A valorização do CPC é o ato ou efeito de a consciência atribuir importância, qualidade, destaque e prioridade às cláusulas, alíneas, prescrições ou premissas do código pessoal de Cosmoética, em qualquer contexto ou dimensão existencial, a partir da aplicação teática dos autopreceitos, com seriedade, integridade, lisura e autoincorruptibilidade.
Você, leitor ou leitora, valoriza o próprio CPC? Mantém posturas autoimperdoadoras ou é complacente consigo mesmo(a)? Quais os indicadores objetivos das autossuperações conscienciais?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 VALORIZAÇÃO DO CPC (AUTOCOSMOETICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A valorização do CPC é o ato ou efeito de a consciência atribuir importância, qualidade, destaque e prioridade às cláusulas, alíneas, prescrições ou premissas do código pessoal de Cosmoética, em qualquer contexto ou dimensão existencial, a partir da aplicação teática dos autopreceitos, com seriedade, integridade, lisura e autoincorruptibilidade. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo valor vem do idioma Latim Tardio, valore, “valor; ser forte”. Surgiu no Século XIII. O termo valorização apareceu no Século XIX. A palavra código deriva do idioma Latim, codex, “escrito; registro; livro”, e esta do idioma Grego, kódikós. Surgiu no Século XV. O vocábulo pessoal procede também do idioma Latim, personalis, “pessoal”. Apareceu no Século XIII. O termo cosmos provém do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo vem do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética deriva do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Valorização do código pessoal de Cosmoética. 2. Observância estrita às cláusulas do CPC. 3. Valorização das autoprescrições cosmoéticas. 4. Autocomprometimento codigológico cosmoético. Neologia. As 3 expressões compostas valorização do CPC, minivalorização do CPC e maxivalorização do CPC são neologismos técnicos da Autocosmoeticologia. Antonimologia: 1. Desvalorização do CPC. 2 Banalização do CPC. 3. Negligência quanto aos autoprincípios. 4. Desleixo autevolutivo. Estrangeirismologia: a recta intentio; a banana technique às sugestões de assediadores; o Guiness Book of Records das autorrecins; a valorização da clear mind; o modus faciendi da mudança de hábitos; o fim do servum pecus dos assediadores; o acerto do timing proexológico pelo CPC. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à correção dos autequívocos. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Valorizemos nosso CPC. Comoética exige autocorreções. Evitemos banalizar autopatologias. CPC: autestatuto antiilicitude. Coloquiologia: a perda do bonde evolutivo devido à banalização dos autotrafares; as miniilicitudes jogadas para debaixo do tapete. Citaciologia. Eis duas citações referentes ao tema: – “A maioria dos homens são maus juízes quando seus próprios interesses estão em jogo” (Aristóteles 384–322 a.e.c.). “Quando se tira proveito da abnegação, ela corre o risco de perder sua dignidade” (Honoré de Balzac 1799–1850). Proverbiologia: – “Bem dizer faz rir, bem fazer faz calar”. Filosofia: o Altruísmo; a Holofilosofia; o Maxifraternismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autocosmoética; o holopensene salutar promovido pela teática do CPC; o autexame dos atos falhos predispondo ao holopensene amparado; os ortopenenes; o primado da ortopensenidade; a ortopensenidade enquanto via de ação principal da Cosmoética; a linearidade da autopensenização; a correção dos patopensenes; a eliminação da patopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade; o hábito de contrapensenizar o malfeito, mas pensenizar bem da consciência. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Fatologia: a valorização do CPC; a elaboração do CPC; a exigência da exequibilidade na composição do CPC; a memorização do CPC; a leitura diária do CPC; a atualização periódica do CPC; a interassistência entre as primeiras alíneas do CPC; a economia da vida consciencial; o aprofundamento da autorreflexão; o hábito de aprimorar os autodesempenhos; a assertividade nos autoposicionamentos; a autorrestauração imediata; a Cosmoética malentendida pela conscin autocorrupta; a linha tênue entre o prumo proexológico e o desvio automimético; os desvios proexológicos causados pela banalização das autodeficiências; o bifrontismo consciencial; a ingenuidade perante os trafares pessoais e alheios; a embromação pelos mecanismos de defesa do ego (MDEs); a autossaturação dos erros multimilenares; a Cosmoética enquanto fator principal para o continuísmo proéxico; a autabnegação cosmoética; os atos interassistenciais silenciosos; os autossacrifícios; o descarte da supervalorização do erro; os neovalores intermissivos; os valores pessoais compondo a Paraxiologia Universalista; a hombridade entre os intermissivistas; a intencionalidade pessoal; a autoincorruptibilidade; as revisões periódicas do nível de autocoerência; a manutenção da autocoerência; a manutenção da saúde mental; a Cosmoética ignorada pela Socin ainda patológica; os auto e heteroincômodos gerados pela manutenção da cosmoeticidade; a autovigilância ininterrupta; a inversão da Cosmoética; a identificação das necessidades pessoais e alheias; a anticonflituosidade íntima proporcionada pela retidão pessoal; a verbação; a imparcialidade na análise das própria ações; o senso de autocosmoética invexológica; a diminuição do egocentrismo; as recins continuadas; a mudança de hábito; o egocídio; o autoconstrangimento cosmoético mínimo; a renúncia cosmoética; a reciclagem do megatrafar; o CPC enquanto cartão de visita perante o evoluciólogo. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático predispondo atitudes cosmoéticas; a conexão com os amparadores extrafísicos otimizada pela Cosmoética; a autocosmoética predispondo à autoridade moral frente aos assediadores extrafísicos; o desenvolvimento parapsíquico alavancado pela retidão pessoal; o Paradireito; a abnegação sem volta do tenepessismo; a primener. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo proéxico proporcionado pelo nível de autocosmoeticidade; o sinergismo Cosmoética-verbação; o sinergismo intelectualidade-cosmoeticidade; o sinergismo tenepes-CPC; o sinergismo profissionalismo-probidade. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio “aconteça o melhor para todos”; o princípio da atualização constante do CPC; o princípio “isso não é pra mim”; o respeito aos princípios pessoais embasando o desenvolvimento da autoproéxis; o princípio da verbação como pré-requisito para assistência; o princípio da ortopensenidade enquanto base da Cosmoética; o princípio “se algo não é bom, não adianta fazer maquilagem”; o princípio da economia de males; o princípio da economia de bens. Codigologia: a precocidade na elaboração dos códigos existenciais; o código duplista de Cosmoética (CDC); as alíneas do código de conduta; os códigos de conduta pessoais; o codex subtilissimus pessoal; o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria e prática da Cosmoética; a teoria e prática do Universalismo. Tecnologia: as técnicas de elaboração do CPC; as técnicas de autoconsciencioterapia; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica de desarrumar arrumando; as técnicas de autorganização; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica da imobilidade física vígil (IFV). Voluntariologia: a Cosmoética enquanto diferencial do voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico da Energossomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Holofilosofia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Paradiplomaciologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapeuticologia. Efeitologia: os efeitos indesejáveis da negligência do CPC; o efeito reciclogênico do CPC; os efeitos da verbação perante os assistidos; o efeito pacificador da autocosmoética; os efeitos tarísticos do jovem exemplificando a Cosmoética. Neossinapsologia: as neossinapses necessárias à ortopensenização; o CPC fixando neossinapses. Ciclologia: o ciclo erro–conscientização do erro–correção do erro; os ciclos de atualização do CPC; o fim do ciclo vítima-algoz; a entrada no ciclo assistente-assistido. Enumerologia: a valorização do acerto; a valorização da autocrítica; a valorização do Curso Intermissivo; a valorização da verbação; a valorização dos amparadores; a valorização da autorreflexão; a valorização da autorrepresentatividade. A lisura; a ilibação; o escrúpulo; a integridade; a idoneidade; a honestidade; a probidade. Binomiologia: o binômio erros-reparações; o binômio erros-acertos; o binômio acerto–ganhos evolutivos; o binômio CPC-recin; o binômio autocosmoética-autocoerência; o binômio hábitos sadios–rotinas úteis; o binômio falar-fazer. Interaciologia: a interação com os amparadores pautada na Cosmoética; a interação entre conscins lúcidas pautada em princípios cosmoéticos; a interação com as consciências mais lúcidas; a qualificação das interações interconscienciais. Crescendologia: o crescendo de profundidade intraconsciencial das alíneas do CPC; o crescendo da assertividade nas ações pessoais. Trinomiologia: a Cosmoética aplicada ao trinômio poder-posição-prestígio; o trinômio vontade javalínica–intenção cosmoética–autorganização eficaz; o trinômio automotivação-trabalho-lazer predispondo à ortopensenidade. Polinomiologia: o polinômio consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação. Antagonismologia: o antagonismo valorização / banalização; o antagonismo correção / reprimenda; o antagonismo correção do erro / persistência no erro; o antagonismo conscin cosmoética / santo católico; o antagonismo conscin cosmoética / conscin vigarista; o antagonismo equipe / egão; o antagonismo autabnegação / preguiça; o antagonismo autabnegação / desejos egoicos. Paradoxologia: o paradoxo de a Cosmoética poder causar desconforto; o paradoxo da Cosmoética Destrutiva; o paradoxo de o erro poder predispor melhorias; o paradoxo do pseudoerro; o paradoxo de a Moral Cósmica abordar detalhes pequenos da vida. Politicologia: a cosmoeticocracia; a democracia; a lucidocracia; a proexocracia; a extinção da autocracia. Legislogia: a evitação da lei de Gérson; a incoerência da lei de Talião; as leis da Cosmoética; a lei de ação e reação; o respeito à legislação. Filiologia: a cosmoeticofilia; a homeostaticofilia; a decidofilia; a principiofilia; a recinofilia; a conscienciometrofilia; a ortopensenofilia; a acertofilia; a assistenciofilia. Fobiologia: a reciclagem da neofobia; a superação da autoconscienciofobia. Sindromologia: a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB) sabotanto o cumprimento do CPC; a síndrome da autossantificação predispondo ao murismo anticosmoético; a síndrome do salvador da pátria distorcedo as alíneas assistenciais do CPC; a síndrome do infantilismo favorecendo a ingenuidade frente aos autotrafares; a síndrome da dispersão consciencial sabotanto o continuísmo na aplicação do CPC. Maniologia: a eliminação da erromania; a superação da mania de competição. Mitologia: o mito de a autoincorruptibilidade ser inatingível; o mito de a conscin cosmoética ser sempre simpática; o mito de a ação cosmoética ser sempre complexa; o mito de ser necessário sempre pensar primeiro em si. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Holotecologia: a cosmoeticoteca; a invexoteca; a pensenoteca; a autorganizacioteca; a recinoteca; a mentalsomatoteca; a discernimentoteca; a despertoteca; a convivioteca; a consciencioterapeuticoteca. Interdisciplinologia: a Autocosmoeticologia; a Autorganizaciologia; a Pensenologia; a Proexologia; a Holossomatologia; a Invexologia; a Recinologia; a Recexologia; a Paraxiologia; a Desassediologia; a Evoluciologia; a Serenologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin cosmoética; a conscin organizada; a conscin diligente; a conscin detalhista; a conscin incorruptível; a personalidade íntegra. Masculinologia: o inversor existencial; o agente retrocognitor; o voluntário da Conscienciologia; o reciclante existencial; o tenepessista; o epicon lúcido; o duplista; o conscienciólogo; o maxidissidente ideológico; o cosmoeticista; o professor; o líder exemplar; o amparador intrafísico; o completista; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o escritor; o intelectual; o leitor; o cognopolita; o autodecisor; o conscienciômetra; o proexista; o exemplarista; o evoluciente; o econometrista consciencial. Femininologia: a inversora existencial; a agente retrognitora; a voluntária da Conscienciologia; a reciclante existencial; a tenepessista; a epicon lúcida; a duplista; a consciencióloga; a maxidissidente ideológica; a cosmoeticista; a professora; a líder exemplar; a amparadora intrafísica; a completista; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a escritora; a intelectual; a leitora; a cognopolita; a autodecisora; a conscienciômetra; a proexista; a exemplarista; a evoluciente; a econometrista consciencial. Hominologia: o Homo sapiens incorruptibilis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens antipathicus; o Homo sapiens antimodelus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens beneficus; o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens discernens; o Homo sapiens despertus. V. Argumentologia Exemplologia: minivalorização do CPC = o emprego ainda titubeante das alíneas autorretificadoras; maxivalorização do CPC = a superação consciente do megatrafar. Culturologia: a cultura do acerto; a cultura da limpeza; a cultura da lisura; a cultura da transparência. Intermissiologia. A consciência intermissivista mantém latente na intraconsciencialidade os princípios conscienciológicos fundamentais para a autoinserção na maxiproéxis grupal. Basta trazer à luz do autodiscernimento as cláusulas de tal código, a fim de atuar lucidamente na reurbanização planetária. Sabotagem. As automimeses, o porão consciencial e a parcialidade do egão inibem, embotam ou sabotam a conscientização das alíneas autoprescritivas de recins magnas da existência vigente. Há predisposição em sacrificar tudo em proveito próprio, antagonismo clássico da autabnegação cosmoética. Alíneas. A autocrítica, o autoimperdoamento e o autoortoabsolutismo na composição do código pessoal de Cosmoética são os recursos mais eficazes para o autenfrentamento dos megatrafares multimilenares. Valorização. A valorização do CPC pode surgir da autossaturação quanto à postura anticosmoética ou dos efeitos nocivos de erro proexológico grave. Contudo, a conscin intermissivista En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 lúcida, sobretudo a aplicante da técnica da inversão existencial, dispõe de profilaxias para evitar erros e omissões e compor o código de conduta pessoal a partir da Paraxiologia Intermissiva. Profilaxias. Eis, na ordem alfabética, 9 condições capazes de promover a profilaxia de erros e desvios proexológicos, ligadas à valorização do código pessoal de Cosmoética: 1. Aplicação: de técnicas autoconscienciométricas; de técnicas autoconsciencioterápicas; da técnica da tenepes. 2. Atenção: aos níveis de saúde mental. 3. Autabnegação: dos ganhos secundários da manutenção do trafar. 4. Autorreflexão: com periodicidade regular. 5. Eliminação: da ingenuidade perante os trafares pessoais. 6. Escuta ativa: dos feedbacks de compassageiros evolutivos. 7. Manutenção: das faculdades intelectuais. 8. Publicação: de gestações conscienciais. 9. Vínculo: com Instituição Conscienciocêntrica (IC). Assistência. O aprofundamento da vivência da Moral Cósmica implica atitudes concretas na vida humana e não somente elucubrações intelectuais. A vivência da autabnegação a partir da tares é o reflexo principal da aplicação da autocrítica sincera. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a valorização do CPC, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Amoralidade: Parapatologia; Nosográfico. 02. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 03. Autoconstrangimento cosmoético mínimo: Cosmoeticologia; Nosográfico. 04. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico. 05. Autocosmoética invexológica: Autocosmoeticologia; Homeostático. 06. Catarse cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 07. Codex subtilissimus pessoal: Autoparapercepciologia; Homeostático. 08. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 09. Economia da vida consciencial: Autoconscienciometrologia; Homeostático. 10. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático. 11. Paradoxo da autodissimulação: Cosmoeticologia; Nosográfico. 12. Princípios cosmoéticos: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Renúncia cosmoética: Anticonflitologia; Homeostático. 14. Senso de autocosmoética invexológica: Invexologia; Homeostático. 15. Valor existencial: Paraxiologia; Neutro. A VALORIZAÇÃO DO CÓDIGO PESSOAL DE COSMOÉTICA É PROXILAXIA SINE QUA NON PARA A CONSCIN, SENDO A BASE DA RENOVAÇÃO PARACEREBRAL E O FIM DAS INTERPRISÕES GRUPOCÁRMICAS MULTIMILENARES. Questionologia. Você, leitor ou leitora, valoriza o próprio CPC? Mantém posturas autoimperdoadoras ou é complacente consigo mesmo(a)? Quais os indicadores objetivos das autossuperações conscienciais? 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Bibliografia Específica: 1. D’Albuquerque, A. Tenório; Dicionário de Citações (Pensamentos, Aforismos, Imagens, Paradoxos, Epigramas); 8 Vols; 1.792 p.; 16.000 citações; 20 x 13,5 cm; enc.; Conquista; Rio de Janeiro, RJ; 1957–1960; página 25. 2. Moreira, Antonio; Provérbios Portugueses; Dicionário; IV + 408 p.; glos 18523 termos; 21 x 14 cm; br.; 4a Ed.; Notícias Editorial; Lisboa, Portugal; 1999; páginas 54 e 55. 3. Giannetti, Eduardo; O Livro das Citações; 457 p.; 4 seções; 36 caps.; 1 microbiografia; 1 epíl.; ono; 21,5 x 14 x 3 cm; br; 2a ed; 1a imp.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2008; página 157. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexi cográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 449. L. P. R.