Verpon Sesquipedal

A verpon sesquipedal é o neoconceito evolutivo avançado expresso no vocábulo longo, extenso, comprido, com 10 ou mais sílabas (Lexicologia).

Você, leitor ou leitora, já se dedicou ao estudo das repercussões paracerebrais e evolutivas das verpons sesquipedais? Qual neologismo sesquipedal exerce efeito mais impactante sobre você? Por quais motivos?

      VERPON SESQUIPEDAL
                                 (VERPONOGRAFOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A verpon sesquipedal é o neoconceito evolutivo avançado expresso no vocábulo longo, extenso, comprido, com 10 ou mais sílabas (Lexicologia).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo verdade deriva do idioma Latim, veritas, “verdade; conformidade com o real”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo relativa procede também do idioma Latim, relativus, “relativo a”. Apareceu em 1536. A palavra ponta vem do mesmo idioma Latim, puncta, “estocada; golpe de ponta”, e esta de pungere, “picar; furar; entrar; atormentar; afligir; fazer sofrer; mortificar”. Surgiu no Século XIII. O termo sesquipedal provém igualmente do idioma Latim sesquipedalis, “que tem 1 pé e meio de comprimento; que é de comprimento desmedido”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Verpon sesquipedálica. 2. Verponologia sesquipedal. 3. Sesquipedalismo verponológico. 4. Neotermo evolutivo longo. 5. Sesquipedalismologia Verponológica.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 3 cognatos derivados do vocábulo sesquipedal: sesquipedalice; sesquipedalidade; Sesquipedalismologia.
          Neologia. As 5 expressões compostas verpon sesquipedal, verpon sesquipedal somática, verpon sesquipedal energossomática, verpon sesquipedal psicossomática e verpon sesquipedal mentalsomática são neologismos técnicos da Verponografologia.
          Antonimologia: 01. Verpon acróstica. 02. Sigla verponológica. 03. Verpon não sesquipedal. 04. Palavra sesquipedal comum. 05. Frase. 06. Tecnoleto. 07. Provérbio. 08. Clichê. 09. Gíria. 10. Poema.
          Estrangeirismologia: a qualificação do thesaurus cerebral; o Cosmocognitarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturescência da Autorretrocogniciologia Intermissiva.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares capazes de sintetizar o tema:
– Verpon sesquipedal: cosmossíntese. Sesquipedalismologia: singularidade plural.
          Coloquiologia: a palavra centopeia.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Verponologia; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os verponopensenes; a verponopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a autopensenização polifásica intelectual; a orismopensenização prioritária pró-tares; a maxiamplitude autopensênica parapsíquica objetivando o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); a lateropensenidade parapsíquica qualificando a Autoverponologia; a manutenção do holopensene pessoal da mentalsomaticidade teática através da produtividade intelectual tarística; o holopensene pessoal da Heuristicologia.
          Fatologia: a verpon sesquipedal; a verdade relativa de ponta complexa sintetizada em vocábulo único composto; o termo polissílabo instigante; a composição lexical direcionada, funcional e tarística; a braquigrafia estendida; a palavração didaticamente orientada; o vestido longo da ideia nuculânea; a extensão da Autoparapolineurolexicologia a partir do estudo dos morfemas (Afixologia); o domínio da linguagem aperfeiçoando a docência conscienciológica; a dissecção lexicológica (Detalhismologia) ampliando o atacadismo ideativo (Cosmovisiologia); a aglutinação morfêmica potencializando a aglutinação conceitual e, consequentemente, a aglutinação consciencial; a coerência conformática lexicológica expandindo a tares; a linguagem evolutiva 2                                                           Enciclopédia da Conscien ciologia patrocinadora da Recinologia; as verpons representando especialidades conscienciológicas; o papel da Neoverponologia nos trabalhos da reurbex; as epítomes evolutivas pró-conscienciês.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as ideias intermissivas sintetizadas em vocábulos-chave funcionando ao modo de senhas proexológicas; a verpon sesquipedal evocando o auge intermissivo; o campo semântico das ideias inatas pessoais (Genopensenologia); o grupocarma intelectual seriexológico se reencontrando a partir das verpons a fim de detalhá-las e expandi-las; a profissionalização do auto, hetero e gruporrevezamento interexistencial através da teática, verbação e exemplificação da Grafopensenologia Tarística.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo abecedário-silabário-Elucidarium; o sinergismo erudição-cosmovisão; o sinergismo neoideia-neoconceito-neologismo; o sinergismo autexperimentação-autocomprovação-autocompartilhamento; o sinergismo Verbetografologia Teática–Lexicologia Verponológica; o sinergismo intraconsciencialidade-grafopensenidade; o sinergismo síntese-análise.
          Principiologia: o princípio da manutenção cognitiva interexistenciológica.
          Codigologia: os códigos de comunicação humana e multidimensional (Comunicologia).
          Teoriologia: a teoria da trineoverpon.
          Tecnologia: a técnica do megapensene trivocabular.
          Voluntariologia: os voluntários da equipe de lexicógrafos do Holociclo.
          Laboratoriologia: os laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático (Holociclo, Holoteca e Tertuliarium).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Verponologia.
          Efeitologia: o efeito desassediador das verpons; o efeito cosmovisiológico da Lexicologia; o efeito cosmoético das verpons ao gerar crises de crescimento evolutivas; o efeito motivador da investigação verponológica; o efeito euforizante da Hiperpensenologia Evolutiva (Neoverponologia); o efeito irresistível das verpons; o efeito retroalimentador da Taristicologia.
          Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas pelas verpons sesquipedais.
          Ciclologia: o ciclo leitura-reflexão-compreensão-memória; o ciclo paraneossinapses intermissivas (CI)–genopensenidade (megacons)–neossinapses verponológicas (tares); o ciclo autoverbetográfico propiciando a colheita de neoverpons pessoais; o ciclo atacadismo-generalismo-vanguardismo; o ciclo circadiano envolvido na Verponologia; o ciclo verpon sesquipedal–debate conscienciológico–esclarecimento consciencial; o ciclo evolutivo das palavras (Etimologia).
          Enumerologia: a letra; a sílaba; a palavra; a frase; o parágrafo; o texto; o livro. A verpon comperta; a verpon complexa; a verpon composta; a verpon compacta; a verpon compendiosa; a verpon comprovada; a verpon comprida.
          Binomiologia: o binômio verpon sesquipedal substantiva–verpon sesquipedal adjetiva; o binômio neoverpon-desassédio; o binômio neoverpon-neologismo; o binômio verpon metafórica–rapport interconsciencial; o binômio cultura geral–neuroléxico verponológico; o binômio omnileitura funcional–parapsiquismo intelectual; o binômio Verponologia-Recinologia; o binômio neoverponidade-neorrealidade.
          Interaciologia: a interação constructo cerebral (Teoriologia)–parapercepto multidimensional (Conteudisticologia); a interação verpon comprimida–verpon-comprimido; a interação ortoépia-ortografia; a interação Parapolimatologia-Evoluciologia; a interação serendipitia-parapreceptoria; a interação sinalética energética–sinalética mentalsomática–chispa discernidora; a interação Orismologia-Conscienciologia.
          Crescendologia: o crescendo genopensene-hiperpensene.
          Trinomiologia: o trinômio Lexicologia-Enciclopediologia-Verponologia.
          Polinomiologia: o polinômio detalhismo-exaustividade-circularidade-inventividade.
           Antagonismologia: o antagonismo sinérese / diérese; o antagonismo palavra / conceito; o antagonismo significante / significado; o antagonismo verpon / dogma; o antagonismo palavras ao vento / palavras grafadas; o antagonismo Mentalsomatologia / Subcerebrologia; o antagonismo Arte (Psicossomatologia) / Ciência (Orismologia).
           Paradoxologia: o paradoxo das neoverpons gerarem retrocognições (intermissivas).
           Politicologia: a lucidocracia.
           Legislogia: a lei do maior esforço intelectual aplicada à Hiperpensenologia.
           Filiologia: a verbofilia; a cienciofilia; a comunicofilia; a gnosiofilia; a neofilia; a bibliofilia; a lexicofilia.
           Fobiologia: a sesquipedalofobia; a literofobia; a lexicofobia; a grafofobia; a bibliofobia; a xenofobia; a raciocinofobia; as verpons combatendo à neofobia evolutiva (Recinologia).
           Sindromologia: a profilaxia das síndromes neurodegenerativas (demenciais).
           Maniologia: a superação da subcerebromania.
           Holotecologia: a cognoteca; a neuroteca; a lexicoteca; a consciencioteca; a interassistencioteca; a verponoteca; a evolucioteca.
           Interdisciplinologia: a Verponografologia; a Sesquipedalismologia; a Neoverponologia; a Transverponologia; a Lexicologia; a Lexicotecologia; a Polineurolexicologia; a Mentalsomatologia; a Cosmovisiologia; a Heuristicologia; a Paracerebrologia; a Taristicologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a conscin enciclopedista; a conscin conscienciatra.
           Masculinologia: o intermissivista; o atacadista consciencial; o agente retrocognitor; o mentalsomatólogo; o bibliófilo; o filólogo; o lexicógrafo; o parapolímata; o neologista; o orismólogo.
           Femininologia: a intermissivista; a atacadista consciencial; a agente retrocognitora; a mentalsomatóloga; a bibliófila; a filóloga; a lexicógrafa; a parapolímata; a neologista; a orismóloga.
           Hominologia: o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens cosmocentricus; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens sapientior; o Homo sapiens paracerebralis; o Homo sapiens intellectualis.


                                          V. Argumentologia

           Exemplologia: verpon sesquipedal somática = o termo Automacrossomatologia; verpon sesquipedal energossomática = o termo Autoparassinaleticologia; verpon sesquipedal psicossomática = o termo Automegaequilibriologia; verpon sesquipedal mentalsomática = o termo Autoparapolineurolexicologia.
           Culturologia: a cultura da neofilia; a cultura do desassédio mentalsomático.
           Miniglossário. Segundo a Orismologia, eis, ordenados alfabeticamente, 100 exemplos de verpons sesquipedais representando áreas integrantes do saber conscienciológico (logias técnicas), classificadas a partir do número de sílabas, enumeradas com as respectivas divisões silábicas e sínteses definidoras, a fim de expandir a compreensão e cosmovisão do tema em debate:
           A. Termos decassilábicos (59 termos com 10 sílabas):
           01. Au.to.con.ver.gen.ci.o.lo.gi.a: o megafoco autoproexológico.
           02. Au.to.cos.mo.e.ti.co.lo.gi.a: a autoteática paradireitológica.
           03. Au.to.cos.mo.vi.si.o.lo.gi.a: a autoneomundividência ampliada. 4                                                    Enciclopédia da Conscien ciologia
  04. Au.to.des.as.se.di.o.lo.gi.a: a autodesperticidade continuada.
  05. Au.to.dis.cer.ni.men.to.lo.gi.a: o autojuízo crítico.
  06. Au.to.e.pi.cen.tris.mo.lo.gi.a: a autoliderança parapsíquica.
  07. Au.to.ex.pe.ri.men.to.lo.gi.a: a autodescrença científica.
  08. Au.to.ges.co.no.me.tro.lo.gi.a: a métrica autografopensenológica.
  09. Au.to.-Ho.los.so.ma.to.lo.gi.a: os paracorpos pessoais.
  10. Au.to.in.cor.rup.ci.o.lo.gi.a: a autoimunidade cosmoética.
  11. Au.to.in.ve.xo.me.tro.lo.gi.a: a aferição autoinversiva.
  12. Au.to.ma.cros.so.ma.to.lo.gi.a: o corpo supermaceteado autoproéxico.
  13. Au.to.ma.ter.pen.se.no.lo.gi.a: a bússola consciencial.
  14. Au.to.me.ga.ges.co.no.lo.gi.a: a obra-prima pessoal.
  15. Au.to.me.ga.pri.o.ro.lo.gi.a: as primoprioridades evolutivas.
  16. Au.to.me.ga.tra.fo.ro.lo.gi.a: os megatalentos pessoais.
  17. Au.to.mne.mos.so.ma.to.lo.gi.a: o corpo mnemônico pessoal.
  18. Au.to.or.to.pen.se.no.lo.gi.a: a retilinearidade autopensênica.
  19. Au.to.pa.ra.ce.re.bro.lo.gi.a: os megacons pessoais.
  20. Au.to.pa.ra.i.mu.no.lo.gi.a: o mitridatismo parapsíquico-interassistencial.
  21. Au.to.pa.ra.pes.qui.so.lo.gi.a: a autoparapesquisa intermissiva (pararrecin).
  22. Au.to.pa.ras.se.mi.o.lo.gi.a: a autopropedêutica parapsíquica.
  23. Au.to.pro.e.xo.gra.mo.lo.gi.a: o saldo da autoperformance proexológica.
  24. Au.tor.re.ve.za.men.to.lo.gi.a: o autencadeamento interexistencial lúcido.
  25. Au.tos.si.na.le.ti.co.lo.gi.a: o conjunto de sinais parapsíquicos pessoais.
  26. Au.to.tem.pe.ra.men.to.lo.gi.a: as autorreações conscienciais características.
  27. Au.to.trans.a.fe.ti.vo.lo.gi.a: a exteriorização da omnifraternidade plena.
  28. Au.to.tri.do.ta.ci.o.lo.gi.a: a autoteática intelectual, parapsíquica e comunicativa.
  29. Cons.ci.en.ci.o.gra.mo.lo.gi.a: o conscienciógrafo evolutivo (Conscienciograma).
  30. Cro.no.e.vo.lu.ci.o.lo.gi.a: os patamares evolutivos no tempo cronológico.
  31. Cro.no.in.ter.mis.si.o.lo.gi.a: a quantidade de tempo passado na extrafisicalidade.
  32. Des.co.in.ci.den.ci.o.lo.gi.a: o domínio da separação interveicular (holossomática).
  33. Ex.tra.cons.ci.en.ci.o.lo.gi.a: a lucidez quanto à exterioridade consciencial.
  34. Ho.lo.mne.mos.so.ma.to.lo.gi.a: a extensão da memória paracerebral.
  35. In.ter.as.sis.ten.ci.o.lo.gi.a: a qualidade do interauxílio consciencial sincero.
  36. In.ter.cons.ci.en.ci.o.lo.gi.a: a lucidez quanto às interrelações conscienciais.
  37. In.ter.mis.si.o.me.tro.lo.gi.a: a métrica da qualificação pré-ressomática.
  38. In.ter.pa.ra.ce.re.bro.lo.gi.a: a lucidez quanto à interação bipolineurolexical.
  39. In.tra.cons.ci.en.ci.o.lo.gi.a: a qualidade do microuniverso consciencial.
  40. Mul.ti.-Her.me.neu.ti.co.lo.gi.a: o patamar das ortointerpretações diversificadas.
  41. Neu.ro.cons.ci.en.ci.o.lo.gi.a: o estudo lúcido da interação cérebro-paracérebro.
  42. Or.to.in.ten.ci.o.no.lo.gi.a: a constância das intenções retas, sadias, cosmoéticas.
  43. Or.to.in.ter.mis.si.o.lo.gi.a: a intermissão cursista superavitária.
  44. Or.to.ta.qui.pen.se.no.lo.gi.a: a manifestação da velocidade pensênica equilibrada.
  45. Pa.ra.cons.ci.en.ci.o.lo.gi.a: a pesquisa das realidades parapsíquicas onipresentes.
  46. Pa.ra.cos.mo.vi.si.o.lo.gi.a: a mundividência multidimensional panorâmica.
  47. Pa.ra.di.ag.nos.ti.co.lo.gi.a: a Semiologia Parapsíquica Teática.
  48. Pa.ra.di.plo.ma.ci.o.lo.gi.a: a mediação interconsciencial madura.
  49. Pa.ra.-Her.me.neu.ti.co.lo.gi.a: a correta interpretação da pararrealidade em geral.
  50. Pa.ra.po.li.ma.ti.co.lo.gi.a: a caracterização da erudição parapsíquica assistencial.
  51. Pa.ra.pro.fi.la.xi.o.lo.gi.a: as vacinas holossomáticas, proéxicas e evolutivas.
  52. Pa.ra.pro.pe.deu.ti.co.lo.gi.a: o ortodiagnóstico holossomático e consciencial.
  53. Pa.ra.pro.so.po.gra.fo.lo.gi.a: os perfis conscienciais no contexto da seriéxis.
  54. Pa.ra.te.ra.peu.ti.co.lo.gi.a: as pesquisas da convalescência e cura holossomática.
  55. Plu.ri.e.xis.ten.ci.o.lo.gi.a: o detalhamento pesquisístico da serialidade existencial.
  56. Po.li.cons.ci.en.ci.o.lo.gi.a: as perquirições da policarmalidade vivenciada.
 Enciclopédia da Conscienciologia                                                                   5
          57. Re.tro.pa.ra.e.ti.o.lo.gi.a: as causas paragenéticas dos trafares e trafores.
          58. Se.mi.cons.ci.e.xi.o.lo.gi.a: o estudo das manifestações da semiconsciex.
          59. Te.le.o.bi.o.ti.po.lo.gi.a: a análise detalhada e comparativa dos retrossomas.
          B. Termos hendecassilábicos (20 termos com 11 sílabas):
          60. A.na.li.ti.co.pen.se.no.lo.gi.a: a exegese consciencial.
          61. Au.to.-Ho.lo.bi.o.gra.fo.lo.gi.a: o périplo autosseriexológico.
          62. Au.to.me.ga.cog.ni.ci.o.lo.gi.a: a autocognição evolutiva avançada.
          63. Au.to.or.ga.ni.za.ci.o.lo.gi.a: a autodisciplina ordenativa.
          64. Au.to.pa.ra.ge.ne.ti.co.lo.gi.a: a auto-herança multiexistencial.
          65. Au.to.pa.ra.per.cep.ci.o.lo.gi.a: o autoparapsiquismo lúcido.
          66. Au.to.pri.o.ri.za.ci.o.lo.gi.a: o autodiscernimento teático.
          67. Au.tor.re.tro.cog.ni.ci.o.lo.gi.a: as automemórias pluriexistenciais.
          68. Au.tos.su.fi.ci.en.ci.o.lo.gi.a: a autonomia cosmoética.
          69. Au.to.u.ni.ver.sa.lis.mo.lo.gi.a: a automegafraternidade vivenciada.
          70. E.vo.lu.ci.o.pen.se.no.lo.gi.a: a amplitude da pensenização pró-evolutiva.
          71. Ho.lo.per.cu.ci.en.ci.o.lo.gi.a: a totalidade multidiscriminatória da consciência.
          72. In.ter.co.o.pe.ra.ci.o.lo.gi.a: a interassistencialidade consciencial desinteressada.
          73. In.ve.xo.pro.fi.la.xi.o.lo.gi.a: a prevenção consciencial possibilitada pela invéxis.
          74. Ma.xi.pa.ra.fe.no.me.no.lo.gi.a: a vivência de parafenômenos avançados.
          75. Me.ga.eu.fo.ri.za.ci.o.lo.gi.a: o domínio da euforização consciencial máxima.
          76. Mul.ti.pa.ra.fe.no.me.no.lo.gi.a: a teática da pangrafia consciencial.
          77. Pa.ra.ge.o.po.li.ti.co.lo.gi.a: a geopolítica sob a perspectiva multidimensional.
          78. Pa.ra.ju.ris.pru.den.ci.o.lo.gi.a: a investigação das leis evolutivas (Paradireito).
          79. Pa.ras.sen.so.ri.a.men.to.lo.gi.a: a ausculta parapsíquica ambiental e consciencial.
          C. Termos dodecassilábicos (11 termos com 12 sílabas):
          80. Au.to.cons.ci.en.ci.o.me.tro.lo.gi.a: a autopesquisa técnica.
          81. Au.to.cons.ci.en.ti.za.ci.o.lo.gi.a: a autoconscientização evolutiva.
          82. Au.to.cos.mo.cons.ci.en.ci.o.lo.gi.a: o automegafenômeno transcendente.
          83. Au.to.in.ter.mis.si.o.me.tro.lo.gi.a: a métrica autoparaprocedencial.
          84. Au.to.or.to.ab.so.lu.tis.mo.lo.gi.a: o autoimperdoamento cosmoético.
          85. Au.to.pa.ra.pro.ce.den.ci.o.lo.gi.a: a pré-ressomática pessoal.
          86. Au.to.pa.ra.pro.fi.la.xi.o.lo.gi.a: as autoprevenções multidimensionais.
          87. Au.to.pa.ra.te.ra.peu.ti.co.lo.gi.a: a autocura consciencial.
          88. Cro.no.ne.o.ver.po.no.ge.no.lo.gi.a: a verponogênese efetivada no tempo.
          89. He.te.ro.en.cap.su.la.men.to.lo.gi.a: o grau de heteroblindagem parapsíquica.
          90. Pa.ra.a.na.to.mo.fi.si.o.lo.gi.a: a estrutura e funcionamento holossomático.
          D. Termos tridecassilábicos (7 termos com 13 sílabas):
          91. Au.to.ex.tra.po.la.ci.o.nis.mo.lo.gi.a: a antecipação evolutiva.
          92. Au.to.me.ga.pa.ra.fe.no.me.no.lo.gi.a: as autoparavivências mais avançadas.
          93. Au.to.om.ni.co.o.pe.ra.ci.o.lo.gi.a: o espectro da autopolivalência interassistencial.
          94. Au.to.pa.ra.per.cu.ci.en.ci.o.lo.gi.a: a megalucidez parapsíquica.
          95. Cons.ci.en.ci.o.te.ra.peu.ti.co.lo.gi.a: a terapia holossomática e consciencial.
          96. He.te.ro.cons.ci.en.ci.o.me.tro.lo.gi.a: o patamar da métrica evolutiva de outrem.
          97. Ne.o.en.ci.clo.pe.di.o.gra.fo.lo.gi.a: a escrita de enciclopédia de neoverpons.
          E. Termos tetradecassilábicos (3 termos com 14 sílabas):
          98. Au.to.pa.ra.cons.ci.en.ci.o.me.tro.lo.gi.a: a métrica multidimensional pessoal.
          99. Au.to.pa.ra.po.li.neu.ro.le.xi.co.lo.gi.a: as autoparaneossinapses analógicas.
         100. Au.to.trans.ver.po.no.neu.ro.le.xi.co.lo.gi.a: o dicionário cerebral pessoal de verpons transcendentes. 6                                                          Enciclopédia da Conscien ciologia
          Curiosologia. Observando a Sesquipedalismologia, a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico constitui a mais extensa da língua portuguesa, com 46 letras, 20 sílabas e 6 afixos, segundo o Grande Dicionário Sacconi.
          Neologismologia. No contexto da Conscienciologia, talvez 1 dos neologismos sesquipedais mais extensos seja o termo, Autotaquipararretropancogniciologia, com 34 letras, 16 sílabas e 7 afixos, proposto no Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (DAC).
          Semanticologia. Diante de tal realidade, vale indagar: você conhece tais significados?
Qual dos 2 expressa conceito evolutivamente mais complexo, útil e abrangente?


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a verpon sesquipedal, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Conscienciologês: Orismologia; Neutro.
          02. Cosmopensenização: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          03. Cosmovisão verponológica: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          04. Crescendo escriba-neoverbetógrafo: Seriexologia; Homeostático.
          05. Dicionário cerebral verponológico: Polineurolexicologia; Homeostático.
          06. Estilo Exaustivo: Estilologia; Neutro.
          07. Jargão: Comunicologia; Neutro.
          08. Neoverponidade: Neoverponologia; Homeostático.
          09. Orismopensenização prioritária: Orismologia; Homeostático.
          10. Palavra: Comunicologia; Neutro.
          11. Preço da verpon: Verponologia; Homeostático.
          12. Rendição à verpon: Autexperimentologia; Homeostático.
          13. TGV evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          14. Thesaurus cerebral: Polineurolexicologia; Homeostático.
          15. Verponarium: Verponologia; Homeostático.
     VERPON SESQUIPEDAL É SÍNTESE EVOLUTIVA COMPLEXA E PARADOXAL. EMITE SIGNIFICADO AVANÇADO E, AO MESMO TEMPO, DENUNCIA O HORIZONTE
    DA FUNDURA DA AUTOPARAPOLINEUROLEXICOLOGIA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se dedicou ao estudo das repercussões paracerebrais e evolutivas das verpons sesquipedais? Qual neologismo sesquipedal exerce efeito mais impactante sobre você? Por quais motivos?
                                                                                               P. F.