autodiscernimento aplicado nas autodecisões diárias; o amadorismo das atitudes autassistenciais restritas a manuais de autajuda simplistas, ignorantes da multidimensionalidade mais avançada e da multiexistencialidade; as decisões magnas pró-evolutivas; a consideração da multiexistencialidade nas decisões mais importantes; a carreira profissional; a escolha lúcida do companheiro da dupla evolutiva; a sexualidade livre e responsável; o cuidado com a alimentação desde a infância; a atividade física saudável, sem exageros e não competitiva; a evitação das substâncias tóxicas psicotrópicas, inclusive tabaco e álcool; a manutenção da melhor saúde possível no atual holossoma; a opção lúcida pelas amizades pró-evolutivas e a evitação de amizades ociosas e perniciosas; a evitação da robéxis ainda na fase infantil; o pragmatismo lúcido e pró-evolutivo no lugar de discussões teóricas sem fim; o autoconhecimento dos trafores e trafares pessoais; a responsabilidade pelos atos e escolhas pessoais; a coragem de optar pelo sabidamente melhor para a evolução, mesmo contra o status quo e a opinião alheia; a autoconfiança cultivada; a sabedoria de não esperar a solução dos problemas a partir de seres supostamente superiores; a superação precoce das fantasias religiosas; o interesse pelas explicações científicas desde a infância; o autodidatismo cultivado; a constante atualização quanto às modernidades do próprio tempo, com criticidade cosmoética; a prática dos registros escritos; a autoconscienciometria sempre atualizada; o treinamento para a cosmovisão e a cosmanálise; a satisfação sincera a cada novo aprendizado; a busca pelo autesclarecimento; o esforço pela polimatia consciencial; o pé-de-meia construído com Cosmoética; as gescons magnas; o foco na interassistência desde a juventude; a preparação lúcida para a dessoma; a aceleração da História Evolutiva Pessoal. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a preparação para o próximo período intermissivo e posterior vida intrafísica; o desenvolvimento da autoconscientização multidimensional (AM); o contato com o amparador; o Curso Intermissivo (CI) bem aproveitado na atual ressoma; o desenvolvimento da autonomia energética; a Paragenética; as ideias inatas pró-evolutivas; o conhecimento precoce sobre as projeções lúcidas, na prática e na teoria; a priorização do mentalsoma; o investimento no desenvolvimento do parapsiquismo lúcido; o autodidatismo parapsíquico precoce; o aprendizado crescente do autodesassédio; a tenepes; o desenvolvimento da autoliderança multidimensional; o aprendizado para o exercício do heteramparo no próximo período intermissivo. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo do autamparo de cada parceiro da dupla evolutiva catalisando a evolução de ambos; o sinergismo autamparo–atuação do amparador de função; o sinergismo dos esforços de autamparo de cada componente do grupo evolutivo. Principiologia: o princípio de cada consciência ser a principal responsável pela própria evolução; o princípio de “ajuda muito quem não atrapalha”; a lógica assistencial e a Cosmoética como princípios magnos embasando as decisões evolutivas. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) conhecido e aplicado. Tecnologia: as técnicas evolutivas da dupla evolutiva; as técnicas da invéxis; as técnicas da recéxis; a técnica da tenepes; as técnicas de manutenção da saúde do soma; as técnicas da projeção lúcida; as técnicas de autorganização; as técnicas de mobilização das energias conscienciais. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium. Efeitologia: o efeito desassediador da certeza íntima de “tudo passar”; o efeito multiplicador do autamparo no grupocarma. Neossinapsologia: as neossinapses necessárias à formação do autamparador aprendiz; a substituição de sinapses de autassédio por neossinapses de autamparo. Ciclologia: o ciclo autassistência-heterassistência na tenepes. Binomiologia: o binômio acelerador da evolução autamparo-heteramparo; o binômio ideias inatas–neoideias; o binômio isca assistencial–autamparador em substituição ao binômio assediado-assediador. Crescendologia: o crescendo autamparo intrafísico–heteramparo extrafísico; o crescendo autorganização consciencial–autoconscientização multidimensional; o crescendo dos artefatos do saber da infância à maturidade brinquedoteca-biblioteca-Holoteca. Antagonismologia: o antagonismo autamparo / autassédio; o antagonismo convivialidade autônoma / dependência patológica; o antagonismo infantilismo religioso / maturidade paracientífica; o antagonismo autestima desassediadora / vaidade autassediadora; o antagonismo tradicionalismos sociais retrógrados / ideias de vanguarda evolutivas; o antagonismo autengano das terapias infantilizadoras / autenfrentamento consciencioterápico. Paradoxologia: o paradoxo de o foco no ego ser obstáculo para o autamparo. Politicologia: a lucidocracia participativa. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo. Filiologia: a assistenciofilia; a conscienciofilia; a grafofilia; a conviviofilia; a evoluciofilia; a parapsicofilia; a projeciofilia; a autopesquisofilia; a cienciofilia. Fobiologia: as fobias inibidoras do autamparo; a neofobia; a sociofobia; o medo da solidão social; a projeciofobia. Sindromologia: a superação da síndrome do ostracismo; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); o sobrepujamento da síndrome do medo. Holotecologia: a assistencioteca; a parapsicoteca; a projecioteca; a evolucioteca; a proexoteca; a cosmoeticoteca; a mentalsomatoteca; a grafopensenoteca. Interdisciplinologia: a Assistenciologia; a Amparologia; a Autassistenciologia; a Autevoluciologia; a Autocosmoeticologia; a Autodesassediologia; a Autoparapercepciologia; a Autopesquisologia; a Autoproexologia; a Grafopensenologia; a Projeciologia; a Tenepessologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a consciex lúcida; o ser autamparador; a consciência assistencial. Masculinologia: o acoplamentista; o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o voluntário de trabalhos assistenciais libertários. Femininologia: a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a proexista; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a voluntária de trabalhos assistenciais libertários. Hominologia: o Homo sapiens autamparator; o Homo sapiens projector; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens graphopensenicus. V. Argumentologia Exemplologia: autamparo aprendiz = a atitude autassistencial do principiante, conhecedor da multidimensionalidade e da multiexistencialidade; autamparo profissional = a atitude autassistencial do ser desperto. Culturologia: a insignificância da cultura inútil; a cultura paracientífica multidimensional; a resistência contra a banalização da cultura baratrosférica; a escolha pela cultura mais avançada disponível pelo Zeitgeist; a holocultura; a cultura evolutiva; a Culturologia Cosmoética; a cultura registrada em substituição à cultura de transmissão oral. Energossomatologia. O conhecimento teático das energias desde a infância propicia à conscin a condição de autodecisões mais lúcidas pró-evolutivas, mesmo contrárias ao senso comum. Assistenciologia. O objetivo prioritário do autamparador é tornar-se disponível para a assistência junto aos amparadores extrafísicos, com potencial de saúde holossomática, conhecimento e energias, o maior tempo possível nas atuais condições evolutivas. Grafopensenologia. Os registros publicados das realizações assistenciais e ideias avançadas, a partir dos cons recuperados e neoideias, são a semente do autamparo para a próxima vida intrafísica da consciência (Autorrevezamentologia). Parapedagogiologia. O ciclo virtuoso parapedagógico do autamparo pode ser explicitado em, pelo menos, 8 fases expostas na ordem lógica mais frequente: 1. Primeiro Curso Intermissivo: o autoinvestimento da consciência enquanto aprendiz extrafísico para a próxima vida intrafísica. 2. Educação formal: o autoinvestimento da consciência enquanto aprendiz-discente, em preparação para a atual vida intrafísica. 3. Autodidatismo: o autoinvestimento da consciência enquanto aprendiz intrafísico em preparação para a atual vida multidimensional. 4. Heterassistência: o autoinvestimento da consciência enquanto aprendiz-assistente em atuação na presente vida multidimensional e preparação para a atuação no próximo período intermissivo no papel de amparador extrafísico. 5. Docência: o autoinvestimento da consciência enquanto professor(a)-assistente em atuação na vida multidimensional e preparação para o próximo Curso Intermissivo. 6. Autorado: o autoinvestimento da consciência enquanto professor(a)-autor(a) em atuação plena na presente vida multidimensional e preparação para a colheita intermissiva e o autorrevezamento lúcido. 7. Prática de amparo extrafísico: o autoinvestimento da consciência enquanto consciex autora-amparadora em atuação na vida multidimensional e preparação da próxima vida intrafísica, própria e do grupo evolutivo. 8. Segundo Curso Intermissivo: o autoinvestimento da consciência na preparação enquanto aprendiz extrafísico para a próxima vida intrafísica, em nível superior ao da existência anterior. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autamparo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 02. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Autaplicação evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático. 05. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico. 06. Autocompromisso multidimensional: Multidimensiologia; Homeostático. 07. Autodefesa energética: Paraprofilaxiologia; Homeostático. 08. Bibliofilia: Mentalsomatologia; Homeostático. 09. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 10. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro. 11. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Parautobiografia: Parageneticologia; Homeostático. ASSIM COMO O AUTASSÉDIO É A PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA PARA O HETERASSÉDIO DA CONSCIÊNCIA, O AUTAMPARO PREDISPÕE O CONTATO COSMOÉTICO E AVANÇADO COM OS AMPARADORES EXTRAFÍSICOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já realizou o inventário das próprias atitudes e decisões autamparadoras e das ações assistenciais decorrentes? Qual o saldo deste inventário em contraponto com as atitudes autassediadoras? R. L. B.