A atuação bidirecional é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, aplicar de maneira sinérgica os autesforços evolutivos em sentidos predominantemente opostos, no caso, a ação centrípeta (Egocarmologia) e a ação centrífuga (Grupocarmologia).
Você, leitor ou leitora, como se posiciona frente às ininterruptas demandas ego e grupocármicas? Ocorre a real confluência entre autesforços reciclogênicos e a assistência ao grupocarma? Qual o papel da tares nesse contexto?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1
ATUAÇÃO BIDIRECIONAL
(EQUILIBRIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A atuação bidirecional é a capacidade de a conscin, homem ou mulher, aplicar de maneira sinérgica os autesforços evolutivos em sentidos predominantemente opostos, no caso, a ação centrípeta (Egocarmologia) e a ação centrífuga (Grupocarmologia).
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O vocábulo atuar vem do idioma Latim Medieval, actuare, e este do idioma Latim, actus, “exercer atividade ou estar em atividade; agir”. Os termos atuar e atuação surgiram no Século XVII. O prefixo bi deriva do idioma Latim, bi(s), “duas vezes; 2; dúplice”. A palavra direção procede do idioma Francês, direction, e esta do idioma Latim, directio, “alinhamento; linha direta”, de dirigere, “dirigir; endireitar; alinhar; traçar; marcar alguma divisa; dispor; ordenar; ir em linha reta”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo direcional surgiu no Século XX.
Sinonimologia: 1. Desempenho bidirecional. 2. Atuação ego e grupocármica. 3. Autesforços opostos sinérgicos.
Neologia. As 3 expressões compostas atuação bidirecional, atuação bidirecional incipiente e atuação bidirecional avançada são neologismos técnicos da Equilibriologia.
Antonimologia: 1. Atuação autorreciclogênica. 2. Ação tarística. 3. Ato egoico.
Estrangeirismologia: o preenchimento do deficit autocognitivo em prol da tares grupal.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Priorologia Evolutiva.
Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular pertinente ao tema: – Autevolução: movimento centrífugo.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da inteligência evolutiva (IE); os grupopensenes; a grupopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os autopensenes altruístas; a autopensenização estruturada no pen; os metapensenes; as autopesquisas da metapensenidade pessoal; a pensenidade organizada em prol da interassistencialidade.
Fatologia: a atuação bidirecional; a gestão dos espaços mentais; a postura egocármica inegoica; a confluência cosmovisiológica dos autesforços; a autopesquisa interassistenciológica; a calibragem axiológica; o encaixe interassistencial e rentável dos trafores; a neocognição premente; a leitura do momento evolutivo; a atenção dividida; a visão de grupo sem perda do foco intraconsciencial; a trajetória evolutiva individualíssima; a ordem de prioridades; a dinâmica das prioridades; as demandas intrafísicas; a direção do megafoco; a moderação; o revisionismo; o corte do ansiosismo cronoevolutivo; o raciocínio matemático; as listagens organizativas; a agenda equilibrada; a autorganização evolutiva; as múltiplas demandas ego e grupocármicas; a autevolução levada de eito; as escolhas abrangentes; o autodidatismo voltado à tares; a autoqualificação parapedagógica; as dissidências úteis; o arrasto das autorreciclagens exemplaristas; a fala tarística fixando a mnemônica pró-evolutiva; a manutenção da saúde holossomática em prol da interassistência grupocármica; a neomundividência conscienciológica; a Cosmoética enquanto ponto de convergência ego, grupo e policármica.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desenvolvimento do autoparapsiquismo interassistencial; a tara parapsíquica; a psicosfera pessoal apta a cooperar com as equipexes; os insights parapatrocinados redirecionados à tares grupocármica; a autocompreensão holossomática transposta em pesquisas publicáveis; os esforços multidimensionais em prol da maxiproéxis pessoal. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo autorrecins-tares; o sinergismo autopesquisa-interassistência; o sinergismo aprender-ensinar; o sinergismo interassistência-amparabilidade.
Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PPP); o princípio da inseparabilidade grupocármica.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Tecnologia: as técnicas de autorganização; as técnicas proexológicas; as técnicas interassistenciais da Conscienciologia; as técnicas conscienciográficas.
Voluntariologia: os ganhos autevolutivos no voluntariado interassistencial.
Laboratoriologia: a qualificação e doação do labcon dos autexperimentos evolutivos.
Ciclologia: a compulsoriedade do ciclo evolutivo egocarma-grupocarma-policarma.
Binomiologia: o binômio esforço autassistencial–esforço heterassistencial; o binômio in-out; o ponto de otimização máxima no binômio autassistência-heterassistência; a adaptabilidade ativa ao binômio Proxêmica-Cronêmica.
Interaciologia: a interação finitude somática–infinitude consciencial; a interação plantochacras-coronochacra; a interação chão-Cosmos.
Crescendologia: o crescendo instinto egoico–autodiscernimento grupocármico.
Trinomiologia: o trinômio pausa técnica–férias–hobby útil.
Polinomiologia: o polinômio leitura-anotação-pesquisa-escrita-publicação.
Antagonismologia: o antagonismo egocentrismo / altruísmo; o antagonismo recepção / retribuição; o antagonismo egolatria / egocídio cosmoético.
Paradoxologia: o paradoxo de a autopriorização poder assistir ao grupo; o paradoxo de a imersão lúcida na intraconsciencialidade fomentar a compreensão do Cosmos.
Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a conteudofilia.
Sindromologia: a síndrome de burnout; a síndrome da dispersão consciencial.
Holotecologia: a proexoteca; a metodoteca; a maturoteca.
Interdisciplinologia: a Equilibriologia; a Percucienciologia; a Egologia; a Grupocarmologia; a Priorologia; a Eitologia; a Intrafisicologia; a Paradireitologia; a Intencionologia; a Conteudologia; a Maxiproexologia; a Axiologia; a Holomaturologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin lúcida; a conscin autocentrada; o ser autorganizado; a conscin minipeça interassistencial multidimensional; a conscin enciclopedista; a conscin large.
Masculinologia: o priorizador; o atacadista consciencial; o exemplarista; o tenepessista; o sistemata; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o escritor; o pancognitor.
Femininologia: a priorizadora; a atacadista consciencial; a exemplarista; a tenepessista; a sistemata; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a escritora; a pancognitora.
Hominologia: o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens autossufficiens; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens completista.
V. Argumentologia
Exemplologia: atuação bidirecional incipiente = o atendimento às demandas reciclogênicas pessoais concomitante ao início da autoprodumetria interassistencial grupocármica; atuação bidirecional avançada = as ações equilibradas, integradas e confluentes quanto às autorrecins prioritárias e a assistência tarística aos compassageiros evolutivos. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3
Culturologia: a cultura da Paraxiologia; a cultura da Economia Consciencial; a cultura da megapriorização; a cultura da Proexologia Pessoal e Grupal.
Taxologia. Eis, sob a ótica da Teaticologia, 100 possíveis relações sinérgicas entre condições ego e grupocármicas, dispostas em especialidades conscienciológicas, listadas em ordem alfabética:
01. Acertologia: o sinergismo autocriticidade–eficiência contributiva.
02. Adaptaciologia: o sinergismo maleabilidade–engajamento voluntariológico.
03. Administraciologia: o sinergismo rotina útil–metodologia assistencial.
04. Alternanciologia: o sinergismo multitraforismo–rendimento grupal.
05. Amparologia: o sinergismo autoortopensenidade–alinhamento parapensênico.
06. Anonimatologia: o sinergismo abnegação–neopossibilidades de auxílio.
07. Anticonflitologia: o sinergismo antiirritabilidade–receptividade interconsciencial.
08. Argumentologia: o sinergismo lógica pessoal–debates produtivos.
09. Associaciologia: o sinergismo taquipensenidade–produtos gesconográficos.
10. Atilamentologia: o sinergismo perspicácia–interpretação de neodemandas grupais.
11. Autexperimentologia: o sinergismo autopesquisas–publicações libertárias.
12. Autocoerenciologia: o sinergismo autoverbação–exemplarismo multidimensional.
13. Autocogniciologia: o sinergismo autaprendizado–distribuição de neoconstructos.
14. Autocosmoeticologia: o sinergismo ortoconduta cósmica–policarmalidade.
15. Autocriticologia: o sinergismo autajuizamento despojado–retratações oportunas.
16. Autocuroterapia: o sinergismo autorremissões–corte de ciclos interassediadores.
17. Autodecidologia: o sinergismo deliberações discernidas–coesão maxiproéxica.
18. Autodefinologia: o sinergismo autorressignificação–olhar conscienciocêntrico.
19. Autodesassediologia: o sinergismo autodefesa exopensênica–intercooperação.
20. Autodespertologia: o sinergismo neopatamar evolutivo–desassédios complexos.
21. Autodidaticologia: o sinergismo autodisciplina intelectual–capacitação tarística.
22. Autoinconflitologia: o sinergismo emoções domadas–discordância construtiva.
23. Autolocalizaciologia: o sinergismo residência proexogênica–Cognópolis.
24. Automimeticologia: o sinergismo burilamento dos trafores–ortopráxis inovadora.
25. Autonomologia: o sinergismo autocapacitação–desoneração dos amparadores.
26. Autoparapercepciologia: o sinergismo megacognição–cosmovisão grupocármica.
27. Autopensenologia: o sinergismo retilinearidade–pacificidade interconsciencial.
28. Autoproexologia: o sinergismo metas em dia–disponibilidade maxiproéxica.
29. Autorrealismologia: o sinergismo autolucidez–precisão nos esclarecimentos.
30. Autorrecinologia: o sinergismo autossuperações–rearranjos parassociais sadios.
31. Autossomatologia: o sinergismo saúde física–energossomática assistencial.
32. Compreensiologia: o sinergismo abertismo pessoal–teática parapedagógica.
33. Comunicologia: o sinergismo dedicação técnica–clareza expositiva.
34. Conexologia: o sinergismo paraperceptibilidade lúcida–acolhimento irrestrito.
35. Conformaticologia: o sinergismo neomundividência–conteudística assistencial.
36. Conscienciometrologia: o sinergismo autanálise–autajuste ao fluxo cósmico.
37. Constanciologia: o sinergismo regularidade–confiança grupal.
38. Contradiciologia: o sinergismo glasnost pessoal–convivialidade cosmoética.
39. Contrafluxologia: o sinergismo atenção dividida–profilaxia antiinterprisional.
40. Cosmovisiologia: o sinergismo megapercuciência–intercompreensão avançada.
41. Criteriologia: o sinergismo ordenação vivencial–coerência participativa.
42. Culturologia: o sinergismo bagagem íntima–polimatia pensenográfica.
43. Decidologia: o sinergismo autoposicionamento lúcido–metas coletivas.
44. Demagogiologia: o sinergismo atilamento–corte de manipulações assediadoras.
45. Dialogologia: o sinergismo adequação verbal–esclarecimento com parcimônia.
46. Duplismologia: o sinergismo maturescência sexual-afetiva–megafraternidade.
47. Ecologia: o sinergismo pensenidade ambientalista–responsabilidade planetária. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
48. Enciclopediologia: o sinergismo autovivências verbetografadas–tares interpares.
49. Errologia: o sinergismo escrutínio dos desvios pessoais–escrita profilática.
50. Estrangeirismologia: o sinergismo poliglotismo–extensão ortocomunicativa.
51. Etnologia: o sinergismo genética pessoal–oportunidade assistencial.
52. Evoluciologia: o sinergismo minipeça lúcida–dinâmica evolutiva cósmica.
53. Exaustivologia: o sinergismo aprofundamento cognitivo–neoideias grafadas.
54. Exitologia: o sinergismo acerto evolutivo pessoal–conquista grupal.
55. Fitoconviviologia: o sinergismo dedo verde–holopensene desassediador.
56. Gerontologia: o sinergismo preservação cerebral–conscienciografia veterana.
57. Gesconologia: o sinergismo antimaternidade lúcida–gescons grupocármicas.
58. Gruporrevezamentologia: o sinergismo grafopensenes–interconexões duradouras.
59. Harmoniologia: o sinergismo refinamento estilístico–limpidez grafoassistencial.
60. Heterocriticologia: o sinergismo assertividade crítica–heterelucidação pontual.
61. Integraciologia: o sinergismo rol autoprincipiológico–liderança aglutinadora.
62. Interassistenciologia: o sinergismo autodoação–interdependência evolutiva.
63. Intermissiologia: o sinergismo cons recuperados–aproximação paraprocedencial.
64. Inventariologia: o sinergismo reconhecimento de aportes–gratidão vinculatória.
65. Leiturologia: o sinergismo pesquisa metodológica–dedicação reeducaciológica.
66. Liberaciologia: o sinergismo evoluciopensenidade–intercompreensão libertária.
67. Liderologia: o sinergismo postura democrática–protagonismo grupal.
68. Limitologia: o sinergismo autolimitações–profilaxia de incompletismos coletivos.
69. Mecenatologia: o sinergismo pé-de-meia–obras interassistenciais duradouras.
70. Megagesconologia: o sinergismo obra-prima pessoal–ortoevocações conscienciais.
71. Mentalsomatologia: o sinergismo autodiscernimento–concessões racionais.
72. Midiologia: o sinergismo peneiramento informacional–casuística cosmovisiológica.
73. Neologia: o sinergismo abertismo neovocabular–grafotares qualificada.
74. Neoconviviologia: o sinergismo cognopolitismo–interaprendizagem avançada.
75. Neopensenologia: o sinergismo predisposição às neoideias–heteroconciliações.
76. Neurolexicologia: o sinergismo dicionários cerebrais–amplitude parapedagógica.
77. Paracomunicologia: o sinergismo autoparapsiquismo–assistências extrafísicas.
78. Parailuminismologia: o sinergismo verbete pessoal–tares reurbanológica.
79. Patologia: o sinergismo imunidade somática–desvinculação epidemiológica.
80. Pararreurbanologia: o sinergismo escrita neoenciclopédica–megatares planetária.
81. Perdonologia: o sinergismo prática do perdão–reconciliações interpessoais.
82. Priorologia: o sinergismo lucidez decisória–rearranjos sociais e liderológicos.
83. Psicossomatologia: o sinergismo sobrepairamento analítico–realismo explanatório.
84. Recinologia: o sinergismo reestruturações autopensênicas–reencontros de destino.
85. Registrologia: o sinergismo anotações técnicas–neogescons publicadas.
86. Revezamentologia: o sinergismo lucidez pluriexistencial–resgates interprisionais.
87. Rotinologia: o sinergismo agenda pessoal–inclusão grupocármica.
88. Serenologia: o sinergismo psicosfera benigna–pacifismo contagiante.
89. Seriexologia: o sinergismo autopesquisas–recomposições multisseculares.
90. Sinaleticologia: o sinergismo autoinvestigações–trabalho interdimensional.
91. Taquipensenologia: o sinergismo rapidez ideativa–eficiência heteresclarecedora.
92. Tematologia: o sinergismo pesquisa especializada–construção cognitiva coletiva.
93. Tenepessologia: o sinergismo autaprimoramento–interconfiança assistencial.
94. Tertuliologia: o sinergismo autexposição pública–intercâmbio do saber.
95. Traforologia: o sinergismo aplicação do megaatributo–rendimento coletivo.
96. Universalismologia: o sinergismo abertismo multicultural franco–neoamizades.
97. Verponologia: o sinergismo empatia esclarecedora–anticoerção generalizada.
98. Viajologia: o sinergismo turismo cognoscente–vivências compartilhadas.
99. Voliciologia: o sinergismo vontade autoconsciente–livre arbítrio megafraterno.
100. Zooconviviologia: o sinergismo inclusão do pré-humano–aprendizados conjuntos. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a atuação bidirecional, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
02. Análise egológica: Heterocriticologia; Nosográfico.
03. Ansiedade cronoevolutiva: Psicopatologia; Nosográfico.
04. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
05. Autopromoção evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
06. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
07. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
08. Capitalização consciencial: Voliciologia; Homeostático.
09. Egocentrismo compulsório: Egologia; Neutro.
10. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
11. Exigência da vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
12. Localização: Proxêmica; Neutro.
13. Ortocaminho singular: Autevoluciologia; Homeostático.
14. Vida centrífuga: Evoluciologia; Homeostático.
15. Vida matemática: Holomaturologia; Neutro.
A ATUAÇÃO BIDIRECIONAL É RELEVANTE DESAFIO METODOLÓGICO À CONSCIN LÚCIDA, EXIGINDO ORGANIZAÇÃO INTELIGENTE E ADAPTABILIDADE LÚCIDA, EM PROL
DE MAIOR RENTABILIDADE AUTO E MAXIPROEXOLÓGICA.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, como se posiciona frente às ininterruptas demandas ego e grupocármicas? Ocorre a real confluência entre autesforços reciclogênicos e a assistência ao grupocarma? Qual o papel da tares nesse contexto?
Bibliografia Específica:
1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 424 e 640.
M. P. C.