Terminografia da Consciencioterapeuticologia

A Terminografia da Consciencioterapeuticologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, pesquisas, organização e escrita de dicionários, glossários e obras afins de termos técnicos, atinentes à Consciencioterapia e respectivas especialidades paracientíficas.

Você, leitor ou leitora, já consultou, empregou ou propôs algum termo técnico da Consciencioterapeuticologia? Qual o impacto tarístico advindo de tal iniciativa?

      TERMINOGRAFIA               DA     CONSCIENCIOTERAPEUTICOLOGIA
                                       (ORISMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Terminografia da Consciencioterapeuticologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, pesquisas, organização e escrita de dicionários, glossários e obras afins de termos técnicos, atinentes à Consciencioterapia e respectivas especialidades paracientíficas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo termo advém do idioma Latim terminus, “limite; fim; extremidade; ponto extremo”. Surgiu no Século XIV. O primeiro elemento de composição grafia procede do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. O termo consciência provém do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. A palavra terapia vem do idioma Francês, thérapie, derivada do idioma Latim Científico, therapia, e este do idioma Grego, therapeía, “cuidado; atendimento; tratamento de doentes”. Surgiu em 1899. O segundo elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Terminografologia Consciencioterapeuticológica. 2. Lexicografia Terminológica da Consciencioterapeuticologia. 3. Terminografia Consciencioterápica. 4. Dicionarística Consciencioterapeuticológica.
          Neologia. As 3 expressões compostas Terminografia da Consciencioterapeuticologia, Terminografia Elementar da Consciencioterapeuticologia e Terminografia Superior da Consciencioterapeuticologia são neologismos técnicos da Orismologia.
          Antonimologia: 1. Lexicologia Consciencioterapeuticológica. 2. Lexicografia de coloquialismos da Consciencioterapeuticologia. 3. Terminografia Conscienciometrológica. 4. Terminografia Psicológica.
          Estrangeirismologia: o Evolutiarium na condição de laboratório consciencioterápico por excelência; o estabelecimento do corpus da Consciencioterapeuticologia; os debates técnicos transfronteiriços online; a revista Conscientiotherapia; a Farmacopeia Consciencioterápica; o Pesquisarium da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); o Holoserver; o Mentalsomarium; o Verbetarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especialmente do autodiscernimento quanto à Terminologia Paraterapêutica.
          Ortopensatologia: – “Grupalidade. A enciclopédia, o dicionário, a antologia e a Terminologia indicam a pluralização da grupalidade, no universo da Conviviologia. A vivência da grupalidade cosmoética, a partir da aglutinação de conscins afins, nos aproxima da vivência das consciências evoluciólogas”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal e grupal da Orismologia; os grafopensenes; a grafopensenidade; os orismopensenes; a orismopensenidade; os lexicopensenes; a lexicopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os definopensenes; a definopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os paraterapeuticopensenes; a paraterapeuticopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade paraterapêutica; o holopensene verponológico da OIC.
          Fatologia: a Terminografia da Consciencioterapeuticologia; a Neologística Consciencioterapeuticológica; a Nomenclatura Poliglótica da Consciencioterapia; os termos técnicos da consciencioterapia clínica; a uniformização semântica da Ciência Consciencioterapeuticologia; a normalização do uso dos termos técnicos entre os consciencioterapeutas; a equalização dos significados e da compreensão conceitual entre os pesquisadores do campo de estudo consciencioterápico; a definição terminológica dos constructos fundamentais empregados na prática paraclínica; a fixação das bases conceituais para o desenvolvimento das especialidades consciencioterápicas; as neoverpons paraterapêuticas trazidas a público; os neotermos atinentes a fenômenos típicos da Paraclinicologia; a precisão terminológica facilitando a compreensão dos conceitos e das autovivências; a formação neológica criteriosa; a evitação da utilização de termos imprecisos e / ou envilecidos; os consensos grupais prévios imprescindíveis à dicionarização dos termos técnicos de especialidade conscienciológica; a terminografia gerando auto e heterodesassédios; a ampliação do dicionário cerebral auto e heteroconsciencioterapêutico; a expansão dos neuroléxicos sinonímicos, analógicos e poliglóticos de consciencioterapeutas e evolucientes; a forma ideal de explicitação conscienciográfica do conteúdo da paratecnicidade inerente aos atendimentos consciencioterápicos; a casuística paraclínica sendo fonte verponológica fundamental; as pesquisas regulares no acervo do Holociclo; os recursos pesquisísticos do site do Programa Amigos da Enciclopédia; as consultas aos especialistas do Conselho Internacional de Neologística (CINEO); o megafoco pesquisístico nas especialidades paracientíficas, estatutárias, da OIC; a elaboração da Bibliografia Específica Exaustiva (BEE) da Consciencioterapeuticologia; a criação de repositório amplo de conceitos, casuísticas e experimentações sobre o universo da assistência consciencioterapêutica à consciência integral; a redação grupal do Dicionário de Consciencioterapeuticologia com Termos Multilíngues Equivalentes; o esforço dos voluntários da OIC para a fundamentação teática da especialidade Consciencioterapeuticologia na dimenin.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a paracaptação e registro de ideias extrafísicas avançadas, ou neoverpons paraterapêuticas, durante os atendimentos consciencioterápicos; a denominação técnica de parafenômenos vivenciados por evolucientes e consciencioterapeutas durante o período dos atendimentos consciencioterápicos; o registro técnico dos autextrapolacionismos parapsíquicos na prática da consciencioterapia clínica; a criação da nomenclatura para as paratecnologias consciencioterápicas identificadas; as achegas mentaissomáticas dos paraconsciencioterapeutas; o tema de verbete do Dicionário de Consciencioterapeuticologia inspirado pelos coterapeutas extrafísicos; o parapsiquismo intelectual de evolucientes e consciencioterapeutas qualificado por meio do dicionário da especialidade; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV) no processo de constituição da Terminografia Consciencioterapeuticológica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo interassistência consciencioterápica–interassistência conscienciográfica; o sinergismo mentalsomático da equipe de lexicografia da OIC; o sinergismo Consciencioterapeuticologia-Lexicologia; o sinergismo OIC-CINEO; o sinergismo OIC-Holociclo.
          Principiologia: o princípio dos fatos e parafatos orientando as pesquisas consciencioterápicas.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à dicionarística consciencioterápica; a qualificação do código grupal de Cosmoética (CGC) pelo desenvolvimento da Terminologia da Consciencioterapeuticologia.
          Teoriologia: a Metodologia Paracientífica da teoria do paradigma consciencial.
          Tecnologia: a técnica da feitura de dicionários; a técnica da pesquisa bibliográfica exaustiva; a técnica do fichamento bibliográfico; a técnica da definição terminológica; as técnicas autoconsciencioterápicas; as técnicas heteroconsciencioterápicas; as técnicas paraclínicas; as técnicas energoterápicas; as técnicas projecioterápicas; as técnicas de agendamento consciencioterápico; as técnicas da formação consciencioterápica; as técnicas da Terminografia Consciencioterapeuticológica.
          Voluntariologia: os voluntários da OIC; os voluntários lexicógrafos do Dicionário de Consciencioterapeuticologia.
          Laboratoriologia: o laboratório consciencioterápico enquanto incubadora de neoverpons paraterapêuticas; as inspirações verbetográficas hauridas nos laboratórios conscienciológicos de autopesquisa; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico de desassédio mentalsomático Holociclo.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Consciencioterapeutas; o Colégio Invisível dos Autoconsciencioterapeutas; o Colégio Invisível dos Evolucientes; o Colégio Invisível dos Lexicólogos da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o Colégio Invisível dos Tradutores da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito do desassédio interconsciencial ideativo grupal; o efeito do entrosamento mentalsomático da equipin interassistencial; o efeito halo do exemplarismo do grupo pesquisístico harmonizado; os efeitos homeostáticos das pesquisas especializadas no materpensene da Instituição Conscienciocêntrica (IC).
          Neossinapsologia: as neossinapses hauridas na elaboração de dicionário especializado em Consciencioterapeuticologia; as neossinapses geradas pelas verpons consciencioterápicas qualificando as recins de evolucientes e autoconsciencioterapeutas; as neossinapses parapsíquicas advindas da dicionarística consciencioterápica qualificando a interação entre os coterapeutas intrafísicos e extrafísicos.
          Ciclologia: o ciclo autexperimentação consciencioterápica–autexperimentação conscienciográfica; o ciclo autodesassédio mentalsomático pessoal–desassédio mentalsomático grupal.
          Enumerologia: o glossário de Consciencioterapeuticologia; o vocabulário de Consciencioterapeuticologia; o dicionário de Consciencioterapeuticologia; o dicionário multilíngue da Consciencioterapeuticologia; o vade-mécum da Consciencioterapeuticologia; o tesauro da Consciencioterapeuticologia; a enciclopédia da Consciencioterapeuticologia.
          Binomiologia: a evitação do binômio conceito distorcido–ocultismo; o binômio microestrutura-macroestrutura; a primazia do binômio admiração-discordância no desenvolvimento do empreendimento interassistencial léxicográfico grupal.
          Interaciologia: a interação Consciencioterapeuticologia-Holossomatologia; a interação Consciencioterapeuticologia–especialidades conscienciológicas; a interação pesquisador especialista–comunidade paracientífica multidisciplinar; a interação verbete do Dicionário de Consciencioterapeuticologia–verbete da Enciclopédia da Conscienciologia; a interação paracerebral coterapeuta intrafísico–coterapeuta extrafísico.
          Crescendologia: o crescendo expressão coloquial–expressão formal; o crescendo autexperimentação consciencioterapêutica–proposição de neologismo; o crescendo exposição da neoideia–debate grupal–consenso grupal–dicionarização terminológica; o crescendo gescon pessoal–megagescon grupal.
          Trinomiologia: o trinômio termo-conceito-significado; a vivência do trinômio consciencioterapeuta-pesquisador-lexicógrafo; a presença do trinômio hospital–escola–centro de pesquisas em consciencioterapia no holopensene institucional da OIC.
          Polinomiologia: o polinômio evoluciente-autoconsciencioterapeuta-consciencioterapeuta-paraconsciencioterapeuta.
          Antagonismologia: o antagonismo definição linguística / definição terminológica; o antagonismo coloquialismo informal / coloquialismo técnico; o antagonismo corpus de inclusão / corpus de exclusão.
          Politicologia: a democracia promovendo a facilitação da autoinclusão no empreendimento grupal de dicionarização da teática consciencioterápica.
          Legislogia: a lei do maior esforço grupal aplicada na dicionarização dos termos das especialidades paracientíficas da Consciencioterapeuticologia.
          Filiologia: a interassistenciofilia; a neofilia; a experimentofilia; a pesquisofilia; a debatofilia; a verponofilia; a lexicofilia.
          Fobiologia: a evitação da fobia de registrar em obra tarística as verpons consciencioterápicas.
          Sindromologia: a dicionarização das síndromes conscienciais.
          Holotecologia: a autocuroteca; a consciencioterapeuticoteca; a holossomatoteca; a desassedioteca; a patologicoteca; a sindromoteca; a lexicoteca.
          Interdisciplinologia: a Orismologia; a Terminografologia; a Lexicologia; a Definologia; a Sinonimologia; a Remissiologia; a Traduciologia; a Poliglotologia; a Revisiologia; a Consciencioterapeuticologia; a Paraclinicologia; a Autoconsciencioterapeuticologia; a Paraconsciencioterapeuticologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a equipe de lexicografia do Dicionário de Consciencioterapeuticologia; a equipin de consciencioterapeutas da OIC; a dupla de atendimento consciencioterápico; a conscin em heterajuda; a conscin assistente; a conscin assistida; a consener; a consciex enferma; a consciex assediadora; a consciex guia amaurótica; a consciex amparadora extrafísica de função.
          Masculinologia: o evoluciente; o autoconsciencioterapeuta; o pré-consciencioterapeuta; o consciencioterapeuta; o desassediador; o parapatologista; o parassemiólogo; o paraterapeuta; o holossomaticista; o terceiro-consciencioterapeuta; o agendador consciencioterápico; o candidato à consciencioterapeuta; o consciencioterapeuta preceptor; o projecioterapeuta; o autoprojecioterapeuta; o paraconsciencioterapeuta; o coterapeuta intrafísico; o coterapeuta extrafísico; o conscienciólogo; o terminologista; o lexicólogo; o neologista; o paracientista.
          Femininologia: a evoluciente; a autoconsciencioterapeuta; a pré-consciencioterapeuta; a consciencioterapeuta; a desassediadora; a parapatologista; a parassemióloga; a paraterapeuta; a holossomaticista; a terceira-consciencioterapeuta; a agendadora consciencioterápica; a candidata à consciencioterapeuta; a consciencioterapeuta preceptora; a projecioterapeuta; a autoprojecioterapeuta; a paraconsciencioterapeuta; a coterapeuta intrafísica; a coterapeuta extrafísica; a consciencióloga; a terminologista; a lexicóloga; a neologista; a paracientista.
          Hominologia: o Homo sapiens dictionarisator; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens verponarista; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens paracerebralis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Terminografia Elementar da Consciencioterapeuticologia = a redação do glossário de Consciencioterapia; Terminografia Superior da Consciencioterapeuticologia = a redação do Dicionário de Consciencioterapeuticologia com Termos Multilíngues Equivalentes.
          Culturologia: a cultura da Lexicografia; a cultura científica; a cultura do poliglotismo; a cultura da Heuristicologia.
          Dicionarística. Os dicionários terminológicos são valiosos instrumentos de consolidação e equalização dos conceitos das Ciências em geral, facilitando o intercâmbio ideativo entre a comunidade de pesquisadores da área de estudo. Não raro, para a continuidade do desenvolvimento estruturado e coerente de determinado ramo pesquisístico, a partir de certo ponto, a organização desta categoria de obra torna-se praticamente mandatória.
          Pesquisa. Entre as primeiras atividades necessárias à dicionarização de termos técnicos está o levantamento na literatura especializada das expressões publicadas e adotadas de modo corrente pela comunidade científica da área. Tal procedimento é seguido da análise da adequação conformática dos termos coligidos para verificação da pertinência ou não de inclusão ao corpus da Ciência.
          Principio. Tendo em vista o princípio de os fatos e parafatos orientarem as pesquisas conscienciológicas, ocorrências ao longo da pesquisa terminográfica, a exemplo das inspirações (achegas matemáticas) dos amparadores de função dos consciencioterapeutas e das ideias obtidas em atendimentos consciencioterápicos, também são levadas em consideração no âmbito da Terminografia da Consciencioterapeuticologia. Deste modo, torna-se admissível a dicionarização de termos até então sem registro prévio na literatura conscienciológica, ou consciencioterápica, mais especificamente.
          Validação. No entanto, contribuições neológicas individuais necessitam ser validadas por grupo representativo de pesquisadores experientes no campo de estudo. Para isso, são organizados debates técnicos para o estabelecimento de consensos, com posterior inclusão de determinada neoverpon paraterapêutica no corpus de conhecimento da Consciencioterapeuticologia.
          Parametodologia. Os procedimentos agora componentes do método paracientífico da Consciencioterapeuticologia foram desenvolvidos em função das experimentações grupais na elaboração do Dicionário de Consciencioterapeuticologia com Termos Multilíngues Equivalentes, em produção desde o ano de 2015.
          Equipinologia. Tendo em vista a Grupopesquisologia, essa gescon grupal conta com 54 colaboradores atuando, de acordo com a disponibilidade, afinidade e expertise individuais, em alguma das 10 equipes técnicas, dispostas na ordem alfabética:
          01. Equipe de Bibliografia Específica Exaustiva.
          02. Equipe de Especialidades.
          03. Equipe de Filmografia.
          04. Equipe de Idiomas.
          05. Equipe de Índice Remissivo.
          06. Equipe de Organização.
          07. Equipe de Revisão.
          08. Equipe de Tecnologia da Informação.
          09. Equipe de Verbetografia.
          10. Equipe do Dicionário Online.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Terminografia da Consciencioterapeuticologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoconsciencioterapia verbetográfica: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          02. Cérebro dicionarizado: Holocerebrologia; Neutro.
          03. Cognografia: Cogniciologia; Neutro.
          04. Conceito: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Expressão pseudoterminológica: Neologismologia; Neutro.
          06. Gescon grupal: Gesconologia; Homeostático.
          07. Lexicofilia: Mentalsomatologia; Neutro.
          08. Lexicografia: Lexicologia; Neutro.
          09. Lexicoteca: Mentalsomatologia; Neutro.
          10. Lexicoterapia: Autocogniciologia; Homeostático.
          11. Neologismo paraterapêutico: Paraterapeuticologia; Homeostático.
          12. Neuroléxico polissêmico: Polineurolexicologia; Homeostático.
          13. Orismologia: Comunicologia; Neutro.
          14. Palavra terapêutica: Interassistenciologia; Homeostático.
          15. Tradução conscienciográfica: Comunicologia; Neutro.
 A TERMINOGRAFIA DA CONSCIENCIOTERAPEUTICOLOGIA
   VISA CONSOLIDAR AS BASES CONCEITUAIS DA PARACIÊNCIA, CONTRIBUINDO PARA A EXPANSÃO E QUALIFICAÇÃO DA INTERASSISTÊNCIA CONSCIENCIOTERÁPICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já consultou, empregou ou propôs algum termo técnico da Consciencioterapeuticologia? Qual o impacto tarístico advindo de tal iniciativa?
            Bibliografia Específica:
            01. Francis, Mariana; & Freire, Augusto; Orgs.; Curso Como Fazer Dicionários: Introdução à Dicionarística Aplicada; Apostila; 23-24.01.2016; 89 p.; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 1 a 89.
            02. Haymann, Maximiliano; & Medeiros, Luziânia; Projeto do Dicionário Terminológico Multilíngue de Consciencioterapia; Artigo; Conscientiotherapia; Revista; Anuário; Ano 5; N. 5; Seção: Terminologia Consciencioterápica; 2 E-mails; 14 enus.; 2 microbiografias; 12 refs.; 1 webgrafia; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2016; páginas 70 a 84.
            03. Haymann, Maximiliano; Org.; Terminologia Consciencioterápica; verbetógrafos Equipe de Verbetógrafos da OIC; trad. espanhol Cecília Roma; trad. inglês Luiz Ferreira; trad. alemão Regina Estermann; & Jörn Frederick Schmidt; 53 termos (verbetes); X Jornada de Consciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 08-09.09.2018; Conscientiotherapia; Revista; Anuário; Ano 7; N. 7; Seção: Terminologia Consciencioterápica; 11 refs.; 2 webgrafias; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2018; páginas 145 a 155.
            04. Idem; Org.; Terminologia Consciencioterápica; verbetógrafos Equipe de Verbetógrafos da OIC; trad. espanhol Cecília Roma; trad. inglês Luiz Ferreira; trad. alemão Regina Estermann; & Jörn Frederick Schmidt; trad. francês Mariana Molina; 40 termos (verbetes); Conscientiotherapia; Revista; Anuário; Ed. Especial; Ano 8; N. 8; Seção: Terminologia Consciencioterápica; 19 refs.; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Abril, 2019; páginas 151 a 164.
            05. Idem; Org.; Terminologia Consciencioterápica; verbetógrafos Equipe de Verbetógrafos da OIC; trad. espanhol Cecília Roma; trad. inglês Luiz Ferreira; trad. alemão Regina Estermann; & Jörn Frederick Schmidt; trad. francês Mariana Molina; 63 termos (verbetes); Conscientiotherapia; Revista; Anuário; Ano 8; N. 9; Seção: Terminologia Consciencioterápica; 22 refs.; 1 webgrafia; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2019; páginas 113 a 137.
            06. Idem; Org.; Terminologia Consciencioterápica; verbetógrafos Equipe de Verbetógrafos da OIC; trad. espanhol Cecília Roma; trad. inglês Luiz Ferreira; trad. alemão Regina Estermann; & Jörn Frederick Schmidt; trad. francês Mariana Molina; 51 termos (verbetes); Conscientiotherapia; Revista; Anuário; Ano 9; N. 10; Seção: Terminologia Consciencioterápica; 22 refs.; 1 webgrafia; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2020; páginas 187 a 196.
            07. Idem; Org.; Terminologia Consciencioterápica; verbetógrafos Equipe de Verbetógrafos da OIC; trad. espanhol Cecília Roma; trad. inglês Luiz Ferreira; trad. alemão Regina Estermann; & Jörn Frederick Schmidt; trad. francês Mariana Molina; 5 termos (verbetes); XIII Jornada de Consciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 04-05.09.21; Conscientiotherapia; Revista; Anuário; Ano 10; N. 11; Seção: Terminologia Consciencioterápica; 22 refs.; 1 webgrafia; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2019; páginas 137 a 148.
            08. Idem; Subespecialidades da Consciencioterapeuticologia no Contexto do Dicionário Terminológico Multilíngue de Consciencioterapia (DTMC); Artigo; X Jornada de Consciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 08-09.09.2018; Conscientiotherapia; Revista; Anuário; Ano 7; N. 7; Seção: Terminologia Consciencioterápica; 1 E-mail; 9 enus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 1 quadro; 7 refs.; Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2018; páginas 135 a 144.
            09. Mello, Alexandre; Lexicoterapia: Autodesassédio Mentalsomático; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 7; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 14 enus.; 2 notas; 12 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2003; páginas 14 a 23.
            10. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 935.
            Webgrafia Específica:
            1. Haymann, Maximiliano; Especialidades da Consciencioterapeuticologia (Consciencioterapeuticologia); 17.07.22; 105min15; Tertúlia Matinal; N. 306; Tertuliarium; Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Youtube-Brasil; disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aFqpYhlDivw; acesso em: 18.07.22; 11h30.
          2. Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Dicionário de Consciencioterapeuticologia: Com Termos Multilíngues Equivalentes; OIC; Foz do Iguaçu, PR; disponível em: http://consciencioterapia.dicionario.space/index.php/P%C3%A1gina_principal; acesso em 01.06.2021; 14h50.
                                                                                                           M. H.