Usufruto da Gratuidade Tarística Cognopolitana

O usufruto da gratuidade tarística cognopolitana é a fruição e valorização das atividades referentes à tarefa do esclarecimento, livres de ônus financeiro, ofertadas aos interessados pelas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) sediadas na Cognópolis de Foz do Iguaçu.

Você, leitor ou leitora, vem aproveitando as oportunidades evolutivas da gratuidade tarística na Cognópolis Foz? Teve alguma grata surpresa em eventos livres? Consegue aquilatar o enriquecimento da autopesquisa?

      USUFRUTO            DA    GRATUIDADE TARÍSTICA                     COGNOPOLITANA
                                   (COGNOPOLIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O usufruto da gratuidade tarística cognopolitana é a fruição e valorização das atividades referentes à tarefa do esclarecimento, livres de ônus financeiro, ofertadas aos interessados pelas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) sediadas na Cognópolis de Foz do Iguaçu.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo usufruto provém do idioma Latim, usus-fructus, “direito de uso, desfrute, fruição e gozo de um bem do qual não se é proprietário”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo gratuidade é de origem controversa. Segundo Antônio Geraldo da Cunha (1924–1999), procede do idioma Latim Tardio gratuitas, “gratuidade”. Para Antenor de Veras Nascentes (1886–1972) e José Pedro Machado (1914–2005), deriva do idioma Latim, gratuitus, “gratuito; dado ou recebido de graça”. Apareceu em 1772. A palavra tarefa vem do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Surgiu no Século XVI. O primeiro elemento de composição cogn procede do idioma Indoeuropeu, gno, “conhecer”. O segundo elemento de composição politana provém do idioma Grego, pólis, “cidade; a cidade por excelência; a parte alta da cidade; reunião de cidadãos; Estado livre; democracia”.
          Sinonimologia: 1. Fruição da gratuidade tarística da Cognópolis Foz. 2. Aproveitamento da tares gratuita na Cognópolis Foz.
          Neologia. As 4 expressões compostas usufruto da gratuidade tarística cognopolitana, miniusufruto da gratuidade tarística cognopolitana, maxiusufruto da gratuidade tarística cognopolitana e megausufruto da gratuidade tarística cognopolitana são neologismos técnicos da Cognopoliologia.
          Antonimologia: 1. Desaproveitamento da visita à Cognópolis. 2. Desperdício da atividade gratuita tarística na Cognópolis.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao aproveitamento das atividades e momentos pró-evolutivos.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Gratuidade: assistência sincera. Gratuidade: ação inteligente. Gratuidade: oportunidade retribuitiva. Gratuidade: usufruto meritório.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do aproveitamento das oportunidades; o holopensene pessoal da tares gratuita; o holopensene interassistencial; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os autopensenes; a autopensenidade produtiva; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade.
          Fatologia: o usufruto da gratuidade tarística cognopolitana; a Era da Fartura de informações; a escassez de interesse na fruição da tares gratuita disponível; a desvalorização da oferta grátis de conhecimento pró-evolutivo; o autacanhamento em solicitar informações sobre atividades gratuitas; a autoinibição para frequentar atividades gratuitas; o desperdício consciencial; o entendimento errôneo de somente as atividades pagas serem válidas; a viagem a Foz do Iguaçu programada para o mês das férias; o exame da agenda de eventos conscienciológicos ofertados, antes de programar viagem; a visita à Cognópolis; a caminhada pelos convidativos recantos idílicos da Cognópolis; a evitação do esbanjamento das oportunidades evolutivas; a introspecção feita a passos lentos na Aleia dos Gênios da Humanidade; as caminhadas salutares nas trilhas ecológicas; o momento íntimo da consciência na Praça da Paz; as atividades gratuitas das ICs; os momentos de bate papo informal e, ao mesmo tempo, tarístico; o usufruto de locais e atividades gratuitas disponíveis e propícios à autopesquisa dentro da Cognópolis; os encontros “ao acaso” dirimindo dúvidas; o aperitivo intelectual na livraria Epígrafe; a participação nas reuniões do Clube dos 500; a participação enquanto debatedor no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); a apresentação de verbete de autoria própria no Tertuliarium; a publicação de artigos nos jornais e revistas conscienciológicos; a participação na função de facilitador temático nas tertúlias matinais dominicais; o ato de debater com autocrítica no Círculo Mentalsomático, nas manhãs dos sábados; a curiosidade sadia satisfeita; as trocas de informações na Praça do Tertuliano; a autoqualificação para participar de equipin; o aproveitamento máximo da gratuidade tarística; a inteligência evolutiva (IE) aplicada ao antidesperdício de oportunidades evolutivas; a interassistência universalista gratuita facilitando a recuperação de cons e a dinamização da autevolução.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os insights recebidos dos amparadores extrafísicos durante as caminhadas no campus CEAEC; as informações extrafísicas avançadas captadas em conversas casuais; os esclarecimentos inesperados, apreendidos ao “acaso” dos campos bioenergéticos; o senso de paradever no exercício da autoproéxis; o autoparapsiquismo em desafio; a autopredisposição ao fenômeno da pangrafia; a aproximação com a equipex de função; a condição de projetor lúcido atuando ombro a ombro com os amparadores extrafísicos na intererassistencialidade.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das escolhas evolutivas; o sinergismo pensênico na programação existencial; o sinergismo das ações do paradever; o sinergismo senso de urgência evolutiva–utilidade pública; o aproveitamento do sinergismo conviviológico das companhias evolutivas; o sinergismo dos valores evolutivos.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo cosmoético; o princípio do aprimoramento da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a lucidez alinhada aos princípios cosmoéticos; o princípio da descrença (PD).
          Codigologia: o código pessoal vigente; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal da Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria de a vida humana atual valer por 15 vidas humanas pregressas; a teoria de só colher quem plantou; a teoria de ninguém fazer alguém evoluir se este não quiser; a teoria de cada pessoa ser o próprio legislador.
          Tecnologia: a técnica do dia evolutivamente útil; a técnica da priorização evolutiva; a técnica do detalhismo evolutivo; a técnica do antidesperdício; a técnica do aproveitamento do tempo; a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin); a técnica de viver evolutivamente.
          Voluntariologia: o voluntário das atividades conscienciológicas gratuitas à espera do assistido; o voluntariado ativo, eficiente e prestimoso da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Ressomatologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: o efeito autopesquisístico de atividades sequenciais; o efeito da concentração nos esforços pró-evolução; o efeito de a frequência em atividades gratuitas ser tão eficaz quanto nas remuneradas; o efeito salutar do desfrute cosmoético da gratuidade tarística.
          Neossinapsologia: as neossinapses resultantes de novas experiências e aprendizados; as neosssinapses evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo estagnação–virada evolutiva; o ciclo evolutivo seriexológico.
          Binomiologia: o binômio ócio-autodesperdício; o binômio ganhos prioritários–ganhos secundários; o binômio empenho pessoal–escolha acertada; o binômio autestagnação-autodesperdício; o binômio fruição-constrangimento; o binômio Era da Fartura–virada evolutiva; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação cláusula pétrea da proéxis–pré-intermissão; a interação dos sentidos para a identificação dos aportes evolutivos; a interação consciencial no aproveitamento da Era da Fartura tarística.
          Crescendologia: o crescendo da autocriticidade; o crescendo da fartura na colheita intermissiva; o crescendo da Ficha Evolutiva Pessoal.
          Trinomiologia: o trinômio usufruto-autoria-deturpação; o trinômio gratuidade-abuso-desperdício; o trinômio tares-aproveitamento-negligência; o trinômio antidesperdício-autaproveitamento-fartura mental adquirida; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento.
          Polinomiologia: o polinômio autodespreconceito-autodestemor-autoconfiança-automotivação-autorganização.
          Antagonismologia: o antagonismo atividades gratuitas / atividades pagas; o antagonismo público-alvo / público pagante; o antagonismo aluno gratuito aplicado / aluno pagante desinteressado; o antagonismo docente da tares motivado / docente remunerado desmotivado; o antagonismo conscin large / conscin perdulária; o antagonismo usufruto da gratuidade / usura.
          Paradoxologia: o paradoxo de o complexo Holociclo, Holoteca, Tertuliarium, com alto custo de manutenção, estar à disposição gratuita para usufruto de interessados; o paradoxo de títulos da Conscienciologia com record de vendas estarem colocados gratuitamente à disposição do público, em PDF, na Internet.
          Politicologia: a meritocracia do acesso gratuito à informação almejada e necessária no momento oportuno; a política de acesso à pareducação no Estado Mundial, disponível a todos; a Paradiplomacia na recepção de eventos gratuitos.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei de causa e efeito; a autolegislação.
          Filiologia: a decidofilia; a neofilia; a pesquisofilia; a taristicofilia; a cosmoeticofilia; a comunicofilia; a voliciofilia.
          Fobiologia: a cainofobia; a catagelofobia; a epistemofobia; a fronemofobia; a hipengiofobia; a humilhofobia; a sofofobia.
          Sindromologia: a síndrome da robotização consciencial; a síndrome da banalização consciencial; a síndrome da mediocridade evolutiva; a síndrome da Marasmologia.
          Maniologia: a mania de sempre ter de pagar por algo para valorizar; a mania de achar as coisas caras serem as melhores; a mania de acumular bagulhos pensênicos; a mania de se envergonhar para usar a gratuidade; a mania de desvalorizar a gratuidade; a mania de ser malagradecido; a mania de só frequentar atividades gratuitas.
          Mitologia: o mito de a informação gratuita ser duvidosa; o mito de o acesso à gratuidade ser vergonhoso.
          Holotecologia: a reurbanoteca; a recexoteca; a pensenoteca; a proexoteca; a intermissioteca; a cosmoeticoteca; a biografoteca; a ressomatoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca; a taristicoteca.
          Interdisciplinologia: a Cognopoliologia; a Desperdiciologia; a Farturologia; Priorologia; a Autoproexologia; a Pesquisologia; a Autopesquisologia; a Experimentologia; a Cogniciologia; a Cosmoeticologia; a Pensenologia; a Intermissiologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens gratuitus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens polymatha.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniusufruto da gratuidade tarística cognopolitana = a participação esporádica nas tertúlias da Enciclopédia da Conscienciologia; maxiusufruto da gratuidade tarística cognopolitana = as pesquisas no Holociclo / Holoteca e a participação diária nas tertúlias da Enciclopédia da Conscienciologia; megausufruto da gratuidade tarística cognopolitana = a participação full time nas atividades tarísticas grátis da Cognópolis Foz.
          Culturologia: a cultura do detalhismo experimental e vivencial; a cultura do aproveitamento de todas as oportunidades autevolutivas; a cultura da valorização da gratuidade; a cultura do usufruto tarístico em prol da interassistência.
          Taxologia. Eis, a título de exemplo, classificados por Instituições Conscienciocêntricas na ordem alfabética, 30 atividades gratuitas disponíveis ao intermissivista na Cognópolis Foz do Iguaçu:
          A. AIEC: Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia.
          01. Calepino: domingos às 17h.
          B. APEX: Associação Internacional da Programação Existencial.
          02. SEAPEX (Serviço de Apoio Proexológico): atendimento pontual e personalizado com hora marcada.
          03. Ideágora conscienciológica: segundas-feiras às 19h.
          C. ASSINVÉXIS: Associação Internacional de Inversão Existencial.
          04. Dinâmica parapsíquica: sábados às 16h (1a participação).
          D. ASSIPI: Associação Internacional de Parapsiquismo Interassistencial.
          05. Apoio parapsíquico: terças-feiras, das 17h às 21h.
          06. Dinâmica parapsíquica: terças-feiras às 18h40.
          07. Oficina do EV: terças-feiras às 9h30.
          08. Ponderações parapsíquicas: quartas-feiras às 9h.
         E. CEAEC: Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia.
         09. Areópago conscienciológico: 2o sábado de cada mês, às 15h (atividade gerida pelo Colegiado da Conscienciologia).
         10. Círculo mentalsomático: sábados às 9h.
         11. Curso “O que é Conscienciologia”: 1o sábado do mês às 15h.
         12. Debates temáticos: domingos às 15h.
         13. Debate Megacons: sextas-feiras às 9h.
         14. Holociclo / Holoteca: espaço comunitário para estudo e pesquisa, no período da manhã e à tarde, diariamente.
         15. Tertúlia matinal: domingos às 9h.
         F. CONSECUTIVUS: Associação Internacional de Pesquisas Seriexológicas e Holobiográficas.
         16. Colóquio seriexológico: domingos às 15h.
         G. COSMOETHOS: Associação Internacional de Cosmoeticologia.
         17. Vivências da autocosmoeticidade energossomática: quartas-feiras às 19h, de 15 em 15 dias.
         H. ECTOLAB: Associação Internacional de Pesquisa Laboratorial em Ectoplasmia e Paracirurgia.
         18. Orientação gratuita em ectoplasmia: atendimento de até 1 hora, sob demanda.
         19. Palestras públicas: sábados às 15h.


         I. ENCYCLOSSAPIENS: Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica.

         20. Tertúlias conscienciológicas: diariamente às 12h30, no Tertuliarium (em parceria com o CEAEC).
         21. Revisão verbetográfica: assessoria individualizada aos verbetógrafos relativa aos verbetes recebidos na IC, visando à publicação diária na Enciclopédia da Conscienciologia.
         J. EVOLUCIN: Associação Internacional de Conscienciologia para Infância.
         22. Projeto verde: domingos às 15 horas, palestras para as crianças e pais.
         K. IC TENEPES: Associação Internacional de Tenepessologia.
         23. Diálogos tenepessológicos: último sábado do mês às 15h.
         L. IIPC: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.
         24. Palestra temática: quartas-feiras às 19h30, no Centro Educacional.
         M. INTERPARES: Associação Internacional de Aportes Interassistenciais.
         25. Serviço de acolhimento, orientação e encaminhamento: atendimento individual com agendamento prévio.
         N. JURISCONS: Associação Internacional de Paradireitologia.
         26. Conteúdos Paradireitológicos: terças-feiras às 09h30.
         27. Webconference: sábados às 15h.
         28. SAP (Serviço de Assistência Paradireitológico): atendimento personalizado com marcação prévia.
         O. OIC: Organização Internacional de Consciencioterapia.
         29. Colloquium consciencioterápico: no 1º domingo do mês às 15h.
         30. Clube do Livro: sábados às 17h30.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o usufruto da gratuidade tarística cognopolitana, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Aporte existencial: Proexologia; Homeostático.
            02. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
            03. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico.
            04. Bem escasso: Autopriorologia; Neutro.
            05. Desperdício: Ecologia; Nosográfico.
            06. Edição gratuita: Comunicologia; Homeostático.
            07. Esbanjamento consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
            08. Evitação do autodesperdício: Autoproexologia; Homeostático.
            09. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
            10. Gratuidade cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            11. Inacabamento pessoal: Intrafisicologia; Neutro.
            12. Interação dos recebimentos: Proexologia; Homeostático.
            13. Janela de oportunidade: Evoluciologia; Homeostático.
            14. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
            15. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
 A FINALIDADE DA ATIVIDADE TARÍSTICA GRATUITA COGNOPOLITANA, SENDO MEGAAPORTE AO INTERMISSIVISTA,
 AUXILIA NA RECUPERAÇÃO DE CONS, ENRIQUECIMENTO
      DO NEUROLÉXICO E AMPLIAÇÃO DA COSMOVISÃO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, vem aproveitando as oportunidades evolutivas da gratuidade tarística na Cognópolis Foz? Teve alguma grata surpresa em eventos livres? Consegue aquilatar o enriquecimento da autopesquisa?
            Bibliografia Específica:
            1. Manfroi, Eliana; Antidesperdício Consciencial: Escolhas Evolutivas na Era da Fartura; prefácio de Mabel Teles; revisores Cathia Caporalli; et al.; 230 p.; 1 E-mail; 1 foto; 1 microbiografia; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 11 a 17 e 23 a 68.
                                                                                                                     M. A.