Técnica da Saturação Temática

A técnica da saturação temática é o processo pesquisístico utilizado pela conscin, homem ou mulher, ao buscar exaustivamente informações e neoideias sobre determinado foco de investigação, nas interrelações cotidianas, nas casuísticas e paracasuísticas, fatos e parafatos, otimizando a impregnação cognitiva sobre o tema-alvo.

Você, leitor ou leitora, considera aplicar a técnica da saturação temática para ampliar os resultados autopesquisísticos? Prioriza a cosmovisão nas abordagens autoinvestigativas?

      TÉCNICA DA SATURAÇÃO TEMÁTICA
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

           Definologia. A técnica da saturação temática é o processo pesquisístico utilizado pela conscin, homem ou mulher, ao buscar exaustivamente informações e neoideias sobre determinado foco de investigação, nas interrelações cotidianas, nas casuísticas e paracasuísticas, fatos e parafatos, otimizando a impregnação cognitiva sobre o tema-alvo.
           Tematologia. Tema central neutro.
           Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O termo saturação vem do idioma Latim, saturatio, “saciedade; repleção”, de saturare, “fartar; saciar; alimentar; nutrir; satisfazer; encher; cumular”. Apareceu no Século XVIII. A palavra tema vem do idioma Latim, thema, “tema; assunto; proposição; argumento; matéria; tese; tema (de 1 verbo)”, e este do idioma Grego, thêma, “aquilo que se propõe; porção; parte; tema ou assunto do desenvolvimento oratório; tema ou raiz de alguma palavra; soma de dinheiro depositado em banco; tesouro”. Surgiu no Século XV.
           Sinonimologia: 1. Técnica da saturação conteudística. 2. Técnica do exaurimento pesquisístico do tema. 3. Técnica da exaustividade na pesquisa do tema. 4. Técnica do aprofundamento temático.
           Neologia. As 3 expressões compostas técnica da saturação temática, técnica primária da saturação temática e técnica avançada da saturação temática são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
           Antonimologia: 1. Falta de aprofundamento no tema. 2. Superficialidade temática. 3. Amadorismo quanto à exaustividade temática.
           Estrangeirismologia: os feedbacks após as interações; o checklist diário; a atenção a insights relacionados aos temas; a abertura da glasnost multidimensional temática; a pesquisa extrapoladora do setting intrafísico do assunto.
           Atributologia: predomínio
           Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Saturação temática: autocosmovisão. Saturação temática: neoexperiências.


                                            II. Fatuística

           Pensenologia: o holopensene pessoal da ampliação temática; o holopensene pessoal da tecnicidade pesquisística; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; o holopensene recinológico a partir do tema; a heteropensenidade auxiliando o pensenograma; o holopensene temático facilitando a agilidade pensênica e aceleração da associação de ideias; o holopensene universalista; os interassistenciopensenes; a interassistenciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a autorganização pensênica no interrelacionamento; a flexibilidade holopensênica para realinhar os objetivos temáticos às novas situações e condições; o holopensene de compreensão dos fenômenos vivenciados; a saturação holopensênica do assunto favorecendo a expansão mentalsomática; o holopensene pessoal da Cosmovisiologia.
           Fatologia: a busca pesquisística diária; a conexão entre ideias e informações; a saturação dos achados pesquisísticos; a saturação mental no tema em estudo; a saturação intencional educativa da batida na mesma tecla; o megafoco permanente para evitar a dispersão do tema; o bom-tom comunicacional;                                                           a dessensibilização dos automelindres; a apreensão cosmovisiológica da autoconsciencialidade; a necessidade de adequação à linguagem do contexto; o equilíbrio intraconsciencial manifesto na abordagem harmoniosa do tema;                                                a consolidação da compreensão temática pela análise dos fatos cotidianos; a autocrítica necessária; a investigação sincera da finalidade almejada nas interrelações temáticas; a confirmação dos fatos em múltiplas fontes; as repetições pacientes; as abordagens ao mesmo assunto em ângulos diversificados; as variações sutis sobre o mesmo tema; o ato de cercar e expandir o assunto por todos os flancos; os elos da corrente de ideias; a reflexão teórica fundamentada nos dados coletados; as reações ideativas em cadeia; a dinamização da associação de ideias conteudísticas; o acompanhamento de processos mentais; o convívio atualizando o inventário temático; a busca inteligente do heteroconhecimento; as casuísticas capazes de permitir o acesso a novas fontes cognitivas; a autodeterminação para a ultrapassagem dos gargalos temáticos; a compreensão expandida sobre o foco da pesquisa; o desenvolvimento da empatia com número crescente de ideias sobre o assunto, exibindo características e valores distintos; a organização e disciplina estruturando o desenvolvimento temático; a trilha mentalsomática da auto e heteroinvestigação; a catarse desencadeada pela teática da saturação mental; a sistematização da coleta de achados em planilhas antidispersão;
                                                                                  o desenvolvimento do discernimento em busca da cosmovisão;
                 a Enciclopédia da Conscienciologia como amplificadora temática; as Tertúlias Conscienciológicas enquanto campo transmissor de ideias entre consciências; a defesa dos verbetes provocando a centralização da consciência no mentalsoma; o processo pesquisístico da saturação temática levando à ampliação das neoideias
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autoconscientização multidimensional (AM);                                                      o aumento da parapercepção das sincronicidades temáticas; a amparabilidade extrafísica de função; os extrapolacionismos parapsíquicos; a perspicácia da leitura energética do ambientex na assertividade comunicativa do tema; as assimilações simpáticas com consciexes amparadoras favorecendo a ampliação da compreensão do tema; o atilamento sobre as pesquisas especializadas na paracognição do assunto; o acoplamento energético com o amparador extrafísico; as iscagens intraconscienciais; o ganho de autoconfiança parapsíquica; a evitação de ressacas energéticas; a necessidade da desassim; a sustentação da higidez energética do ambiente; a criação de atmosfera predisponente às intervenções da equipex; as parapercepções de diferentes equipes extrafísicas (equipexes); o rapport com a equipex propiciado pela abordagem lúcida aos registros cotidianos, aparentemente banais; a atenção às evocações de parassistentes e parassistidos relacionadas ao tema estudado; os parabanhos confirmatórios da atuação acertada; a projeção lúcida (PL) enquanto ferramenta assistencial e de autopesquisa temática; a vivência da tenepes 24 horas; o desassédio temático multidimensional.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo neoinformação-neoconexão; o sinergismo autopesquisa-heteropesquisa; o sinergismo da divergência de opiniões gerando as neoideias; o sinergismo da associação de ideias; o sinergismo interconsciencial; o sinergismo abertismo-flexibilidade; o sinergismo intuição-confirmação; o sinergismo reflexão–aprofundamento temático.
          Principiologia: o princípio do detalhismo pesquisístico; o princípio da convergência de ideias; o princípio do abertismo consciencial; o princípio coexistencial da admiração-discordância; o princípio da convivialidade sadia; o princípio do autenfrentamento; o princípio da evolução interassistencial; o princípio da descrença (PD) aplicado à cotidianidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) direcionando a Conviviologia.
          Teoriologia: a neoteoria advinda da teática; a teoria das relações humanas; a teática da amizade; a teoria da evolução consciencial em grupo; a teoria da equidade; a teoria da agilização evolutiva consciente; a teática da energossomática interassistencial; a teoria da interassistencialidade; a teoria da megafraternidade.
          Tecnologia: a técnica da saturação temática; a técnica da imersão intelectual; a técnica do foco prioritário no tema; a técnica da recepção de heterocríticas; a técnica da potencialização do EV; a técnica das 50 vezes mais; a técnica do acoplamento áurico; a técnica da passividade alerta; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da análise-síntese; a técnica do registro; a técnica do cosmograma.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciometrológico auxiliando a difusão temática.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico de desassédio mentalsomático (Holociclo); o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Comunicólogos; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito benigno da heterocrítica cosmoética; os efeitos de conversas revigorantes no arejamento temático; os efeitos do holopensene intelectual na desconexão de padrões emocionais de auto e heterodesassédio; o efeito do olhar meticuloso na observação de maiores detalhes de contexto; o efeito da hiperacuidade mentalsomática ampliando e qualificando o tema; o efeito das neoposturas no aprofundamento do assunto; o efeito evolutivo do universalismo vivido.
          Neossinapsologia: a saturação do tema como favorecimento à formação de neossinapses; a criação de receptáculos neossinápticos; as neossinapses advindas da qualificação intencional; a aceleração na geração de neossinapses na qualificação temática; as neossinapses interconectivas; as neossinapses desencadeadas pelas autoinvestigações permanentes; as neossinapses geradas do estudo teático da saturação do assunto; as neossinapses do sobrepairamento analítico; as ortossinapses advindas da qualificação temática.
          Ciclologia: o ciclo tempo de saturação–tempo de análise; o ciclo pesquisístico auto e heteroinvestigativo; o ciclo informação-checagem-reflexão; o ciclo receptividade-aprendizagem-crescimento; o ciclo ininterrupto análises-sínteses; o ciclo crítica-contracrítica-consenso; o ciclo recinológico da comunicação-interrelação-autorreflexão.
          Enumerologia: as abordagens iniciais; as inferências preliminares; as anatomizações detalhadas; as associações instrutivas; as explicitações conteudísticas; os entendimentos aprofundados; as conclusões esclarecedoras.
          Binomiologia: o binômio compreensão-classificação; o binômio autexperimentador-heterexperimentador; o binômio abordagem-afinidade; o binômio análise autocrítica–análise heterocrítica; o binômio diferenças culturais–diferenças cognitivas; o binômio autoposicionamento-sobrepairamento; o binômio atenção-eficácia; o binômio multidiversidade-cosmovisão.
          Interaciologia: a interação fatos-versões; a interação organização mental–organização analítica; a interação auxílio interconsciencial–melhora intraconsciencial; a interação comunicação cosmoética–qualificação autodiscernidora; a interação saturação temática–qualificação casuística; a interação com o campo energético do interlocutor.
          Crescendologia: o crescendo instinto-pesquisa-técnica; o crescendo análise pontual–análise tangencial–análise sincrônica; o crescendo saturação pesquisística–desenvolvimento da articulação intelectual–ampliação da autocognição; o crescendo detalhe isolado–detalhes conjuntos; o crescendo comunicação humana–comunicação parapsíquica.
          Trinomiologia: o trinômio assunto-abordagem-versão; o trinômio apurar-investigar-confirmar; o trinômio discernir-esclarecer-desassediar; o trinômio entrecruzar-simplificar-descomplicar; o trinômio iniciativa-executiva-acabativa; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-parapesquisa; o trinômio objetividade-imparcialidade-interdependência; o trinômio Cogniciologia-Cosmopensenologia-Cosmovisiologia.
          Polinomiologia: o polinômio informação-veracidade-verificação-atualização; o polinômio falar-ouvir-perceber-paraperceper-refletir-reelaborar-reestruturar-resiguinificar; o polinômio fatos-parafatos-retrofatos-neofatos; o polinômio autopesquisas-heteropesquisas-parapesquisas-multipesquisas; o polinômio dinamismo-prioridade-neofilia-teaticofilia; o polinômio interesse-dedicação-consecução-acabativa; o polinômio comunicação-tares-tenepes-reurbex; o polinômio ideia-relevância-processamento-neoconcepção.
          Antagonismologia: o antagonismo saturação / detalhismo; o antagonismo benefício pessoal / benefício ao outro; o antagonismo consenso / seletividade.
          Paradoxologia: o paradoxo de a autopesquisa temática ser agilizada em grupo; o paradoxo da divergência sem desunião; o paradoxo de a autopesquisa ser aprofundada pelo heterocompartilhamento autolúcido; o paradoxo da horizontalidade no sobrepairamento; o paradoxo de a análise detalhada das partes permitir a visão de conjunto do todo.
          Politicologia: a cognocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a comunicocracia; a culturocracia; a interassistenciocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei da interconectividade; a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço pesquisístico; a lei da proporcionalidade sementeira-colheita; a lei do maior esforço interassistencial evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a pensenofilia; a conviviofilia; a experimentofilia; a teaticofilia; a interassistenciofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a superação da fobia à autexposição.
          Sindromologia: a superação da síndrome da exclusão; a superação da síndrome da insegurança; a superação da síndrome da subestimação; a profilaxia da síndrome da verborragia; o domínio da síndrome do ansiosismo; a profilaxia à síndrome da dispersão consciencial; a eliminação da síndrome da pressa.
          Maniologia: o fim da egomania.
          Mitologia: o mito do pensador solitário.
          Holotecologia: a convivioteca; a teaticoteca; a intelectoteca; a comunicoteca; a atencioteca; a analiticoteca; a argumentoteca; a criticoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Comunicologia; a Interaciologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Autocompreensiologia; a Energossomatologia; a Argumentologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Cosmovisiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o comunicólogo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o acoplamentista; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciômetra; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teletertuliano; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a comunicóloga; a consciencióloga; a convivióloga; a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a conscienciômetra; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teletertuliana; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens pensenologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens autorreflexor; o Homo sapiens technicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica primária da saturação temática = a implementada pelo pesquisador jejuno, ao realizar os primeiros levantamentos exaustivos relacionados a algum assunto de interesse pessoal; técnica avançada da saturação temática = a implementada pelo pesquisador veterano, ao realizar inventário detalhista e exaustivo das informações de fatos e parafatos relacionados a assunto de interesse pessoal.
          Culturologia: a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da Comunicologia; a ampliação da cultura da Autopesquisologia; a cultura da Autexperimentologia; a cultura do abertismo; a cultura tenepessista; a cultura do Universalismo; a cultura da Cosmovisiologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica da saturação temática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          02. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro.
          03. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Autoqualificação do estado vibracional: Energossomatologia; Homeostático.
          05. Binômio assim-desassim: Energossomatologia; Homeostático.
          06. Cosmogramofilia: Cosmogramologia; Neutro.
          07. Hiperacuidade analítica: Percucienciologia; Homeostático.
          08. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
          09. Saberes comunicativos: Comunicologia; Neutro.
          10. Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
          11. Técnica: Intrafisicologia; Neutro.
          12. Técnica da découpage cotidiana: Paracosmovisiologia; Homeostático.
          13. Técnica da imersão intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
          14. Técnica do cosmograma: Cosmogramologia; Neutro.
          15. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático. A TÉCNICA DA SATURAÇÃO TEMÁTICA EXPANDE O MENTALSOMA, AMPLIA A INTERCOMUNICAÇÃO, ATIVA O DISCERNIMENTO E A AUTOCRÍTICA PESQUISÍSTICA, LEVANDO À COSMOVISÃO DA TEÁTICA CONSCIENCIOLÓGICA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera aplicar a técnica da saturação temática para ampliar os resultados autopesquisísticos? Prioriza a cosmovisão nas abordagens autoinvestigativas?
           Bibliografia Específica:
           1. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial: Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; revisoras Dayane Rossa; et al.; 396 p.; 6 seções; glos. 282 termos; 7 filmes; 59 refs.; 19 webgrafias; alf.; ono.; enc.; 2a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu , PR; 2017; páginas 205 a 207, 282 e 283.
                                                                                                                     F. H.