Adjetivação Tarística

A adjetivação tarística é a modificação qualitativa de determinada palavra ou expressão, com 1 ou mais adjetivos relevantes, evidenciando a essência neoparadigmática da realidade proposta e / ou apreendida, conceituada pela conscin, homem ou mulher, consciencióloga.

Você, leitor ou leitora, valoriza a força da adjetivação tarística? Em escala de 1 a 5, qual o grau de contribuição pessoal para a divulgação do confor conscienciológico?

      ADJETIVAÇÃO TARÍSTICA
                                      (COMUNICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A adjetivação tarística é a modificação qualitativa de determinada palavra ou expressão, com 1 ou mais adjetivos relevantes, evidenciando a essência neoparadigmática da realidade proposta e / ou apreendida, conceituada pela conscin, homem ou mulher, consciencióloga.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo adjetivação vem do idioma Latim, adjectivus, “adjetivo”, de adjicio, “atirar; lançar; pôr ao lado; ao lado de”. Apareceu no Século XIX. A palavra tarefa provém do idioma Arabe, tariha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”, derivada de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Surgiu no Século XVI. O prefixo es deriva do idioma Latim, ex, “movimento para fora; transformação”. O vocábulo claro vem do mesmo idioma Latim, clarus, “luminoso; brilhante; iluminado”. Apareceu no Século XIII. O sufixo mento procede também do idioma Latim, mentu, formador de substantivos derivados de verbos. O termo esclarecimento surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Adjetivamento esclarecedor. 2. Adjetivização pró-tares. 3. Adjetivação paradidática.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo adjetivo: adjectivo; adjetivada; adjetivado; adjetivador; adjetival; adjetivamento; adjetivar; adjetivável; adjetividade; adjetivizador; adjetivizar.
          Neologia. As 3 expressões compostas adjetivação tarística, adjetivação tarística básica e adjetivação tarística avançada são neologismos técnicos da Comunicologia.
          Antonimologia: 1. Adjetivação irrelevante. 2. Adjetivamento dispensável. 3. Adjetivização incoerente. 4. Adjetivamento ambíguo. 5. Adjetivação literária.
          Estrangeirismologia: a expressão top de linha; o nec plus ultra conformático; o link ideativo; a stylistic appropriateness; a communication strategy conscienciológica; o rapport comunicativo tarístico; o Verponarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade tarística.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Adjetivo é substantivo. Adjetivos: enfeites perigosíssimos. Adjetivemos com esclarecimento. Superemo-nos adjetivando substantivamente.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do detalhismo terminológico; o holopensene pessoal da Interassistenciologia; o materpensene ideativo; os lexicopensenes; a lexicopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade irresistível; a representação conformática mais adequada para a explicitação pensênica; o holopensene da palavra ideal; a retilinearidade pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade fomentando a exatidão tarística terminológica; a precisão ortopensênica grafada.
          Fatologia: a adjetivação tarística; a adjetivação substantiva; o adjetivamento evolutivo; a transposição paradigmática; o termo conscienciológico; a força da palavra certa; a complementação vocabular qualificadora; o vocábulo verponogênico complementar ao termo eletronótico; a neoabordagem com o resgate de expressão, menosprezada, subempregada ou malempregada; a neoabordagem sob forma de metáfora, ampliando retroconceito por associação de ideia; a adjetivação excessiva; o adjetivo emociogênico; o adjetivo “vazio”; a busca do cérebro dicionarizado; a pesquisa exaustiva nos dicionários; o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP); a conjugação da forma ao conteúdo prioritário; o temário conscienciológico; o autorado tarístico; os títulos dos livros conscienciológicos; as entradas (títulos) dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; a Seção Neologia enquanto mostruário verponológico; a Seção Exemplologia fomentando a adjetivação tarística; o ato conscienciográfico de pôr o dedo na ferida; a necessidade de especificação minudente; o emprego contumaz do detalhismo; a escrita precisa; a conceituação sendo superior ao léxico em si; a definição da neoideia; a redefinição da retroideia; o poliglotismo; os sufixos formadores de adjetivos; as predileções idiomáticas; as dileções estilísticas; a adjetivação apontando a opinião do autor; a Neomesologia Ressomática; a Terminologia Conscienciológica; o Conselho Internacional de Neologística (CINEO); os mais de 14.100 termos neológicos da Conscienciologia registrados na primeira edição do Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2014); a docência conscienciológica; o impacto cognitivo promovido pelo confor neológico; o poder interassistencial da palavra esclarecedora.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica; o desafio dos registros paraperceptivos; as dificuldades do translado parapsíquico; a amparo extrafísico de função; a parapercepção lexicológica; a solução parapsíquica; a palavra telepática; a ressignificação multidimensional; as evocações extrafísicas; a força multidimensional das expressões conscienciológicas; o aprimoramento do parapsiquismo intelectual para a qualificação tarística.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo neoconceito-neologismo; o sinergismo ideia-palavra; o sinergismo forma-conteúdo; o sinergismo Terminologia-Taristicologia.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD).
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à responsabilidade interassistencial.
         Tecnologia: a técnica da escolha das entradas enciclopédicas; as técnicas de explicitação precisa dos pensamentos; a composição técnica de modelos mentaissomáticos avançados.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Grafopensenologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível dos Lexicógrafos; o Colégio Invisível dos Verbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Autores da Conscienciologia.
         Efeitologia: o efeito tarístico da expressão neológica adjetivada.
         Neossinapsologia: a expressão favorecedora da formação neossináptica.
         Ciclologia: o ciclo neoideia–neoexpressão terminológica.
         Enumerologia: a adjetivação subjetiva / objetiva; a adjetivação anímica / parapsíquica; a adjetivação afetiva / mentalsomática; a adjetivação especializada / generalista; a adjetivação nosográfica / homeostática; a adjetivação vernacular / neológica; a adjetivação reiterativa / verponológica.
         Binomiologia: o binômio palavra-conteúdo; o binômio conteúdo ideático–forma linguística; o binômio função-forma; o binômio conteúdo-forma; o binômio conceito-preconceito; o binômio conscienciologês-conscienciês; o binômio varejismo consciencial–atacadismo consciencial.
         Interaciologia: a interação ideia-linguagem; a interação autorado-docência.
         Crescendologia: o crescendo de melhoramentos.
         Trinomiologia: o trinômio vocabulário-glossário-dicionário; o trinômio neoverdades-neoideias-neologismos; o trinômio detalhismo-exaustividade-circularidade; o trinômio verbetográfico título-Neologia-Exemplologia; o trinômio explicitação lógica–exatidão conceitual–adjetivação precisa.
          Polinomiologia: o polinômio coesão-coerência-concisão-compreensibilidade; o polinômio lexicológico cortical dicionário cerebral sinonímico–dicionário cerebral antonímico–dicionário cerebral analógico–dicionário cerebral poliglótico.
          Antagonismologia: o antagonismo palavra-ônibus / vocábulo preciso; o antagonismo texto técnico / texto poético; o antagonismo obscuridade / esclarecimento; o antagonismo termo artificial / termo elegante; o antagonismo expressão precisa / expressão ambígua; o antagonismo adjetivação literária / adjetivação conscienciológica; o antagonismo arcaísmo / neologismo.
          Paradoxologia: o paradoxo da inefabilidade da autovivência dos parafenômenos mais transcendentes.
          Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a proexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à tares.
          Filiologia: a lexicofilia; a pesquisofilia; a conscienciofilia; a grafofilia; a neofilia; a leiturofilia; a neofilia.
          Sindromologia: a superação da síndrome do conflito de paradigmas na Conscienciografologia.
          Holotecologia: a comunicoteca; a definoteca; a grafopensenoteca; a intelectoteca; a cognoteca; a parapsicoteca; a lexicoteca; a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Parapedagogiologia; a Conscienciografologia; a Taristicologia; a Conformaticologia; a Neologia; a Cognatologia; a Lexicologia; a Verbetografologia; a Enciclopediologia; a Verponologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o conscienciografologista; o reeducador; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o lexicólogo; o neologista.
          Femininologia: a conscienciografologista; a reeducadora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a lexicóloga; a neologista.
          Hominologia: o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens lexicographus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: adjetivação tarística básica = a expressão bivocabular conscienciológica adjetivizada compondo ideia de base intrafísica; adjetivação tarística avançada = a expressão bivocabular conscienciológica adjetivizada compondo neoideia de base extrafísica.
         Culturologia: a Multiculturologia Conscienciológica.
         Neologismos. Consoante a Paradigmologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 35 disciplinas conscienciológicas, indicativas dos valores evolutivos conscienciocêntricos, seguidas de seleção dos respectivos cognatos (adjetivos tarísticos), propulsores do paradigma consciencial:
          01. Amparologia: amparador; amparadora; amparável.
          02. Assistenciologia: assistencial; assistente; assistível.
          03. Conscienciometrologia: conscienciometrológica; conscienciometrológico; conscienciômetra.
          04. Cosmoeticologia: anticosmoética; anticosmoético; cosmoética; cosmoeticista; cosmoético.
          05. Cosmovisiologia: cosmovisiológica; cosmovisiológico.
          06. Desassediologia: desassediadora; desassediador; desassediante; desassediada; desassediado.
          07. Descrenciologia: descrenciológica; descrenciológico.
          08. Despertologia: desperta; desperto; despertável; despertogênica; despertogênico.
          09. Evoluciologia: evolutiva; evolutivo; evoluciogênica; evoluciogênico.
          10. Extrafisicologia: extrafísica; extrafísico.
          11. Holomaturologia: holomaturológica; holomaturológico.
          12. Holomnemonologia: holomnemônica; holomnemônico.
          13. Homeostaticologia: homeostática; homeostático.
          14. Interassistenciologia: interassistencial; interassistente; interassistível.
          15. Invexologia: inversível; inversivo; inversor; inversora.
          16. Macrossomatologia: macrossomática; macrossomático; macrossomável.
          17. Megafraternologia: megafraterna; megafraternal; megafraterno.
          18. Mentalsomatologia: mentalsomática; mentalsomático.
          19. Multidimensiologia: multidimensional.
          20. Neomesologia: neomesológica; neomesológico.
          21. Parapedagogiologia: parapedagógica; parapedagógico.
          22. Pensenologia: pensenedor; pensenedora; pensênica; pensênico; pensenológica; pensenológico.
          23. Proexologia: proéxica; proéxico; proexofílica; proexofílico; proexogênica; proexogênico; proexológica; proexológico.
          24. Projeciologia: projeciogênica; projeciogênico; projetada; projetado; projeciológica; projeciológico; projetiva; projetivo.
          25. Reciclologia: reciclável; reciclofílica; reciclofílico; reciclogênica; reciclogênico.
          26. Ressomatologia: ressomável; ressomática; ressomático.
          27. Retrocogniciologia: retrocognitor; retrocognitora; retrocognitiva; retrocognitivo.
          28. Serenologia: serena; serenável; sereno; serenológica; serenológico.
          29. Teaticologia: teática; teaticista; teático; teaticofílica; teaticofílico.
          30. Tenepessologia: tenepessável; tenepessista; tenepessológica; tenepessológico.
          31. Traforologia: traforina; traforino; traforista; traforológica; traforológico.
          32. Transafetivologia: transafetiva; transafetivo.
          33. Transmigraciologia: transmigrada; transmigrado; transmigrador; transmigradora; transmigranda; transmigrando; transmigrante; transmigratória; transmigratório; transmigrável.
          34. Verbaciologia: verbaciológica; verbaciológico; verbaciologista; verbacional.
          35. Voliciolinologia: antivoliciolínica; antivoliciolínico; voliciolínica; voliciolínico.
         Contrapontos. Segundo a Confrontologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 35 contrapontos entre adjetivações tarísticas e adjetivamentos comuns, contribuindo para as pesquisas terminológicas da Conscienciologia e respectivas reflexões dos interessados:
         01. Acrobacia mentalsomática versus acrobacia circense.
         02. Andaime consciencial versus andaime metálico.
          03. Aperitivo intelectual versus aperitivo alcoólico.
          04. Assistência tarística versus assistência humanitária.
          05. Ataque paraterapêutico versus ataque químico.
          06. Atrator ressomático versus atrator fatal.
          07. Autocídio cosmoético versus autocídio egoico.
          08. Autorado conscienciológico versus autorado literário.
          09. Bonde extrafísico versus bonde urbano.
          10. Bússola consciencial versus bússola magnética.
          11. Calculismo cosmoético versus calculismo interesseiro.
          12. Candidatura evolutiva versus candidatura partidária.
          13. Círculo mentalsomático versus círculo vicioso.
          14. Consciência reurbanizada versus consciência urbanizada.
          15. Docência conscienciológica versus docência acadêmica.
          16. Epicentro multidimensional versus epicentro geofísico.
          17. Equipe extrafísica versus equipe subterrânea.
          18. Escorregão evolutivo versus escorregão podal.
          19. Escrita megagescônica versus escrita comercial.
          20. Gabarito assistencial versus gabarito social.
          21. Ganho evolutivo versus ganho financeiro.
          22. Geopolítica Desassediadora versus Geopolítica Belicosa.
          23. Geronte dessomaticista versus geronte tanatofóbico.
          24. Higiene Consciencial versus higiene corporal.
          25. Identidade intermissiva versus identidade falsificada.
          26. Inteligência evolutiva (IE) versus inteligência podálica.
          27. Liderança cosmoética versus liderança coercitiva.
          28. Medida interplanetária versus medida nacional.
          29. Oficina extrafísica versus oficina mecânica.
          30. Parapsiquismo intelectual versus parapsiquismo emocional.
          31. Pesquisa seriexológica versus pesquisa escolar.
          32. Postura descrenciológica versus postura religiosa.
          33. Precocidade invexológica versus precocidade artística.
          34. Residência proexogênica versus residência comum.
          35. Reurbanização extrafísica versus reurbanização eleitoreira.
          Dosagem. Segundo a Interassistenciologia, a dosificação do esclarecimento exige a precisão comunicativa e o uso da adjetivação tarística.
          Escrita. Conforme a Conscienciografologia, vale considerar a amplitude de possibilidades das abordagens conscienciológicas, zelando pelo confor ideal e parcimônia nas adjetivações, evitando exageros, ambiguidades, redundâncias ou imprecisões, em prol da escrita tarística.
          Oralidade. Consoante a Parapedagogiologia, torna-se relevante ao professor a precisão nas expressões utilizadas, aliando a exatidão dos conceitos conscienciológicos à excelência da recuperação de cons dos assistíveis.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a adjetivação tarística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Achado formal: Conformaticologia; Homeostático.
          02. Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Conformática: Comunicologia; Neutro.
          04. Conscienciologês: Orismologia; Neutro.
            05.   Diferença semântica: Comunicologia; Neutro.
            06.   Diferencial da Conscienciologia: Evoluciologia; Homeostático.
            07.   Expressão pseudoterminológica: Neologismologia; Neutro.
            08.   Linguagem denotativa: Comunicologia; Neutro.
            09.   Louçania estilística: Taristicologia; Homeostático.
            10.   Matematização do conceito: Comunicologia; Neutro.
            11.   Palavra: Comunicologia; Neutro.
            12.   Palavra terapêutica: Interassistenciologia; Homeostático.
            13.   Resgate de expressão: Conformática; Neutro.
            14.   Título provocador: Comunicologia; Neutro.
            15.   Tradução parapsíquica: Parapercepciologia; Neutro.
    A ADJETIVAÇÃO TARÍSTICA INTEGRA O HOLOPENSENE
   CONSCIENCIOLÓGICO, SEMEANDO NA COMUNICOLOGIA
   PLANETÁRIA A GRAFOPENSENIDADE NEOLÓGICA, COSMOÉTICA E MEGAFRATERNA, NESSA ERA DA REURBEX.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, valoriza a força da adjetivação tarística? Em escala de 1 a 5, qual o grau de contribuição pessoal para a divulgação do confor conscienciológico?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1261.
            2. Idem; Dicionário de Neologismos da Conscienciologia; org. Lourdes Pinheiro; revisores Ernani Brito; et al.; 1.072 p.; 1 blog; 21 E-mails; 4.053 enus.; 1 facebook; 2 fotos; glos. 2.019 termos; 14.100 (termos neológicos); 1 listagem de neologismos; 1 microbiografia; 21websites; 61 refs.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 900 a 1039.
            3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 97.
                                                                                                                     D. D.