Tecnologia Assistencial

A tecnologia assistencial é o conjunto de técnicas, métodos, processos, procedimentos, meios e instrumentos das áreas do conhecimento, utilizados com propósitos cosmoéticos para a geração de produtos, sistemas, serviços e soluções visando a assistência e a potencialização da evolução da conscin, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, já utiliza a tecnologia ao modo de ferramenta assistencial e evolutiva? Na escala de 1 a 5, qual o grau de uso cosmoético?

      TECNOLOGIA ASSISTENCIAL
                                    (PARATECNOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A tecnologia assistencial é o conjunto de técnicas, métodos, processos, procedimentos, meios e instrumentos das áreas do conhecimento, utilizados com propósitos cosmoéticos para a geração de produtos, sistemas, serviços e soluções visando a assistência e a potencialização da evolução da conscin, homem ou mulher.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo tecnologia procede do idioma Grego, tekhnología, “tratado ou dissertação sobre alguma Arte; exposição das regras de determinada Arte”, constituído pelo radical tekné, “Arte manual; artesania; indústria; habilidade”, e logia, derivado de lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Apareceu no Século XVIII. O vocábulo assistência provém do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Tecnologia evolutiva. 2. Conjunto de técnicas amparadoras. 3. Tecnologia cosmoética. 4. Tecnologia social. 5. Tecnossolução cosmoética.
          Neologia. As 4 expressões compostas tecnologia assistencial, microtecnologia assistencial, minitecnologia assistencial e maxitecnologia assistencial são neologismos técnicos da Paratecnologia.
          Antonimologia: 1. Idiotismo tecnológico. 2. Tecnologia assediadora. 3. Tecnologia belicista. 4. Tecnologia imatura. 5. Tecnologia míope. 6. Tecnologia desumana. 7. Tecnologia anticosmoética.
          Estrangeirismologia: a technical skill; as Oldowan tools; a presença da technology for good; a technology for social good; a tecnologia to improve society; a intelligence of things; as wearable technologies; a organização Technology Will Save Us; o filtro de água LifeStraw; o processo ad hoc.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade.
          Citaciologia. Eis 3 citações pertinentes ao tema: – Qualquer tecnologia suficientemente avançada parece ser mágica (Arthur C. Clarke, 1917–2008). Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias (Carl Sagan, 1934–1996). Se fizéssemos todas as coisas de que somos capazes, realmente nos supreenderíamos a nós mesmos (Thomas Alva Edison, 1847–1931).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Paratecnologia; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o abertismo autopensênico às inovações cosmoéticas.
          Fatologia: a tecnologia alavancando a evolução; a tecnologia aplicada assistencialmente além da área da Medicina e saúde; a tecnologia além da Infocomunicologia; o fato de a tecnologia, em princípio, ser cosmoética e consciencialmente sadia; o fato de a Ciência e tecnologia existirem para melhorar a qualidade de vida do Homem; o foco no loc interno ou externo para a criação de novas tecnologias; o fato de a tecnologia e a evolução da consciência não darem saltos espetaculares; o fato de os progressos humanos patrocinados pela tecnologia durante o Século XX transformarem o Planeta muito mais profundamente em confronto com os 20 séculos precedentes; a revolução científico-tecnológica do Século XX, refletindo o advento das reurbanizações extrafísicas e consequentes reciclagens humanas posteriores; o exercício da experimentação sendo determinante para o aperfeiçoamento de qualquer técnica; os métodos organizando e sistematizando; os problemas resolvidos por intermédio da técnica; a criação de nova tecnologia a partir de outras já existentes; a reciclagem do lixo eletrônico; o investimento em projetos e inovações prioritárias e evolutivas; o foco na sustentabilidade; a mente inovadora; o uso de scanner 3D para auxílio no desenvolvimento de próteses; o uso da impressora 3D para a construção de próteses; o fato de Ciência e Tecnologia serem interdependentes; a serendipitia; o uso da tecnologia para combater os vícios em tecnologia; o avanço tecnológico; o fato de nem o mais profundo conhecimento científico ser capaz de resolver problemas globais, como a fome, a pobreza e os danos ambientais; a maior dependência tecnológica das novas gerações; a utilização sadia de princípios científicos; o uso da tecnologia apropriada.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a tecnologia inspirada pelos amparadores extrafísicos; o intercâmbio multidimensional das paratécnicas evolutivas; a identificação das sincronicidades; os aportes paratécnicos das Centrais Extrafísicas; a minipeça participando do Maximecanismo Multiexistencial Interassistencial; a paratecnologia cosmoética usada no desenvolvimento das reurbexes e no encaminhamento das consréus; a paratecnologia centrípeta; a paratecnologia centrífuga; a paratecnologia além do paramicrochip; o aprendizado do Curso Intermissivo (CI); as cláusulas intermissivas da proéxis pessoal; a recuperação de cons; o fluxo evolutivo pessoal; o parapsiquismo interassistencial; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a projetabilidade lúcida (PL); a prática diária da tenepes; a parassistência da ofiex; as assins; as desassins pessoais; as desassins grupais; os acoplamentos energéticos; o campo energético; os desbloqueios das ECs; as paracirurgias.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo inteligência técnica–inteligência paratécnica; o sinergismo empreendedorismo-inovação; o sinergismo Ciência-tecnologia-inovação; o sinergismo pesquisa-desenvolvimento; o sinergismo amparo intrafísico–amparo extrafísico; o sinergismo técnica-paratécnica; o sinergismo tecnologia velha–nova tecnologia; o sinergismo tecnologia-sustentabilidade.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio “se não presta, não adianta fazer maquilagem”; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio cosmoético “aconteça o melhor para todos”.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à criação e utilização da tecnologia; o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria das consréus; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a tecnologia assistencial; as técnicas terapêuticas; as técnicas conscienciológicas; a equipex paratécnica; a paratécnica didática; as paratécnicas usadas na ofiex; a paratécnica dos paraparelhos assistenciais; a tecnologia das próteses; as realizações tecnológicas do homem primitivo; a macrotecnologia empregada pela Conscienciologia; a paratecnologia do paramicrochip; a técnica de viver evoluindo; o aproveitamento máximo dos recursos tecnológicos disponíveis em prol da evolução consciencial.
          Voluntariologia: a técnica do voluntariado conscienciológico da tares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Tecnologia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: o efeito evolutivo da utilização cosmoética da tecnologia; os efeitos da cosmovisão multidimensional aplicada à intrafisicalidade; a mitigação dos efeitos secundários da aplicação da tecnologia; o efeito do sinergismo Ciência-Tecnologia na melhoria da qualidade de vida do Homem.
          Neossinapsologia: as neossinapses promovidas pelas novas tecnologias.
          Ciclologia: o ciclo necessidade-ideia-solução; o ciclo necessidade-empreendedorismo-solução; o ciclo das neoideias; o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) aplicado ao controle da qualidade e resolução de problemas.
          Enumerologia: a tecnologia intermediária; a tecnologia popular; a tecnologia alternativa; a tecnologia comunitária; a tecnologia de baixo custo; a tecnologia socialmente apropriada; a tecnologia ambientalmente apropriada.
          Binomiologia: o binômio tecnologia de ponta–tecnologia relativa de ponta; o binômio gestão da tecnologia–tecnologia da gestão; o binômio Antropologia–estudo das tecnologias primitivas; o binômio tecnologia verde–sustentabilidade.
          Interaciologia: a interação Ciência-consciência; a interação destemor–inteligência evolutiva; a interação desperticidade-verponogenia; a interação tecnologia-discernimento-Assistenciologia-Cosmoética; a interação tecnologia–incentivo social–incentivo econômico-financeiro; a interação tecnologia-interface-paratecnologia; a interação dos veículos de manifestação da consciência soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo técnica assistencial–paratécnica assistencial.
          Trinomiologia: o trinômio interacionismo tecnológico–mudanças tecnológicas–mudanças sociais; o trinômio técnica-arte-ciência; o trinômio arte-mágica-tecnologia; o trinômio necessidade assistencial–tecnologia útil–necessidade evolutiva; o trinômio gênio criativo–indivíduo imaginativo–mola mestra da invenção.
          Polinomiologia: o polinômio escopo-qualidade-cronograma-orçamento-recursos-riscos; o polinômio avanço tecnológico–desigualdade futura–investimento na educação–integração às novidades.
          Antagonismologia: o antagonismo crescimento do uso da tecnologia / redução do trabalho técnico; o antagonismo domínio crescente do mundo / diminuição das manifestações do ser humano; o antagonismo tecnocracia / tecnodemocracia; o antagonismo tecnologia orientada pela produtividade / tecnologia social; o antagonismo apriorismose / apreensão de novas ideias.
          Paradoxologia: o paradoxo de a tecnologia das pistas de corrida proporcionarem a criação de carros de passeio mais seguros; o paradoxo de a disciplina Gestão de Projetos nascer a partir da indústria bélica; o paradoxo de a tecnologia da informação criar pontes ligando pessoas de extremos do globo e ao mesmo tempo construir muros distanciando vizinhos.
          Politicologia: a política da assistência sem assistencialismo.
          Legislogia: a lei da oferta e da procura; a lei de Moore; a lei de o menos doente assistir ao mais doente.
          Filiologia: a tecnofilia; a paratecnofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a tecnofobia; a paratecnofobia.
          Sindromologia: a profilaxia quanto à síndrome da robotização existencial (robéxis).
          Maniologia: a tecnomania.
          Mitologia: o mito do solucionismo tecnológico; o mito de o técnico não ser assistencial.
          Holotecologia: a tecnoteca; a paratecnoteca; a ciencioteca; a evolucioteca; a prioroteca; a experimentoteca; a convivioteca; a metodoteca.
          Interdisciplinologia: a Paratecnologia; a Efeitologia; a Infocomunicologia; a Pesquisologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriteriologia; a Conviviologia; a Intrafisicologia; a Mentalsomatologia; a Parapercepciologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o técnico; o tecnicista; o tecnocrata; o tecnólogo; o tecnologista; o paratecnólogo; o amparador intrafísico; o pesquisador; o epicon lúcido; o homem de ação; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o autodecisor; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o exemplarista; o intermissivista; o inversor existencial; o macrossômata; o parapercepciologista; o projetor consciente; o ofiexista; o reciclante existencial; o sistemata; o tenepessista; o tertuliano; o tocador de obra; o verbetólogo; o voluntário.
          Femininologia: a técnica; a tecnicista; a tecnocrata; a tecnóloga; a tecnologista; a paratecnóloga; a amparadora intrafísica; a pesquisadora; a epicon lúcida; a mulher de ação; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a autodecisora; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a exemplarista; a intermissivista; a inversora existencial; a macrossômata; a parapercepciologista; a projetora consciente; a ofiexista; a reciclante existencial; a sistemata; a tenepessista; a tertuliana; a tocadora de obra; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens technologicus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens assistentiologus; o Homo sapiens technicus; o Homo sapiens paratechnologus; o Homo sapiens technoscientificus; o Homo sapiens evolutiologicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: microtecnologia assistencial = a ferramenta de pedra utilizada pelos humanos primitivos para sobrevivência; minitecnologia assistencial = a agricultura, provendo alimentos para os humanos; maxitecnologia assistencial = as máquinas de exames médicos de imagem, provendo subsídios para o diagnóstico de doenças.
          Culturologia: a cultura científica; a cultura da tecnologia com cosmoética; a cultura da Paratecnologia.
          Tecnolatria. A adoração pela tecnologia, quando patológica, representa entrave evolutivo e expressa miopia cosmovisiológica de quem o faz, pois traduz produto do efêmero desta dimensão intrafísica.
          Taxologia. Sob a ótica da Assistenciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética 10 tecnologias assistenciais e respectivos produtos:
          01. Assistiva: o aparelho auditivo; o telefone para deficiente auditivo; o vocalizador portátil; a impressora Braille; o relógio falante; o Scooter motorizado; a bomba de infusão.
          02. Biotecnológica: os antibióticos; as vacinas; os reagentes e testes para diagnóstico; os biossensores; o etanol; o biogás; os pães; os queijos; o adubo composto; as mudas de plantas.
          03. Cognitiva: o sistema computacional cognitivo.
          04. Construção civil: o ferro; o aço; o concreto; as estruturas; o cimento condutor de eletricidade; a argamassa polimérica.
          05. Digitais: o computador; a Internet; a impressora 3D.
          06. Educacional: os recursos multimídia; o ensino a distância.
          07. Energética e ambiental: a energia solar, hidráulica, eólica, de biomassa geotérmica e das marés.
          08. Informação e comunicação: a telefonia; o rádio; a televisão.
          09. Médica: a cirurgia; a anestesia; a assepsia; a imunização; o diagnóstico; o tratamento; o transplante de órgãos; os aparelhos de exame, diagnóstico e monitoramento; a nanomedicina.
          10. Transportes: a bicicleta; o automóvel; o veículo elétrico; o trem; o avião; o navio; os veículos movido a ar-comprimido, a biocombustível, a eletricidade e a hidrogênio.
        Tipologia. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, na ordem cronológica, 110 exemplos de inovações auxiliadoras da evolução humana:
        01. Ferramentas de pedra (2600000 a.e.c.).
        02. Domínio do fogo (1420000 a.e.c.).
        03. Construção de abrigos (400000 a.e.c.).
        04. Vestimenta (400000 a.e.c.).
        05. Anzol (35000 a.e.c.).
        06. Cerâmica (10000 a.e.c.).
        07. Lampião a óleo (10000 a.e.c.).
        08. Metalurgia (8700 a.e.c.).
        09. Cinzel (7500 a.e.c.).
        10. Calçado (7000 a.e.c.).
        11. Mapa (6500 a.e.c.).
        12. Irrigação (6000 a.e.c.).
        13. Arado de madeira (5500 a.e.c.).
        14. Barco a remo (4500 a.e.c.).
        15. Bronze (4000 a.e.c.).
        16. Rebite (4000 a.e.c.).
        17. Barco a vela (3500 a.e.c.).
        18. Carro (3500 a.e.c.).
        19. Roda (3500 a.e.c.).
        20. Vela (3000 a.e.c.).
        21. Fole de ferreiro (2500 a.e.c.).
        22. Vaso sanitário (2500 a.e.c.).
        23. Anestesia (2000 a.e.c.).
        24. Aqueduto (2000 a.e.c.).
        25. Serra (2000 a.e.c.).
        26. Arco da construção civil (1450 a.e.c.).
        27. Quilha (1200 a.e.c.).
        28. Bússola magnética (400 a.e.c.).
        29. Estribo para montaria (300 a.e.c.).
        30. Prótese (300 a.e.c.).
        31. Farol marítmo (280 a.e.c.).
        32. Alavanca (260 a.e.c.).
        33. Parafuso de Arquimedes (250 a.e.c.).
        34. Prego (250 a.e.c.).
        35. Moinho de vento (200 a.e.c.).
        36. Roda d'água (100 a.e.c.).
        37. Válvula (25 a.e.c.).
        38. Ponte suspensa (100).
        39. Papel (105).
        40. Foguete (904).
        41. Eclusa (984).
        42. Óculos (1270).
        43. Máquina de impressão com tipos móveis (1450).
        44. Preservativo (1560).
        45. Microscópio (1590).
        46. Telescópio (1609).
        47. Relógio mecânico (1656).
        48. Nível do construtor (1661).
        49. Fogão à lenha (1741).
        50. Motor a vapor (1765).
        51. Descaroçador de algodão (1793).
   52. Motor de combustão interna (1794).
   53. Vacinação (1796).
   54. Motor elétrico (1821).
   55. Hélice marítima em parafuso (1827).
   56. Engrenagem diferencial (1828).
   57. Telégrafo (1830).
   58. Ceifadeira mecânica (1831).
   59. Lâmpada incandescente (1835).
   60. Câmera fotográfica (1839).
   61. Pneu (1845).
   62. Giroscópio (1850).
   63. Elevador de passageiros (1852).
   64. Fechadura Yale (1861).
   65. Arame farpado (1865).
   66. Dinamite (1866).
   67. Concreto reforçado (1867).
   68. Gerador elétrico (1869).
   69. Telefone fixo (1876).
   70. Fonógrafo (1877).
   71. Filmadora (1882).
   72. Arranha-céu com estrutura de aço (1884).
   73. Turbina à vapor (1884).
   74. Bicicleta (1885).
   75. Solda elétrica (1885).
   76. Viga metálica (1885).
   77. Automóvel (1886).
   78. Raio X (1895).
   79. Rádio (1896).
   80. Avião (1903).
   81. Plástico (1920).
   82. Geladeira (1922).
   83. Fita magnética de gravação (1928).
   84. Marcapasso cardíaco (1928).
   85. Nylon (1935).
   86. Radar (1935).
   87. Motor a jato (1937).
   88. Fotocopiadora (1938).
   89. Computador (1941).
   90. Penicilina (1941).
   91. Reator nuclear (1942).
   92. Forno de microondas (1945).
   93. Transistor (1947).
   94. Robótica (1948).
   95. Software (1948).
   96. Cartão de crédito (1950).
   97. Painel solar (1950).
   98. Pílula anticoncepcional (1956).
   99. Satélite (1957).
  100. Laser (1960).
  101. Kevlar (1965).
  102. Prótese robótica (1968).
  103. Internet (1969).
  104. Telefone celular (1970).
          105.   Microprocessador (1971).
          106.   Ressonância magnética (1971).
          107.   Câmera digital (1975).
          108.   Compact Disk (CD; 1979).
          109.   World Wide Web (1989).
          110.   Sistema de Posicionamento Global (GPS; 1993).


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a tecnologia assistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Conscin eletronótica: Intrafisicologia; Nosográfico.
           02. Criatividade evolutiva: Mentalsomatologia; Homeostático.
           03. Desassombro paratecnológico: Paratecnologia; Homeostático.
           04. Exigência paratécnica: Paratecnologia; Neutro.
           05. Inteligência técnica: Tecnologia; Neutro.
           06. Kit técnico: Intrafisicologia; Neutro.
           07. Macete técnico-administrativo: Administraciologia; Neutro.
           08. Paramicrochip: Paratecnologia; Homeostático.
           09. Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           10. Procedimento técnico-administrativo: Procedimentologia; Neutro.
           11. Teaticologia: Intrafisicologia; Homeostático.
           12. Técnica: Intrafisicologia; Neutro.
           13. Técnica da recéxis: Recexologia; Neutro.
           14. Técnica dos 100 procedimentos: Autexperimentologia; Homeostático.
           15. Tecnofilia: Experimentologia; Neutro.
  A TECNOLOGIA EM GERAL, NÃO É BOA, NEM MÁ, NEM
  INDISPENSÁVEL. SOMENTE A COSMOÉTICA LHE ASSEGURA CARÁTER E EMPREGO ASSISTENCIAIS, FAVORECENDO A ACELERAÇÃO EVOLUTIVA DAS CONSCIÊNCIAS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já utiliza a tecnologia ao modo de ferramenta assistencial e evolutiva? Na escala de 1 a 5, qual o grau de uso cosmoético?
           Videografia Específica:
           1. History Channel; 101 Inovações que mudaram o Mundo. Documentário. Duração: 47min32. Disponível em: <http://cienciatv.com.br/tecnologia/101-inovacoes-que-mudaram-o-mundo/>. Acesso em: 30.11.14.
           Bibliografia Específica:
           1. Challoner, Jack; Gaudet, Jodie; & Ritter, Frank; 1001 Invenções que mudaram o Mundo (1001 Inventions that changed the World); pref. Trevor Baylis; revisoras Hermínia Totti; & Rachel Agavino; trad. Carolina Alfaro; Paulo Polzonoff Junior; & Pedro Jorgensen, 960 p.; 8 caps.; 939 fotos; 1 microbiografia; glos. 109 termos; alf.; 21 x 16 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2010; páginas 22 a 24, 26, 36, 37, 40, 41, 51, 54, 56, 57, 60, 62, 73, 74, 81, 84, 86, 110, 112, 114, 115, 118, 130, 141, 156, 164, 171, 178, 206, 233, 234, 238, 288, 297, 305, 334, 347, 365, 372, 377, 379, 386, 394, 402, 406, 436, 438, 440, 446, 528, 582, 610, 613, 638, 641, 648, 660, 674, 681, 691, 700, 702, 740, 744, 758, 784, 799, 804, 811, 822, 829, 841, 898 e 912.
           2. Vieira, Valdo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 32 a 49.
           3. Williams, Trevor I.; História das Invenções: do Machado às Tecnologias da Informação (A History of Invention: From Stone Axes to Silicon Chips); revisoras Ana Carolina Lins; & Cecilia Martins; trad. Cristina Antunes; 320 p.; 22 caps.; 81 fotos; 3 gráfs.; 167 ilus.; 12 mapas; 1 microbiografia; 5 tabs.;1 website; 26 x 17 cm; br.; Gutenberg; Belo Horizonte, MG; 2009; páginas 14, 65, 108 a 114 e 182 a 189.
           Webgrafia Específica:
           01. BBC Brasil; Impressora 3D 'devolve' Rosto a Britânico; Reportagem; 04.04.13; 3 fotos; disponível em:
<http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130403_transplante_protese3d_gm.shtml>; acesso em: 27.03.14.
           02. BBC Brasil; Piercing na Língua é Capaz de Controlar Cadeira de Rodas; Notícias; 29.11.13; 8h24; 1 vídeo; disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/11/131128_piercing_dg.shtml>; acesso em: 27.03.14.
           03. Daraya, Vanessa; Mão Biônica devolve Sensação de Toque a Amputado; Reportagem; Exame.com; Seção: Tecnologia; 06.02.14; 20h40; 1 foto; 1 vídeo; disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/maobionica-devolve-sensacao-de-toque-a-amputado>; acesso em: 20.02.14.
           04. Estes, Adam Clark; Empresa de Energia Solar quer Compensar a Fritura de Pássaros com a Castração de Gatos; GIZMODO Brasil; 19.08.14; 17h17; 2 fotos; disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/usina-solar-castracaogatos/>; acesso em: 20.08. 14.
           05. Folha de S. Paulo; Auxiliar de Escola cria Colete que ajuda Menino com Paralisia Cerebral; Reportagem; Seção: Cotidiano; 29.07.14; 02h00; 1 foto; disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014 /07/1492632-auxiliar-de-escola-no-rs-cria-colete-que-ajuda-menino-com-paralisia-cerebral.shtml>; acesso em: 29.07.14.
           06. Garcia, Rafael; Chip no Cérebro faz Tetraplégico Mover a Mão; Reportagem; Folha de S. Paulo; Caderno: Ciência; 27.06.14; 01h50; 1 enu.; 1 foto; 2 ilus.; disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/06/1477 079-chip-no-cerebro-faz-tetraplegico-mover-a-mao.shtml>; acesso em: 27.06.14.
           07. Idem; Índios usarão Celulares em Árvores para Vigiar Floresta no Pará; Reportagem; Caderno: Ambiente; 24.11.14; 01h39; 1 enu.; 1 ilus.; 2 mapas; disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/11/1552209
-indios-usarao-celulares-em-arvores-para-vigiar-floresta-no-para.shtml>; acesso em 24.11.14.
           08. Jansen, Thiago; ‘É a Revolução da Tecnologia Cognitiva’, afirma Criador do Supercomputador Watson; Reportagem; O Globo; Caderno: Sociedade; Seção: Tecnologia; 12.10.14; 07h00; disponível em: <http://oglobo.glob o.com/sociedade/tecnologia/e-revolucao-da-tecnologia-cognitiva-afirma-criador-do-supercomputador-watson-14222441>; acesso em: 30.11.14.
           09. Martins, Andréia; Isolado no Trabalho, Surdo cria Escola para Ensinar Língua de Sinais; Reportagem; Uol Economia; Seção: Empreeendedorismo; 29.07.14; 06h00; disponível em: <http://economia.uol.com.br/empreendedo rismo/noticias/redacao/2014/07/29/isolado-no-trabalho-surdo-cria-escola-para-ensinar-lingua-de-sinais.htm>; acesso em: 29.07.14.
           10. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva; disponível em: <http://assistiva.mct.gov.br/>; acesso em: 30.11.14.
           11. Olhar Digital; Garoto de 19 Anos cria Tecnologia que pode Limpar os Oceanos; Redação; 16.06.14; 15h09; 1 foto; 1 vídeo; disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42604/42604>; acesso em: 08.07.14.
           12. Palhares, Isabela; Com Bicicleta e Maca Portátil, Mulher fez 1.700 Exames que detectam Câncer em 4 Anos; Reportagem; Folha de S. Paulo; Seção: Cotidiano; 07.09.14; 02h00; 2 fotos; disponível em: <http://www1.fo lha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2014/09/1512039-com-bicicleta-e-maca-portatil-mulher-fez-1700-exames-contraca ncer-em-4-anos.shtml>; acesso em: 08.09.14.
           13. Stanberry, Kristin; & Raskind, Marshall H.; Assistive Technology for Kids with Learning Disabilities: An Overview; Artigo; 2 enus.; disponível em: <http://www.ldonline.org/article/33074/>; acesso em: 14.03.14.
           14. UOL Notícias; Homem provoca Revolução Feminina ao Criar Máquina de Absorventes Baratos na Índia; Reportagem; Seção: Saúde; 30.06.14; 12h53; 4 fotos; disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-notici as/bbc/2014/06/30/homem-provoca-revolucao-feminina-ao-criar-maquina-de-absorventes-baratos-na-india.htm>; acesso em: 01.07.14.
                                                                                                                     M. N.