A Ágora Cognopolita é a praça pública multifuncional da Cognópolis-Foz, tal qual núcleo político e parapolítico do Proto-Estado Mundial, objetivando estimular a convivialidade sadia entre os cognopolitanos através de atividades culturais e políticas, com destaque para a democracia pura do Conselho dos 500.
ÁGORA COGNOPOLITA (PARAPOLITICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A Ágora Cognopolita é a praça pública multifuncional da Cognópolis-Foz, tal qual núcleo político e parapolítico do Proto-Estado Mundial, objetivando estimular a convivialidade sadia entre os cognopolitanos através de atividades culturais e políticas, com destaque para a democracia pura do Conselho dos 500. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo ágora deriva do idioma Grego, agorá, “assembleia; praça pública; mercado”, conexo a ageíró, “reunir, decidir”. Surgiu no Século XIX. O primeiro elemento de composição cogn vem do idioma Indoeuropeu, gno, “conhecer”. O segundo elemento de composição polita procede do idioma Grego, pólis, “cidade; a cidade por excelência; a parte alta da cidade; reunião de cidadãos; Estado Livre; democracia”. Sinonimologia: 1. Ágora Cognopolitana. 2. Praça dos 500. 3. Praça da CCCI. 4. Assembleia cognopolita. Neologia. As 3 expressões compostas Ágora Cognopolita, Ágora Cognopolita Vivenciada e Ágora Cognopolita Teórica são neologismos técnicos da Parapoliticologia. Antonimologia: 1. Mercado público. 2. Feira de bairro. 3. Arena de shows. 4. Parque de diversões. 5. Gueto. Estrangeirismologia: o rapport interconscins; a coniunctio; a aura popularis; a awareness afetiva; a amicability; o attachment; a friendship; a amitié amoureuse; o día de la amistad; a mescla de diferentes backgrounds culturais; o viver side by side; a Plaza; a piazza; a Grand Place. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da convivialidade interassistencial. Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Assistenciologia significa partilha. Evoluímos sem mapas. Interação traz motivação. Inexistem fronteiras maxifraternistas. Melhoremos nosso convívio. Proxêmica significa evolução. Toda convivência ensina. Citaciologia: – Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã (Victor Hugo, 1802–1885). Proverbiologia. Eis 3 provérbios relacionados ao tema: – Mais vale um amigo na praça do que dinheiro em caixa. Os costumes de casa um dia vão à praça. Diz-me com quem andas e te direi quem és. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Cognópolis; os liberopensenes; a liberopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene pessoal da sociabilidade; o holopensene interassistencial sustentado pelos tenepessistas; o holopensene desassediado sustentado pelos seres despertos; o holopensene traforista da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a radicação vitalícia no holopensene da Cognópolis; o materpensene atrator de assistidos e assistentes da Cognópolis; o holopensene cognopolita na condição de conceptáculo evolutivo; o holopensene da convivência sadia. Fatologia: a Ágora Cognopolita; a Ágora Ateniense (elemento síntese e convergente da pólis clássica com auge no Século V a.e.c.); a sociedade aberta; o sistema aberto; o debate sobre a criação do Estado Mundial; o debate mundial; o minilaboratório sociológico; o desconforto imaturo na convivência com o pensamento diferente; o aparo das arestas dos egos executado pelas concessões cosmoéticas ao pensamento diferente; a queda definitiva do socialismo utópico; o início da queda do capitalismo neoliberal; as 72 etnias de Foz do Iguaçu; a movimentação migratória da Conscienciologia; o abertismo dos intermissivistas ressomados à Socin; o acid test da sustentabilidade das pesquisas da Conscienciologia; as empresas intrafísicas conscienciológicas; a filosofia cosmoética dos negócios; o pórtico do Bairro Cognópolis; o empreendedorismo multidimensional; a Basecon grupal avançada; os condomínios cognopolitanos; as residências proexogênicas; as 695 pessoas, vindas de outras cidades do Brasil e do Exterior (Ano-base: 2012), residindo em Foz do Iguaçu e sendo grande parte no Bairro Cognópolis; o Tertuliarium para 400 debatedores com funcionamento diário; a Holoteca; o Holociclo; a materialização teática da Cidade do Conhecimento; a democracia direta; o Conselho dos 500 da Cognópolis; o Areópago Conscienciológico. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as parapopulações; a comunex Interlúdio; a Pararreurbanologia; o megaentrosamento Socin-Sociex; o parassaneamento ambiental da Baratrosfera; a Parassociologia; a parassegurança da Cognópolis; a integração dos intermissivistas extrafísicos com os intermissivistas ressomados; a coerência multidimensional na assunção da identidade conscienciocêntrica; a afinidade proxêmica energossomática constituindo as comunidades e paracomunidades. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo implícito no conscienciocentrismo da Conscienciologia; o sinergismo potente das amizades; o sinergismo evolutivo da união dos afins; o sinergismo comunin-comunex com objetivos evolutivos comuns; o sinergismo proéxis individual–proéxis grupal; o sinergismo vínculo proexológico–amizade interconsciencial; o sinergismo interassistencial associação-cooperação. Principiologia: o princípio interassistencial; o princípio da convivialidade enquanto catalisador evolutivo; o princípio da evolutividade grupal; o princípio da Policarmologia; o princípio do Universalismo; os princípios da Parapoliticologia; o princípio da convivência pacífica com o pensamento diferente. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) predispondo a consciência à interassistencialidade maior; o código duplista de Cosmoética (CDC) enquanto pré-requisito para vivência da grupalidade avançada; a qualificação interassistencial do código grupal de Cosmoética (CGC); o código de etiqueta social; o código de valores pessoais. Teoriologia: a teoria da evolutividade consciencial; a teática do cultivo das amizades evolutivas; a teoria e a prática da evolução consciencial em conjunto com o grupo evolutivo; a teoria da espiral evolutiva ascendente aplicada à grupocarmalidade; a teoria da policarmalidade vivida; as teorias sobre a dinâmica grupal; a teoria da reurbex objetivando a desopressão do holopensene planetário. Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; a técnica do abertismo consciencial grupal; a técnica da conscienciofilia; a técnica parassemiológica da abordagem à identidade pessoal; as técnicas da abordagem inicial; a técnica da abordagem interconsciencial com ênfase no trafor. Voluntariologia: o voluntariado na Politicologia; o paravoluntariado da reurbanização extrafísica da Terra; o voluntariado conscienciológico potencializador da interassistencialidade; o voluntariado interassistencial dos epicons lúcidos; o voluntariado da interassistencialidade nos trabalhos do Apoio a Voluntários e Alunos (AVA); o voluntariado interassistencial sem radicalismos nem doutrinações; o paravoluntariado interassistencial da conscin tenepessista. Laboratoriologia: os 17 laboratórios conscienciológicos do Campus CEAEC; os 4 laboratórios conscienciológicos do Campus IAC; os 11 laboratórios conscienciológicos do Campus ARACÊ; os 6 laboratórios conscienciológicos do Campus IIPC, em Saquarema (Ano-base: 2012). Colegiologia: o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível da Antropologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Policarmologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível dos Gestores; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia. Efeitologia: os efeitos mutuamente enriquecedores das trocas de autexperiências variegadas; o efeito halo global da instalação do Proto-Estado Mundial; os efeitos autodefensivos da Geopolítica Desassediadora; o efeito abridor de caminhos do pioneirismo evolutivo; os efeitos do convívio cognopolitano potencializando a teática da grupalidade sadia; os efeitos homeostáticos do ajuntamento espacial de bases intrafísicas de tenepessistas; o efeito abrangente das conscins pacificadoras componentes de células pacifistas espalhadas pelo planeta atuando em conjunto com a reurbex, ao modo das Cognópolis. Neossinapsologia: a reciclagem das retrossinapses das democracias políticas vigentes pelas neossinapses da democracia pura; as neossinapses oriundas da convivência com o pensamento diferente; a necessidade das neossinapses universalistas; as neossinapses construídas pela associação complementar ou opositiva às ideias alheias; as neossinapses resultantes do cotejo entre consciências; as neossinapses formadas a partir do contato com novas estruturas socioculturais. Ciclologia: o ciclo amizades extrafísicas–amizades intrafísicas; o ciclo evolutivo distopia social–democracia plena; o ciclo articulação social–mobilização grupal–realização coletiva; o ciclo vida anônima–vida pública; o ciclo multiexistencial grupal (CMG); o ciclo relações sociais–relações parassociais; o entrosamento dos ciclos multidimensionais pessoais das minipeças interassistenciais lúcidas; o ciclo evolutivo encontros-desencontros-reencontros; o ciclo urbanização-degradação-reurbanização. Enumerologia: a integração cosmoética cognopolita; a convivência grupal harmônica; o lazer produtivo conjunto; a interação dos empreendimentos grupais; o congraçamento étnico universalista; o megaentrosamento interconsciencial eutímico; a teática da democracia pura. Binomiologia: o binômio paz local–paz global; o binômio reeducação-ressocialização; o binômio lar harmônico–vida social harmônica; o binômio admiração-discordância; o binômio comunin-comunex; o binômio vida pública–vida íntima; o binômio parapsiquismo interassistencial–inclusão parassocial. Interaciologia: o intercâmbio de verpons permeando a interação Ágora Cognopolita–Socin; a interação entre as múltiplas classes sociais e etnias, intermissivistas ou não; a interação despoluição ambiental–higienização parambiental; a interação Cognópolis-Interlúdio; a interação consciência-ambiente. Crescendologia: o crescendo social Ágora Cognopolita–Cognópolis–CCCI–Estado Mundial; o crescendo da aristocracia para a democracia; o crescendo Ética Humana–Cosmoética; o crescendo democracia global–democracia cósmica; o crescendo visionarismo–paraprospectiva; o crescendo inclusão social–inclusão parassocial; o crescendo tolerância–compreensão intercultural–convivência fraterna–universalismo vivido. Trinomiologia: o trinômio sociológico democracia–Direitos Humanos–evolução grupal; o trinômio ideológico liberdade-igualdade-fraternidade; o trinômio gregarismo-individualismo-universalismo; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio reurbanização-reeducação-ressocialização; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento. Polinomiologia: o polinômio centrífugo Egocarmologia-Duplocarmologia-Grupocarmologia-Policarmologia; o polinômio célula assistencial–órgão assistencial–sistema assistencial–organismo assistencial–comunidade assistencial; o polinômio História-cultura-identidade-pertencimento; o polinômio Economia-Política-Cultura-Socin; o polinômio árvores-frutos-flores-gramados; o polinômio infraestrutura básica–segurança ambiental–educação qualificada–liberdade de expressão; o polinômio gênero-etnia-classe-ideologia. Antagonismologia: o antagonismo isolacionismo / aglutinação; o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo democracia / capitalismo selvagem; o antagonismo autexposição / autencapsulamento; o antagonismo engajamento comunitário / alienação social; o antagonismo convívio acolhedor / acepção de pessoas; o antagonismo mundinho umbilicocêntrico / Cosmos. Paradoxologia: o paradoxo do Estado Mundial antibairrista despontar do Bairro Cognópolis; o paradoxo da evolução individual somente existir em grupo; o paradoxo do avanço das redes sociais (virtuais) acompanharem o declínio dos espaços públicos urbanos; o paradoxo adaptação urbana–inadaptação cognopolita; o paradoxo adaptação cognopolita–inadaptação urbana. Politicologia: a conscienciocracia; a proexocracia (Cognópolis); a cosmoeticocracia; a meritocracia evolutiva; a lucidocracia; a assistenciocracia; a invexocracia; a parapsicocracia; a democracia pura; o futuro governo planetário do Estado Mundial. Legislogia: as leis do gregarismo humano; a lei do maior esforço convivencial; a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis da preservação da privacidade; a lei do silêncio; a oposição patológica à lei da gregariedade humana; a obsolescência das leis de fronteira. Filiologia: a gregariofilia; a priorofilia; a evoluciofilia; a politicofilia; a etnofilia; a cosmofilia; a neofilia; a parapoliticofilia. Mitologia: o mito da consciência apolítica ou do apolitismo. Holotecologia: a convivioteca; a sociologicoteca; a recexoteca; a politicoteca; a culturoteca; a urbanisticoteca; a reurbanoteca; a cosmoteca. Interdisciplinologia: a Parapoliticologia; a Paradireitologia; a Paradiplomacia; a Parassociologia; a Intrafisicologia; a Urbanologia; a Geopoliticologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Cosmovisiologia; a Pararreurbanologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin comunitária; a pessoa comum; a pessoa anônima; a figura social. Masculinologia: o cognopolita; o condômino-cognopolita; o intermissivista; o proexista; o proexólogo; o conscienciólogo; o duplista; o duplólogo; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o retomador de tarefas; o homem de ação. Femininologia: a cognopolita; a condômina-cognopolita; a intermissivista; a proexista; a proexóloga; a consciencióloga, a duplista; a duplóloga; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a retomadora de tarefas; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens agglutinatorius; o Homo sapiens parapoliticus. V. Argumentologia Exemplologia: Ágora Cognopolita vivenciada = a praça da integração do Polo Discernimentum, enquanto embaixada das ICs; Ágora Cognopolita teórica = a praça idealizada qual núcleo político e parapolítico, enquanto piloto para o Estado Mundial. Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura da grupalidade quando operosa e cosmoética; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da amizade; a cultura da sociabilidade evoluída; as pontes culturais; a cultura da convivialidade multiexistencial. Proposta. A Ágora Cognopolita foi proposta oficialmente na tertúlia conscienciológica do dia 08.12.2009 na apresentação do verbete Retificação, com o nome de Praça dos 500, na ocasião da sugestão de se recriar o Conselho dos 500 aos moldes daquele existente na Grécia Antiga, reeditando a democracia pura na Cognópolis. Assinvéxis. O anteprojeto do plano piloto do Campus da Assinvéxis, apresentado na III Semana da Invéxis (2005) prevê a inserção de Miniágora ou anfiteatro como centro da interação entre os voluntários inversores. Convite. A Ágora Cognopolita pode ser novo atrativo da Cognópolis visando acolher possíveis intermissivistas, amigos e colegas da sociedade local, visitantes ou mesmo curiosos. Convergência. O papel da Ágora Cognopolita é convergir pessoas buscando a sinergia de esforços, tornando-se com o passar do tempo, grande ponto-nodal da Cognópolis. Tabelologia. A clássica Ágora de Atenas possuía elementos fixos, também existentes em outras Ágoras Gregas. Destacam-se, na tabela abaixo, 5 paralelos entre a Ágora Ateniense e a proposta da Ágora Cognopolita: Tabela – Cotejo Ágora Ateniense / Ágora Cognopolita Nos Ágora Ateniense Ágora Cognopolita Boule. A boule ateniense, sediada no Bou- Comissão. A Comissão de Gestão do leterium, era o Conselho dos 500, manten- Conselho dos 500, responsável pela orga1. do a missão de preparar terreno para as nização e pauta das respectivas assembleidecisões a serem tomadas pela ekklesia. as decisórias. Ekklesia. Assembleia do povo ou dos ci- Conselho dos 500. A instância decisória 2. dadãos, instância decisória principal e de- final cognopolita em Foz do Iguaçu (Anofinitiva da pólis democrática. -base: 2012). Feira. A feira ou mercado era ponto alto Eventos. As atividades tarísticas são me3. da Ágora Ateniense e elemento com maior gaatratores da Cognópolis, promovendo função atratora dos cidadãos. intenso networking mentalsomático. Prytaneion. Reunião dos prítanes. Evitava Convocação. Não há estrutura equivalenreunir todo o Conselho dos 500, atuando te ou semelhante na Cognópolis Foz. Se 4. na resolução de problemas rotineiros, tam- necessário, o Conselho dos 500 pode ser bém os encaminhava à ekklesia. convocado. Stoa. Corredor ou pórtico semiaberto, co- Holoteca e Tertuliarium. Locais destinamumente destinado ao uso público, onde dos ao público onde ocorrem exposições, 5. ocorriam debates com filósofos, feiras, ex- debates e as tertúlias conscienciológicas posições e discursos. gratuitas, abertas e diárias. Vitrine. Segundo a Debatologia, a Ágora Cognopolita pode ser o referencial ou vitrine intrafísica para o debate de temas de máxima importância para a Socin, aos moldes destes 5, dispostos em ordem alfabética: 1. Coletividade. Modelo sociológico e urbanístico para resolução da tensão permanente na vida em sociedade, a busca pela privacidade-metrópole e segurança-comunidade. 2. Democracia pura. Proposta de resgate revisado e ampliado da democracia grega, direta, com o foco na eliminação da política representativa e da figura do político profissional. 3. Ecologia. Plano cognopolita de longo prazo de tornar-se comunidade sustentável. 4. Economia. Modelo de comunidade geradora de emprego e renda locais, com foco na autossustentabilidade, através do estímulo da produção e comércio locais. 5. Evolução. A Ciência Conscienciologia, através do paradigma consciencial, contribuindo para o upgrade em outras áreas da Ciência Convencional. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Ágora Cognopolita, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abordagem macro-micro: Cosmovisiologia; Homeostático. 02. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro. 03. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro. 04. Consciência política: Politicologia; Neutro. 05. Crescendo Helenismo-Conscienciologia: Autodiscernimentologia; Homeostático. 06. Debate: Debatologia; Neutro. 07. Democracia: Parapoliticologia; Neutro. 08. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático. 09. Edificação conscienciocêntrica: Conscienciocentrologia; Homeostático. 10. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro. 11. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Proto-Estado Mundial: Parassociologia; Neutro. 13. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 14. Terra-de-todos: Intrafisicologia; Homeostático. 15. Viveiro evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. A ÁGORA COGNOPOLITA CONSTITUI VITRINE MULTIDIMENSIONAL EXPLICITADORA DO CONSCIENCIOCENTRISMO INTRAFÍSICO, OBJETIVANDO A MATERIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DOS CURSOS INTERMISSIVOS AVANÇADOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou a importância da Ágora Cognopolita para a integração e consolidação da Cognópolis-Foz? Reconhece a relação com o Proto-Estado Mundial? Filmografia Específica: 1. Alexandria. Título Original: Agora. País: Espanha. Data: 2009. Duração: 125 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 16 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Alejandro Amenábar. Elenco: Rachel Weisz; Max Minghella; Oscar Isaac; Ashraf Barhom; Michael Lonsdale; Rupert Evans; Richard Durden; Sami Samir; Manuel Cauchi; Homayoun Ershadi; Oshri Cohen; Harry Borg; & Charles Thake. Produção: Álvaro Augustín; & Fernando Bovaira. Desenho de Produção: Guy Hendrix Dyas. Direção de Arte: Dominique Arcadio; Matthew Gray; Stuart Kearns; Jason Knox-Johnston; & Frank Walsh. Roteiro: Alejandro Amenábar; & Mateo Gil. Fotografia: Xavi Giménez. Música: Dario Marianelli. Montagem: Nacho Ruiz Capillas. Cenografia: Larry Dias. Efeitos Especiais: All Effects; DDT Efectos Especiales; & El Ranchito. Companhia: Mod Producciones; Himenóptero; Telecinco Cinema; Canal+ España; & Cinebiss. Sinopse: Sob o domínio Romano, Alexandria é palco de violentas rebeliões religiosas. Judeus e cristãos competem pela soberania política, econômica e religiosa. A astrônoma Hypatia lidera grupo de discípulos lutadores para preservar a Biblioteca de Alexandria. Bibliografia Específica: 01. Balthazar, Alexandre; Lançado Projeto da Ágora Cognopolita; Reportagem; Jornal da Cognópolis; Mensário; Ano 16; N. 184; Foz do Iguaçu, PR; Novembro, 2010; primeira página (manchete). 02. Bauman, Zygmunt; Comunidade: A Busca por Segurança no Mundo Atual (Community: Seekink Safety in an Insecure World); trad. Plínio Dentzien; 142 p.; 9 caps.; 87 citações; 62 notas; alf.; 21 x 14 cm; br.; Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 7 a 11, 18 a 21 e 122 . 03. Coulanges, Foustel; A Cidade Antiga (La Cité Antique); revisoras Virgínia de A. Thomé; Ivete Batista dos Santos; & Célia Regina Rodrigues de Lima; trad. Fernando de Aguiar; XII + 642 p.; 47 caps.; 1 esquema; 2 enus.; glos. 614 termos; 1 índice analítico; 20,5 x 12,5 cm; br.; 4ª Ed.; 2ª imp.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2000; páginas 134 a 150 e 372 a 381. 04. Jacobs, Jane; Morte e Vida das Grandes Cidades (The Death and Life of Great American Cities); revisoras Maria Estela Heider Cavalheiro; & Cheila Aparecida Gomes Baião; trad. Carlos S. Mendes Rosa; X + 510 p.; 21 caps.; 4 esquemas; alf.; 20,5 x 15 cm; br.; 2ª imp.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2001; páginas 29 a 79 e 167 a 194. 05. Munford, Lewis; A Cidade na História: Suas Origens, Tranformações e Perspectivas (The City in History: Its Origins, its Transformations and its Prospects); trad. Neil R. da Silva; XII + 812 p.; 672 caps.; 152 citações; 86 fotos; 28 ilus.; 716 refs.; alf.; 23 x 15,5 x 6 cm; br.; 5ª Ed.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2008; páginas 156, 157 e 173 a 237. 06. Oliveira, Nara; Reeducação Patrimonial e Diálogos Interculturais; Artigo; Maria Izabel; et al.; Compiladoras; Anais 2003-2010 do Colégio Invisível da Cosmoeticologia; VII Encontro do Colégio Invisível da Cosmoeticologia; Natal, RN; 06-08.10.06; revisoras Erotildes Louly; & Adriana de Lacerda Rocha; 30 x 21 x 3,5 cm; enc.; Foz do Iguaçu, PR; Abril, 2011; páginas 332 e 333. 07. Penn, Mark J.; Microtendências, as Pequenas Forças por trás das Grandes Mudanças de Amanhã (Microtrends: The Small Forces behind Tomorrow´s Big Changes); trad. Adriana Rieche; 582 p.; 75 caps; 173 citações; 7 enus.; 41 gráfs.; 1 mapa; 638 refs.; 11 tabs.; alf.; 23 x 15,5 x 3,5 cm; br.; Best Seller; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 15 a 23 e 111. 08. Souza, Marcelo Lopes de; A Prisão e a Ágora: Reflexões em torno da Democratização do Planejamento e da Gestão das Cidades; VIII + 642 p.; 17 caps.; 23 enus.; 1 esquema; 16 fotos; 3 ilus.; 111 notas; alf.; 23 x 16 x 4 cm; br.; Bertrand Brasil; Rio de Janeiro, RJ; páginas 33 a 43, 69, 72, 260 a 272, 314 a 325, 335 a 337 e 586 a 592. 09. Vasconcelos, José Ramos de Neto; Democracia Pura: História e Atualidade, Reforma Política, Teoria e Prática sobre Governo sem Políticos Profissionais; int. Horst Haas; pref. Antonio Silvio Curiati; revisoras Denise Katchuian Dognini; & Marylene Pinto Michael; 188 p.; 2 partes; 12 caps.; 2 E-mails; 51 enus.; 3 esquemas; 1 foto; 4 ilus.; 1 mapa; 1 microbiografia; 3 organogramas; 1 tab.; 1 website; 22 notas; 90 refs.; 23 x 16 cm; br.; 2ª Ed.; Nobel; São Paulo, SP; 2007; páginas 55 a 63. 10. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 876. 11. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 347, 406, 407, 433, 494, 567, 851 e 992. 12. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 114, 148, 184, 185, 196 e 221. A. M. B.