Metáfora Conscienciológica

A metáfora conscienciológica é o emprego de expressão neologística didática explicitadora de neoverpons, neoconceitos, neoabordagens, neoacepções, neoinformações, neo-hipóteses e neorrealidades evolutivas, concebida a partir de transposições semânticas analógicas intervocabulares no âmbito do corpus paracientífico da Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a importância didática das metáforas conscienciológicas? Qual delas repercutiu mais intraconsciencialmente em você? Por qual motivo?

      METÁFORA CONSCIENCIOLÓGICA
                                       (ORISMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A metáfora conscienciológica é o emprego de expressão neologística didática explicitadora de neoverpons, neoconceitos, neoabordagens, neoacepções, neoinformações, neo-hipóteses e neorrealidades evolutivas, concebida a partir de transposições semânticas analógicas intervocabulares no âmbito do corpus paracientífico da Conscienciologia.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo metáfora vem do idioma Grego, metaphora, “metáfora”, de metaphorá, “mudança; transposição; transposição do sentido próprio ao figurado”. Surgiu no Século XIV. A palavra consciência provém do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 01. Metáfora neologística da Conscienciologia. 02. Metáfora verponológica. 03. Analogia conscienciológica. 04. Metáfora paracientífica. 05. Paraconceito metafórico. 06. Paraléxico analógico. 07. Jargão conscienciológico. 08. Expressão figurada conscienciológica. 09. Conscienciologês. 10. Termo conscienciológico criativo.
          Neologia. As 5 expressões compostas metáfora conscienciológica, metáfora conscienciológica somática, metáfora conscienciológica energossomática, metáfora conscienciológica psicossomática e metáfora conscienciológica mentalsomática são neologismos técnicos da Orismologia.
          Antonimologia: 01. Metáfora comum. 02. Metáfora fisicalista. 03. Metáfora artística. 04. Metáfora literária. 05. Expressão pseudoterminológica. 06. Pseudoneologismo. 07. Gíria. 08. Regionalismo. 09. Jargão profissional. 10. Sentença chula.
          Estrangeirismologia: o novo meaning resultante das metáforas; a serendipity verponológica; o Paraperceptarium; o Verponarium; o Heuristicarium; o Taquipensenarium; o Mentalsomarium; o Neopensenarium; o Parafisiopodium; o breakthrough mentalsomático; a awareness parapedagógica; o background cognitivo; o fiat lux paracognitivo; a evitação dos raciocínios viciados a priori; a open mind; o modus ratiocinandi analógico; o nec plus ultra lexicológico; o principium conscientiologicum.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade parapedagógica da Verponologia Conscienciológica.
          Citaciologia. Eis o pensamento de Hannah Arendt (1906–1975) sobre o tema: – A metáfora é o mais belo presente que a linguagem podia dar ao pensamento.
          Filosofia: a teática do Universalismo a partir da transdisciplinaridade científica e paracientífica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Orismologia; os orismopensenes; a orismopensenidade; os doxopensenes; a doxopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; os logicopensenes; a logicopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; a pensenização polifásica; o holopensene da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Fatologia: a metáfora conscienciológica; a metáfora conceitual; a metáfora científica; a associação de ideias; o analogismo técnico; as ideias afins transdisciplinares e interdimensionais; a demonstração da importância do cérebro dicionarizado; a elasticidade das sinapses qualificadas; as intercomparações lexicais científicas, didáticas e desassediadoras; a explicitação intrafísica de verpons transcendentes; a expansão do neuroléxico; a transmissão pedagógica de neoconceitos; a expressão da criatividade ideativa; os tropos técnicos; as figuras de linguagem conscientemente aplicadas; a estilística científica; as formas mais cultas da linguagem; a atenção aos cacófatos despercebidos; os sinônimos eruditos; a força metafórica; o valor dos afixos; as características comuns a diferentes áreas do saber; a interseção semântica; a transposição conceitual entre as disciplinas científicas; o intercâmbio terminológico; a Multidisciplinologia útil; o apelo imagético; a interposição entre universos linguísticos díspares; a essência da metáfora científica enquanto compreensão de determinado conceito a partir da relação de semelhança com outros; o papel pedagógico das metáforas; os neologismos orismológicos; a família neologística; a inventividade linguística funcional; as neopalavras inevitáveis na criação, difusão e consolidação de novas áreas do saber; as metáforas enquanto difusoras dos conceitos científicos; a desrepressão mentalsomática; a autoconfiança intelectual; a autestima cognitiva; o Curso Lexicologia do CEAEC; o Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (DINEO), em elaboração pela Equipe de Neologística do Holociclo (Ano-base: 2011); o Journal of Conscientiology (JofC); a revista Conscientia; a revista Conscienciologia Aplicada (CAP); o Jornal da Invéxis (JI); o Jornal da Cognópolis; o Jornal da Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); as gescons conscienciológicas nacionais e internacionais.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as inspirações neoideativas dos amparadores extrafísicos de função; a transposição vocabular a partir das correlações entre a dimensão extrafísica e a intrafisicalidade; as analogias entre a pararrealidade e os fatos intrafísicos; a dificuldade da tradução fidedigna dos parafatos em palavras; a materialização das ideias inatas; os nicknames dos amparadores extrafísicos; a equipe de amparadores especializada em Paralinguística; a Central Extrafísica da Verdade (CEV); o paraconceptáculo neoverpônico; o irrompimento do paracérebro na intrafisicalidade; a verpon paratecnológica explicitada por meio de metáforas técnicas; as pesquisas extrafísicas do conscienciês.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paracérebro-cérebro; o sinergismo expressão metafórica–retenção mnemônica; o sinergismo autocriatividade-interassistencialidade; o sinergismo coloquialismo-paracientifiquês; o sinergismo autocognição-autevolução; o sinergismo autesforço mentalsomático–serendipidade neoverpônica; o sinergismo leitura técnica–autovivência; o sinergismo erudição-autoparapsiquismo-interassistencialidade.
          Principiologia: o princípio coloquial; o princípio de a língua estar em constante renovação e mudança; o princípio da descrença; o princípio da retroalimentação pensênica; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da quantidade com qualidade; o princípio da irresistibilidade neoverpônica; o princípio da inteligibilidade; o princípio da economia linguística.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à seleção das associações de ideias com finalidade tarística; o CPC contendo metáforas conscienciológicas (verpons)
na condição de alíneas prioritárias.
          Teoriologia: a teoria da Conformaticologia aplicada às neoexpressões metafóricas; a teoria do conscienciês.
          Tecnologia: a técnica de composição dos neologismos; a técnica dos 50 dicionários; a técnica do cosmograma; a técnica do fichamento bibliográfico; a técnica do uróboro introspectivo; a técnica da tábula rasa; a técnica do autodidatismo permanente predispondo às criações tarísticas inovadoras.
          Voluntariologia: o voluntariado interdisciplinar das equipes técnicas de neologistas, orismólogos e lexicógrafos do Holociclo; o voluntariado no Conselho Internacional de Neologística (CINEO).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo e Holoteca).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível dos parapedagogos; o Colégio Invisível dos Polímatas; o Colégio Invisível da Lexicologia; o Colégio Invisível da Erudiciologia; o Colégio Invisível da Paracogniciologia; o Colégio Invisível da Gesconologia.
          Efeitologia: o efeito surpresa das verpons; o efeito interassistencial dos conceitos explicitados pelas metáforas conscienciológicas; o efeito retrocognitivo das palavras; o futuro efeito autorrevezamental das atuais expressões metafóricas conscienciológicas; o efeito renovador das metáforas no léxico; o efeito semântico sinérgico dos termos associados; o efeito catalisador da autolucidez evolutiva proporcionado pelas neoexpressões conscienciológicas.
          Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas a partir da compreensão das metáforas paracientíficas da Conscienciologia.
          Ciclologia: o ciclo emissor-receptor na interlocução didática; o ciclo conscienciológico estudo-aprendizado-verbação-docência-gescon.
          Enumerologia: o sentido figurado; o sentido assemelhado; o sentido aproximado; o sentido sinonímico; o sentido conotativo; o sentido analógico; o sentido metafórico. A metáfora técnica; a metáfora especializada; a metáfora metodológica; a metáfora terminológica; a metáfora orismológica; a metáfora interdisciplinar; a metáfora paracientífica.
          Binomiologia: o binômio significante-significado; o binômio coloquialismo-interassistencialidade; o binômio conteúdo-forma; o binômio EDITARES-UNIESCON; o binômio linguagem erudita–linguagem coloquial; o binômio divulgação científica–educação científica; o binômio Conscienciologia-Português; o binômio Epistemologia-Parepistemologia.
          Interaciologia: a interação extrafisicalidade-intrafisicalidade; a interação proexológica segundo tempo–terceiro tempo do Curso Intermissivo (CI); a interação uso textual–uso coloquial das metáforas conscienciológicas; a interação Imageticologia-Imagisticologia; a interação domínio-fonte concreto–domínio-alvo abstrato na concepção das analogias metafóricas; a interação Parapolimatia-Taristicologia; a interação poliglotismo-Orismologia.
          Crescendologia: o crescendo na compreensibilidade das neoverpons conscienciológicas a partir das metáforas; o crescendo Ciência-Paraciência; o crescendo paradigma mecanicista–paradigma consciencial; o crescendo conscienciológico palestras públicas–cursos de entrada–cursos de campo–Tertúlias; o crescendo metáfora conscienciológica–conscienciês; o crescendo tacon-tares; o crescendo senso comum–abordagem científica–pangrafia.
          Trinomiologia: o trinômio Comunicologia-Didática- Parapedagogiologia; o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio enumeração-detalhismo-exaustividade; o trinômio autodedicação-heteroinspiração-verponogenia; o trinômio sinapses-neossinapses-paraneossinapses; o trinômio volição-intenção-organização; o trinômio Cogniciologia-Experimentologia-Interassistenciologia.
          Polinomiologia: o polinômio letras-palavras-expressões-frases; o polinômio ideia-conceito-significado-vivência-neoexpressão.
          Antagonismologia: o antagonismo mentalidade artística psicossomática / mentalidade paracientífica mentalssomática; o antagonismo Parafisiologia / Parapatologia; o antagonismo conotação / denotação; o antagonismo (dupla) conscin literal / conscin analógica; o antagonismo monovisão / pensamento polifásico; o antagonismo romance literário / tratado técnico; o antagonismo autocriatividade / entropia consciencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de a mais brilhante expressão metafórica atinente à pararrealidade ainda não conseguir representar completamente o conteúdo desta; o paradoxo do neotermo técnico facilitar a comunicação científica.
          Politicologia: a política linguística da CCCI, elaborada pelo CINEO; o antiexemplo das atuais políticas pseudoeducacionais adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) (Ano-base: 2011).
          Legislogia: a lei da infrangibilidade cósmica aplicada às neoverpons; as leis da Gramática; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à Comunicologia Interassistencial.
          Filiologia: a verponofilia; a bibliofilia; a cogniciofilia; a cienciofilia; a linguisticofilia; a comunicofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a neofobia.
          Sindromologia: a síndrome da apriorismose gerando reatividades aos neoconceitos conscienciológicos.
          Holotecologia: a aforismoteca; a metaforoteca; a linguisticoteca; a analogoteca; a didaticoteca; a argumentoteca; a verponoteca.
          Interdisciplinologia: a Orismologia; a Metaforologia; a Neologisticologia; a Comunicologia; a Linguisticologia; a Estilisticologia; a Erudiciologia; a Lexicologia; a Enciclopediologia; a Mentalsomatologia; a Intrafisicologia; a Verponologia; a Conformaticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin minidissidente ideológica.
          Masculinologia: o conscienciólogo; o docente de Conscienciologia; o aluno da Conscienciologia; o inventor; o paracientista; o lexicólogo; o lexicógrafo; o terminólogo; o terminógrafo; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo.
          Femininologia: a consciencióloga; a docente de Conscienciologia; a aluna da Conscienciologia; a inventora; a paracientista; a lexicóloga; a lexicógrafa; a terminóloga; a terminógrafa; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens lexicologus; o Homo sapiens lexicographus; o Homo sapiens encyclomaticus; o Homo sapiens philologus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens communicologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: metáfora conscienciológica somática = a expressão “escafandro celular”; metáfora conscienciológica energossomática = a expressão “primavera energética”; metáfora conscienciológica psicossomática = o vocábulo “paraanaplasia”; metáfora conscienciológica mentalsomática = a expressão “aperitivo intelectual”.
          Culturologia: a Holocultura da Conscienciologia; a cultura da Comunicologia.
          Associação. No tocante à Intrafisicologia, a comunicação humana depende da bagagem cognitiva dos interlocutores. A dimensão desse cabedal de conhecimentos permitirá associações ideativas capazes de transpor significados de diferentes áreas do saber qualificando o processo comunicativo. Nesse sentido, as metáforas conscienciológicas funcionam ao modo de pontes cognitivas expansoras das possibilidades de intercompreensão consciencial. Tal aspecto é particularmente relevante no contexto parapedagógico (interação professor-aluno-consciexes).
          Cognição. Por outro lado, as metáforas paracientíficas ajudam per se na expansão da autocognição, pois a necessidade de traduzir neorrealidades em neoconceitos igualmente exige a expansão e exploração dos léxicos cerebrais pessoais sobretudo a partir da criatividade e da associação entre ideias afins. Assim, tanto a criação quanto o uso cotidiano das metáforas possuem valor intelectual prioritário para os intermissivistas dos corpos docente e discente da Conscienciologia.
          Cosmovisão. Considerando a Comunicologia, eis abaixo, listadas na ordem alfabética dos neotermos e neoexpressões, 100 exemplos de metáforas conscienciológicas capazes de ampliar a visão de conjunto e ilustrar o tema em debate:
          01. Acepipe: a entrada mentalsomática; o alimento cognitivo prioritário inicial.
          02. Acrobacia mentalsomática: o malabarismo mental; o contorcionismo ideativo.
          03. Alvo consciencial: o plano de voo extrafísico.
          04. Amortização evolutiva: a liquidação de contas grupocármicas.
          05. Amparador lanterna-de-cego: a demissão do amparador pelo assistido.
          06. Ancoragem consciencial: o mentalsoma enquanto âncora da consciência.
          07. Andaime consciencial: a muletaria consciencial.
          08. Aperitivo intelectual: a iguaria mentalsomática.
          09. A ponta pontiaguda da broca do tatuzão: o verponoduto; a fábrica de verpons.
          10. Arco voltaico craniochacral: a fonte de luz entre os palmochacras.
          11. Arrastão extrafísico: a rede de consciexes patológicas.
          12. Assepsia energética: a desinfecção das energias gravitantes entrópicas.
          13. Assinatura pensênica: a pegada consciencial.
          14. Aterrissagem forçada: o pouso em terra firme da conscin lunática.
          15. Autocastração: a mutilação consciencial; o eunuquismo.
          16. Autoimunidade consciencial: a vacina consciencial; a refratariedade automática.
          17. Autorrevezamento multiexistencial: o portador do próprio archote evolutivo; a gescon enquanto bumerangue cognitivo libertário interexistenciológico.
          18. Bagulho energético: o lixo energético; a poluição holopensênica.
          19. Balneário bioenergético: a estância balnear de energias terapêuticas.
          20. Balonamento: o inchaço corporal.
          21. Bombeiro consciencial: o apagador de incêndios interconscienciais.
          22. Bonde extrafísico: o coletivo ressomático.
          23. Bússola consciencial: o ponteiro consciencial calibrado.
          24. Cacoete holobiográfico: o tique consciencial paragenético; o sestro parapatológico.
          25. Catatonia extrafísica: a fixação consciencial patológica.
          26. Centrifugação do egão: o afastamento pedaço a pedaço do centro egoico milenar da própria consciência.
          27. Cláusula pétrea proexológica: o artigo imutável da autoproéxis.
          28. Coleira consciencial: as cangas do ego.
          29. Coletivo mentalsomático: as palavras guarda-chuvas.
          30. Colheita intermissiva: a apanha interassistencial adredemente preparada.
          31. Consciência calidoscópica: a consciência cornucópica; a consciex arcoírica.
          32. Consciência literal: a consciência formatada.
          33. Consciência miriaédrica: a consciência com dez mil facetas positivas.
          34. Consciência poliédrica: os milhares de prismas conscienciais; os 1.001 ângulos do poliedro consciencial.
          35. Conscienciês: o idioma consciencial; a retórica muda.
          36. Conscin eletronótica: a portadora da psicose do elétron.
          37. Conscin-solução: a conscin-remédio; a conscin-trafor.
          38. Conscin-trafar: a pessoa-fardo; o adulto-criança.
          39. Conscin-trator: a conscin rolo-compressor; a conscin-locomotiva.
          40. Conscin tricerebral: a macrocerebralidade funcional.
          41. Consréu estelar: a líder de consciências-satélites.
          42. Decolagem projetiva: o levantar voo do projetor, homem ou mulher.
          43. Desamarração: os desatarraxamentos grupocármicos; o corte do cordão de prata.
          44. Desperto: a autoimunidade consciencial.
          45. Dicionário cerebral: o léxico mental.
          46. Dragona parapsíquica: o galão parapsíquico; o símbolo do corpo fechado.
          47. Encapsulamento energético: o invólucro energético.
         48. Epicentro consciencial (epicon): o pau da barraca interassistencial; o pião multidimensional.
         49. Eunuco consciencial: a consciência castrada nas autopotencialidades.
         50. Fôrma holopensênica: o molde autopensênico multiexistencial; o adubo dos transplantes cognitivos nos autorrevezamentos multiexistenciais.
         51. Gestação consciencial (gescon): a gravidez de ideias; o útero mentalsomático.
         52. Guia cego: a consciex amaurótica.
         53. Horário nobre: a happy hour mentalsomática.
         54. Ilha de consciencialidade: o oásis na Deficienciolândia; o pião intrafísico da maxiproéxis; o arquipélago de cosmoeticidade.
         55. Infiltrado cosmoético: o pseudespião do bem; o assistente anônimo.
         56. Interprisão grupocármica: o grilhão interpessoal; o cadeado holocármico.
         57. Iscagem interconsciencial: a conscin-esponja; a conscin-antena.
         58. Lava-jato energético: o banho de loja energossomático; a assepsia holochacral.
         59. Máquina consciencial: a interação máquina mentalsomática–máquina somática; o corpo-fole; o escafandro celular.
         60. Maximecanismo interassistencial: a maquinaria da interassistencialidade.
         61. Mentalês: o idioma cerebral; a língua íntima.
         62. Minipeça lúcida: a conscin-catraca lúcida; a conscin-molinete autoconsciente.
         63. Moratória existencial (moréxis): o adendo proexológico; o aditamento no lifetime.
         64. Oficina extrafísica (ofiex): o laboratório extrafísico; a parenfermaria.
         65. Paraanaplasia: a cirurgia plástica reparadora extrafísica (psicossômica).
         66. Paracomatose: o coma evolutivo.
         67. Paramicrochip: o circuito integrado holossomático.
         68. Pedágio parapsíquico: a taxa cobrada em termos holossomáticos; a indenização holocármica.
         69. Pentatlo duplista: o pódio evolutivo compartilhado a 2.
         70. Ponteiro consciencial: a agulha ponderada intraconsciencial.
         71. Ponto cego consciencial: a papila óptica da consciência.
         72. Porão consciencial: o junk place da intraconsciencialidade.
         73. Poupança existencial: os dividendos holossomáticos na autoproéxis.
         74. Pré-mãe: a maternagem parapsíquica; a simbiose holossomática interdimensional.
         75. Primavera energética (primener): a época das flores da manifestação consciencial; o crème de la crème das energias.
         76. Prole mentalsomática: a sóbole intelectual; o estema cognitivo; a descendência heurística; a genealogia ideativa.
         77. Próteses conscienciais: os veículos conscienciais; útero: laboratório protético.
         78. Refém da autocognição: a autopenhorabilidade intelectual.
         79. Resgate extrafísico: o S.O.S. extrafísico; o projetor salva-vidas.
         80. Reurbanização extrafísica (reurbex): a civilização e reorganização do espaço geopolítico paraurbano; a defesa civil extrafísica; os assistentes sociais extrafísicos.
         81. Ricochete intelectivo: o efeito dominó mentalsomático; o rebote neoverpônico; o estilhaço ideativo.
         82. Robotização existencial (robéxis): o autômato humano; a conscin-robô.
         83. Rota de colisão: o choque frontal na convivência; a trombada emocional interpares.
         84. Sementeira intrafísica: o plantio das sementes do esclarecimento.
         85. Sinalizador evolutivo: a seta cosmoética.
         86. Síndrome de abstinência da Baratrosfera: os sinais e sintomas de privação da Baratrosfera; a saudade da homeland extrafísica patológica; o desejo doentio da volta aos penates.
         87. Síndrome de Swedenborg: a antilogicidade própria da marcha a ré existencial.
         88. Síndrome do estrangeiro: o patinho feio grupocármico; a ovelha negra da família.
         89. Sonambulismo existencial: o sono evolutivo.
          90. Tara parapsíquica: o peso extrafísico das consciexes na autoparapsicosfera; a suportabilidade assistencial específica.
          91. Teto parapsíquico: as raias do autoparapsiquismo.
          92. TGV evolutivo: o trem de grande velocidade da autevolução; a velocidade de cruzeiro nas automanifestações prioritárias; o maquinista da própria evolução.
          93. Triatleta conscienciológico: a prova tríplice da evolução; o triatlo evolutivo; o ranking da interassistencialidade pessoal.
          94. Usina consciencial: o gigaEV; a Central Intrafísica das Energias (CIE).
          95. Vampiro energético: as ervas daninhas interconscienciais; a drenagem energética.
          96. Via expressa do pensamento: a highway pensênica; o corredor de pensenes; a expansão a jato das verpons; a turbopensenidade.
          97. Viveiro evolutivo: a colmeia do voluntariado; a estufa evolutiva; o arremedo intermissivo.
          98. Voliciolina: a gasolina azul da vontade; o combustível consciencial.
          99. Whole pack conscienciológico: o pacote completo dos megadesafios da Conscienciologia; o fato de não empurrar com a barriga os paradeveres intermissivos.
         100. Zum mnemônico: o pinçamento de lembranças nos refolhos da holomemória.
          Terapeuticologia: a lexicoterapia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a metáfora conscienciológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Associação didática: Comunicologia; Neutro.
          02. Autocriatividade: Verponologia; Neutro.
          03. Categoria de comunicação: Comunicologia; Neutro.
          04. Comunicação modular: Comunicologia; Neutro.
          05. Conscienciologês: Orismologia; Neutro.
          06. Dicionário cerebral analógico: Mnemossomatologia; Homeostático.
          07. Divulgação científica: Comunicologia; Neutro.
          08. Exegese conscienciológica: Comunicologia; Neutro.
          09. Expressão intercambiável: Comunicologia; Neutro.
          10. Expressão pseudoterminológica: Neologismologia; Neutro.
          11. Família neologística: Neologia; Neutro.
          12. Linguagem mentalsomática: Comunicologia; Homeostático.
          13. Louçania estilística: Taristicologia; Homeostático.
          14. Metáfora técnica: Erudiciologia; Neutro.
          15. Orismologia: Comunicologia; Neutro. OXIMOROS, ESTRANGEIRISMOS, BIASSOCIAÇÕES ANALÓGICAS E AS TRANSPOSIÇÕES CONCEITUAIS INTERDISCIPLINARES SÃO MEGARRECURSOS LEXICAIS NA CRIAÇÃO DAS METÁFORAS CONSCIENCIOLÓGICAS PARADIDÁTICAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre a importância didática das metáforas conscienciológicas? Qual delas repercutiu mais intraconsciencialmente em você? Por qual motivo?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 24, 26, 27, 31, 51, 63, 69, 90, 93, 99, 111, 142, 143, 165, 169, 184, 188 e 202.
             2. Idem; Manual de Redação da Conscienciologia; 272 p.; 152 abrevs.; 274 estrangeirismos; glos. 300 termos; 28 x 21 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2002; páginas 76 e 118.
             3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 43, 219, 270, 275, 492, 611, 739, 740 e 743.
                                                                                                                           P. F.