Aconchego

O aconchego é o ato ou efeito de aconchegar, o acolhimento ou amparo físico junto a alguém ou algo.

Você, leitor ou leitora, ainda carece de algum tipo de aconchego receptor? Em quais injunções existenciais?

      ACONCHEGO
                                (PSICOSSOMATOLOGIA)


                                        I. Conformática

         Definologia. O aconchego é o ato ou efeito de aconchegar, o acolhimento ou amparo físico junto a alguém ou algo.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O prefixo a provém do idioma Latim, ad, “em direção a; aproximação”. A palavra conchegar procede do mesmo idioma Latim, complicare, “enrolar; encaracolar; enroscar; agachar-se; encolher-se; acocorar-se”. Apareceu no Século XVI. O termo aconchego surgiu no Século XX.
         Sinonimologia: 01. Conchego. 02. Comodidade. 03. Aconchego animal. 04. Aconchego infantil. 05. Aconchego psicossomático. 06. Conforto físico. 07. Conforto moral. 08. Acolhimento fraternal; afeição; carinho. 09. Receptibilidade calorosa. 10. Efusividade; sensibilidade.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 26 cognatos derivados do vocábulo aconchego: aconchegada; aconchegado; aconchegador; aconchegadora; aconchegante; aconchegar; aconchegativa; aconchegativo; conchegada; conchegado; conchegar; conchegativa; conchegativo; conchego; desaconchegada; desaconchegado; desaconchegador; desaconchegadora; desaconchegamento; desaconchegante; desaconchegar; desaconchegável; desaconchego; desconchegado; desconchegar; desconchego.
         Neologia. As duas expressões compostas aconchego fisiológico e aconchego patológico são neologismos técnicos da Psicossomatologia.
         Antonimologia: 01. Desaconchegado; desaconchego. 02. Desconchegado; desconchego. 03. Aspereza; desafeição; egocentrismo; insensibilidade. 04. Desumanidade; hostilidade; misantropia. 05. Receptividade gélida; repúdio; xenofobismo. 06. Desconforto físico; psicose pós-parto. 07. Desconforto moral. 08. Universalismo humanista. 09. Universalismo adulto. 10. Universalismo mentalsomático.
         Estrangeirismologia: o aparato sensorium; o holding do tato da mãe; a happy hour; o attachment; o shelter.
         Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao tato.


                                          II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da afetividade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o predomínio do sen.
         Fatologia: o aconchego; o aconchego doador; o aconchego receptor; o aconchego psicossomático; o aconchego mentalsomático; o instinto subumano; a maternagem; a lactância; a amamentação natural; a primeira infância; a segunda infância; a pré-adolescência; a quarta idade humana; a assistência social; a assistência pública; os serviços da maternidade; o berçário; a zona de conforto pessoal; o conforto do lar; o aconchego do ninho; o aconchego dos avós; o ambiente descontraído; a doçura das palavras aconchegantes; o aconchego psicológico; o aconchego pedagógico; o acolhimento fraterno; o conforto presencial; a compensação afetiva; o aconchego do dormitório; o aconchego da base intrafísica; o conforto hospitalar; a assistência pós-operatória pela família; o aconchego no inverno; a assistencialidade; o humanitarismo; a solidariedade; a afetividade calorosa; o acolhimento fervoroso; o abraço efusivo; a fase pós-parto; o carinho aconchegante do lar; o agasalho; o bem-estar; o calor humano; a calentura; a proteção; o arrimo; o abrigo confortável; a comodidade física satisfeita; a intimidade tranquila; o ambiente acolhedor; a sensação de segurança; a sedução; a irresistibilidade; a carência afetiva; a autossegurança; o carneirismo; a interiorose; o endosso sentimental; a ratificação afetiva; o apoio emocional; o comprazimento; o megatrafor do altruísmo; a tarefa da consolação (tacon); a oxitocina como sendo a substância do aconchego; a abnegação cosmoética; os Codependentes Anônimos (CoDA).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o amparo extrafísico de função; o paravínculo; o extrapolacionismo parapsíquico; o psicossoma na condição de paracorpo dos desejos; as Centrais Extrafísicas.


                                           III. Detalhismo

          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade.
          Enumerologia: a benignidade; a generosidade; a beneficência; a magnanimidade; o amparo; o fraternismo; a filantropia.
          Binomiologia: o binômio mãe-filho; o binômio afetividade-sexualidade; o binômio autodiscernimento-afetividade; o binômio rejeição ao aconchego–autismo; o binômio aconchego doador–aconchego receptor.
          Trinomiologia: o trinômio animalidade-aconchego-psicossomaticidade; o trinômio humanidade-universalismo-mentalsomaticidade.
          Polinomiologia: o polinômio postura-olhar-voz-gesto.
          Antagonismologia: o antagonismo aconchego receptor / universalismo doador; o antagonismo amor doador / amor credor.
          Politicologia: a democracia direta; a lucidocracia; a assistenciocracia.
          Filiologia: a zoofilia; a familiofilia; a conviviofilia; a duplofilia; a sociofilia; a energofilia; a gregariofilia.
          Fobiologia: a antropofobia.
          Sindromologia: a síndrome do infantilismo; a síndrome do canguru (a tríade mãe-filho-família; o kidult); a síndrome do medo; a síndrome do ninho vazio.
          Holotecologia: a brinquedoteca; a psicossomatoteca; a energossomatoteca; a convivioteca; a somatoteca; a gregarioteca; a sociologicoteca.
          Interdisciplinologia: a Psicossomatologia; a Energossomatologia; a Intrafisicologia; a Neonatologia; a Conviviologia; a Vinculologia; a Grupocarmologia; a Vivenciologia; a Conscienciometrologia; a Assistenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin minipeça assistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o recém-nascido; o neonato; o amparador extrafísico; o evoluciólogo; o filhinho de papai.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a recém-nascida; a neonata; a amparadora extrafísica; a evolucióloga; a filhinha de mamãe.
          Hominologia: o Homo sapiens effusivus; o Homo sapiens dependens; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens insecurus; o Homo sapiens acceptator; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens benevolus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: aconchego fisiológico = o holopensene, clima ou atmosfera de carinho da maternidade entre a mãe e o recém-nascido; aconchego patológico = o holopensene, clima ou atmosfera de pseudocarinho na estrutura das artimanhas das demagogias e lavagens subcerebrais de todas as origens e naturezas.
          Culturologia: a cultura da não-violência.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o aconchego, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro.
          02. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
          03. Antagonismo bem-estar / malestar: Psicossomatologia; Neutro.
          04. Autoinsegurança: Psicossomatologia; Nosográfico.
          05. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          06. Comodismo piegas: Psicossomatologia; Nosográfico.
          07. Dependência: Psicossomatologia; Nosográfico.
          08. Endosso sentimental: Psicossomatologia; Neutro.
          09. Faixa conscienciológica: Evoluciologia; Neutro.
          10. Harmoniologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
  POR TRÁS DE TODA DOAÇÃO DE ACONCHEGO IMPORTA, PRIMEIRAMENTE, FAZER A IDENTIFICAÇÃO DA REAL
     INTENCIONALIDADE DO PROMOTOR OU PROMOTORA,
 SE SURGE EM BASES COSMOÉTICAS OU PATOLÓGICAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda carece de algum tipo de aconchego receptor? Em quais injunções existenciais?