A assunção da identidade consciencial é a autapropriação do conjunto de caracteres únicos e exclusivos da consciência, adquiridos e desenvolvidos ao longo do ciclo multiexistencial pessoal (CMP), manifesta na dimensão intrafísica enquanto singularidade personalíssima e cosmoética evidenciada no cumprimento das diretrizes da programação existencial.
Você, leitor ou leitora, como define a própria singularidade? Ainda vive de acordo com a identidade humana ou assume, de fato, a identidade consciencial?
ASSUNÇÃO DA IDENTIDADE CONSCIENCIAL (PROEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. A assunção da identidade consciencial é a autapropriação do conjunto de caracteres únicos e exclusivos da consciência, adquiridos e desenvolvidos ao longo do ciclo multiexistencial pessoal (CMP), manifesta na dimensão intrafísica enquanto singularidade personalíssima e cosmoética evidenciada no cumprimento das diretrizes da programação existencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra assunção procede do idioma Latim, assumptio, “ação de tomar; recebimento”. Surgiu no Século XIV. O termo identidade deriva do idioma Latim, identitas, “identidade”, e este de idem, “o mesmo”. Apareceu no Século XVII. O vocábulo consciência vem do mesmo idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Admissão da identidade consciencial. 2. Anuência da identidade consciencial. 3. Assunção da identidade multiexistencial. 4. Autapropriação da identidade holobiográfica. Neologia. As 3 expressões compostas assunção da identidade consciencial, assunção precoce da identidade consciencial e assunção tardia da identidade consciencial são neologismos técnicos da Proexologia. Antonimologia: 1. Assunção da identidade humana troposférica. 2. Aceitação da identidade civil. 3. Admissão da identidade social. 4. Aceitação da identidade nominal. 5. Assunção da identidade convencional. Estrangeirismologia: a true identity; o portfolio das competências evolutivas; o background intermissivo e multiexistencial; o know-how evolutivo da consciência; a expertise evolutiva holobiográfica; o resgate do savoir-faire multiexistencial; a atitude de ponerse las pilas; a determinação de no achicarse; o ato de poner manos a la obra. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconscientização evolutiva. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Assumir significa responsabilizar-se. Coloquiologia. Eis 5 expressões populares associadas à temática: – Antes tarde do que nunca. O ato de vestir a camisa e arregaçar as mangas na aplicação cosmoética da singularidade pessoal. A escolha de não ficar em cima do muro. O fato de estar com a faca e o queijo nas mãos. Os pés no chão e mentalsoma no Cosmos expressando a condição consciencial lúcida. Citaciologia. Eis duas citações relativas ao tema: – Homem, torna-te no que és (Píndaro, 522–443 a.e.c.). Seja você a mudança que quer ver no mundo (Mahatma Gandhi, 1869–1948). Ortopensatologia: – “Identidade. Nem quando a conscin se projeta com total lucidez para fora do corpo humano, ela perde a sua identidade”. “Ninguém precisa se mostrar quem é. Os exemplos dos nossos atos constituem o melhor método de identificação pessoal”. “O valor da pessoa sobressai na sua identidade de consciência com os compassageiros evolutivos”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da priorização proexológica; a influência do holopensene local na assunção da identidade consciencial; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; o holopensene pessoal traforista; o holopensene pessoal da interassistencialidade; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; o holopensene da liderança cosmoética; os lideropensenes; a lideropensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: a assunção da identidade consciencial; a identidade pessoal; a identidade nominal; a identidade civil; a identidade mesológica; a identidade nacional; a identidade cultural; a identidade multicultural; a identificação da conscin; a individualidade pessoal; a personalidade singular; a pressão da Socin; a mesologia facilitando ou inibindo o desenvolvimento do potencial da conscin; o restringimento intrafísico dificultando as lembranças do Curso Intermissivo (CI); os indícios das retrovidas fortemente presentes na vida atual; a ressoma do maxiproexista em família de conscins em diferentes estágios evolutivos; o conflito de identidade das conscins eletronóticas; o choque de gerações; a rebeldia adolescente em busca da própria identidade; as cirurgias estéticas em excesso evidenciando a supervalorização do soma qual identidade pessoal; a necessidade identitária de pertencer ao grupo de base biológica; o desejo de diferenciação perante os componentes de outros grupos; a utilização dos ritos de passagem e iniciação na procura de pertencimento e aceitação; as tribos urbanas; o feminismo; o machismo; a ideologia patológica do nazismo; a ditadura da moda; o estilo de vida ideal propagado na mídia, na publicidade e nos filmes; a construção da identidade pessoal com base nos valores alheios; as bandas e estilos musicais de preferência; a identificação com os ídolos patológicos; as ideologias nacionalistas; o respeito às diferenças; os movimentos em defesa dos direitos das minorias oprimidas; o questionamento das imposições sociais; a reavaliação dos valores pessoais; a crise evolutiva da conscin; a maturidade cosmoética em não buscar aceitação social; a desrepressão; a atitude pró-evolutiva de não mais ficar refém da autoimagem; a inteligência evolutiva (IE) em abrir mão do ato de agradar aos outros; as viagens internacionais ensinando o desapego e o antibagulhismo; o Conscienciograma auxiliando a depuração da identidade pessoal; as planilhas de autavaliação conscienciométricas disponíveis no site da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); a autenticidade consciencial; o universalismo da conscin cidadã do Cosmos. Parafatologia: a identidade extra; a condição de a consciex experimentar ressomas diferentes com identidades distintas em prol da autevolução interassistencial; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a holomemória enquanto fonte da identidade consciencial; as evidências da paraprocedência nas ideias inatas; o processo de recuperação de cons dinamizado pelo reencontro com o grupo evolutivo; a pressão holopensênica das consciexes; a aplicação teática das ideias apreendidas no CI promovendo crescente autoconfiança e expansão das energias conscienciais (ECs); a autorresponsabilidade perante a autoparaprocedência; o amparo extrafísico e as sincronicidades percebidos pela conscin priorizadora da proéxis. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo voluntariado-docência-tenepes enquanto balizador da identidade consciencial; o sinergismo autoposicionamento–sustentabilidade energética; o sinergismo Cosmoética-autoposicionamento; o sinergismo intencionalidade cosmoética–vontade; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo comprometimento paraprocedencial–alinhamento à proéxis. Principiologia: o princípio da coerência pessoal; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da responsabilidade interassistencial; o princípio da proéxis singularíssima; o princípio da hiperacuidade nas autopriorizações e autodecisões proexológicas; o princípio da descrença (PD). Codigologia: o código evolutivo dos intermissivistas; o código pessoal de valores evolutivos; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de exemplarismo pessoal (CEP). Teoriologia: a teoria da programação existencial; a teoria do compléxis; a teoria da coerência com a paraprocedência; a teoria da coerência em relação ao Curso Intermissivo; a teoria da personalidade consecutiva; a teoria do autorrevezamento. Tecnologia: a técnica do questionamento das imposições sociais; as técnicas para autopesquisa da identidade consciencial; as técnicas autoconscienciométricas; a técnica do voluntariado em Instituição Conscienciocêntrica (IC); a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica de a conscin pensar e agir ao modo de consciex; a técnica da redação da autobiografia; as técnicas de qualificação da tenepes; as técnicas para produzir a projeção lúcida. Voluntariologia: o paravoluntariado interassistencial; o voluntariado proativo em Instituição Conscienciocêntrica. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível dos Conscienciometrologistas; o Colégio Invisível da Holomaturologia. Efeitologia: os efeitos do restringimento intrafísico; os efeitos da educação familiar, escolar e cultural no desenvolvimento das genialidades pessoais; o efeito motivador da assunção das responsabilidades intermissivas; o efeito da identificação dos autotrafores; o efeito da identificação do materpensene pessoal; os efeitos da identificação da retrossenha pessoal; o efeito dinamizador da proéxis na assunção teática da identidade consciencial; o efeito aplicação teática dos talentos na identificação de trafores; o efeito consecução das etapas da proéxis no descortinamento da identidade consciencial. Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses evolutivas a partir das recins; as paraneossinapses recuperadas fortalecendo a confiança na autevolução proexológica. Ciclologia: a evitação do ciclo autocorrupção–ganho secundário; a evitação do ciclo erro-vitimização; o ciclo tarístico assunção dos talentos evolutivos–produção de gescons; o ciclo planejamento-realização-avaliação; o ciclo desconstrução–reconstrução consciencial. Enumerologia: o despertamento consciencial; a autolucidez consciencial; a autorganização consciencial; a maturidade consciencial; o continuísmo consciencial; a família consciencial; a vivência do paradigma consciencial. Binomiologia: o binômio identidade humana–identidade consciencial; o binômio compromisso-cumprimento; o binômio traforismo-autoconfiança; o binômio compléxis-euforex. Interaciologia: a interação assunção dos talentos–responsabilidade; a interação posicionamento cosmoético–qualificação energossomática; a interação vontade firme–intencionalidade cosmoética; a interação assunção da identidade consciencial–prontidão interassistencial. Crescendologia: o crescendo talentos ignorados–talentos aplicados. Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio cognições-habilidades-atitudes; o trinômio autocosmoética-autocoerência-autenticidade; o trinômio autoposicionamento–autoliderança proexológica–exemplarismo. Polinomiologia: o polinômio talentos–valores pessoais–autotrafores–expertise evolutiva; o polinômio autocrítica-autopesquisa-autocognição-autoconscienciometria-autoconsciencioterapia. Antagonismologia: o antagonismo automimese / empreendedorismo consciencial; o antagonismo saber teórico / saber teático; o antagonismo robéxis / proéxis; o antagonismo bairrismo / Universalismo. Paradoxologia: o paradoxo de a conscin intermissivista reclamar da intrafisicalidade, oportunidade interassistencial planejada na intermissão; o paradoxo de a consciência sair de si para se encontrar; o paradoxo do ato de reclamar sentado em “pote de ouro”; o paradoxo de a conscin poder ter medo da assunção do trafor; o paradoxo de o trafor desconhecido pela própria conscin poder ser evidente para as demais consciências. Politicologia: a autopesquisocracia; a cognocracia; a assistenciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à assunção da singularidade consciencial; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da evolução consciencial; a lei da responsabilidade perante o grupo evolutivo; a lei da proéxis única e intransferível. Filiologia: a paraprocedenciofilia; a traforofilia; a autopesquisofilia; a autocogniciofilia; a conscienciofilia; a teaticofilia; a evoluciofilia; a descrenciofilia. Fobiologia: a superação da decidofobia; a sobrelevação da neofobia; o sobrepujamento da proexofobia; a suplantação da fobia da autexposição. Sindromologia: a eliminação da síndrome da autossubestimação consciencial; a superação da síndrome da mediocrização; a remissão da síndrome do estrangeiro (SEST); a evitação da síndrome do consumismo na aplicação dos recursos intrafísicos prioritários na realização da proéxis; a síndrome da dispersão consciencial dificultando a produção de gescons; o descarte da síndrome do ansiosismo nos empreendimentos evolutivos. Maniologia: o fim da egomania; a eliminação das megalomanias; a superação da mania de não pedir ajuda; o descarte da mania de fazer tudo sozinho. Mitologia: os mitos culturais; os mitos religiosos; os mitos artísticos; os mitos na construção da identidade nacional; a mitificação da própria personalidade. Holotecologia: a autopesquisoteca; a proexoteca; a evolucioteca; a prioroteca; a traforoteca; a intermissioteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Proexologia; a Autopesquisologia; a Autoconscienciometrologia; a Autopriorologia; a Recinologia; a Holomaturologia; a Intermissiologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia; a Autocosmoeticologia; a Seriexologia; a Historiologia Pessoal; a Biografologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin consciente quanto à autoproéxis; a conscin completista. Masculinologia: o intermissivista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o reciclante existencial; o inversor existencial; o conscienciólogo; o proexista; o proexólogo; o duplista; o duplólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o exemplarista; o empreendedor consciencial; o tenepessista; o ofiexista; o traforologista; o atacadista consciencial; o pesquisador; o projetor consciente; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a intermissivista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a reciclante existencial; a inversora existencial; a consciencióloga; a proexista; a proexóloga; a duplista; a duplóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a exemplarista; a empreendedora consciencial; a tenepessista; a ofiexista; a traforologista; a atacadista consciencial; a pesquisadora; a projetora consciente; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens conscientiometricus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens completista. V. Argumentologia Exemplologia: assunção precoce da identidade consciencial = a realizada pela conscin lúcida praticante da técnica da invéxis; assunção tardia da identidade consciencial = a realizada pela conscin lúcida praticante da técnica da recéxis. Culturologia: a cultura do rápido e fácil dificultando o emprego do discernimento na autevolução; a identidade multicultural da consciência; a cultura conscienciológica da Proexologia; a cultura da Autolucidologia Proexológica; a cultura da autorresponsabilidade evolutiva. Obnubilação. Concernente à Intrafisicologia, a pressão holopensênica exercida pela Socin Patológica, somada ao restringimento intrafísico, contribuem para obnubilar o discernimento da conscin intermissivista se comparada à lucidez intermissiva. Vulnerabilidade. No universo da Materiologia, o jovem intermissivista em condição vulnerável de baixa lucidez pode ser influenciado negativamente e, esquecendo a paraprocedência, assumir unicamente a identidade humana, materialista com decorrente desvio de proéxis. Questionamento. No âmbito da Conscienciometrologia, é indispensável, à conscin interessada na autevolução, criar o hábito permanente de questionar as decisões, motivações, preferências, inclinações, tendências, costumes e comportamentos pessoais. Ampliação. No contexto da Experimentologia, as vivências, a exemplo de viagens internacionais, aprendizagem de idiomas, estudos, leituras e visitas técnicas de campo contribuem na ampliação da visão de mundo da conscin, facilitando a diferenciação entre o essencial e o efêmero. Identidade. Do ponto de vista da Holomaturologia, a conscin inteligente assume a identidade consciencial, resgatando as ideias do Curso Intermissivo, aplicando critérios evolutivos nas escolhas pessoais, com base no autoposicionamento cosmoético firme, sem dúvidas mortificantes e, muito menos, indecisões estagnantes. Autopesquisa. Segundo a Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 18 ações recomendadas para a conscin, homem ou mulher, interessada na pesquisa e assunção da identidade consciencial: 01. Aplicar: as técnicas retrocognitivas com foco no período intermissivo. 02. Catalogar: as sincronicidades e parapercepções. 03. Descobrir: a retrossenha pessoal. 04. Elaborar: a linha do tempo da vida atual. 05. Empregar: as técnicas projetivas com foco na autorretrocognição. 06. Enumerar: a lista de trafores, trafares e trafais pessoais. 07. Escrever: o diário da tenepes. 08. Identificar: o automegatrafor. 09. Iniciar: o voluntariado tarístico, com sustentação e manutenção energética, em Instituição Conscienciocêntrica. 10. Listar: as ideias inatas. 11. Mapear: o holopensene local. 12. Pesquisar: a raiz do temperamento pessoal. 13. Realizar: o inventário de recursos conscienciais. 14. Reconhecer: o materpensene pessoal. 15. Redigir: a autobiografia técnica. 16. Registrar: as experiências projetivas visando a qualificação da lucidez multidimensional. 17. Relacionar: os aportes recebidos para realização da proéxis. 18. Responder: as 2.000 perguntas do Conscienciograma. Atitudes. Mediante a Priorologia, eis, dispostas em ordem alfabética, 10 atitudes e abordagens pró-assunção da identidade consciencial: 01. Autenticidade. A manifestação energética limpa, sem dissimulações. 02. Autocognição. A autopesquisa permanente propiciando recins. 03. Autodesassedialidade. O monitoramento constante das companhias extrafísicas. 04. Autolucidez. A escolha inteligente de contextos e situações estimuladoras da hiperacuidade. 05. Autorganização. A disciplina na manutenção das rotinas úteis e da ortopensenidade. 06. Cientificidade. O foco nas abordagens técnicas com lógica e objetividade. 07. Cosmoética. A priorização do melhor para todos assentada no discernimento. 08. Teática. A vivência do 1% de teoria e 99% de prática no labcon pessoal. 09. Traforismo. A valorização e investimento na qualificação dos trafores pessoais. 10. Verbação. A coerência entre o próprio discurso tarístico e o comportamento pessoal. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a assunção da identidade consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro. 03. Assunção da autodesperticidade: Despertologia; Homeostático. 04. Autassunção da Invexologia: Autoproexologia; Homeostático. 05. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro. 06. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 07. Despertamento consciencial: Autolucidologia; Homeostático. 08. Família consciencial: Paraconviviologia; Homeostático. 09. Identidade extra: Egocarmologia; Homeostático. 10. Identificação do trafor: Conscienciometrologia; Homeostático. 11. Materpensene: Materpensenologia; Neutro. 12. Megatrafor: Homeostaticologia; Homeostático. 13. Periferia conscienciológica: Proexologia; Nosográfico. 14. Protagonismo proexológico: Proexologia; Homeostático. 15. Viagens internacionais: Autorrecexologia; Neutro. A IDENTIDADE CONSCIENCIAL SE MANIFESTA NA TEÁTICA DA INTERASSISTÊNCIA COSMOÉTICA, SOMADA AOS TALENTOS EVOLUTIVOS QUALIFICADOS AO LONGO DA SERIÉXIS E ATUALIZADOS NO CURSO INTERMISSIVO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, como define a própria singularidade? Ainda vive de acordo com a identidade humana ou assume, de fato, a identidade consciencial? Bibliografia Específica: 1. Arakaki, Kátia; Antibagulhismo Energético: Manual; revisores Erotides Louly; Flávio Buononato & Sandra Tornieri; 240 p.; 23 caps.; 13 citações; 2 filmes; 50 enus.; 1 questionário; 1 teste; glos. 99 termos; 110 refs.; 2 filmes; 2 programas televisivos; 1 curiosidade; alf.; 21 x 21 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 41, 42 e 81. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 818 e 819. 3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 minibiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos; 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 115. M. B. C.