A afetividade é o conjunto de fenômenos psíquicos capazes de se manifestar sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.
Qual a abrangência da questão da afetividade para você? A afetividade ajuda mais ou prejudica a autevolução lúcida?
AFETIVIDADE (PSICOSSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A afetividade é o conjunto de fenômenos psíquicos capazes de se manifestar sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo afetividade deriva do idioma Latim tardio, affectivus, “que exprime desejo; afetivo”. Surgiu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Afeto; afetuosidade. 2. Afeição. 3. Carinho. 4. Emotividade; sensibilidade. 5. Ansiedade afetiva. Cognatologia. Eis 8 cognatos derivados do vocábulo afeto: afetibilidade; afetividade; afetiva; afetível; afetivo; afetuosidade; afetuosa; afetuoso. Neologia. As duas expressões compostas afetividade primária e afetividade superior são neologismos técnicos da Psicossomatologia. Antonimologia: 1. Atimia. 2. Insensibilidade. 3. Antipatia. 4. Desafeição interconsciencial. 5. Cólera cega. 6. Ódio. Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, especialmente do autodiscernimento quanto à sexualidade. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Elevemos a afetividade. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Sexossomática; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade. Fatologia: a afetividade; a afeição; o amor; a fraternidade; o subcérebro abdominal; o porão consciencial; a afinidade; a empatia; a descarga emocional; a célula da Socin; os aborrecimentos; o acanhamento; o ansiosismo; a frustração; a ambiguidade dos sentimentos; a atimia. Parafatologia: o psicossoma na condição de paracorpo dos desejos; o difícil domínio das emoções animalizadas derivadas do psicossoma; os sentimentos elevados gerados pelo mentalsoma, o paracorpo do autodiscernimento. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo interconsciencial psicossômico. Principiologia: o princípio da afinidade. Codigologia: o código de valores pessoais. Tecnologia: a técnica de aquisição do senso universalista. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Psicossomatologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia. Efeitologia: os efeitos profiláticos duradouros do afeto na infância. Ciclologia: o ciclo de ectopias afetivas. Enumerologia: a amorosidade; o carinho; a meiguice; a ternura; a candura; a doçura; a brandura. Antagonismologia: o antagonismo Paragenética / Genética. 2 Enciclopédia da Cons cienciologia Paradoxologia: o paradoxo de a interprisão grupocármica ser o sustentáculo afetivo evolutivo. Filiologia: a familiofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a xenofilia; a fitofilia; a zoofilia. Fobiologia: a familiofobia; a neofobia; a xenofobia; a sociofobia; a fitofobia; a zoofobia. Maniologia: a religiomania; a idolomania; a gurumania; a angelomania. Mitologia: o desmonte das mitografias em geral. Holotecologia: a brinquedoteca; a gregarioteca; a convivioteca; a psicossomatoteca. Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Teomitologia; a Assediologia; a Subcerebrologia; a Concordanciologia; a Discordanciologia; a Intencionologia; a Interprisiologia; a Nostologia; a Temperamentologia. IV. Perfilologia Elencologia: a pessoa afetiva; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; a dupla evolutiva; a família nuclear; a família consciencial; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens affectuosus; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens effusivus. V. Argumentologia Exemplologia: afetividade primária = a da consciência egocármica ainda subjugada pelos instintos e possessividades da fase evolutiva subumana; afetividade superior = a da consciência policármica, lúcida quanto à interassistencialidade, dedicada à busca teática da megafraternidade. Culturologia: a cultura da convivência familiar; a cultura da mediocridade; a cultura da afetação. Biologia. Há estudiosos considerando as emoções como sendo manifestações diferentes dos sentimentos. As emoções são predominantemente biológicas, animalizadas. Os sentimentos constituem pensenizações vinculadas às emoções, contudo, entrando nas manifestações a racionalidade e o juízo autocrítico. Sentimentos. Segundo a Evoluciologia, a afetividade vai sendo gradativamente superintendida pelo autodiscernimento mais profundo e constante, quando a conscin começa a dominar as emoções dominadoras, instintos e impulsividades, gerados a partir do psicossoma, pelos sentimentos evoluídos derivados do paracorpo do autodiscernimento. Modalidades. As emoções são mais adstritas ao corpo humano, ao energossoma e ao psicossoma. A inteligência emocional é apenas unidade constituinte das 12 modalidades básicas de inteligências da conscin, dentro do universo da Conscienciologia. Inteligências. Sob a ótica da Holomaturologia, baseada no paracorpo do autodiscernimento, a inteligência emocional é inferior à inteligência propriamente intelectual, a caminho da conquista consolidada da inteligência evolutiva. Centragem. Pelos conceitos da Psicossomatologia, a afetividade é indispensável ao desenvolvimento natural da vida humana da consciex ressomada, daí porque, notadamente na puberdade, o carinho aconchegante do lar harmônico pode estruturar melhor a centragem da personalidade adulta bem formada. Manifestações. Do ponto de vista da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem evolutiva, em resumo, as 3 manifestações fundamentais da personalidade a partir da afetividade: 1. Afetividade. A afetividade funciona melhor na egocarmalidade, na tacon e na miniproéxis. 2. Raciocinologia. A racionalidade atua melhor na grupocarmalidade, na megatares e na maxiproéxis. 3. Autodiscernimentologia. O autodiscernimento trabalha melhor na policarmalidade, na Cosmoeticologia e na dinamização da Evoluciologia. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a afetividade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aborrecimento: Psicossomatologia; Nosográfico. 02. Acanhamento: Psicossomatologia; Nosográfico. 03. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico. 04. Autoinsegurança: Psicossomatologia; Nosográfico. 05. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro. 06. Efusividade: Psicossomatologia; Neutro. 07. Endosso sentimental: Psicossomatologia; Neutro. 08. Euforin: Psicossomatologia; Neutro. 09. Frustração: Psicossomatologia; Nosográfico. 10. Paravínculo: Psicossomatologia; Homeostático. 11. Reação exagerada: Psicossomatologia; Nosográfico. 12. Satisfação ambígua: Psicossomatologia; Neutro. 13. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático. 14. Satisfação malévola: Parapatologia; Nosográfico. 15. Síndrome do ostracismo: Perdologia; Nosográfico. 4 Enciclopédia da Cons cienciologia A ANÁLISE PROFUNDA DA PRÓPRIA AFETIVIDADE DIZ RESPEITO A TODA CONSCIN, HOMEM OU MULHER, JOVEM OU IDOSA, DE QUALQUER FORMAÇÃO CULTURAL OU HOLOCURRÍCULO, AQUI OU ALI, HOJE E SEMPRE. Questionologia. Qual a abrangência da questão da afetividade para você? A afetividade ajuda mais ou prejudica a autevolução lúcida? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; página 305. 2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 369, 573, 580, 667, 675, 700, 714, 720, 727, 731 e 732.