Turno Intelectual

O turno intelectual é a técnica da reação em cadeia dos autopensenes mentaissomáticos criativos, através da linha de montagem das neoideias, com a divisão ordenada do horário diuturno ou o momento quando ocorre a alternância e autorrevezamento do período fixado, dentro da sequência adequada de trabalho intelectual, conforme o tempo (Cronêmica) e o emprego máximo do cérebro (Cerebrologia, Paracerebrologia).

Você tem algum interesse de empregar a técnica dos turnos mentaissomáticos? Já pode praticá-la ou vai preparar-se para executá-la no futuro próximo?

      TURNO INTELECTUAL
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O turno intelectual é a técnica da reação em cadeia dos autopensenes mentaissomáticos criativos, através da linha de montagem das neoideias, com a divisão ordenada do horário diuturno ou o momento quando ocorre a alternância e autorrevezamento do período fixado, dentro da sequência adequada de trabalho intelectual, conforme o tempo (Cronêmica) e o emprego máximo do cérebro (Cerebrologia, Paracerebrologia).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo turno procede do idioma Francês, tourne, e este do idioma Latim, tornare, “arredondar; tornear; volver; revolver”. Surgiu no Século XIV. A palavra intelectual deriva do idioma Latim, intellectualis, “relativo à inteligência”. Apareceu também no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Turno ideativo. 2. Turno mentalsomático. 3. Turno heurístico.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo turno: contraturno; diuturna; diuturnal; diuturnidade; diuturnizar; diuturno; noturna; noturnal; noturno; returno; turninho.
          Neologia. As duas expressões compostas turno intelectual amador e turno intelectual profissional são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Turno emocional. 2. Turno do boavidismo.
          Estrangeirismologia: o trabalho full time; a evitação do workaholism.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade heurística.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal mentalsomático; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
          Fatologia: o turno intelectual; a experiência autocognitiva; o relógio biológico; o estado de alerta; a atenção elevada; o turno de trabalho; o turno matinal; o turno vespertino; o turno noturno; o turno lucano; o autodesempenho; a excelência da consecução do trabalho; a duração de cada turno; a conciliação de horários; a carga horária pessoal de sono; a agenda de sono; o cuidado com a idade física e a luz nos olhos; a alimentação fotônica; a melatonina; a alimentação à noite; a autorganização evolutiva.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ajuda preciosa da autoparaperceptibilidade na manutenção dos turnos intelectuais.


                                          III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Ciclologia: o ciclo circadiano; o ciclo menstrual.
          Enumerologia: o ciclo; a jornada; a ordem; o período; o horário; o giro; o returno.
          Binomiologia: o binômio saúde-segurança.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio espacial cidade-campo-montanha-praia; o polinômio diuturno manhã-tarde-noite-madrugada; o polinômio organizacional simetria-equalização-equitabilidade-uniformidade.
          Antagonismologia: o antagonismo compléxis / incompléxis.
          Politicologia: a lucidocracia; a evoluciocracia; a proexocracia (Cognópolis).
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a intelectoteca; a atencioteca; a cognoteca; a cronoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Experimentologia; a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Autopesquisologia; a Heuristicologia; a Cerebrologia; a Paracerebrologia; a Holomaturologia; a Cronobiologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens conscientiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: turno intelectual amador = constituído pela sucessão de 2 períodos longos nas 24 horas do dia; turno intelectual profissional = constituído pela sucessão de 4 períodos curtos nas 24 horas do dia.
          Cerebrologia. Sob a ótica da Holomaturologia, o mais relevante nos turnos intelectuais é a recuperação interneuronal ou heurística do pesquisador, ou pesquisadora, por meio de técnica adequada e sem nenhum prejuízo à saúde ou à segurança pessoal.
          Tempos. Segundo a Experimentologia, a técnica dos turnos mentaissomáticos pode ser explicitada em 2 tempos:
          1. Primeiro Tempo: o turno básico; ao chegar ao limite cortical das elaborações dos pensenes criativos, o pesquisador se recolhe e busca dormir por meia hora.
          2. Segundo Tempo: o returno; o pesquisador retorna ao trabalho, depois de meia hora, e retoma o mesmo ponto onde parou, com outras ideias, recuperado, com nova disposição e o reajuste das redes interneuronais.
          Tabelologia. Dentro do universo da Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem cronológica, a grade ou o esquema diário, uniforme, de trabalho intelectual acrescido de alimentação, exercícios físicos e Higiene Pessoal (17 horas e meia) e de sono (6 horas e meia), para a pessoa, a partir da terceira idade, aposentada e válida, plotado em 4 turnos integrados de cada qual:
                              Tabela – Grade de Atividades Diárias
    Turnos             Horário                   Horas                       Atividades
  Turno I            01:30–06:00           4 Horas e meia          Trabalho e desjejum
                     06:00–06:30              Meia hora            1o Sono ou reforço
  Turno II           06:30–11:30                5 Horas            Trabalho e almoço
                     11:30–12:00              Meia hora            2o Sono ou siesta
  Turno III          12:00–14:30           2 Horas e meia          Trabalho e coffee break
                     14:30–15:00              Meia hora            3o Sono ou reforço
  Turno IV           15:00–20:30           5 Horas e meia          Trabalho, exercícios, jantar
                     20:30–01:30                5 Horas            4o Sono básico sustentador
  Totais:        17 Horas e meia        + 6 Horas e meia           = 24 Horas do dia
          Alerta. Tal esquema, obviamente, é difícil e sustenta toda a vida da pessoa, contudo, somente deve ser aplicado pela conscin a partir da terceira idade (65 anos de idade), com vida anterior disciplinada, e de acordo com as prescrições do médico da família, observando sempre os horários das refeições e mantendo o nível da lucidez. Vale fazer pequeno período de experiência e qualquer alteração notável da saúde, a pessoa deve parar e voltar a consultar o clínico. É evidente a necessidade da autotolerância quanto a pequenas variações, por exemplo, de meia hora, no cumprimento rígido do horário, de acordo com as circunstâncias e os contingenciamentos naturais da vida humana.
          Gastrologia. A fim de sustentar o esquema e evitar problemas gástricos, seguindo a orientação moderna de se alimentar 5 ou 6 vezes ao dia, com poucas porções alimentares em cada vez, pode-se empregar, além do desjejum, almoço e jantar, recursos da Tecnologia da Alimentação, os alimentos mais leves, por exemplo, estes 7 produtos de sabores específicos, saudáveis, para serem consumidos dentro de 3 dias depois de aberto o pacote, aqui dispostos na ordem alfabética:
          1. Alimento tipo carvão: as bolachas pretas queimadas.
          2. Alimento tipo compensado: os pães ou bolachas duplas com farelo de trigo.
          3. Alimento tipo cortiça: os pães ou biscoitos achatatos com farelo de trigo.
          4. Alimento tipo isopor: os pães ou bolachas de trigo com arroz integral.
          5. Alimento tipo papelão: as torradas integrais com aveia; o pão sueco.
          6. Alimento tipo plástico: as gelatinas de várias cores.
          7. Alimento tipo serragem: os pães de glúten integral com sementes de sésamo.
          Conviviologia. De acordo com a Interassistenciologia, devem-se considerar, também a título de trabalhos intelectuais durante os turnos, certos momentos regulares de convivialidade, por exemplo, tertúlias conscienciológicas, eventos científicos, reuniões conscienciocêntricas, entre outros. Além disso, algumas atividades sociais extrapautas podem alterar, ao modo de condutas-exceção, os turnos intelectuais.
          Hipótese. Eis a hipótese racional a ser comprovada: o trinômio 4 trabalhos–4 refeições–4 sonos pode evitar a perda de neurônios e o envelhecimento acelerado?


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o turno intelectual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          2. Aquecimento neuronal: Mentalsomatologia; Homeostático.
          3. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          4. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          5. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
          6. Sistemata: Experimentologia; Neutro.
          7. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
   PARA QUEM TEM O PERFIL ADEQUADO, A MEGATÉCNICA DOS TURNOS MENTAISSOMÁTICOS PODE FAZER
  A CONSCIN ULTRAPASSAR OS DESEMPENHOS INTELECTUAIS OBTIDOS NA EXISTÊNCIA ATÉ À TERCEIRA IDADE.
          Questionologia. Você tem algum interesse de empregar a técnica dos turnos mentaissomáticos? Já pode praticá-la ou vai preparar-se para executá-la no futuro próximo?