Alerta Recinológico

O alerta recinológico é o sinal ou advertência da necessidade de reciclagem intraconsciencial, apontado por fatos e parafatos, na evitação de saturações desnecessárias, promovendo renovações íntimas e estabelecendo novo patamar evolutivo.

Você, leitor ou leitora, valoriza os sinais emitidos pelos fatos e parafatos? Detecta tais alertas e busca realizar as reciclagens prioritárias?

      ALERTA RECINOLÓGICO
                                   (AUTORRECINOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O alerta recinológico é o sinal ou advertência da necessidade de reciclagem intraconsciencial, apontado por fatos e parafatos, na evitação de saturações desnecessárias, promovendo renovações íntimas e estabelecendo novo patamar evolutivo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo alerta deriva do idioma Italiano, all’erta, “interjeição militar para que os soldados se levantassem e ficassem em guarda; atento, vigilante”. Surgiu no Século XVI. O prefixo re vem do idioma Latim, re, “retrocesso, retorno, recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O termo ciclo deriva também do idioma Latim, cyclus, “período de anos”, e este do idioma Grego, kyklós, “círculo; roda; esfera”. Apareceu no Século XVIII. O prefixo intra provém do mesmo idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo consciência procede igualmente do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Aviso recinológico. 2. Sintoma recinológico. 3. Sinal recinológico. 4. Prenúncio da necessidade de recins. 5. Indício recinológico. 6. Indicador de recins. 7. Despertamento recinológico. 8. Alarme recinológico.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo alerta: alertador; alertadora; alertar; alertear; antialerta; hiperalerta; hipoalerta; maxialerta; minialerta.
          Neologia. As 3 expressões compostas alerta recinológico, minialerta recinológico e maxialerta recinológico são neologismos técnicos da Autorrecinologia.
          Antonimologia: 1. Desatenção recinológica. 2. Alheiamento recinológico. 3. Indiferença recinológica.
          Estrangeirismologia: o signum mutatio autoidentificado; o estado de evolutionary alert; o estado de estar atento to the signs full time.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Evoluciologia.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Vivenciemos minirreciclagens diárias. Vivamos observando tudo. Vigiemos nossa evolução.
          Citaciologia. Eis duas citações relativas ao tema: – Enxergar de verdade o que te atrasa, adianta (Swami Paatra Shankara, 1954–). Olhos que olham são comuns. Olhos que vêem são raros (John Oswaldo Sanders, 1902–1992).
          Proverbiologia. Eis 6 provérbios relacionados ao tema: “Onde há fumaça, há fogo”. “O pior cego é quem não quer enxergar”. “Debaixo desse angu tem caroço”. “1 olho no peixe, outro olho no gato”. “Em terra de cego, quem tem 1 olho é rei”. “Quando não compreendemos a dor, ela nos dilacera; quando entendemos os fins, ela nos aperfeiçoa”.
          Ortopensatologia. Eis, na ordem alfabética, 3 ortopensatas contributivas ao tema:
          1. “Alerta. Vamos viver cada vez mais alerta: a marcha do soldado não é muito diferente do trote do burro”.
          2. “Insatisfação. A insatisfação é um dos grandes motores da evolução consciencial”.
          3. “Saturação. Evidentemente, a acumulação das repetições exige maior esforço de reciclagem”. 2                                                          Enciclopédia da Cons cienciologia


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem intraconsciencial; o holopensene pessoal do discernimento evolutivo; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os exopensenes; a exopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade. os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o alerta recinológico; a identificação do sinal recinológico; as sincronicidades sendo elementos reveladores; a atenção acurada aos possíveis focos de recins; a autopesquisa continuada dos incômodos pessoais; a agudez pessoal para as recorrências nocivas; os desconfortos indicadores de priorizações evolutivas; a aplicação prática da inteligência evolutiva (IE); as relações frívolas; a atenção às manifestações constantes de baixa autestima; as crises de ansiedade frequentes; o estado de apatia; as autossabotagens recorrentes; a dificuldade em se posicionar; a desmotivação dos afazeres rotineiros; os apegos desnecessários; as percepções dos ganhos secundários; os medos diários; as manifestações preconceituosas; as antipatias gratuitas; as reclamações contínuas; a comunicação violenta; a dificuldade em situações de autexposição; o enfrentamento dos gargalos evolutivos; a alimentação descontrolada; o sono alterado; a baixa homeostase do psicossoma; o descuido com o soma; a dificuldade da escrita verbetográfica; o estado alterado de humor; a falta de paciência com determinados fatos; o incômodo nas relações sociais; a insatisfação profissional negligenciada; a evitação em assumir protagonismo; o hábito de manter os trafares; a dificuldade em assumir os trafores; as dificuldades com as discordâncias de ideias; a evitação em assumir liderança; as manifestações em subnível; a consciencioterapia profilática.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os acoplamentos energéticos patológicos; o vampirismo energético; a percepção de ataques extrafísicos; o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as sutis parapercepções nas dinâmicas parapsíquicas; os desconfortos no cardiochacra; as percepções das assimilações energéticas; o desequilíbrio energossomático; a inconstância das mobilizações energéticas; o sinal de alerta parapsíquico; a paraatenção; o recado parapsíquico; os banhos energéticos; a percepção do amparador extrafísico; as projeções conscientes lúcidas autesclarecedoras.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo atenção-reciclagem; o sinergismo fatos-parafatos; o sinergismo cérebro-paracérebro; o sinergismo animismo-parapsiquismo; o sinergismo autoparapsiquismo-autopesquisa; o sinergismo autoconhecimento-recin; o sinergismo sinalética-sincronicidade; o sinergismo da aplicação dos trafores pessoais na superação dos trafares.
          Principiologia: o princípio das autorreciclagens evolutivas; o princípio da descrença (PD); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do megafoco existencial; o princípio da interassistência; o princípio da busca constante da desperticidade; o princípio “quem procura, acha”; o princípio de o menos doente ajudar o mais doente.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de valores pessoais; o código pessoal de prioridades evolutivas; o código genético; o código paragenético.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial pelos autesforços; a teoria da autossuperação evolutiva; a teoria da atenção dividida; a teoria da escala evolutiva; a teoria do ponto recinológico; a teoria do paradigma consciencial; a teoria da sinalética energética parapsíquica pessoal; a teoria das verdades relativas de ponta (verpons); a teoria da reciclagem intraconsciencial; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons).
          Tecnologia: a técnica do EV; a técnica da tenepes; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da inversão existencial (invéxis); a técnica da reciclagem existencial (recéxis); as técnicas da projetabilidade lúcida (PL); a técnica do conscienciograma; a técnica da autoconsciencioterapia; a técnica da autexposição; a técnica da conscin-cobaia voluntária; a técnica da autovigilância permanente; a técnica da assim-desassim.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); os laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holoteca, Holociclo).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Paraprofilaxiologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia.
          Efeitologia: o efeito do Curso Intermissivo (CI) na predisposição à reciclagem; o efeito da Paragenética sobre a Genética; os efeitos positivos das tertúlias conscienciológicas; o efeito desassediador das reciclagens; o efeito recinológico do autenfrentamento; o efeito recexológico da postura de assistente; o efeito do perdão universal; o efeito do autoposicionamento evolutivo; o efeito da superação das ruminações pensênicas; o efeito assediador da autovitimização.
          Neossinapsologia: o abertismo consciencial propiciando a aquisição de neossinapses; as neossinapses adquiridas a partir da interação multidimensional com amparadores extrafísicos; as neossinapses energéticas.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo assim-desassim; o ciclo descrença-experiência-evolução; o ciclo atenção-observação-identificação-reciclagem.
          Enumerologia: o alerta recinológico menosprezado; o alerta recinológico isolado; o alerta recinológico reiterado; o alerta recinológico discreto; o alerta recinológico aproveitado; o alerta recinológico impactante; o alerta recinológico libertador.
          Binomiologia: o binômio alerta-ação; o binômio diagnóstico-reciclagem; o binômio reciclagem-evolução; o binômio fatos-parafatos; o binômio Autopesquisologia-Recinologia; o binômio traços-fardos identificáveis–traços-força utilizáveis.
          Interaciologia: a interação energética dos chacras; a interação multidimensional; a interação sinais-sinalética-sintomas; a interação condicionamento-comportamento; a interação megatrafor-megatrafar; a interação recin-recéxis; a interação Conscienciometria-Consciencioterapia.
          Crescendologia: o crescendo da atenção dividida; o crescendo inteligência emocional–inteligência evolutiva; o crescendo prática do EV–domínio bioenergético; o crescendo evolutivo crise-crescimento.
          Trinomiologia: o trinômio atenção-reciclagem-evolução; o trinômio Paragenética-Genética-Mesologia; o trinômio concentração-atenção-lucidez; o trinômio sinalética anímica–sinalética bioenergética–sinalética parapsíquica.
          Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma–psicossoma–mentalsoma; o polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinômio acolhimentoesclarecimento-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio voluntariado conscienciológico–tenepes–verbetografia conscienciológica–docência conscienciológica.
          Antagonismologia: o antagonismo erro / correção; o antagonismo incômodo / reciclagem; o antagonismo atenção / desatenção; o antagonismo foco / dispersão; o antagonismo estagnação / evolução; o antagonismo verpons / verdades absolutas; o antagonismo ansiosismo / atenção.
          Paradoxologia: o paradoxo de as crises evolutivas auxiliarem na realização das recins; o paradoxo de assistir os outros sem ser assistencial para consigo.
          Politicologia: a política do melhor para todos; a lucidocracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia; a paradireitocracia; a cosmoeticocracia; a cognocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a assistenciocracia.
          Filiologia: a autoparapercepciofilia; a neofilia; a praticofilia; a coerenciofilia; a logicofilia; a parapsicofilia; a recexofilia; a evoluciofilia; a mentalsomatofilia; a criticofilia; a pesquisofilia; a priorofilia; a conscienciofilia. 4                                                          Enciclopédia da Cons cienciologia
          Fobiologia: a decidofobia; a etnofobia; a sociofobia; a criticofobia; a superação da autocogniciofobia; a disciplinofobia; a energofobia; a parapsicofobia; a extrafisicofobia; a cognofobia; o medo de assumir posicionamentos.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do impostor; a síndrome do bonzinho; a síndrome dos bastidores; a síndrome de burnout; a síndrome do pânico; a síndrome de Estocolmo; a síndrome de Poliana; a síndrome de Gabriela; a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a mania de ouvir sem escutar; a mania de procrastinar; a mania de se culpar; a mania de criar expectativa no outro; a mania de ruminar pensenes; a mania do solilóquio; a mania de não refletir antes de agir; a mania de desconfiar do outro; a mania do queixume autassediador.
          Holotecologia: a sinaleticoteca; a atencioteca; a evolucioteca; a parapsicoteca; a pesquisoteca; a cosmoeticoteca; a laboroteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Autorrecinologia; a Atenciologia; a Parapercepciologia; a Experimentologia; a Mentalsomatologia; a Paraprofilaxiologia; a Comunicologia; a Discernimentologia; a Priorologia; a Holomaturologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a pessoa desatenta; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a pessoa atenta.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeduadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens multidimensionalis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minialerta recinológico = o aviso do colega de voluntariado; maxialerta recinológico = o aviso do amparador extrafísico de função.
          Culturologia: a cultura da priorização evolutiva; a cultura da energossomática; a cultura da convivialidade interassistencial.
          Taxologia. Segundo a Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 22 temas, condições ou ocorrências a serem tomadas à conta de alertas recinológicos, merecedores de observação e reflexão:
          01. Bloqueio mentalsomático.
          02. Cansaço ao despertar.
          03. Carência afetiva.
          04. Descompensação energética.
          05. Desconforto emocional.
          06. Dificuldade financeira.
          07. Emocionalidade exarcebada.
          08. Estado de ansiedade.
          09. Evitação de autexposição.
          10. Indisposição física recorrente.
          11. Irritação frequente.
          12. Isolamento social.
          13. Manifestação de intolerância.
          14. Patopensenidade recorrente.
          15. Postura agressiva.
          16. Procrastinação nos afazeres.
          17. Ruminação pensênica.
          18. Satisfação malévola.
          19. Sentimento de vergonha.
          20. Sexualidade descompensada.
          21. Tristeza injustificada.
          22. Vazio existencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o alerta recinológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agenda recinológica: Autorrecinologia; Homeostático.
          02. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          03. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Autocompreensão recinológica: Autorrecinologia; Homeostático.
          05. Autoparapsiquismo recinológico: Parapercepciologia; Homeostático.
          06. Autossaturação intraconsciencial: Autoconscienciometrologia; Neutro.
          07. Autossinaleticometria: Autoparapercepciologia; Homeostático.
          08. Ganho secundário: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Gradiente recinológico: Pararreurbanologia; Homeostático.
          10. Mapeamento da sinalética: Autossinaleticologia; Neutro.
          11. Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático.
          12. Reciclagem integrada: Recexologia; Homeostático.
          13. Sinal de alerta: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          14. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
          15. Sinalizador evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 6                                                                         Enciclopédia da Cons cienciologia
  AS OBSERVAÇÕES ATENTAS AOS ALERTAS RECINOLÓGICOS EMITIDOS POR FATOS E PARAFATOS PROPICIAM
 ANTECIPAR RECICLAGENS CONSCIENCIAIS, GERANDO DINAMISMO EVOLUTIVO E EVITANDO AUTOSSATURAÇÕES.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, valoriza os sinais emitidos pelos fatos e parafatos? Detecta tais alertas e busca realizar as reciclagens prioritárias?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004, página 326 e 327.
           2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 366 a 374.
           3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 67, 872 e 1.425.
           4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 16 endereços; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 3 seções; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009, páginas 115, 297 e 347.
           5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994, página 525.
           Webgrafia Específica:
           1. Maia, Bárbara; Aprofundamento Recinólogico: Do Porão à Saúde Consciencial; Artigo; Conscientia; Revista Trimestral; Vol. 18; N. 4; Cognópolis, Foz do Iguaçu, PR; out-dez. 2014; páginas 367 a 374; disponível em:
<http://www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/672>; acesso em 24.02.19 às 17:29.
                                                                                                                      C. F. A.