Transverpon

A transverpon é a verdade relativa de ponta, transcendente, original ou inédita, introduzida no universo da holocognição da Humanidade, de modo teático, informativo e desafiador para as consciências lúcidas, predispostas às autorreciclagens evolutivas racionais e lógicas, seguidoras da vivência do princípio da descrença.

Você, leitor ou leitora, já se inteirou das transverpons da Conscienciologia? Qual transverpon é mais relevante para você?

      TRANSVERPON
                                 (TRANSVERPONOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A transverpon é a verdade relativa de ponta, transcendente, original ou inédita, introduzida no universo da holocognição da Humanidade, de modo teático, informativo e desafiador para as consciências lúcidas, predispostas às autorreciclagens evolutivas racionais e lógicas, seguidoras da vivência do princípio da descrença.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo trans vem do idioma Latim, trans, “além de; para lá de; depois de”. O vocábulo verdade deriva também do idioma Latim, veritas, “verdade; conformidade com o real”. Apareceu no Século XIII. A palavra relativa provém igualmente do idioma Latim, relativus, “relativo a”. Surgiu em 1536. O termo ponta procede do mesmo idioma Latim, puncta, “estocada; golpe de ponta”, e este de pungere, “picar; furar; entrar; atormentar; afligir; fazer sofrer; mortificar”. Apareceu também no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Neoverpon. 2. Verpon transcendente. 3. Verpon inédita. 4. Verpon original. 5. Megaverpon. 6. Neorrevelação técnica. 7. Neoinstrumento consciencial. 8. Verpon da pararrealidade.
          Neologia. O vocábulo transverpon e as 3 expressões compostas transverpon aquisitiva, transverpon executiva e transverpon distributiva são neologismos técnicos da Transverponologia.
          Antonimologia: 1. Verpon conhecida. 2. Verpon aplicada. 3. Anticriatividade. 4. Apriorismose. 5. Interiorose. 6. Retroverpon. 7. Antiverpon. 8. Verdade mítica. 9. Convicção mística.
          Estrangeirismologia: o finding; a open mind; o upgrade heurístico; o insight providencial; a neoperformance; a novissima verba; o supra summum das evidências.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto às autorretrocognições intermissivas.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Heuristicologia; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a transverpon; o novo instrumento do microuniverso consciencial; o assunto ainda não abordado na Internet; o desafio cognitivo teático; a ideia original para reflexão; o emprego inevitável dos neologismos na evitação da polissemia; o universo da neorreciclagem; as neoideias; a holanálise; o veio dourado da verpon; as antevisões; os neoconstructos; as neorrealidades; os neologismos; as neopautas; as neossistematizações; as verpons controvertíveis; as neoverpons; as megaverpons; o ricochete das transverpons; a fundamentação das transverpons; as hipóteses expostas à prova; a iniciativa planetária pioneira; o I Congresso de Verponologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as paraverpons.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal da Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do paraconhecimento; as neoteorias.
          Tecnologia: a técnica da cosmossíntese.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico Autoconscienciometrologia.
          Neossinapsologia: as ideias recicladas através de neossinapses.
          Enumerologia: o Verponarium; o Heuristicarium; o Serenarium; o Paraperceptarium; o Evolutionarium; o Cosmocognitarium; o Autopesquisarium.
          Binomiologia: o binômio neoverpons-paraverpons.
          Interaciologia: a interação minifluxo contínuo da autoconsciência–megafluxo contínuo do Cosmos.
          Trinomiologia: o trinômio neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo transverpons / dogmatismos; o antagonismo transverpons / teologismos; o antagonismo transverpons / Eletronótica; o antagonismo transverpons /
erros.
          Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia.
          Filiologia: a neofilia.
          Fobiologia: a neoverponofobia.
          Holotecologia: a verponoteca; a heuristicoteca; a criativoteca; a neologisticoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Transverponologia; a Heuristicologia; a Inventologia; a Neologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Mentalsomatologia; a Cosmovisiologia; a Interassistenciologia; a Curiosologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o verponista; o portador de verpons.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a verponista; a portadora de verpons.
          Hominologia: o Homo sapiens transverponarius; o Homo sapiens holopensenocreator; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens serendipitista; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens tenepessologus; o Homo sapiens offiexologus; o Homo sapiens macrossomabilis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: transverpon aquisitiva = o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV); transverpon executiva = a autovivência da inversão existencial (invéxis); transverpon distributiva = a prática das tarefas energéticas, pessoais, diárias (tenepes).
          Taxologia. De acordo com a Transverponologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 22 categorias de transverpons explicitadas teaticamente na Enciclopédia da Conscienciologia:
          01. Atrator ressomático.
          02. Autorrevezamento multiexistencial.
          03. Bonde extrafísico.
          04. Centrais Extrafísicas (CEE; CEF; CEV).
          05. Colheita intermissiva.
          06. Cosmoética.
          07. Curso Intermissivo (CI).
          08. Desperticidade.
          09. Inteligência evolutiva (IE).
          10. Inversão existencial (Invéxis).
          11. Macrossoma.
          12. Moratória existencial (Moréxis).
          13. Oficina extrafísica (Autofiex).
          14. Paragenética.
          15. Paramicrochip.
          16. Pensene.
          17. Personalidade consecutiva.
          18. Pré-Mãe (Pré-Maternologia).
          19. Reurbanização extrafísica (Reurbex).
          20. Tarefa energética pessoal (Tenepes).
          21. Teoria dos Serenões (Homo sapiens serenissimus).
          22. Transmigrações extrafísicas (Transmigrex).


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a transverpon, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
          02. Autocriatividade: Verponologia; Neutro.
          03. Ideia original: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Megaverpon: Verponologia; Homeostático.
          05. Neoverpon: Heuristicologia; Homeostático.
          06. Neoverponidade: Neoverponologia; Homeostático.
          07. Preço da verpon: Verponologia; Homeostático.
          08. Verpon motivadora: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Verpon: Experimentologia; Homeostático.
          10. Verponarium: Verponologia; Homeostático.
 O IDEAL À CONSCIN LÚCIDA, INTERMISSIVISTA, COGNOPOLITA, É PESQUISAR, DEBATER, CRITICAR, REFUTAR
  E BUSCAR A POSSÍVEL COERÊNCIA LÓGICA OU SENTIDO DE TODA TRANSVERPON DA CONSCIENCIOLOGIA.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se inteirou das transverpons da Conscienciologia? Qual transverpon é mais relevante para você?