Assertividade Cosmoética

A assertividade cosmoética é a qualidade, condição, característica ou caráter da conscin lúcida, homem ou mulher, intermissivista, com autodiscernimento mentalsomático, capaz de manifestar-se demonstrando segurança, decisão, firmeza e Cosmoética nas atitudes e palavras em favor do desenvolvimento prioritário da maxiproéxis.

Você, leitor ou leitora, considera já ter atingido razoável assertividade cosmoética? Individual, grupal ou ambas?

      ASSERTIVIDADE COSMOÉTICA
                                  (EXPERIMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A assertividade cosmoética é a qualidade, condição, característica ou caráter da conscin lúcida, homem ou mulher, intermissivista, com autodiscernimento mentalsomático, capaz de manifestar-se demonstrando segurança, decisão, firmeza e Cosmoética nas atitudes e palavras em favor do desenvolvimento prioritário da maxiproéxis.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo assertivo procede do idioma Latim, assertum, “asserção; afirmação; proposição”. Apareceu no Século XVI. A palavra cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O segundo elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética vem do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada aos estudos da moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Assertividade ortopensênica. 2. Assertividade assistencial. 3. Assertividade evolutiva. 4. Assertividade racional.
         Arcaismologia. Eis expressão antiga relativa à assertividade: justiça salomônica.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 12 cognatos derivados do vocábulo assertividade: antiassertividade; asserção; asserir; assertar; assertiva; assertivo; asserto; assertórico; assertório; assestar; megassertividade; parassertividade.
         Neologia. As 3 expressões compostas assertividade cosmoética, assertividade cosmoética individual e assertividade cosmoética grupal são neologismos técnicos da Experimentologia.
         Antonimologia: 1. Assertividade anticosmoética. 2. Assertividade assediadora. 3. Assertividade regressiva. 4. Assertividade emocional.
         Estrangeirismologia: o know-how; o background; o festina lente; o follow up; o feedback; a network; a glasnost; o timing; a postura sem parti pris; o modus faciendi; o modus vivendi.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoincorruptibilidade.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Acerto: consenso provisório. Acertemos o passo.
         Coloquiologia. Eis, a seguir, 12 expressões coloquiais relativas ao tema: acertar no alvo; acertar na mosca; acertar em cheio; insista, não desista; água mole em pedra dura, tanto bate até furar; muito ajuda quem não atrapalha; o melhor é encarar a verdade nua e crua; em boca fechada não entra mosca; dormir o sono dos justos; não é inteligente dar murro em ponta de faca; não adianta malhar em ferro frio; salvar 2 coelhos com única cenoura.
         Citaciologia: – Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.
         Filosofia: o Relativismo; o Maniqueísmo; o Antiimediatismo; a Sofística; a Erística.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da conscin assertiva; a fôrma holopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os doxopensenes; a doxopensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
         Fatologia: a assertividade cosmoética; o autoimperdoamento; o heteroperdoamento; a coerência; os valores pessoais; o omniquestionamento; o embasamento argumentativo; a predominância da razão; o acúmulo de experiências; as análises comparativas; o senso crítico; a teática; o trabalho discreto; a verbação; a convicção pessoal (a autocerteza); as certezas provisórias (as verpons); o megafoco; a paciência; a persistência; a insistência; a disciplina; a seriedade; a correção; a retidão; o erro tornado exceção; a atenção concentrada; a divisão da atenção; a mudança de bloco; a alternância planejada de tarefas; o autenfrentamento; os pré-requisitos; a polivalência; a troca de chapéus; os desafios evolutivos; os novos desafios; o destemor diante dos riscos evolutivos; o contrafluxo; o optimum realizador momentâneo; o plano B; a decisão condicional; a decisão dramática; o ato de abrir mão; a omissão superavitária; a omissão deficitária; as encruzilhadas; os momentos de destino; as escolhas; o ônus e o bônus; os prós e os contras; as consequências e responsabilidades das decisões; os inevitáveis desafetos; as amizades; as companhias; os compassageiros evolutivos; as imitações evolutivas; o cultivo dos laços interconscienciais; a empatia; a participação; o compartilhar dos méritos; o senso de equipe; o ato de aparar das arestas; a fricção de cabeças; a acomodação das melancias; o bom humor; a criação de hábitos sadios e rotinas úteis; a distribuição estratégica de objetos de uso frequente em diversos locais, tais como canetas, papéis, lanternas, relógios, calçadeiras; a manutenção do equilíbrio; o ato de saber dizer não; a hora de parar; a conclusão (acabativa, arremate, fechamento); a preparação para fazer além do previsto; as pendências onipresentes; a dessoma saudável com pendências razoáveis; o convívio sadio com as frustrações; a qualidade da produção; a avaliação dos resultados; o senso de dever cumprido (missão cumprida); as comemorações; a euforia; os indicadores; os inventários; as correções de rumo; a conscin enquanto arremedo de si mesma; o subnível consciencial; a autoimagem distorcida; a influência mesológica da família nuclear; as peculiaridades profissionais; a estafa; o cansaço; as distrações; a falta de atenção; as interrupções; o rompimento negativo das rotinas; a inércia; o mau hábito de empurrar com a barriga; o ato de fazer corpo mole; a pusilanimidade; a apriorismose; as certezas absolutas; o ato de clefar; as assinaturas pensênicas cacoborradas; os arrependimentos; o incompléxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os banhos energéticos confirmatórios; a conexão com o amparador de função; a primener; o cipriene; as cicatrizes do psicossoma; as energias conscienciais (ECs) tóxicas gravitantes resultantes dos erros cometidos; os rastros energéticos; os bloqueios energéticos; os bastidores extrafísicos do contexto; a sinalética assertiva; o desiderato proexológico no período intermissivo pré-ressomático; as recepções festivas extrafísicas pós-dessomáticas.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorganização-assertividade; o sinergismo planejamento-assertividade; o sinergismo convergência-assertividade; o sinergismo aproveitamento das oportunidades–assertividade; o sinergismo objetividade-assertividade; o sinergismo transparência-assertividade; o sinergismo autolucidez-assertividade; o sinergismo da relação ganha-ganha.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio cosmoético de objetivar sempre o melhor para todos; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio de somente colocar banca se tiver competência; o princípio de abster-se diante da dúvida; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de não ter medo de errar; o princípio da diminuição do tempo entre o erro e a correção do erro; o princípio de se algo não serve, não adianta fazer maquilagem; o princípio de ser preferível o possível realizado ao invés do ideal somente imaginado; o princípio da preferência por pagar ao invés de cobrar.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de cosmoética (CGC); os códigos pessoais de organização; o código de postura afetiva; o código de postura sexual; o codex subtilissimus pessoal.
          Teoriologia: a teoria de sempre haver modo mais acertado de proceder; a teoria do acerto ser inerente ao nível evolutivo presente; a teoria da assertividade ser relativa ao contexto contemporâneo; a teoria dos 2% de margem de erro aceitos pelo amparador; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria e a prática do “in dubio pro reo”; a teoria da evolução através dos autesforços.
          Tecnologia: a técnica de cogitar qual seria a decisão do ser desperto diante de situação semelhante; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica de puxar o próprio tapete; a técnica do agendamento a maior; a técnica de anotar o compromisso na agenda e esquecê-lo liberando espaço na memória; a técnica de sempre carregar papel e caneta; a banana technique; as técnicas de gestão do tempo; a técnica Pomodoro.
          Voluntariologia: o voluntariado em Instituição Conscienciocêntrica (IC) autolúcido quanto à oportunidade de acertar.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Cosmoética; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Experimentologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível dos Conscienciólogos; o Colégio Invisível dos Grupocarmologistas; o Colégio Invisível dos Proexistas; o Colégio Invisível dos Inversores Existenciais; o Colégio Invisível dos Recexologistas; o Colégio Invisível dos Administradores.
          Efeitologia: o efeito do saldo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os efeitos positivos da recuperação de cons a partir dos atos assertivos; os efeitos danosos da inobservância do nível evolutivo do outro.
          Neossinapsologia: as neossinapses derivadas dos neoacertos.
          Ciclologia: a postura assertiva no ciclo circadiano; o alcance do ciclo reparatório imediato; o ciclo planejamento-ação-replanejamento; os ciclos de inventários; a busca da vivência do ciclo multiexistencial da atividade (CMA).
          Enumerologia: a assertividade científica; a assertividade comunicativa; a assertividade conscienciométrica; a assertividade consciencioterapêutica; a assertividade corporal (a comunicação não-verbal); a assertividade desarmonizante; a assertividade distributiva; a assertividade docente; a assertividade energossomática; a assertividade financeira; a assertividade harmonizante; a assertividade interconsciencial; a assertividade material; a assertividade mental; a assertividade parapsíquica; a assertividade retributiva; a assertividade tenepessista.
          Binomiologia: o binômio assertividade cosmoética–interassistencialidade; o binômio assertividade cosmoética–autoquestionamento constante; o binômio higiene consciencial–assertividade cosmoética; o binômio ponderação cosmoética–assertividade cosmoética; o binômio detalhismo-assertividade; o binômio taquipsiquismo-assertividade; o binômio assertividade grupal–afinidade consciencial; o binômio assertividade-adaptabilidade; o binômio capacitação-assertividade; o binômio admiração-discordância; o binômio patológico excesso de autoconfiança–inconsequência; o binômio patológico teimosia-perfeccionismo.
          Interaciologia: a interação assertividade cosmoética–ampliação do parapsiquismo; a interação assertividade cosmoética–otimismo; a interação assertividade cosmoética–pesquisa; a interação assertividade–disponibilidade pessoal; a interação assertividade-automotivação; a interação assertividade-predisposição; a interação autocrítica-heterocrítica; a interação reflexão-ação.
          Crescendologia: o crescendo reciclagem existencial–assertividade cosmoética; o crescendo hiperacuidade–assertividade cosmoética; o crescendo assertividade cosmoética–discrição; o crescendo inventário dos resultados–aprimoramento das abordagens; o crescendo medo de errar–medo de passar ridículo–medo paralizante; o crescendo assertividade-sincronicidade; o crescendo profilaxia do erro–prospecção do acerto.
          Trinomiologia: o trinômio da assertividade cosmoética–taquirritmia–aceleração evolutiva; o trinômio da assertividade grupal compreensão-coordenação-cordialidade; o trinômio reflexão-decisão-ação; o trinômio da decisão assim-aqui-já (técnica-local-momento); o trinômio honestidade-lealdade-transparência; o trinômio autoconfiança-autodeterminação-autocontrole; o trinômio Paragenética-Genética-Mesologia; o trinômio patológico ausência de autoconfiança–baixa autestima–necessidade de aceitação; o trinômio omissão-engano-erro.
          Polinomiologia: o polinômio autorganização–assertividade cosmoética–abnegação–desperticidade; o polinômio convicção-decisão-ação-responsabilidade; o polinômio sinceridade-autenticidade-anticonflitividade-assertividade; o polinômio dedicação-perseverança-voliciolina-assertividade; o polinômio firmeza de propósitos–bússola intraconsciencial–calculismo cosmoético–assertividade; o polinômio extrapauta-flexibilidade-criatividade-assertividade; o polinômio do planejamento de curtíssimo prazo–curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo.
          Antagonismologia: o antagonismo assertividade cosmoética / autocorrupção; o antagonismo assertividade cosmoética / autodesorganização; o antagonismo assertividade cosmoética / irreflexão; o antagonismo assertividade cosmoética / precipitação; o antagonismo assertividade cosmoética / ansiedade; o antagonismo assertividade cosmoética / pessimismo; o antagonismo assertividade cosmoética / preguiça física e mental; o antagonismo assertividade cosmoética / negligência; o antagonismo assertividade cosmoética / leniência; o antagonismo posicionamento assertivo / posicionamento vacilante; o antagonismo persistência no acerto / persistência no erro; o antagonismo multitasking / monotasking; o antagonismo Atenção Parcial Contínua (APC) / atenção concentrada.
          Paradoxologia: o paradoxo da sequência de erros poder conduzir ao acerto; o paradoxo da frase curta ser mais assertiva na comunicação da ideia.
          Politicologia: a democracia; a lucidocracia; a argumentocracia.
          Legislogia: a lei de quanto maior a experiência, maiores as consequências dos erros; a lei do maior esforço na busca da assertividade; a lei de causa e efeito; o direito de errar.
          Filiologia: a sociofilia; a correciofilia; a criticofilia; a pesquisofilia.
          Fobiologia: a sociofobia; a decidofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da procrastinação; a síndrome da hipomnésia; a síndrome do ansiosismo; a síndrome do perfeccionismo; a síndrome de Amiel; a síndrome da abstinência da Baratrosfera.
          Maniologia: a mania de reclamar; a riscomania; a tecnomania.
          Mitologia: o mito da perfeição; o mito irracional da infalibilidade do papa; o mito da igualdade; o mito da imparcialidade (isenção); o mito do comportamento multitarefa aumentar a produtividade.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a coerencioteca; a logicoteca; a criticoteca; a argumentoteca; a conscienciometroteca; a mensuroteca; a metodoteca; a apriorismoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Ortopensenologia; a Determinologia; a Teaticologia; a Verbaciologia; a Acertologia; a Inventariologia; a Pacienciologia; a Paradireitologia; a Tudologia; a Cosmovisiologia; a Desviologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o primoponente; o bom-caráter; o strong profile; a conscin organizadora; a consciência diligente; a consciência imitável.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o semperaprendente; o cético otimista cosmoético (COC); o sensitivo Carmine Mirabelli (1888–1951) dessomado por atropelamento devido à convicção de ser inatingível.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a semperaprendente; a cética otimista cosmoética (COC).
          Hominologia: o Homo sapiens assertor; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens correctus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens interassistentialis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: assertividade cosmoética individual = os atos assertivos praticados pela consciência isoladamente; assertividade cosmoética grupal = os atos assertivos praticados por várias consciências atuando em grupo.
          Culturologia: a evitação da cultura inútil; a cultura do elogio.
          Sociologia. Segundo a Conviviologia, eis, por exemplo, 10 atitudes cotidianas relevantes para agilizar a assertividade cosmoética, listadas em ordem alfabética:
          01. Acumular acertos (senso de urgência).
          02. Agradecer pela oportunidade de acertar (senso de gratidão).
          03. Aperfeiçoar o acerto.
          04. Aprender com os acertos e os erros pessoais e dos outros.
          05. Buscar a alternativa mais adequada.
          06. Colocar a palavra mais certa (senso de observação).
          07. Conviver produtivamente com os frutos (louros) do acerto.
          08. Manter o acerto.
          09. Perceber a carência do assistido (calçar o sapato alheio).
          10. Reconhecer a necessidade do olhar do outro.
          Rotinologia. Considerando a Administrativologia, a assertividade cosmoética é permeada por, pelo menos, 5 aspectos operacionais relevantes, listados em ordem alfabética:
          1. Desorganização lógica (aparente).
          2. Organização prioritária.
          3. Organização setorizada (setorial).
          4. Patamares de organização.
          5. Superação de gargalos organizacionais.
          Cosmovisiologia. Embasado na Autodisciplinologia, a assertividade cosmoética denota a importância da visão panorâmica das atividades do universo de realizações pessoais, podendo ser atingida, por exemplo, através dos 10 itens listados em ordem funcional:
          01. Definição das áreas de atuação.
          02. Priorização das áreas de atuação.
          03. Listagens de atividades das áreas de atuação.
          04. Priorização das atividades.
          05. Lista das listas.
          06. Pripri (primeira priorização).
          07. Agendamento das tarefas.
          08. Cumprimento dos compromissos.
          09. Pontualidade.
          10. Sinalização (ticar) do item concluído na lista de afazeres.
          Inventariologia. Pelos critérios da Cronologia, eis 7 períodos oportunos para a realização de balanços dos acertos, erros e pendências, listados em ordem de abrangência:
          1. Diário.
          2. Semanal.
          3. Mensal.
          4. Semestral.
          5. Anual.
          6. Decenal.
          7. Existencial.
          Adaptaciologia. No estudo da Autorganizaciologia, pode-se conceber como satisfatória a extensão incidental, esporádica da carga ou turno de trabalho para a conclusão de assunto motivador e imperdível, ou para o cumprimento de prazos.
          Evitaciologia. Do ponto de vista da Paraprofilaxiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 posturas ou circunstâncias evitáveis no aperfeiçoamento da assertividade cosmoética:
          01. Argumentum ad hominem.
          02. Competição belicosa.
          03. Esgotamento holossomático.
          04. Intransigência.
          05. Megalomania.
          06. Olhares seletivos na análise dos contextos.
          07. Querer estar sempre certo.
          08. Reunionite.
          09. Supervalorização do acerto.
          10. Tríade da erronia.
          Errologia. Fundamentado na Autoconscienciometrologia, errar por inexperiência é aceitável, compreensível e inevitável, porém errar sabendo ser incorreto é autocorrupção indefensável.
          Criticologia. De acordo com a Autodiscernimentologia, na qualificação da assertividade, deve-se observar com especial atenção o limite cosmoético entre o aprendizado através da heterocrítica sadia e o ato de não pensar mal dos outros.
          Taxologia. Sob a ótica da Equilibriologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 16 categorias de acertos, capazes de evidenciar facetas da atuação assertiva cosmoética, contribuindo para as pesquisas da conscin lúcida:
          01. Acerto alheio (do outro).
          02. Acerto aparente (pseudoacerto).
          03. Acerto constante (frequente).
          04. Acerto de bastidores (en petit comité).
          05. Acerto emocional.
          06. Acerto grande (amplo).
          07. Acerto grupocármico.
          08. Acerto impulsivo (instintivo).
          09. Acerto libertário (terapêutico).
          10. Acerto ocasional (esporádico).
          11. Acerto pequeno (restrito).
          12. Acerto planejado (sistemático).
          13. Acerto previsto.
            14. Acerto racional.
            15. Acerto sem alarde (discreto).
            16. Acerto técnico (especializado).


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a assertividade cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
            02. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
            03. Autodiscernimento dinâmico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            04. Autoincorruptibilidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
            05. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
            06. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
            07. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático.
            08. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
            09. Extrapauta: Comunicologia; Neutro.
            10. Liturgia natural: Intrafisicologia; Neutro.
            11. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático.
            12. Somatório assertivo: Cosmoeticologia; Homeostático.
            13. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
            14. Vida matemática: Holomaturologia; Neutro.
            15. Vida programada: Intrafisicologia; Homeostático.
    O APRIMORAMENTO DA ASSERTIVIDADE COSMOÉTICA
   CONDUZ AO ACÚMULO DE ACERTOS POSITIVOS INDISPENSÁVEIS À CONQUISTA DA CONFIANÇA DOS AMPARADORES E DA CONDIÇÃO DE MINIPEÇA ASSISTENCIAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera já ter atingido razoável assertividade cosmoética? Individual, grupal ou ambas?
            Bibliografia Específica:
            1. Santos, Priscilla; Arrais, Daniela; & Kokay, Érika; Faça Uma Coisa de Cada Vez e seja Múltiplo; Reportagem; Galileu; Revista; Mensário; Ano 20; N. 243; 5 fotos; 9 ilus.; 4 quadros; Rio de Janeiro, RJ; Outubro, 2011; capa (manchete) e páginas 42 a 51.
            2. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 724.
                                                                                                                         E. V.