A ambiguidade necessária é a característica ou condição da tares personalizada, passível de ser interpretada pelos desavisados como dúbia, obscura e arbitrária, mediante a qual o assistente trata de modo diferenciado os assistidos, mesmo sendo os contextos aparentemente semelhantes, em respeito à carência prioritária, à cognição e ao nível evolutivo de cada conscin no momento da beneficência, de acordo com a lógica multidimensional.
Na escala de 1 a 5, como avalia você, leitor ou leitora, o emprego da ambiguidade necessária nas assistências tarísticas? Qual o empenho pessoal na qualificação das abordagens assistenciais?
AMBIGUIDADE NECESSÁRIA (ASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A ambiguidade necessária é a característica ou condição da tares personalizada, passível de ser interpretada pelos desavisados como dúbia, obscura e arbitrária, mediante a qual o assistente trata de modo diferenciado os assistidos, mesmo sendo os contextos aparentemente semelhantes, em respeito à carência prioritária, à cognição e ao nível evolutivo de cada conscin no momento da beneficência, de acordo com a lógica multidimensional. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo ambíguo procede do idioma Latim, ambiguus, “que tem 2 sentidos; equívoco; duvidoso”. Apareceu no Século XVI. A palavra necessidade vem do idioma Latim, necessitas, “necessidade; constrangimento; obrigação; destino; fatalidade; extrema pobreza; circunstância crítica; doença; apuro”. Surgiu no Século XIV. Sinonimologia: 01. Ambiguidade inevitável. 02. Ambiguidade indispensável. 03. Ambiguidade imprescindível. 04. Ambiguidade indeclinável. 05. Ambiguidade útil. 06. Ambiguidade essencial. 07. Ambiguidade pensada. 08. Ambiguidade pró-tares. 09. Ambiguidade pró-assistência. 10. Ambiguidade cosmoética. Neologia. As 3 expressões compostas ambiguidade necessária, miniambiguidade necessária e maxiambiguidade necessária são neologismos técnicos da Assistenciologia. Antonimologia: 01. Ambiguidade desnecessária. 02. Ambiguidade vã. 03. Ambiguidade dispensável. 04. Ambiguidade evitável. 05. Ambiguidade antitarística. 06. Coerência antiassistencial. 07. Equívoco antiassistencial. 08. Imprecisão pseudassistencial. 09. Contradição antiassistencial. 10. Ambivalência intencional; bifrontismo. Estrangeirismologia: o modus faciendi da tares; a assistência eficiente sub specie aeternitatis conquistada a partir da tares sub specie momenti. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência assistencial. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular complementar ao tema: – Exatidão: ambiguidade mínima. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Cosmoética. A ambiguidade permeia o Cosmos. O bifrontismo permeia os microuniversos intraconscienciais em evolução. Somente a Cosmoética é suficientemente capaz de fazer o ponteiro consciencial de cada personalidade funcionar corretamente. Tais princípios não devem, com lógica, ser esquecidos neste contexto. A Homeostática, até certo ponto, deriva, como fruto direto, da Cosmoética”. 2. “Tampa. No trabalho interassistencial não se pode levantar, atabalhoadamente, a tampa das lembranças das vidas pretéritas das pessoas em geral. Nada adianta mostrar que determinada pessoa sabe das coisas mais sutis se o resultado for negativo. Devemos atentar para o saldo funcional, evolutivo, de nossos atos, dos fatos e das coisas”. 3. “Tares. O melhor é esclarecer sempre, não importando se a pessoa vai nos entender logo de início. A questão relevante é fazermos a nossa parte na interassistencialidade”. Filosofia: o Realismo; o Antiabsolutismo; o Otimismo; o Traforismo; o Calculismo Cosmoético; o Universalismo; o Megafraternismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da percuciência assistencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; a flexibilidade pensênica; o holopensene da adaptabilidade tarística. Fatologia: a ambiguidade necessária; a dosagem da tares; a observância da gradação evolutiva; a adaptação tarística ao assistido; a evitação do estupro evolutivo; a sutileza da assistencialidade; a franqueza na medida da compreensão do assistido; a assistência personalizada; o fato de a consciência variar ao infinito; a percepção real da necessidade do assistido; a capacidade de absorção da tares; os aportes proexológicos; as escolhas bem sucedidas do assistido a partir da tares do assistente; o ato de sopesar a informação evitando o resultado negativo para o assistido; a eliminação de ambiguidades desnecessárias geradoras de equívocos, malentendidos e desinformação; a tênue fronteira entre o emprego pelo assistente da ambiguidade necessária e a pusilanimidade; a autoincorruptibilidade do assistente; a impossibilidade da eliminação completa, por parte da conscin vulgar, da imprecisão, da ambiguidade e da contradição; as ambiguidades do Cosmos; a vivência consciencial integrada ao Cosmos; a necessidade das concessões recíprocas entre as pessoas; a Diplomacia Cosmoética; a maturidade advinda da coexistência pacífica com as ambiguidades inevitáveis na vida intrafísica; a assunção das autorresponsabilidades assistenciais; o autodesassédio; o trabalho pessoal do assistente para ampliar as posturas cosmoéticas. Parafatologia: a teática do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o estado de minipeça lúcida do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o reflexo do esbregue no Curso Intermissivo (CI) na assistência realista; a heterorretrocognição favorecendo o acerto na dosagem tarística; o conscienciês eliminando a ambiguidade na comunicação; a assistência parapsíquica da Multidimensiologia; a vivência dupla (intra e extrafísico) da multidimensionalidade lúcida. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo discernimento cosmoético–cognição útil; o sinergismo maturidade consciencial–inteligência evolutiva (IE)–construtividade cosmoética; o sinergismo palavras esclarecedoras–energias empáticas; o sinergismo afetividade-parapsiquismo-mentalsomaticidade. Principiologia: os princípios da Cosmoeticologia; o princípio de, sempre quando possível, falar a verdade; o princípio de o limite da assistencialidade da tares ser o acumpliciamento patológico; o princípio pessoal da evitação da ambiguidade nas intercomunicações; o princípio cosmoético “aconteça o melhor para todos”; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente; o princípio da descrença (PD). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) norteando o acerto na assistência. Teoriologia: a teoria da singularidade consciencial; a teoria da isca lúcida com objetivos assistenciais; a teoria da evolutividade continuada. Tecnologia: a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica do acoplamento áurico diagnóstico; a técnica do anonimato assistencial; a técnica da tenepes; a técnica do arco voltaico craniochacral objetivando o despertamento maior da holomemória; a técnica de acolhimento do heteroconscienciograma; a técnica de receitar a leitura de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia. Voluntariologia: o voluntariado da tares. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana. Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia. Efeitologia: o efeito da mutualidade interassistencial; os efeitos da verdade relativa de ponta; o efeito da assistência personalizada na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) do assistido. Neossinapsologia: as neossinapses obtidas por meio da interassistencialidade; as parassinapses interassistenciais. Ciclologia: o ciclo recebimento-retribuição; o ciclo assistido-assistente. Enumerologia: a necessidade cosmoética da ambiguidade; a necessidade paradireitológica da ambiguidade; a necessidade precisa da ambiguidade; a necessidade causal da ambiguidade; a necessidade lúcida da ambiguidade; a necessidade pontual da ambiguidade; a necessidade gradual da ambiguidade. O vocabulário adequado ao assistido; o conteúdo adequado ao assistido; a contextualização adequada ao assistido; o momento adequado ao assistido; a argumentação adequada ao assistido; a empatia adequada ao assistido; a força presencial adequada ao assistido. Binomiologia: o binômio ambiguidade-coerência; o binômio autoconsciencialidade atual–autopensenidade pretérita; a ambiguidade cosmoética da união inteligente dos contrários no binômio admiração-discordância; o binômio mentiras brancas–concessões; o binômio concessões seletivas–ambiguidades não corruptoras próprios da Cosmoeticologia; o binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio minipeça-maximecanismo. Interaciologia: a interação lucidez-discernimento; a interação assistente-assistido. Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo diplomacia sociosa–diplomacia tarística; o crescendo dos patamares evolutivos das consciências. Trinomiologia: o trinômio vontade-intencionalidade-determinação; o trinômio (trio) amparador extrafísico–assistente humano–assistido. Polinomiologia: o polinômio ambiguidade-interpretações-debates-consenso; o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento. Antagonismologia: o antagonismo ambiguidade necessária / acumpliciamento antiassistencial; o antagonismo ambiguidade necessária / ambiguidade espúria (murismo); o antagonismo entusiasmo taconístico / tecnicidade tarística; o antagonismo conduta padrão / conduta exceção; o antagonismo prolixidade / objetividade; o antagonismo argumentos subnivelados / argumentos apropriados; o antagonismo complexificação / simplificação. Paradoxologia: o paradoxo de a megaexplicitação cosmoética poder lançar mão do emprego da ambiguidade necessária; o paradoxo de quanto mais a conscin for coerente maior possibilidade tem de saber aplicar a ambiguidade necessária; o paradoxo de a coerência da heterocrítica estar embasada na autocrítica; o paradoxo de o emprego da ambiguidade necessária exigir da conscin alto grau de objetividade cosmoética; o paradoxo de a ambiguidade necessária possibilitar assistência precisa; o paradoxo de o bom emprego da ambiguidade necessária poder favorecer o assistido a ultrapassar a vida moral ambígua; o paradoxo da máxima compreensão manifestada por meio da omissão superavitária gerando a incompreensão alheia. Politicologia: a democracia; a meritocracia; a parapsicocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a assistenciocracia; a cosmoeticocracia. Legislogia: a lei da gradação evolutiva; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da empatia; a lei da ação e reação; a lei do maior esforço aplicada à interassistencialidade; a consciência versada nas leis da Paradireitologia; a lei de causação cosmoética. Filiologia: a assistenciofilia; a parapsicofilia; a comunicofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia. Holotecologia: a interassistencioteca; a evolucioteca; a convivioteca; a energossomatoteca; a cosmoeticoteca; a prioroteca; a terapeuticoteca. Interdisciplinologia: a Assistenciologia; a Ambiguidadiologia; a Autodiscernimentologia; a Criteriologia; a Parapercepciologia; a Conviviologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapeuticologia; a Paracogniciologia; a Argumentologia; a Paradiplomacia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência assistente. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens taristicus; o Homo sapiens teaticus. V. Argumentologia Exemplologia: miniambiguidade necessária = aquela envolvendo esclarecimento de cunho intrafísico, ao modo de narrativa de fato ocorrido adaptada para criança ou adulto; maxiambiguidade necessária = aquela envolvendo esclarecimento de cunho extrafísico, ao modo de narrativa de parafato em dosagem a depender da maturidade do assistido. Culturologia: a cultura da Paradireitologia. Conscienciograma. Para a conscin interessada na Conscienciometrologia, ressalta-se a folha de avaliação 73 do livro Conscienciograma, na qual se estuda a variável coerência (atributo intrapsíquico da personalidade, pertencente ao conjunto das variáveis secundárias do ego), sob o aspecto da responsabilidade (qualidade ínsita à coerência) e tendo como enfoque prático essencial o cotejo conscin e ambiguidade. Ambiguidadiologia. Nessa folha de avaliação, a vigésima pergunta (correspondente ao nível evolutivo dos Serenões) objetiva levar o autoconscienciômetra à reflexão sobre o emprego cosmoético das concessões e as ambiguidades necessárias. Assistenciologia. Atinente à Taristicologia, importa à conscin assistente em evolução a diminuição gradual das próprias ambiguidades intraconscienciais vivenciadas e, ao mesmo tempo, o aprendizado do emprego da ambiguidade necessária, portanto cosmoética, para alcançar maior número de êxitos tarísticos. Paradoxalmente, a assistência deve ser equânime, porém não generalizante. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ambiguidade necessária, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 02. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Assistência realista: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 06. Consciência poliédrica: Conscienciometrologia; Neutro. 07. Disponibilidade assistencial autolúcida: Interassistenciologia; Homeostático. 08. Dosificação interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 09. Frieza assistencial cosmoética: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Limite do assistido: Paradireitologia; Neutro. 11. Megaexplicitação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Necessidade evolutiva: Autevoluciologia; Neutro. 13. Positividade ambígua: Holomaturologia; Nosográfico. 14. Princípio da responsabilidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Tempo assistencial: Interassistenciologia; Neutro. A HETERAVALIAÇÃO CONSCIENCIOMÉTRICA DO ASSISTIDO ALICERÇA O EMPREGO COSMOÉTICO DA AMBIGUIDADE NECESSÁRIA, INDICANDO A DOSAGEM ENERGÉTICA E CONTEUDÍSTICA DA ASSISTÊNCIA PERSONALIZADA. Questionologia. Na escala de 1 a 5, como avalia você, leitor ou leitora, o emprego da ambiguidade necessária nas assistências tarísticas? Qual o empenho pessoal na qualificação das abordagens assistenciais? Bibliografia Específica: 1. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; et al.; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; página 120. 2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 196 e 197. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 665. 4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 443, 1.590 e 1.594. 5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 185. 6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituo Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 532 e 572. R. N.