Verpon Retrocognitiva

A verpon retrocognitiva é o neoconceito evolutivo adstrito às pesquisas teáticas sistemáticas da Passadologia e / ou dos efeitos proexológicos da holomnemônica pessoal ou grupal, inseridas no contexto da Seriexologia.

Você, leitor ou leitora, já se dedicou às investigações retrocognitivas através das verpons conscienciológicas? Quais os resultados proexológicos daí derivados?

      VERPON RETROCOGNITIVA
                                      (VERPONOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A verpon retrocognitiva é o neoconceito evolutivo adstrito às pesquisas teáticas sistemáticas da Passadologia e / ou dos efeitos proexológicos da holomnemônica pessoal ou grupal, inseridas no contexto da Seriexologia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo verdade provém do idioma Latim, veritas, “verdade; conformidade com o real”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo relativa procede também do idioma Latim, relativus, “relativo a”. Apareceu em 1536. A palavra ponta vem do mesmo idioma Latim, puncta, “estocada; golpe de ponta”, e esta de pungere, “picar; furar; entrar; atormentar; afligir; fazer sofrer; mortificar”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição retro deriva também do idioma Latim, retro, “por detrás; atrás”. Apareceu no mesmo Século XV. A palavra cognitivo provém igualmente do idioma Latim, cognitum, de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Surgiu em 1873. O vocábulo retrocognição apareceu em 1901.
          Sinonimologia: 1. Verpon seriexológica. 2. Verpon holobiográfica. 3. Verpon passadológica. 4. Neoverpon retrocognoscitiva. 5. Neo-História Teática. 6. Verpon para-histórica.
          Neologia. As 3 expressões compostas verpon retrocognitiva, verpon retrocognitiva individual e verpon retrocognitiva coletiva são neologismos técnicos da Verponologia.
          Antonimologia: 1. Verpon prospectivológica. 2. Verpon precognitiva. 3. Verdade eletronótica. 4. Informação científica de ponta. 5. Avanço tecnológico.
          Estrangeirismologia: o faraway, so close seriexológico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Mentalsomatologia Teática.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relacionado ao tema: – Verpon retrocognitiva: Neopesquisologia.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das pesquisas retrocognitivas; os retropensenes; a retropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; o holopensene pessoal das investigações seriexológicas cotidianas; a pensenização polifásica funcional; o cotejo pensênico entre a retropersonalidade e a conscin atual (Materpensenologia).
          Fatologia: o hábito mentalsomático calçando o caminho para a lucidez holobiográfica.
          Parafatologia: a verpon retrocognitiva; a verponidade seriexológica; a Verponologia Holobiográfica; a verponogênese passadológica; a neoverpon para-historiográfica; os conceitos evolutivos abrindo os refolhos holomnemônicos pessoais e grupais; as verpons evocando a Paraprocedenciologia; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático ativando o coronochacra; o parapsiquismo intelectual teático expandindo a soltura paracerebral; as investigações da transverpon da personalidade consecutiva; a escrita atual com raízes pretéritas; a intertextualidade seriexológica; o autorrevezamento gesconológico; a lucidez quanto aos detalhes do hábito intelectual criando ambiente para as futuras retrocognições cognopolitas; a prioridade gesconológica transmitindo saberes urbi et orbi; o testemunho retrocognitivo grafado; as neopesquisas dos próprios vestígios holobiográficos; a contribuição educativa para a formação de consciência para-histórica consistente; as fontes de investigação retrocognitiva; o ato de saber juntar as pontas do próprio passado com a Historiografia Oficial; as evocações tecnicamente realizadas com fins interassistenciais; as verpons retrocognitivas calibrando o olhar seriexológico; os truísmos holobiográficos expandindo a cosmovisão seriexológica; o ricochete grupocármico inerente às personalidades consecutivas autoconscientes; o epicentrismo mentalsomático fomentando a Autodespertologia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Historiografologia-Parapercepciologia; o sinergismo Paracogniciologia-Memoriologia; o sinergismo verpon-desassédio; o sinergismo investigação-assistência; o sinergismo Paracronologia-Evoluciologia; o sinergismo Ficha Evolutiva Pessoal (FEP)–Mentalsomatologia; o sinergismo verbetografia–recuperação de megacons.
          Principiologia: o princípio da conservação autocognitiva seriexológica.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificado a cada vida.
          Teoriologia: a teoria da personalidade consecutiva.
          Tecnologia: a técnica do autoverponograma.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório radical da Heurística (Serenarium); os laboratórios de desassédio mentalsomático (Tertuliarium-Holociclo-Holoteca).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Verponologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível da Memoriologia; o Colégio Invisível dos seriexólogos.
          Efeitologia: o efeito autorrevezador das neoverpons; o efeito renovador da Conscienciologia; o efeito holomnemônico das tertúlias conscienciológicas; o efeito retrocognitivo da tenepes; o efeito sinalizador das parassincronicidades; o efeito seriexológico do compléxis; o efeito paragenético dos contatos humanos (Holobiografologia); os efeitos evolutivos porvindouros da identificação atual de retropersonalidade consecutiva.
          Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas pela Neoverponologia.
          Ciclologia: o ciclo autoverbetográfico sustentando o autorrevezamento gesconológico.
          Enumerologia: o passado revisitado; o pretérito reinvestigado; o ontem reperspectivado; o antigo atualizado; o démodé moderno; o obsoleto novo; o primevo hodierno.
          Binomiologia: o binômio futuro-passado; o binômio neoverpon-neologismo; o binômio Evoluciologia-Neurolexicologia; o binômio Omnileiturologia-Parapolimatologia; o binômio verpon-hiperpensenidade; o binômio retrossenha–identidade interassistencial; o binômio egocídio-policarma.
          Interaciologia: a interação mentalsoma-Historiografia; a interação verpon-tares; a interação tenepes-iniciação; a interação conceptáculo paracerebral–Central Extrafísica da Verdade (CEV); a interação hábito mentalsomático–cosmovisão retrocognitiva; a interação Para-Historiografia-Gesconografologia; a interação Verponologia-Desassediologia.
          Crescendologia: o crescendo seriexológico da Inteligência Evolutiva (IE).
          Trinomiologia: o trinômio Retrocogniciologia-Despertologia-Neoverponologia.
          Polinomiologia: o polinômio cérebro-coronochacra-paracérebro-mentalsoma.
          Antagonismologia: o antagonismo verpon conscienciológica / dogma científico.
          Paradoxologia: o paradoxo de o detalhe etológico poder revelar a complexidade seriexológica.
          Politicologia: a lucidocracia; a sofocracia; a cosmoeticocracia; a cognocracia; a proexocracia; a conscienciocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei da Parafisiologia Holossomática; a lei do retorno; a lei de causa e efeito; as leis da proéxis; as leis da Parageneticologia; as leis da Cosmoética; as leis sincrônicas do fluxo do Cosmos; a lei do maior esforço aplicada às autopesquisas retrocognitivas.
          Filiologia: a retrofilia; a pesquisofilia; a priorofilia; a neofilia; a evoluciofilia; a parapsicofilia; a cogniciofilia.
          Sindromologia: a evitação das síndrome das falsas memórias.
          Maniologia: o combate à nostomania.
          Holotecologia: a verponoteca; a cognoteca; a pesquisoteca; a pensenoteca; a retroteca; a historioteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Verponologia; a Retrocogniciologia; a Taristicologia; a Gesconologia; a Holomnemossomatologia; a Paracerebrologia; a Mentalsomatologia; a Parageneticologia; a Holossomatologia; a Comunicologia; a Seriexologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin enciclopedista; a conscin conscienciatra.
          Masculinologia: o intermissivista; o atacadista consciencial; o agente retrocognitor; o mentalsomatólogo; o bibliófilo; o filólogo; o parapolímata; o cosmovisiólogo; o verponólogo.
          Femininologia: a intermissivista; a atacadista consciencial; a agente retrocognitora; a mentalsomatóloga; a bibliófila; a filóloga; a parapolímata; a cosmovisióloga; a verponóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens cosmocentricus; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens sapientior; o Homo sapiens paracerebralis; o Homo sapiens intellectualis.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: verpon retrocognitiva individual = a megacalibragem intraconsciencial; verpon retrocognitiva coletiva = o crescendo Helenismo-Conscienciologia.
          Culturologia: a cultura da Autoconscientização Seriexológica.
          Neocognição. Sob a ótica da Intrafisicologia, as investigações verponológicas produzem o conhecimento novo, à frente, original, ainda não identificado pelas conscins.
          Descobrimento. Tal fato implica, habitualmente, em o verponólogo desbravar determinado campo cognitivo, dissecando e publicando os neoachados.
          Paradoxo. Fato paradoxal surge quando o campo cognitivo selecionado diz respeito ao passado. Apesar do passado ter passado, muitas novidades podem ser daí adquiridas, por exemplo, em função do novo momento no qual a consciência se encontra atualmente, podendo sobrepairar e, com isso, melhor analisar, deduzir e conquistar neovieses parapesquisísticos (não antevistos anteriormente), ao revisitar as vivências pretéritas a partir da Retrocogniciologia. Olhar para trás pode não significar retroceder.
          Verbetologia. Considerando a Verponografologia, eis ordenadas alfabeticamente, dentre outras, 50 verpons retrocognitivas, com as respectivas especialidades afins, selecionadas entre os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, a fim de ampliar a compreensão e cosmovisão quanto ao tema em debate:
          01. Agente retrocognitivo inato (Invexologia).
          02. Agente retrocognitor (Mnemossomatologia).
          03. Antepassado de si mesmo (Seriexologia).
          04. Autancestralidade (Autoparageneticologia).
          05. Autobagagem holobiográfica (Holobiografologia).
          06. Auto-herança parapsíquica (Seriexologia).
         07.  Autocobaia seriexológica (Autoparaconscienciometrologia).
         08.  Autoconscientização seriexológica (Autolucidologia).
         09.  Autoconsciexiabilidade retrocognitiva (Intrafisicologia).
         10.  Autocrítica remissiva (Autocriticologia).
         11.  Autodileção paragenética (Filiologia).
         12.  Autoidentificação seriexológica (Seriexologia).
         13.  Autopesquisa retrocognitiva de campo (Autorretrocogniciologia).
         14.  Autorretrocognição (Mnemossomatologia).
         15.  Benefício da autorretrocognoscibilidade (Autosseriexologia).
         16.  Cacoete holobiográfico (Autoconscienciometrologia).
         17.  Ciclo evolutivo pessoal (Evoluciologia).
         18.  Ciclo multiexistencial pessoal (Seriexologia).
         19.  Crescendo escriba-neoverbetógrafo (Seriexologia).
         20.  Crescendo Helenismo-Conscienciologia (Autodiscernimentologia).
         21.  Crescendo paraperfilológico (Seriexologia).
         22.  Crescendo retrocognição-neorresponsabilidade (Seriexologia).
         23.  Detalhamento retrocognitivo (Seriexologia).
         24.  Efeito da autosseriexialidade (Seriexologia).
         25.  Especialismo holobiográfico (Autoconscienciometrologia).
         26.  Estigma paragenético (Parageneticologia).
         27.  Gatilho retrocognitivo (Holomnemossomatologia).
         28.  Hábito retrocognitivo (Seriexologia).
         29.  Heterorretrocognição (Heterorretrocogniciologia).
         30.  Holomnemônica (Mnemossomatologia).
         31.  Megacalibragem intraconsciencial (Autopesquisologia).
         32.  Memória contínua (Holomemoriologia).
         33.  Nódulo holomnemônico (Holomnemossomatologia).
         34.  Olhar seriexológico (Parapercucienciologia).
         35.  Palimpsesto consciencial (Parageneticologia).
         36.  Paracaptação retrocognitiva (Para-Historiografia).
         37.  ParaDNA (Parageneticologia).
         38.  Paragenética retrossomática (Holobiografologia).
         39.  Parantecedência (Holobiografologia).
         40.  Parautobiografia (Parageneticologia).
         41.  Personalidade consecutiva (Seriexologia).
         42.  Prospecção seriexológica (Seriexologia).
         43.  Reencontro secular (Seriexologia).
         44.  Retroego antiproexológico (Seriexologia).
         45.  Retrossenha pessoal (Holomemoriologia).
         46.  Seriéxis alheia (Seriexologia).
         47.  Sinergismo tenepes-retrocognição (Interassistenciologia).
         48.  Teleobiotipologia (Ressomatologia).
         49.  Trio ínsito (Autorretrocogniciologia).
         50.  Zum mnemônico (Autorretrocogniciologia).
         Autorrevezamento. Atinente à Proexologia, as atuais verpons retrocognitivas serão, com grande probabilidade de acerto, temas de futuras obras escritas nas próximas vidas dos atuais intermissivistas. Cabe iniciarmos e mantermos tais pesquisas hoje para podermos ampliá-las, conscientemente, amanhã. Neoverpon: prioridade eterna.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a verpon retrocognitiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
          02. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
          03. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Autoconscientização seriexológica: Autolucidologia; Homeostático.
          05. Autodileção paragenética: Filiologia; Neutro.
          06. Benefício da autorretrocognoscibilidade: Autosseriexologia; Homeostático.
          07. Cosmovisão verponológica: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          08. Dicionário cerebral verponológico: Polineurolexicologia; Homeostático.
          09. Efeito da autosseriexialidade: Seriexologia; Neutro.
          10. Exumação historiográfica: Pesquisologia; Neutro.
          11. Neo-História: Historiografologia; Neutro.
          12. Orismopensenização prioritária: Orismologia; Homeostático.
          13. Palimpsesto consciencial: Parageneticologia; Neutro.
          14. Rendição à verpon: Autexperimentologia; Homeostático.
          15. Verpon sesquipedal: Verponografologia; Homeostático.
 A VERPON RETROCOGNITIVA É TEMÁTICA DE PESQUISA MUITO ADSTRITA AO HOLOPENSENE DA OXIMOROLOGIA.
 QUANTO MAIS A CONSCIÊNCIA ADQUIRE NEOCOGNIÇÃO
 EVOLUTIVA, MAIS OBTÉM COSMOVISÃO SERIEXOLÓGICA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se dedicou às investigações retrocognitivas através das verpons conscienciológicas? Quais os resultados proexológicos daí derivados?
                                                                                             P. F.