TÉCNICA DA SATURAÇÃO LÚCIDA (AUTEXPERIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. A técnica da saturação lúcida é o procedimento sistemático de repetição autoconsciente do emprego de recursos pesquisísticos máximos pela conscin, homem ou mulher, referente a determinada temática, visando realizar a superação de problemática específica ou ultrapassar gargalo evolutivo. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O termo saturação deriva do idioma Latim, saturatio, “saciedade; repleção”, de saturare, “fartar; saciar; alimentar; nutrir; satisfazer; encher; cumular”. Apareceu no Século XVIII. A palavra lúcido procede igualmente do idioma Latim, lucidus, “luminoso; luzente; radioso; nítido; claro; evidente; manifesto”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Técnica da perseverança lúcida. 2. Técnica da persistência lúcida. 3. Técnica da obstinação lúcida. 4. Técnica da exaustividade superante. Neologia. As 3 expressões compostas técnica da saturação lúcida, técnica da saturação lúcida profilática e técnica da saturação lúcida terapêutica são neologismos técnicos da Autexperimentologia. Antonimologia: 1. Técnica da saturação projetiva. 2. Técnica das 50 vezes mais. Estrangeirismologia: o modus operandi da autorreflexão introjetado no temperamento pessoal; o Serenarium; a Weltanschaung além do grupocarma; o Google effect na superficialidade da autopensenização; a evitação de clichés; o timing das reciclagens; o strong profile sustentador do autodiscernimento; a saturação do Zeitgeist; o corte dos plugins assediadores; o emprego do mind map. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocientificidade intermissiva. Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Eliminemos intenções ectópicas. Metapensenes promovem neoperspectivas. Autodescrenciologia: experimentação lúcida. Autorreflexão: autodeterminação lúcida. Perseverança: volição mentalsomática. Paciência: adversidade enfrentada. Autossaturação: autoimagem renovada. Coloquiologia: o enfrentamento da realidade nua e crua do microuniverso consciencial; a autoconscientização dos segredos guardados a 7 chaves; a zona de conforto produtiva; a flexibilidade mental enquanto motor da saturação lúcida; o ato de andar em círculos nas pesquisas pessoais; a conscin teoricona; a busca incessante pelos pontos cegos; o ato de bater na mesma tecla. Ortopensatologia: – “Aprofundamento. A minicompreensão das coisas, de modo parcial, gera os pseudossábios. Toda pesquisa exige aprofundamento e confirmação”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Autopesquisologia; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os metapensenes; a metapensenidade; a autopensenização lucidogênica (Voliciologia); o contato lúcido com o automaterpensene; a meta da autopensenização perene com discernimento atuante; a saturação intencional de autopensenes regressivos. Fatologia: a repetição virtuosa; a diversificação máxima de abordagens; a perseverança coerente com a autevolução; o enfrentamento dos desconfortos; as leituras exaustivas das temáticas reciclogênicas; o conteúdo das autorreflexões determinantes para a autossaturação lúcida de trafares e comportamentos regressivos; o questionamento do significado das palavras; a leitura multifacetada da temática prioritária; a procrastinação da ação de escrever em função do preciosismo intelectual; os solilóquios falaciosos; a elaboração de mapas mentais desenvolvendo a pluralidade de visões; as revisões conscienciograficas ampliadoras da cosmovisão e aprofundadoras da hiperacuidade; a automotivação sadia enquanto indicador do fluxo consciencioterápico; a construção do cronograma pessoal do cotidiano capaz de alimentar a ampliação da autocosmovisão; a vida intrafísica enquanto exemplificação da saturação lúcida do retroego patológico; a dispersão consciencial evidenciada nas experimentações sem megafoco; a autocientificidade sustentando a lucidez nos contextos de crise de crescimento; a sonolência podendo ser indicador de baixa de lucidez; a disposição para o debate; o alcance de neoverpon pela interlocução entre autopesquisadores; a escuta ativa; a autanálise com base em feedbacks; a escrita invexológica; a funcionalidade das autorreflexões e posicionamentos pessoais; as rotinas úteis complementares aos empreendimentos evolutivos prioritários (Gesconologia); o uso continuado do passaporte de laboratórios e dinâmicas parapsíquicas do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) potencializando as pesquisas pessoais; o Programa Amigos da Enciclopédia, organizado pelo CEAEC, oportunizando ferramental de pesquisas conscienciológicas; o interesse nas pesquisas alheias; o preenchimento evolutivo constante do espaço mental; a organização da base física convergente com as metas evolutivas pessoais; as preocupações pessoais evidenciando saúde mental e predisposição à formação de neossinapses; o acúmulo de insatisfações pessoais motivando o emprego da técnica de saturação lúcida; a profilaxia a acidentes de percurso em função da reflexão repetida de contextos críticos; a hiperacuidade frente aos incômodos íntimos; a identificação do fanatismo ideológico pessoal e grupal; a saturação das amizades ociosas identificada pela improdutividade evolutiva; a alimentação continuada do neuroléxico; o temperamento obstinado; o compléxis enquanto acúmulo de autossuperações. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a adaptabilidade útil à sensibilidade parapsíquica; as projeções conscientes consequentes das saturações íntimas; a saturação quanto às companhias extrafísicas patológicas; o alcance da autoconscientização multidimensional (AM) a partir da autorreflexão crítica plural; a instalação de campos energéticos a partir do hábito de autopesquisa; o enfrentamento lúcido das facetas do automicrouniverso consciencial na parapsicoteca durante o período intermissivo; o acesso à Central Extrafísica da Verdade (CEV). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo detalhismo-exaustividade; o sinergismo rotina útil–Parafisiologia; o sinergismo determinação-discernimento aumentando a autoconcentração mental; a preocupação em implantar sinergismos entre os hábitos cotidianos (Cosmovisiologia). Principiologia: o princípio de a aplicação lúcida da vontade fundamentar a proéxis; o princípio da paciência; o princípio da descrença (PD); o princípio do continuismo consciencial; o princípio do autodidatismo contínuo; o princípio da conscientização da intenção básica; o princípio do aprendizado interconsciencial. Codigologia: o autossacrifício lucidogênico enquanto cláusula no código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria dos poderes da consciência; a teoria do pensene; a teoria da escala da hiperacuidade; a teoria da evolução transparente. Tecnologia: a técnica da saturação lúcida; a técnica da saturação projetiva; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da chapa quente; a técnica das 50 vezes mais; a técnica da circularidade. Voluntariologia: a saturação da ociosidade pelo voluntariado conscienciocêntrico. Laboratoriologia: a sequência de experimentos em laboratórios conscienciológicos. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Conscienciólogos. Efeitologia: o efeito do apriorismo nos ciclopensenes pesquisísticos; o efeito da vontade discernida na expansão da autolucidez; o efeito do exemplarismo alheio nas saturações íntimas; o efeito da recin proativa na interassistencialidade consciente; o efeito da rotina útil experimentológica na autoconscientização multidimensional; o efeito impactoterápico das experiências inoportunas. Neossinapsologia: a predisposição para criação de neossinapses; as neossinapses adquiridas com a reflexão prolongada (Megafocologia); as neossinapses advindas das autexperimentações; a higiene mnemônica ampliando a qualidade das neossinapses; as neossinapses produzidas pela intencionalidade continuada; as neossinapses hauridas pela revisão dos registros parapercepciológicos; as neossinapses cultivadas pelo parapsiquismo intelectual. Ciclologia: o ciclo preparação-consecução-acabativa; o ciclo das rotinas diárias; o ciclo hipótese-experimentação-neoideia; o ciclo autoverbetográfico; o ciclo autoconsciencioterápico. Enumerologia: o continuísmo na autorganização; o continuísmo na leitura lúcida; o continuismo no registro parapsíquico; o continuísmo na autorreflexão crítica; o continuísmo na escrita verbetográfica; o continuísmo na autoconcentração mental; o continuísmo na visualização parapsíquica (Tenepessologia). O reconhecimento dos emocionalismos; o reconhecimento dos mecanismos de defesa do ego (MDE); o reconhecimento das apriorismoses; o reconhecimento das distorções cognitivas; o reconhecimento de autoconflitos arraigados; o reconhecimento de transtorno de personalidade; o reconhecimento do fanatismo. Binomiologia: o binômio vontade-intenção; o binômio autocrítica-autoperseverança; o binômio automotivação-equilíbrio; o binômio parapsiquismo-intelectualidade; o binômio técnica-experimento; o binômio incompreensão-conformismo; o binômio autonomia-autoposicionamento. Interaciologia: a interação autodeterminação-abertismo-autopesquisa; a interação autorregistros–escrita conscienciológica–leitura útil; a interação planejamento lúcido–rotina produtiva; a interação autoproéxis–maxiproéxis grupal. Crescendologia: o crescendo saturação do academicismo–maximização do aproveitamento do Curso Intermissivo (CI); o crescendo disciplina subcerebral–motivação mentalsomática–intenção continuada; o crescendo autorganização egocármica–desassédio grupocármico; o crescendo saturação lúcida–inconformismo cosmoético. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio energograma-conscienciograma-cosmograma; o trinômio detalhismo-paciência-exaustividade; o trinômio parapsiquismo-intelectualidade-comunicabilidade aplicado na verbetografia; o trinômio saturação lúcida–interlocução lúcida–iscagem lúcida. Polinomiologia: o polinômio vontade-intenção-autorganização-maxiproéxis; o polinômio autodisciplina-autoperseverança-continuísmo-autodeterminação; o polinômio autocrítica-autopercepção-autenfrentamento-autossuperação. Antagonismologia: o antagonismo automotivação sadia / vontade débil; o antagonismo autossacrifício lúcido / masoquismo latente; o antagonismo perseverança lúcida / teimosia apriorística; o antagonismo crise de crescimento / estupro evolutivo; o antagonismo cosmoconsciência / inconsciência. Paradoxologia: o paradoxo de o autesforço incessante poder provocar alívio grupocármico; o paradoxo de a autodisciplina egocármica aumentar a disponibilidade interassistencial; o paradoxo de a constância nas atividades gerar neoideias; o paradoxo de a correção imediata do erro gerar a propensão ao acerto. Politicologia: a meritocracia; a experimentocracia; a debatocracia; os questionamentos sadios às políticas na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); as políticas de difusão da informação na Instituição Conscienciocêntrica (IC). Legislogia: a lei do maior esforço; a lei de causa e efeito; a lei da sincronicidade; a lei da inseparabilidade grupocármica. Filiologia: a voliciofilia. Fobiologia: a hipengiofobia; a conflitofobia; a neofobia. Sindromologia: a evitação da síndrome de Poliana. Maniologia: a superação da mania de competir nos debates. Mitologia: os mitos criados pelo “pensamento mágico”; a autoconscientização quanto ao mito de a autoculpa significar acerto cosmoético. Holotecologia: a lexicoteca; a hemeroteca; a enciclopedioteca; a mentalsomatoteca; a conscienciometroteca; a atributoteca; a recicloteca. Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Autoproexologia; a Recinologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapeuticologia; a Parapercepciologia; a Cosmoeticologia; a Autocriticologia; a Recexologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o experimentador; o pesquisador; o acoplamentista; o discente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o grinvexista; o reciclante existencial; o evoluciente; o duplista; o voluntário; o serenauta; o docente; o tenepessista; o parapsiquista; o verbetógrafo; o autor; o revisor; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o agente retrocognitor; o invexólogo; o recexólogo; o tenepessólogo; o duplólogo; o empresário estadunidense Thomas Alva Edison (1847–1931); o imperador chinês Yung-Lo (1403–1425). Femininologia: a experimentadora; a pesquisadora; a acoplamentista; a discente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a grinvexista; a reciclante existencial; a evoluciente; a duplista; a voluntária; a serenauta; a docente; a tenepessista; a parapsiquista; a verbetógrafa; a autora; a revisora; a epicon lúcida; a consciencióloga; a agente retrocognitora; a invexóloga; a recexóloga; a tenepessóloga; a duplóloga. Hominologia: o Homo sapiens autodeterminatus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autoperceptor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens technicus; o Homo sapiens leader; o Homo sapiens intermissivus. V. Argumentologia Exemplologia: técnica da saturação lúcida profilática = aquela aplicada à evitação do autocontágio pelas influências da Mesologia ao longo da existência; técnica da saturação lúcida terapêutica = aquela aplicada à superação das autopatomimeses existenciais arraigadas. Culturologia: a cultura da Autopesquisologia multifacetada e perene; a cultura da cobaiagem evolutiva; a cultura do holopensene lucidogênico. Recin. Sob a luz da Megafocologia, o enfrentamento dos problemas existenciais demonstra senso de prioridade evolutiva dentro da autopesquisa, evitando desvios e teorizações superficiais sobre o automicrouniverso consciencial próprios da conscin teoricona. Interassistencialidade. Considerando a Evoluciologia, a repetição exaustiva e multifacetada da autopesquisa prioritária gera produtos assistenciais a partir da materialização de gestações conscienciais sincronizadas ao timing correto sinalizado pelo amparo extrafísico de função. Dinamização. Dentro da Invexologia, conforme a conscin aplica a técnica da saturação lúcida, consegue imprimir ritmo na vivência do trinômio neoexperiências-neorrecins-neogescons, sustentado pela característica essencial da invéxis: a autocrítica. Neoego. Frente à Recinologia, o principal indicador da autevolução na reciclagem da problemática prioritária é a fundamentação teática enraizada nos pilares do paradigma consciencial promovendo a autatualização autoparadigmática. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica da saturação lúcida, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro. 02. Autodisposição: Experimentologia; Neutro. 03. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático. 04. Autossaturação intraconsciencial: Autoconscienciometrologia; Neutro. 05. Confrontologia: Experimentologia; Neutro. 06. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 07. Estafa intelectual: Experimentologia; Nosográfico. 08. Intencionalidade continuada: Holomaturologia; Homeostático. 09. Laboratório conscienciológico: Experimentologia; Homeostático. 10. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático. 11. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático. 12. Saturação intelectiva: Mentalsomatologia; Homeostático. 13. Técnica da circularidade: Experimentologia; Neutro. 14. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro. 15. Zona de conforto: Autorrecexologia; Neutro. A PRÁTICA DA TÉCNICA DA SATURAÇÃO LÚCIDA EVIDENCIA O AUTOSSACRIFÍCIO LUCIDOGÊNICO NECESSÁRIO A TODA CONSCIN INTERESSADA NA EVOLUÇÃO AUTOCONSCIENTE, DINAMIZANDO A AUTO E MAXIPROÉXIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já aplica a técnica da saturação lúcida? Quais os efeitos evolutivos observados na rotina pessoal? Bibliografia Específica: 1. Rezende, Ricardo; Lucidez Consciencial; revisores Maria Cristina Ellwanger; João Paulo Costa & Maria Regina Camarano; 224 p.; 18 caps.; 77 abrevs.; 1 email; 65 enus.; 1 estatística; 3 formulários; 13 tabs.; 20 siglas; 90 refs.; 8 webgrafias; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 107 a 116. 2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 329. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 111. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; página 207. I. F. M.