Técnica de Autorganização

A técnica de autorganização é o conjunto de procedimentos, regras, ferramentas e pormenores práticos, escolhidos de acordo com as necessidades pessoais e utilizados pela conscin lúcida, homem ou mulher, visando otimizar e sistematizar o autodesempenho consciencial, com a sequência lógica das atividades assistenciais diuturnas, na consecução da autoproéxis.

Você, leitor ou leitora, aplica quais técnicas de autorganização? Possui o hábito de identificar o conteúdo proexogênico das próprias ações?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             1
                             T ÉCNI CA DE AUTO RG ANI ZAÇÃO
                                      (AUTORGANIZACIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A técnica de autorganização é o conjunto de procedimentos, regras, ferramentas e pormenores práticos, escolhidos de acordo com as necessidades pessoais e utilizados pela conscin lúcida, homem ou mulher, visando otimizar e sistematizar o autodesempenho consciencial, com a sequência lógica das atividades assistenciais diuturnas, na consecução da autoproéxis.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, techknikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo organização procede do idioma Francês, organiser, “tocar órgão”, e este do idioma Latim Medieval, organizare, de organum, “órgão; dispor de forma a tornar apto à vida; dotar de estrutura”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Técnica pessoal de organização. 2. Ferramenta de autorganização. 3. Método pessoal de organização; sistema pessoal de organização. 4. Autorganização sistemática.
             Neologia. As 3 expressões compostas técnica de autorganização, técnica básica de autorganização e técnica avançada de autorganização são neologismos técnicos da Autorganizaciologia.
             Antonimologia: 1. Autorganização intuitiva. 2. Autorganização ineficaz. 3. Desorganização pessoal.
             Estrangeirismologia: o método getting things done (GTD); a to do list; o checklist; o psycological backlog; o first things first; o just in time; o minimalism; o timing da holomaturidade; o Organizarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autopriorologia.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autorganização requer detalhismo. Autorganização exige técnica. Autorganização: poder consciencial.
             Coloquiologia: a autorganização predispondo ao estado da mente como água; o cuidado para não colocar o carro adiante dos bois.
             Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – “Ter o inventário do seu trabalho atual em todos os níveis vai automaticamente produzir mais foco, alinhamento e senso de prioridade”
(David Allen, 1945–).
             Proverbiologia: – “Não deixe para daqui a 5 minutos o possível de ser feito já”.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas em ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Acabativa. A pessoa organizada tende a ser eficaz, chegando ao detalhismo e à exaustividade, com a acabativa laboral melhor do que a média das conscins”.
             2. “Amparabilidade. A pessoa desorganizada atrai os assediadores. A pessoa organizada os repele naturalmente. Quem é muito desorganizado não possui amparador extrafísico de função”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal qualificado pela autorganização; a saturação holopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade como pré-requisito da autorganização profunda; os lateropensenes; a administração da lateropensenidade; os patopensenes identificados instantaneamente; a patopensenidade paulatinamente superada; os heuristicopensenes; a otimização da heu2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a risticopensenidade; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; a agenda de autopensenização.
          Fatologia: o sistema de autorganização completo e integrado; a escolha das ferramentas funcionais para a autorganização; a agenda pessoal; o monitoramento das ações diárias; as revisões semanais do sistema pessoal de organização; a melhora contínua da metodologia de autorganização; o propósito por trás de cada ação; o atendimento às necessidades somáticas; o uso correto do patrimônio econômico-financeiro; as prioridades interassistenciais em conjunto com as obrigações intrafísicas; a antidispersão invexológica; a autorganização invexológica; o maxiplanejamento invexológico; o invexograma; o balanço existencial; a proexometria; a autoprodumetria conscienciológica; as metas existenciais; as metas do inversor aos 40 anos de idade biológica; a megafocalização precoce; o megafoco proexológico; o dia matemático; a fase preparatória superotimizada da proéxis; a metodologia de anotações; a autexperimentografia projeciológica; as revisões periódicas das anotações pessoais; a análise do desempenho intelectual; o emprego inteligente dos aportes e atributos conscienciais; as listas de tarefas sobrecarregadas da pessoa sem priorização; a burocracia excessiva atravancando a autorganização; a baixa autestima da conscin desorganizada; a diminuição da organização em momentos de estresse; a falta de megafoco levando à dispersão; o minimalismo pró-evolutivo; a inteligência evolutiva (IE) cotidiana; a Eitologia do Intermissivista; a preguiça paulatinamente superada pela autorganização; o aumento da produtividade; a ressignificação do conceito de produtividade; o alívio da ansiedade; o aumento do senso de priorização; a pontualidade nos compromissos; a entrega de tarefas nos prazos estipulados; a eliminação da autoconflitividade por meio da autorganização detalhista; a consciência dos limites pessoais; a eliminação do secundário; a eliminação das paixões; a saída da casa dos pais; a ampliação da taxa pessoal de acertos; a evitação do monopólio das obrigações intrafísicas na fase preparatória da proéxis; a chegada na fase executiva com superavit assistencial; a priorização da formação profissional; a otimização do rendimento escolar; o detalhismo aumentando o nível de fruição diária; a sabedoria expressa na atenção aos detalhes; a atenção enquanto atributo formador da organização; o aprimoramento da intuição; a autolucidez quanto às escolhas diárias; a âncora de amparabilidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o automonitoramento parapsíquico; a psicosfera hígida da conscin organizada; os acidentes de percursos parapsíquico eliminados pela autorganização; o amparo de função procedente da autodisciplina; as experiências parasíquicas registradas tecnicamente; o extrapolacionismo parapsíquico; a autotaquirritmia; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as automimeses multiexistenciais úteis; as práticas diárias da tenepes; as projeções conscientes (PCs) vivenciadas ciclicamente.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorganização-ortopensenidade; o sinergismo autorganização-produtividade; o sinergismo disciplina-amparabilidade; o sinergismo organização–saúde mental; o sinergismo entre as técnicas pessoais de organização; o sinergismo das múltiplas acabativas; o sinergismo dos talentos pessoais; o sinergismo dos atributos conscienciais pela atenção fixada.
          Principiologia: os princípios pessoais de autorganização; o princípio de a autorganização exigir técnica; o princípio de ser necessário anotar para não esquecer; o princípio de ser necessário descartar ao organizar; o princípio de todo dia ser decisivo para a proéxis; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio “se não presta, não presta mesmo, não adianta fazer maquilagem”; a Cosmoética enquanto princípio organizador do Universo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) enquanto base da autorganização recinológica; o código grupal de Cosmoética (CGC) enquanto diretriz de organização grupal; o código duplista de Cosmoética (CDC) coadjuvando a organização do casal. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                   3
             Tecnologia: a técnica de autorganização; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica de viver evolutivamente; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica dos 50 dicionários; a técnica das 50 vezes mais.
             Efeitologia: o efeito ansiolítico da autorganização; os efeitos profiláticos da autorganização; os efeitos antidispersivos da autorganização; os efeitos parapsíquicos da autorganização; os efeitos heurísticos da autorganização intelectual; o efeito harmonizador da priorização do essencial; o efeito do exemplarismo da conscin organizada.
             Neossinapsologia: as neossinapses essenciais ao próximo passo evolutivo; a concentração mental formadora de neossinapses; a aquisição otimizada de neossinapses.
             Ciclologia: o ciclo de revisões das ferramentas de organização; os ciclos na aplicação das técnicas de organização; o ciclo circadiano; os ciclos de trabalho assistencial; os ciprienes previstos e bem aproveitados; a erradicação dos ciclos de acidentes parapsíquicos; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
             Enumerologia: a organização das ideias; a organização dos cons magnos recuperados; a organização das emoções; a organização das energias conscienciais (ECs); a organização do espaço; a organização do tempo; a organização dos projetos pessoais. As planilhas; o memento; o editor de texto; o software de organização; o relógio de pulso; os escaninhos de papel; as pastas suspensas.
             Binomiologia: o binômio organização operacional–autorganização consciencial; o binômio metas-objetivos; o binômio organização-disciplina; o binômio megafoco-megaprioridade; o binômio Invexologia-Acabativologia; o binômio consumismo-inacabativa; o binômio tecnologia-paratecnologia.
             Interaciologia: a interação entre as ferramentas de organização; a interação com os amparadores otimizada pela autorganização; a interação catarse cosmoética–autorganização renovada; a interação ciclos pessoais–ciclos grupais.
             Crescendologia: o crescendo no desenvolvimento da autorganização; o crescendo varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o crescendo técnica de organização intrafísica–técnica de organização extrafísica.
             Trinomiologia: o trinômio iniciativa-manutenção-acabativa; o trinômio hábitos sadios–rotinas úteis–vida matemática; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio atributológico atenção-memória-autorganização.
             Polinomiologia: o polinômio autocosmoética-autoincorruptibilidade-autocrítica-autodesassédio-autorganização.
             Antagonismologia: o antagonismo eutimia / ansiedade; o antagonismo megafoco / dispersão; o antagonismo autorganização proexológica / assoberbamento intrafísico; o antagonismo sentido existencial / vazio consciencial; o antagonismo continuísmo / inacabativa; o antagonismo antecipação / precipitação; o antagonismo detalhismo / negligência.
             Paradoxologia: o paradoxo de a técnica mais eficiente poder ser aquela mais simples; o paradoxo de estar à frente de si mesmo.
             Legislogia: a lei da economia de males; a lei da economia de bens; as leis bem elaboradas favorecendo a organização social; os estatutos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs) favorecendo o andamento dos trabalhos administrativos.
             Filiologia: a organizaciofilia; a metodofilia; a invexofilia; a bibliofilia; a conviviofilia; a megafocofilia.
             Fobiologia: a evitação da nomofobia; a superação da invexofobia.
             Sindromologia: a síndrome do transtorno obsessivo compulsivo (TOC); a síndrome do transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH); a síndrome da inacabativa; a síndrome do perfeccionismo.
             Maniologia: as manias inibidoras da autorganização eficiente; a mania de “abraçar o mundo com os braços e as pernas”.
             Mitologia: o mito de a autorganização inibir a criatividade; o mito de a autorganização detalhista ser sinônimo de TOC. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Holotecologia: a autorganizacioteca; a produtivoteca; a administroteca; a financeiroteca; a neuroteca; a atencioteca; a mnemoteca; a biblioteca voltada à carreira profissional.
          Interdisciplinologia: a Autorganizaciologia; a Proexologia; a Invexologia; a Consciencioterapeuticologia; a Amparologia; a Parapercepciologia; a Intrafisicologia; a Somatologia; a Recexologia; a Recinologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Mnemossomatologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin organizada; a conscin atilada; a conscin atenta; a conscin higiênica; a conscin focada; a conscin continuísta; a conscin confiável; a conscin multívola; a conscin diligente.
          Masculinologia: o inversor existencial; o invexólogo; o invexômetra; o agente retrocognitor inato; o reciclante existencial; o tenepessista; o gestor; o organizador; o líder exemplarista; o tocador de obra; o bibliotecário; o atacadista consciencial; o sistemata; o amparador intrafísico; o arquivologista; o triatleta consciencial; o voluntário da Conscienciologia; o escritor de gescons; o autorganizaciólogo; o completista existencial; o maxidissidente ideológico; o administrador das ideias de ponta; o proexista; o detalhista; o heurista; o workaholic; o pesquisador independente.
          Femininologia: a inversora existencial; a invexóloga; a invexômetra; a agente retrocognitora inata; a reciclante existencial; a tenepessista; a gestora; a organizadora; a líder exemplarista; a tocadora de obra; a bibliotecária; a atacadista consciencial; a sistemata; a amparadora intrafísica; a arquivologista; a triatleta consciencial; a voluntária da Conscienciologia; a escritora de gescons; a autorganizacióloga; a completista existencial; a maxidissidente ideológica; a administradora das ideias de ponta; a proexista; a detalhista; a heurista; a workaholic; a pesquisadora independente.
          Hominologia: o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens invexologicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens libertarius.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica básica de autorganização = a anotação dos compromissos pessoais enquanto procedimento mnemônico profilático e ansiolítico; técnica avançada de autorganização = o emprego da agenda da autopensenização mantendo os liames diuturnos com os amparadores extrafísicos.
          Culturologia: a cultura da organização; a cultura da acabativa; a cultura da responsabilidade; a cultura da paciência; a cultura do detalhismo; a cultura da higiene mental.
          Técnicas. Autorganização é meio, não fim. O ideal é a conscin buscar compreender o propósito de cada ação diária. Concernente à Intrafisicologia, eis, na ordem alfabética, 12 técnicas capazes de otimizar o rendimento operacional diário da conscin interessada:
          01. Agendamento. O registro das ações ou compromissos em agenda, os quais exijam exclusivamente dias e horários específicos.
          02. Anotação. O porte de caderno ou folhas em branco a fim de registrar pensatas, sincronicidades e fenômenos parapsíquicos em qualquer ambiente.
          03. Antibagulhismo. A identificação e eliminação dos bagulhos energéticos do ambiente doméstico. O primeiro passo para autorganização é a eliminação dos excessos. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                5
             04. Antiprocrastinação. A aplicação da regra dos 2 minutos, ou a realização imediata, sem postergação, de tarefas simples, exequíveis em curto tempo, evitando procrastinações desnecessárias.
             05. Balanço. A elaboração de fluxo de caixa, ou o confronto entre receitas e despesas pessoais ao longo dos meses, promovendo a visão de conjunto da própria vida financeira.
             06. Captura. A organização de itens ou ideias relevantes, em bandejas, E-mails ou bloco de notas, evitando a dispersão e o esquecimento.
             07. Disponibilização. A autorganização livre, ao modo do hábito de dispor objetos pessoais funcionais, tais como blusas de frio, canetas, dicionários, computadores, garrafas d’água nos diversos locais de trabalho.
             08. Enumeração. O detalhamento dos hábitos diários (alimentação, higienização, trabalhos energéticos) e características (tempo, procedimentos, circunstâncias), proporcionando maior foco, detalhismo e retificação na autorganização diária.
             09. Indumentária. A aplicação técnica da veste única, ou escolha de modelo único, padronizado, de vestimenta, evitando a perda diária de tempo na escolha do vestuário e com os modismos comsumistas.
             10. Listagem. A manutenção em planilha, software ou folha de papel, das próximas ações, sejam elas pontuais ou relacionadas a projetos, auxiliando na manutenção do foco e pragmatismo ao longo do dia.
             11. Pomodoro. A Técnica Pomodoro, ou a concatenação de trabalho (ou estudo)
e descanso, cronometrados por meio de timer, predispondo a maior foco, rendimento cognitivo e motivação para a tarefa.
             12. Transporte. O porte de livros na bolsa ou mochila, o tempo todo, a fim de aproveitar os pequenos momentos livres ao longo do dia para o desenvolvimento intelectual.
             Parapsiquismo. À luz da Parapercepciologia, eis, na ordem alfabética, 5 recursos de autorganização capazes de otimizar o rendimento parapsíquico da conscin interessada:
             1. Alvos. A técnica da agenda extrafísica, ou a enumeração de alvos mentais projetivos, os quais visam ser alcançados pela conscin projetora nas práticas multidimensionais. A autorganização abarca também a vida extrafísica.
             2. EV. A técnica dos 20 EVs diários, ou o registro técnico da quantidade e qualidade da aplicação do estado vibracional, visando a meta de instalá-lo instantaneamente.
             3. Ortopensenidade. A técnica da agenda de autopensenização, ou a enumeração dos itens prioritários para a investigação multidimensional capazes de preencher o espaço pensênico da conscin, a fim de empregá-lo no aproveitamento útil dos momentos livres.
             4. Projeções. A técnica do diário projetivo, ou o registro por escrito das projeções lúcidas, seguidas de projecioanálises e projeciocríticas.
             5. Tenepes. A técnica do diário da tenepes, ou o uso de caderno para o registro das parapercepções ocorridas durante a prática da tenepes.
             Proéxis. Circunscritos à Proexologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 procedimentos de organização passíveis de ajudar a conscin a ampliar a visão de conjunto da autoproéxis e assim promover correções de destino:
             1. Especialidade. A definição de especialidade da Conscienciologia enquanto megafoco proexológico, a fim de facilitar a confluência das gescons e do voluntariado administrativo.
             2. Invexometria. O invexograma, ou a técnica de avaliação, mensuração, análise ou balanço dos resultados da aplicação da técnica da invéxis, sendo a conscin desperta o referencial principal.
             3. Maxiplanejamento. A planificação técnica máxima, ou maxiplanejamento invexológico, elaborado pela conscin inversora ainda em período preparatório, visando o compléxis, a desperticidade e a publicação da megagescon. 6                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          4. Produmetria. A mensuração técnica valorativa quanto à produtividade tarística, no âmbito gerencial conscienciocêntrico, conscienciográfico ou docente, revelando a real contribuição pessoal à Neociência Conscienciologia.
          5. Yearbook. A escrita de diários ou cadernos de campo das áreas relevantes da autoproéxis, dentro de ciclos anuais de revisão, capazes de promover a prospectiva do próximo exercício laboral.
          Mensuração. Pela ótica da Paramatematicologia, eis, na ordem alfabética, 4 técnicas de mensuração diária do rendimento consciencial, visando o aprofundamento detalhista da autorganização:
          1. Ansioliticograma. A mensuração do nível de autoimperturbabilidade vivenciada cotidianamente pela conscin, por meio de registro técnico, autocrítico, das automanifestações.
          2. Equivocograma. A mensuração da taxa de erros, no fim do dia, em papel ou planilha eletrônica. A ampliação do acerto é a essência da autorganização.
          3. Pensenograma. A mensuração da autopensenidade pela confrontação ou contraponto, em planilhas ou folhas em branco, dos ortopensenes em relação aos patopensenes, vivenciados ao longo do dia.
          4. Sonograma. A mensuração da carga horária de sono, por meio de registro em planilha do horário de repouso e despertar.
          Planejamento. Sob a égide da Prospectivologia, o conscienciólogo veterano, há décadas dedicado ao voluntariado conscienciológico, tem a possibilidade de aplicar duas técnicas de autorganização avançadas:
          1. Agendex. A agendex da ofiex, ou a anotação por escrito de tarefas assistenciais ou alvos extrafísicos, os quais o ofiexista busca alcançar quando se encontra lúcido fora do corpo humano.
          2. Turno. O turno intelectual, ou a técnica da elaboração em série de pensenes neoverponológicos, por meio da concatenação entre turnos de trabalho intelectual, descanso, higienização e convivência.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica de autorganização, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Âncora de amparabilidade: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Antidispersão invexológica: Invexologia; Homeostático.
          03. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro.
          04. Autorganização livre: Intrafisicologia; Homeostático.
          05. Autorganização nos estudos: Autorganizaciologia; Homeostático.
          06. Benefício da autorganização: Organizaciologia; Homeostático.
          07. Definição do básico: Definologia; Homeostático.
          08. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          09. Eitologia do Intermissivista: Intrafisicologia; Homeostático.
          10. Invexograma: Invexometrologia; Neutro.
          11. Maxiplanejamento invexológico: Invexologia; Homeostático.
          12. Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
          13. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
          14. Técnica da invéxis: Invexologia; Homeostático.
          15. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                        7
    A ESCOLHA E O EMPREGO ADEQUADOS DA TÉCNICA
     DE AUTORGANIZAÇÃO SÃO A SÍNTESE DA EFICIÊNCIA
    LABORAL COTIDIANA, DIRECIONANDO A MANUTENÇÃO
 DO MEGAFOCO E O COMPLETISMO EXISTENCIAL DIÁRIO.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica quais técnicas de autorganização? Possui o hábito de identificar o conteúdo proexogênico das próprias ações?
             Bibliografia Específica:
             1. Allen, David; A Arte de Fazer Acontecer: Estratégias para Aumentar a Produtividade e Reduzir o Estresse (Getting Things Done: The Art of Stress-free Productivity); pref. James Fallow; revisora Thais Goginho et.al; 353 p.3 partes; 15 capítulos; 60 enus.; 5 esquemas; 4 fluxogramas; 1 fotos; 53 gls.; 23 x 16 cm.; br.; 2 a Ed. rev. e aum.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ, Brasil; 2015; página 259.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014. Páginas 225 a 227, 506, 507, 539 a 542, 574 a 576, 591, 592, 630, 631, 646 a 648, 674 a 676, 857 a 859, 982 a 984, 1.128 a 1.131, 1.461, 1.462 e 1.469 a 1.470
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. 1; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 234 a 236.
             4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 70, 79, 102, 115, 146, 228, 288, 383, 384, 392, 493, 496, 507, 527, 533, 634, 640, 649, 693 e 712.
                                                                                                                     L. P. R.