Teimosia

A teimosia é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, realizar e / ou manter comportamentos e ações, de modo insistente, com obstinação excessiva, sem racionalidade ou lógica, não admitindo a realidade, podendo gerar conflitos, interprisão interconsciencial e / ou atraso autevolutivo.

Você, leitor ou leitora, já realizou a métrica da teimosia pessoal? Já identificou os efeitos desse comportamento nas interrelações? Compreende as repercussões desse traço na autoproéxis?

      TEIMOSIA
                                        (ERROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A teimosia é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, realizar e / ou manter comportamentos e ações, de modo insistente, com obstinação excessiva, sem racionalidade ou lógica, não admitindo a realidade, podendo gerar conflitos, interprisão interconsciencial e / ou atraso autevolutivo.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. A palavra teima vem do idioma Latim, thema,“tema; proposição; matéria”, e esta do idioma Grego, théma, “o que se põe ou propõe”. Surgiu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Teimosice. 2. Teima repetida. 3. Birra.
          Neologia. Os 2 vocábulos miniteimosia e megateimosia são neologismos técnicos da Errologia.
          Antonimologia: 1. Abertismo. 2. Racionalidade. 3. Flexibilidade pensênica. 4. Persistência evolutiva.
          Estrangeirismologia: o stubborn; a opinião ad extremum.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à importância da reciclagem intraconsciencial (recin).
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Teimosia: tempo perdido. Teimosia: interprisão grupocármica. Teimosia: megaerro evolutivo.
          Coloquiologia: – dar murro em ponta de faca; não largar o osso.
          Ortopensatologia: – “Teimosia. A teimosia é a síntese remanescente do egocentrismo infantil”. “A autodeterminação leva a consciência à Comunex Evoluída, contudo, lá se encontram teimosos. A teimosia positiva pode ser perseverança, a negativa é a teimosia propriamente dita”. “A teimosia fundamentada em capricho pessoal é baratrosférica”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da teimosia; os batopensenes; a batopensenidade; o holopensene da irracionalidade; o holopensene da rigidez; o holopensene do egocentrismo; o holopensene do preconceito; o holopensene do fechadismo; o holopensene anacrônico; a pensenidade restrita ao microuniverso consciencial; a desorganização pensênica; a superficialidade pensênica; a fôrma holopensênica pessoal; o abertismo pensênico; o abertismo pensênico possibilitando as sincronicidades e parassincronicidades; a flexibilidade pensênica; os pensenes harmoniosos; a retidão pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cogniciopensenes; a cogniciopensenidade; a pensenidade pró-evolutiva.
          Fatologia: a teimosia; as gradações da teimosia; a reação irracional; a teimosia cronicificada; o apego às próprias ideias; o monoideísmo; a burrice; a ignorância; o megatrafar; o erro crasso; o temperamento obstinado excessivo; o caminho mais difícil; a antiassistência; a acomodação na zona de conforto; a recusa na admissão da realidade, mesmo diante dos fatos; a teimosia no exercício de diferentes papéis sociais; o equívoco rotineiro; o erro de abordagem; o erro crônico; o desequilíbrio íntimo; o conflito emocional; a redução do autodiscernimento; a vivência da anticosmoética; a conduta antievolutiva; a despriorização evolutiva; a perda das companhias evolutivas; as postergações; o comportamento teimoso gerando perda de energias e companhias; a perda de tempo; a perda de oportunidades evolutivas; a perda do timing proexológico; a manutenção de valores anacrônicos; as retroposturas; o apego ao modus operandi de se manifestar; o apego aos hábitos e posturas arraigadas; o apego a ideias anacrônicas; a conduta inamovível; a defesa exagerada das opiniões pessoais; a monovisão patológica; o ato de querer ter razão; a imposição do ponto de vista pessoal; a autodefensividade egoica; a intencionalidade desqualificada; o predomínio do subcérebro abdominal; a interpretação irracional dos fatos; a reflexão equivocada; o desequilíbrio íntimo; a dificuldade em mudar de opinião; a recusa em aceitar as evidências; a dificuldade de ouvir o outro; a desarmonia conviviológica; as interprisões grupocármicas desnecessárias; a autovitimização; a postergação do autenfrentamento; a falta de cosmovisão; a estagnação do processo evolutivo; a inibição da autenticidade consciencial; o pseudoganho.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a dificuldade em distinguir as sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais; o foco das energias mal direcionado; o parapsiquismo dificultado pela neofobia; o autorrestringimento holossomático; a paragenética reforçando os comportamentos recorrentes; a desestabilização emocional e energética pelas posturas anacrônicas; as semipossessões assediadoras; a dificuldade de contato com os amparadores extrafísicos; as interprisões grupocármicas extrafísicas; o link baratrosférico; os parafatos negativos; o fator desencadeador de transmigrações interplanetárias; a ausência da autoconscientização multidimensional (AM); a projetabilidade auxiliando na ampliação da cosmovisão; o parapsiquismo lúcido predispondo a autocognição e a interassistencialidade.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo abertismo-discernimento; o sinergismo interassistencial autexposição-feedbacks; o sinergismo patológico autopatopensenidade-Baratrosfera.
          Principiologia: a teática do princípio da descrença (PD); o princípio da atração dos afins.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria de causa e efeito; a teoria das interprisões grupocármicas; a teática da Autodescrenciologia; a ausência da teática da interassistencialidade; a carência da teática da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional (EV) autodesassediador; a autovivência da técnica do confor dos traços conscienciais; a experimentação da técnica da Conscin-Cobaia voluntária do Conscienciograma; as técnicas de análise pelas sinonímias aplicadas ao Conscienciograma; as técnicas da Conscienciometrologia; a técnica das 50 vezes mais; as técnicas da Consciencioterapia; as técnicas projetivas para ampliação da cosmovisão.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Reurbanologia.
          Efeitologia: o efeito dominó da ação anticosmoética; o efeito mimético da teima obtusa; o efeito do adiamento das autorreciclagens; o efeito da teima na proéxis pessoal e grupal; o efeito homeostático do autenfrentamento das posturas anacrônicas; os efeitos benéficos da superação da teima; o efeito halo das ações lúcidas e cosmoéticas; o efeito evolutivo das renovações cognitivas.
          Neossinapsologia: a rigidez impendindo a aquisição de neossinapses; as retrossinapses mantenedoras das ações anticosmoéticas; o abertismo ideativo predispondo neossinapses; a reorganização cognitiva gerando neossinapses; as neossinapses advindas das autorreciclagens.
          Ciclologia: os ciclos existenciais miméticos; o ciclo das interprisões grupocármicas; o ciclo interassistencial autoconscienciometria-heteroconscienciometria-feedbacks; o ciclo evolutivo automimese patológica–autossaturação–autorreflexão–autorreciclagem.
          Enumerologia: a insistência no erro; a insistência na ação irracional; a insistência no egocentrismo; a insistência nas birras infantis; a insistência nos caprichos monárquicos; a insistência na prevalência das ideias pessoais; a insistência na priorização dos resultados em detrimento da priorização da interassistencialidade consciencial.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio ideia-intenção; o binômio perda de tempo–necessidade de recuperação do tempo; o binômio psicossoma-teimosia.
          Interaciologia: a interação mesologia-trafar; a interação hipersensibilidade emocional–autodefensividade egoica.
          Crescendologia: o crescendo melin-melex; o crescendo correto-prioritário-evolutivo; o crescendo autodesprendimento-autaprofundamento-maturidade consciencial; o crescendo interassistencial egocármico-grupocármico-policármico; o crescendo egoísmo–prontidão assistencial.
          Trinomiologia: o trinômio trafor-trafar-trafal; o trinômio egoísmo-orgulho-teimosia.
          Polinomiologia: o polinômio nosográfico individualismo-desprezo-vaidade-prepotência; o polinômio evolutivo despretensão-egocídio-fraternidade-assistencialidade.
          Antagonismologia: o antagonismo teimosia / determinação; o antagonismo psicossoma / mentalsoma; o antagonismo teimosia infantil / obstinação Cosmoética; o antagonismo teimosia intelectual / coragem intelectual; o antagonismo teimosia / neofilia; o antagonismo crença / cientificidade; o antagonismo autocrença / autopesquisa.
          Politicologia: a política do fechadismo consciencial; a autocracia; a argumentocracia; a priorocracia; a aristocracia; a monarquia; a belicocracia; a assediocracia; a democracia; a diplomacia; a assistenciocracia; a autocriticocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do menor esforço autocrítico; a lei do menor esforço no autodesassédio; a lei do menor esforço cognitivo; a lei do menor esforço interassistencial; a lei da ação e da reação; a lei de interprisão grupocármica; a lei da inevitabilidade evolutiva; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a psicossomaticofilia; a batopensenofilia; a conflitofilia; a egofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a reciclofobia; a autocriticofobia; a autopesquisofobia; a mentalsomatofobia; a conscienciometrofobia; a interassistenciofobia.
          Sindromologia: a síndrome do infantilismo; a síndrome do avestruzismo; a síndrome da apriorismose; a síndrome do perfeccionismo; a síndrome de Gabriela; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da abstinência do poder; a síndrome da distorção da realidade.
          Maniologia: a mania de fixar no passado; a mania da prevalência das próprias ideias; a mania da contestação; a mania de repetir os mesmos erros; a enganomania; a belicomania; a religiosomania.
          Mitologia: o mito do salvador da pátria; o mito da evolução sem esforço; o mito das verdades absolutas; os mitos da Ciência Eletronótica; o mito da autoimagem idealizada; o mito da perfeição; os mitos religiosos; o combate ao mito das ideias incontestáveis.
          Holotecologia: a autopesquisoteca; a autexperimentoteca; a conscienciometroteca; a mentalsomatoteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Errologia; a Autoconscienciometrologia; a Recinologia; a Consciencioterapia; a Ortopensenologia; a Autocogniciologia; a Mentalsomaticologia; a Psicossomaticologia; a Cosmoeticologia; a Homeostaticologia; a Sociologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin teimosa; a conscin baratrosférica; a conscin egoísta; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a consréu ressomada; a isca humana inconsciente.
          Masculinologia: o defensivo; o reativo; o teimoso; o turrão; o apriorota; o birrento; o cabeça-dura; o pré-serenão vulgar; o duplista; o escritor; o exemplarista; o idealista; o intelectual; o intermissivista; o inversor existencial; o pesquisador; o proexista; o reciclante existencial.
         Femininologia: a defensiva; a reativa; a teimosa; a turrona; a apriorota; a birrenta; a cabeça-dura; a pré-serenona vulgar; a duplista; a escritora; a exemplarista; a idealista; a intelectual; a intermissivista; a inversora existencial; a pesquisadora; a proexista; a reciclante existencial.
         Hominologia: o Homo sapiens antilogicus; o Homo sapiens inconsciens; o Homo sapiens automimeticus; o Homo sapiens illucidus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens cardiochacralis; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens anticosmoethicus; o Homo sapiens pathopensenicus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: miniteima = a manutenção insistente do trafar pessoal impedidor das mudanças evolutivas pessoais; megateima = a manutenção persistente de trafar pessoal atravancador das reciclagens evolutivas pessoais repercutindo nas reciclagens grupais.
         Culturologia: a cultura da apriorismose; a cultura da interiorose; a cultura do ignorantismo; a cultura da Autodescrenciologia; a cultura da prevalência do mais evolutivo; a cultura da reverificação a partir de fatos e parafatos; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da autoconscienciometria.
         Listagem. A elaboração de listagem das teimosias pessoais descortina contextos, papeis e traços correlacionados, favorecendo o reconhecimento dos próprios erros e a programação das reciclagens intraconscienciais.
         Trafares. Eis, em ordem alfabética, 20 trafares relacionados à teima:
         01. Apriorismose.
         02. Arrogância.
         03. Autocracia.
         04. Capricho.
         05. Dogmatismo.
         06. Egoísmo.
         07. Exigência.
         08. Fechadismo.
         09. Ignorância.
         10. Infantilismo.
         11. Insegurança.
         12. Interiorose.
         13. Intransigência.
         14. Perfeccionismo.
         15. Possessividade.
         16. Preconceito.
         17. Prepotência.
         18. Reatividade.
         19. Rigidez.
         20. Superficialidade.
         Atributos. Eis, em ordem alfabética, 10 atributos conscienciais necessários para superação da teimosia:
         01. Abertismo consciencial.
         02. Autoconscientização multidimensional.
         03. Autodiscernimento.
         04. Autopesquisologia.
         05. Cosmoética.
          06. Cosmovisão.
          07. Descrenciologia.
          08. Inteligência evolutiva.
          09. Intencionalidade.
          10. Interassistencialidade.
          Trafais. Eis, em ordem alfabética, 20 traços faltantes para a consciência teimosa:
          01. Anticonflitividade.
          02. Autenfrentamento.
          03. Autexperimentação.
          04. Autoconhecimento.
          05. Autodisponibilidade assistencial.
          06. Autorrealismo.
          07. Autorreflexão.
          08. Comunicabilidade sadia.
          09. Desapego.
          10. Desdramatização.
          11. Determinação racional.
          12. Docilidade.
          13. Empatia.
          14. Flexibilidade mental.
          15. Harmonia.
          16. Logicidade.
          17. Ponderação.
          18. Racionalidade.
          19. Reverificabilidade.
          20. Universalidade.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a teima, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Apagogia: Proexologia; Nosográfico.
          02. Autestigmatização: Experimentologia; Nosográfico.
          03. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
          04. Autodeterminação decenal: Autodeterminologia; Homeostático.
          05. Baratrosfera: Extrafisicologia; Nosográfico.
          06. Binômio ideia-intenção: Autodiscernimentologia; Neutro.
          07. Causa perdida: Perdologia; Nosográfico.
          08. Distopia social: Sociologia; Nosográfico.
          09. Erro crônico: Errologia; Nosográfico.
          10. Megatrafar: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Orgulho teimoso: Perdologia; Nosográfico.
          12. Pertinência evolutiva: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          13. Retropostura: Paraetologia; Nosográfico.
          14. Trafar favorito: Autotrafarologia; Nosográfico.
          15. Trafarão: Parapatologia; Nosográfico.
  A TEIMOSIA É CONDUTA RESTRINGIDORA DO AUTODISCERNIMENTO E DA RACIONALIDADE, EXIGINDO DA
 CONSCIÊNCIA ABERTISMO PARA AS AUTORRECICLAGENS
  E PARA A AUTOVIVÊNCIA DA INTERASSISTENCIALIDADE.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já realizou a métrica da teimosia pessoal? Já identificou os efeitos desse comportamento nas interrelações? Compreende as repercussões desse traço na autoproéxis?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 66, 67 e 245.
             2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 413, 555 e 566.
             3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 382, 533, 555, 946, 984 e 1.025.
             4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.603.
             5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 54, 278, 340, 511, 533, 656 e 680.
                                                                                                                     A. F. M.